ATENÇÃO: Esta página foi traduzida automaticamente pelo Google Translate. Isto pode ter consequências inesperadas no conteúdo apresentado e, portanto, não nos responsabilizamos pelo resultado dessa tradução automática.


ATTENTION: this page has been automatically translated by Google Translate. This can have unexpected consequences and, therefore, we do not take responsibility for the result of that automatic translation.

menu
menu close
Institucional

A área de Arquitetura e Urbanismo no Iscte celebra 25 anos!

2025-05-21
Publicado por
ISCTE


A área de Arquitetura e Urbanismo no Iscte celebra 25 anos. O seu percurso é uma história de compromisso, dedicação e expectativa no futuro. Desde o início, há um quarto de século, a história da consolidação desta área tem sido marcada pela procura de qualidade e inovação, tanto no Ensino como na Investigação.

Fruto do legado deixado pelo Mestrado em Desenho Urbano e pelo Centro de Estudos em Urbanismo e Arquitetura (CEUA), que se dedicavam ao estudo das cidades de origem portuguesa, começou inicialmente como Área Científica de Arquitetura e Urbanismo. Em 2001, passou a designar-se Unidade de Ensino de Arquitetura e Urbanismo e, em 2003, a Secção Autónoma de Arquitetura e Urbanismo. Quatro anos depois, em 2007, foi criado o Departamento de Arquitetura e Urbanismo, integrando, a partir de 2010, a Escola de Tecnologias e Arquitetura aquando da passagem do Iscte a regime fundacional.

Quando a Licenciatura em Arquitetura do Iscte foi criada, em 1999/2000, existiam já cerca de 30 licenciaturas em Arquitetura em Portugal. O que nos distinguia era a estrutura inovadora do plano curricular, alicerçado em três componentes essenciais: as Ciências Sociais e a História, as Tecnologias e a Prática de Projeto e Desenho. A primeira procurava dotar os estudantes de consciência sobre a realidade social; a segunda de um domínio sólido dos meios tecnológicos; e ambas convergiam numa abordagem pedagógica centrada na formação prática e na experiência do saber de fazer.

Os objetivos essenciais desta área no Iscte têm sido, desde sempre, contribuir para a afirmação da Arquitetura e do Urbanismo no contexto do ensino e da investigação em Portugal, alargar a oferta formativa do Iscte e contribuir para a sua internacionalização. Ao longo dos anos, foi-se construindo uma identidade única no contexto do Iscte. Hoje, ao olhar para trás, podemos ver com orgulho que se conseguiu construir com dedicação, resiliência, compromisso, criatividade e inovação um projeto com capacidade para crescer e fazer crescer o Iscte.



Teresa Madeira da Silva
Diretora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo

Teresa Madeira da Silva