ATENÇÃO: Esta página foi traduzida automaticamente pelo Google Translate. Isto pode ter consequências inesperadas no conteúdo apresentado e, portanto, não nos responsabilizamos pelo resultado dessa tradução automática.


ATTENTION: this page has been automatically translated by Google Translate. This can have unexpected consequences and, therefore, we do not take responsibility for the result of that automatic translation.

menu
menu close
Prémios

Ricardo Gonçalves Dias vence Mostra Nacional de Jovens Criadores na categoria de Literatura

2024-12-18
Publicado por
ISCTE

A Mostra Nacional Jovens Criadores voltou a convocar jovens artistas residentes em Portugal, até aos 30 anos, para o mais alargado programa de estímulo à criação. O estudante do Iscte venceu o Prémio Jovens Criadores na categoria "Literatura" com uma obra que descreve como "uma versão otimista sobre um problema sério de alguns bairros (nomeadamente de Lisboa): o êxodo populacional e a perda da identidade.".

Os Gonzaga é uma obra que explora as relações humanas através da análise da situação a que alguns bairros da capital chegaram: mais turistas do que residentes. Para o autor, "trata-se, no fundo, de uma maneira menos trágica (e literária) de analisar o problema. E parece-me que há outras, e todas elas bem piores.".

Ricardo Gonçalves Dias venceu, em 2013, o Prémio Literário Branquinho da Fonseca - Jornal Expresso/Gulbenkian e, em 2015, o Prémio Jovens Criadores na área da Literatura (com a organização do Clube Português de Artes e Ideias). Em 2023 publicou o livro Marcha de Alfama - A História da Força de quem canta, uma obra entre o relato histórico e a biografia histórica que traça o caminho da Marcha Popular de Lisboa mais vitoriosa de sempre.

Encontra-se, de momento, no 2.º ano do Mestrado em Ciência Política do Iscte, estando a desenvolver uma investigação acerca dos índices de populismo nas eleições presidenciais portuguesas, focando-se fundamentalmente no comportamento político e nas dinâmicas da personalidade. 

Para o futuro, o estudante compromete-se a "continuar a escrever e a ler o que é essencial". 

A impulsionar jovens criadores desde 1997, a Mostra Nacional de Jovens Criadores é a iniciativa do Instituto Português do Despoto e Juventude, I.P., organizada pelo Gerador, de promoção de novos talentos mais relevante em Portugal. Os vencedores da edição de 2024 foram conhecidos no passado dia 8 de dezembro no Auditório da Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira. 

MOSTRA JC