ATENÇÃO: Esta página foi traduzida automaticamente pelo Google Translate. Isto pode ter consequências inesperadas no conteúdo apresentado e, portanto, não nos responsabilizamos pelo resultado dessa tradução automática.
ATTENTION: this page has been automatically translated by Google Translate. This can have unexpected consequences and, therefore, we do not take responsibility for the result of that automatic translation.
O Mestrado em Gestão da Transformação Digital no Setor da Saúde (ManagiDiTH) está concebido para capacitar profissionais na gestão da digitalização dos serviços de saúde. Através da ciência de dados, da inteligência artificial e do recurso a sistemas de informação avançados, pretende-se contribuir para reorganizar os serviços de saúde, inovar os processos clínicos e contribuir para modernizar a prática dos profissionais na área da saúde.
Este Mestrado é um programa internacional lecionado em inglês, totalmente online, com componente síncrona e assíncrona, sendo coordenado pelo Iscte, em colaboração com a Universidade de Ciências Aplicadas Laurea (Finlândia) e a Universidade Aristóteles de Salónica (Grécia).
A transformação digital em curso no setor da saúde é um fenómeno que gera oportunidades e desafios únicos. Combinando competências técnicas e de gestão, o ManagiDiTH visa formar profissionais capazes de planear, coordenar e implementar soluções digitais que tornem os serviços de saúde mais eficientes, inclusivos e adaptados às necessidades atuais.
Concebemos um programa que promove a conciliação dos estudos com outras responsabilidades profissionais e pessoais. O regime de Ensino à Distância oferece aos alunos deste Mestrado maior autonomia na gestão do tempo, sem prejudicar a qualidade do ensino e das aprendizagens proporcionadas.
O plano de estudos está organizado em três semestres (num total de 90 créditos ECTS), desenvolvendo competências em três componentes principais: societais, digitais e na área da saúde. No âmbito da componente digital, os estudantes escolhem as disciplinas correspondentes a um dos dois ramos de especialização do mestrado: ciência de dados ou interoperabilidade, de acordo com o seu interesse e perfil de formação.
O corpo docente do Mestrado é composto por especialistas nas áreas de saúde, tecnologia e gestão, todos com experiência em ensino à distância.
O programa é especialmente adequado para profissionais (atuais ou futuros) com várias formações académicas, incluindo cuidados de saúde, assistência social, TIC e gestão de organizações. Os candidatos devem possuir uma licenciatura, podendo ser oriundos de todos os países da União Europeia.
Convidamos todos os interessados a participar nesta jornada de inovação e mudança no setor da saúde, numa experiência enriquecedora, tanto ao nível académico como profissional.
Mais informações sobre o mestrado disponíveis aqui: https://admin.digihealthedu.eu/
O Programa de Mestrado ManagiDiTH é financiado pela União Europeia através do Programa Europa Digital, sendo isento de propinas para as duas primeiras turmas (edições de 2024 e 2025). Mais detalhes sobre bolsas de estudo para cobrir custos adicionais, viagens e campos de verão serão fornecidos em breve.
2025/2026
Optativas recomendadas
| Unidades curriculares | Semestre | ECTS |
|---|---|---|
| Dissertação em Gestão da Transformação Digital no Setor da Saúde * | 1 | 30.0 |
| Trabalho de Projeto em Gestão da Transformação Digital no Sector da Saúde * | 1 | 30.0 |
Optativas recomendadas
Unidades Curriculares / Docentes (C) Coordenador da Unidade Curricular 1.º Semestre Organizações e Serviços no Setor da Saúde: Kristiina Helminen(C), Hannu Tikkanen(C), Ana Lúcia Martins, Nikolaos Mouratoglou Gestão de Recursos em Cuidados de Saúde: Konstantinos Diamantis(C), Henrique Martins, Nikolaos Mouratoglou, Kristiina Helminen, Sari Räisänen Regulação, Legislação e Estruturas em Saúde: Mikko Julin(C), Sari Sarlio-Siintola(C), Henrique Martins, Outi Ahonen, Maija Laukkanen Tecnologia e Sociedade: Anna Salmi(C), Nuno Nunes, Hannu Tikkanen Ética e Privacidade em Saúde: Graça Canto Moniz (C), Panagiotis Kartsidis Sari Sarlio-Siintola, Sari Räisänen Gestão da Transformação Digital nos Cuidados de Saúde: João Carlos Ferreira(C), Antonis Billis, Savvas Anastasiadis, Sari Sarlio-Siintola Gestão, Inovação e Empreendedorismo nos Cuidados de Saúde: Evdokimos Konstantinidis(C), Panagiotis Bamidis(C), Niki Pandria, Konstantinos Diamantis, Pedro Sebastião Dados de Saúde e Sistemas de Informação: João Carlos Ferreira(C), Luís Elvas, Eleni Dalfi, Emmanouli Rigas, Mikko Julin, Panagiotis Antoniou 2.º Semestre Abordagem Social e Individual em Saúde: Markus Kanerva(C), Kaisa Hytönen(C), Margarida Santos, Panagiotis Bamidis, Sofia Reppou Design de Serviço: Virpi Kaartti(C), Anna Salmi(C), Pedro Sebastião, Evdokimos Konstantinidis, Eleni Bolieraki Análise de Dados e Aprendizagem Automática: Sancho Oliveira(C), Emmanouil Rigas, Savaas Anastasiadis, Mitha Jose Aprendizagem Profunda e Visão Computacional em Saúde: Luís Elvas(C), Panagiotis Bamidis, Alexandra Anagnostopoulou, Mitha Jose Tecnologias em Ecossistemas Interoperáveis em Saúde: Stergiani Spyrou(C), João Carlos Ferreira, Sari Räisanen E-saúde e Telemedicina: Panagiotis Bamidis(C), Octavian Postolache, Outi Ahonen, Savaas Anastasiadis Cibersegurança para Sistemas de Saúde: Carlos Serrão(C), João Pedro Pavia, Jyri Rajmäki Sensores para Instrumentação Médica e Processamento de Sinais: Octavian Postolache(C), Emmanouil Papanastasiou, Jyri Rajmäki Classificações de Dados de Saúde e Formatos de Troca: Panagiotis Bamidis(C), Henrique Martins, Antonis Billis, Emmanouil Rigas, Outi Ahonen Dissertação: Margarida Santos(C), Konstantinos Diamantis, Ruusa Ligthart, Virpi Kaarti
2025/2026
O Mestrado destina-se a profissionais envolvidos ou interessados em envolver-se no planeamento, coordenação e implementação de processos de transformação digital no setor da saúde.
Mais informações sobre o mestrado disponíveis aqui: https://admin.digihealthedu.eu/
A participação nos cursos com componente letiva de Ensino à Distância do Iscte-Sintra pressupõe que o/a estudante tenha acesso aos seguintes recursos e equipamentos:
- Ligação à Internet para assistir às sessões online, participar nas atividades e interagir com os docentes, os colegas e as equipas de suporte;
- Computador para aceder aos conteúdos e desenvolver as tarefas;
- Conhecimentos básicos de informática na ótica do utilizador para navegar na plataforma de ensino e estabelecer contacto com a comunidade académica.
Para continuar com a sua candidatura, por favor consulte os próximos períodos de candidaturas, os requisitos e a documentação necessária no site do Programa de Mestrado ManagiDiTH:
https://admin.digihealthedu.eu/index.php/master-program-details/.