ATENÇÃO: Esta página foi traduzida automaticamente pelo Google Translate. Isto pode ter consequências inesperadas no conteúdo apresentado e, portanto, não nos responsabilizamos pelo resultado dessa tradução automática.


ATTENTION: this page has been automatically translated by Google Translate. This can have unexpected consequences and, therefore, we do not take responsibility for the result of that automatic translation.

menu
menu close
MestradoMestrado em Economia Monetária e Financeira

Análise da relação entre o crédito à habitação em Portugal e as taxas de juro no período 1995Q1-2015Q3

Autor
Martins, Jorge Manuel Rodrigues
Data de publicação
18 Apr 2017
Acesso
Acesso livre
Palavras-chave
Cointegração
Taxa de juro
Análise financeira
Economia financeira
Crédito à habitação
Metodologia VAR -- Vectores autoregressivos
Resumo
PT
O principal objetivo deste trabalho foi identificar o nexo de causalidade e de influência entre o crédito à habitação e as taxas de juro no período de 1995Q1 a 2015Q3. Foram analisadas as seguintes séries temporais para o período indicado: (1) : Taxa de Juro para operações com prazo > 5 Anos para Particulares e Emigrantes (1995Q1:2002Q4) : Boletim Estatístico do Banco de Portugal + Taxa de juro para novos Empréstimos de Crédito à Habitação: Portugal (2003Q1:2015Q3) (Media trimestral da Base Mensal) e (2) : Empréstimos para aquisição de Habitação: Portugal (1995Q1:2015Q3) - (Média trimestral da Base Mensal) Variáveis de controlo: (3) PIB a preços correntes na ótica da Produção e (4) Indice dos Preços das Habitações Residenciais para Portugal. Este estudo inclui testes para a existência de raiz unitária, cointegração e nexo de causalidade entre as variáveis, com a escolha do melhor modelo VAR e construção de previsões, testando a sua fiabilidade. Foram analisadas ainda as consequências de choques através das funções impulso-resposta. O uso destes modelos econométricos permite identificar as relações de curto e longo prazo entre séries temporais económicas.
EN

Relacionadas