ATENÇÃO: Esta página foi traduzida automaticamente pelo Google Translate. Isto pode ter consequências inesperadas no conteúdo apresentado e, portanto, não nos responsabilizamos pelo resultado dessa tradução automática.
ATTENTION: this page has been automatically translated by Google Translate. This can have unexpected consequences and, therefore, we do not take responsibility for the result of that automatic translation.
O ManagiDiTH é um projeto com a duração de quatro anos, iniciado em janeiro de 2023 e financiado pelo Programa Europa Digital, que visa criar um currículo de Mestrado inovador que capacite profissionais de saúde e do setor digital com as competências necessárias para desenvolver processos e serviços de transformação digital no setor da saúde.
Durante a Web Summit 2024, o projeto ManagiDiTH será apresentado por Maria do Carmo Gomes, Investigadora Principal do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte), num workshop dedicado à exploração de oportunidades de financiamento atuais e futuras, fomentando ainda a criação de ligações e parcerias mais próximas. Esta sessão terá lugar no dia 13 de novembro e é dedicada a projetos financiados pela UE que investigam ou promovem tecnologias digitais e competências de ponta, com um enfoque especial em Inteligência Artificial.
O projeto é liderado pelo Iscte – Instituto Universitário de Lisboa e implementado por um consórcio de sete parceiros de três países europeus: Laurea University of Applied Sciences (Finlândia), Aristotle University of Thessaloniki (Grécia), Instituto de Telecomunicações, Whymob, Lda., Clinipower Finland Ltd. e Mundiserviços - Companhia Portuguesa de Serviços e Gestão, Lda.
A equipa do projeto está a conceber e a implementar um Mestrado Europeu conjunto, coordenado pelo Iscte-Sintra, contribuindo para capacitar 20 milhões de profissionais em competências digitais. Mais de 200 estudantes candidataram-se à primeira edição deste ano letivo, com mais de 180 a frequentarem o programa online, representando 18 nacionalidades.
O Mestrado ManagiDiTH inclui, na componente de Competências Digitais, um conjunto de conteúdos curriculares ligados a estas temáticas, altamente relevantes para os dois grupos-alvo do curso - profissionais da saúde e do setor digital - pois são essenciais para apoiar os processos de transformação digital no setor da saúde.
O projeto estará também representado no stand da HaDEA, onde a Diretora do Mestrado, Professora Margarida Santos, docente do Iscte-Sintra, e o estudante Gonçalo Envia, estarão disponíveis para responder às questões dos visitantes provenientes de todo o mundo.
Espera-se que esta participação do projeto ManagiDiTH num evento global de relevo sobre desenvolvimento digital e tecnológico possa representar uma excelente oportunidade para atrair novos estudantes para a próxima edição (as candidaturas abrem no final de janeiro aqui), assim como para estabelecer novas parcerias com o setor privado e outras entidades institucionais.".