ATENÇÃO: Esta página foi traduzida automaticamente pelo Google Translate. Isto pode ter consequências inesperadas no conteúdo apresentado e, portanto, não nos responsabilizamos pelo resultado dessa tradução automática.


ATTENTION: this page has been automatically translated by Google Translate. This can have unexpected consequences and, therefore, we do not take responsibility for the result of that automatic translation.

menu
EN
menu
close
DoutoramentoDoutoramento em História Moderna e Contemporânea

A reforma agrária em Avis: elites em mudança num concelho alentejano (1974-1977)

Autor
Almeida, Maria Antónia de Figueiredo Pires de
Data de publicação
29 Oct 2007
Acesso
Acesso livre
Palavras-chave
Reforma agrária
Ruralidade
Memória Oral
Revolução
Resumo
PT
O movimento da Reforma Agrária em Avis originou a ocupação de terras em grandes proporções e assumiu uma atitude de liderança na região. Neste trabalho reconstituem-se os factores que estiveram na sua origem, assim como os motores da iniciativa, tanto a partir de fontes escritas, nas quais as fontes literárias tiveram um peso considerável, como num minucioso trabalho de recolha de memória oral. Para além da descrição dos acontecimentos e dos protagonistas que marcaram os anos de 1974 a 1977 no Alentejo, abordam-se as consequências da Reforma Agrária nos diferentes grupos sociais que nela participaram, assim como as novas vivências possíveis da ruralidade em Portugal.
EN

Relacionadas