ATENÇÃO: Esta página foi traduzida automaticamente pelo Google Translate. Isto pode ter consequências inesperadas no conteúdo apresentado e, portanto, não nos responsabilizamos pelo resultado dessa tradução automática.


ATTENTION: this page has been automatically translated by Google Translate. This can have unexpected consequences and, therefore, we do not take responsibility for the result of that automatic translation.

menu
EN
menu
close
Exposição

Realidades artificiais: a virtualidade como meio estético no processo de conceção arquitetónica

14
out
2019
18
out
2019

O projeto ‘Realidades artificiais: a virtualidade como meio estético no processo de conceção arquitetónica', com curadoria de Sara Eloy e Nancy Diniz, surgiu como resposta ao desafio lançado pela Trienal de Arquitetura de Lisboa 2019 e ao seu tema Poética da Razão.

O ISTAR, Centro de Investigação em Ciências da Informação, Tecnologias e Arquitetura do ISCTE-IUL, que organiza e recebe o evento em outubro de 2019, tem um longo historial de investigação pioneira em realidades mistas e interfaces tangíveis aplicadas ao desenho urbano e de arquitetura.

A Realidade Virtual (RV) está presente entre nós há mais de 70 anos. Apesar de, ao longo deste tempo, o avanço desta tecnologia ter sido mais lento do que esperado, nos últimos 10 anos testemunhámos um maior e mais rápido avanço no seu desenvolvimento. Esta tecnologia tem agora inundado o mercado e os preços têm descido estrondosamente. Apesar de não ser novidade, a RV como meio estético em arquitetura ainda é algo relativamente novo. De facto, embora o lado tecnológico da RV tenha evoluído rapidamente, o lado estético deste meio permaneceu num estágio embrionário.

O projeto, que agrega uma exposição e um simpósio, explora os modos como a RV pode permitir aos arquitetos criar experiências imersivas expressivas. Através deste projeto são desencadeadas perguntas como "que prazer estético a RV pode oferecer?" e "de que modo os projetos contemporâneos onde se usa RV exploram o potencial estético deste meio?" Serão apresentados projetos de investigadores e profissionais internacionais com um corpo sólido de trabalho em diversas questões relacionadas com os processos de conceção de arquitetura usando tecnologias de realidade virtual e de realidade aumentada. Pretende-se explorar o potencial da dimensão estética do meio e estabelecer uma linguagem própria como meio expressivo no projeto arquitetónico. Iremos contar com participação de 12 países da Europa, América do Norte, Ásia e Austrália (Noruega, Dinamarca, Países Baixos, Bélgica, Alemanha, Grécia, Portugal, Turquia, Singapura, Austrália, Estados Unidos da América e Canadá) que vão trazer a Lisboa as suas experiências nestas matérias.

‘Realidades Artificiais’ constitui-se ainda como oportunidade para fortalecer a relação bilateral entre o ISTAR e o Laboratório de Realidade Virtual (VR-Lab) da Universidade Norueguesa das Ciências da Vida (NMBU), tendo nesse âmbito o apoio do programa EEA Grants.

A exposição estará patente no ISCTE de 14 a 18 de outubro, entre as 14h e as 18h, e é aberta ao público.

O simpósio, por inscrição, decorrerá a 14 de outubro.