ATENÇÃO: Esta página foi traduzida automaticamente pelo Google Translate. Isto pode ter consequências inesperadas no conteúdo apresentado e, portanto, não nos responsabilizamos pelo resultado dessa tradução automática.
ATTENTION: this page has been automatically translated by Google Translate. This can have unexpected consequences and, therefore, we do not take responsibility for the result of that automatic translation.
Ciclo de Seminários: Biografias e Trajetórias: da vida, aos dados, aos resultados
Análise sequencial e percurso de vida: potencialidades e limitações
Na investigação realizada para a dissertação de Doutoramento em Sociologia “Percurso de vida em Portugal: O impacto das desigualdades e dos contextos sociais nas trajetórias profissionais e familiares” (ICS-UL, 2015) analisaram-se as trajetórias familiares e profissionais em contextos sociais e históricos distintos, mapeando a diversidade dos percursos individuais e a forma como os mesmos são moldados pela classe e pelo género. A investigação sustentou-se numa metodologia extensiva, retrospetiva e ego-centrada das trajetórias de vida, nomeadamente na análise sequencial dos percursos familiares e profissionais a partir dos calendários de vida.
Nesta sessão serão apresentados alguns dos pressupostos e dos procedimentos subjacentes a esta abordagem teórico-metodológica. Esse será o mote para uma reflexão em torno das potencialidades e das limitações inerentes a esta metodologia na análise das transformações nos percursos de vida nas sociedades contemporâneas.
Website do Ciclo de Seminários
Org: Magda Nico e Ana Caetano