ATENÇÃO: Esta página foi traduzida automaticamente pelo Google Translate. Isto pode ter consequências inesperadas no conteúdo apresentado e, portanto, não nos responsabilizamos pelo resultado dessa tradução automática.


ATTENTION: this page has been automatically translated by Google Translate. This can have unexpected consequences and, therefore, we do not take responsibility for the result of that automatic translation.

menu
menu close
MestradoMestrado em Contabilidade

Política remunerativa e manipulação de resultados: evidência nas empresas cotadas portuguesas

Autor
Dias, Catarina Filipa Gonçalves
Acesso
Acesso livre
Palavras-chave
Manipulação de resultados
Board of directors
Conselho de administração
Earnings management
Política remunerativa;
Remuneration structure
Resumo
PT
O presente estudo tem como principal objetivo analisar como o valor e estrutura das remunerações pagas aos membros do conselho de administração têm impacto no nível de manipulação de resultados observado nas entidades cotadas no Euronext entre 2014 e 2018. De forma à obtenção de conclusões, foram utilizados modelos de regressão linear para proceder ao cálculo de accruals discricionários e as características das remunerações obtidas através da recolha de dados através dos relatórios de contas das entidades em estudo e da base de dados Wordscope Database. Os resultados obtidos através do modelo de regressão elaborado mostram que o nível de manipulação de resultados é inferior quando a remuneração fixa paga aos administradores é maior. Em contrário, o nível de manipulação de resultados é superior quando a remuneração inclui uma componente variável. As conclusões obtidas permitem perceber como a estrutura e valor da remuneração influência comportamentos por parte dos gestores do conselho de administração das empresas cotadas portuguesas e, por consequência, a qualidade do reporte financeiro.
EN

Relacionadas