ATENÇÃO: Esta página foi traduzida automaticamente pelo Google Translate. Isto pode ter consequências inesperadas no conteúdo apresentado e, portanto, não nos responsabilizamos pelo resultado dessa tradução automática.


ATTENTION: this page has been automatically translated by Google Translate. This can have unexpected consequences and, therefore, we do not take responsibility for the result of that automatic translation.

menu
EN
menu
close
Doutoramento • Doutoramento em Estudos Urbanos

Pratiquer la place publique: Une ethnographie d'un espace central de Lisbonne

Autor
Rigal, Francis
Data de publicação
08 Jun 2017
Acesso
Acesso livre
Palavras-chave
Espaço público
Identidade social
Lisboa -- Portugal
Espace public
Place publique
Lisbonne
Expérience urbaine
Lien social
Sociabilité
Identité
Praça -- Square
Sociabilidade -- Sociability
Antropologia urbana -- Urban anthropology
Sociologia urbana -- Urban sociology
Relações interpessoais -- Interpersonal relationships
Resumo
PT
Um espaço público, que durante vários séculos concentrou a vida citadina, e cuja importância sofreu, um relativo declino após a expansão de uma Lisboa que se tem tornado metrópole e que hoje testemunha um notável dinamismo urbano. Por um lado, como lugar simbólico da cidade, o espaço está no cruzamento de um conjunto de práticas urbanas, atravessado por citadinos em passeio, pessoas que fazem as suas compras, ou ainda por visitantes de todo o mundo. Por outro lado, expressão duma centralidade renovada, o espaço é marcado por uma pluralidade de ocupações devido à presença diária de uma população recentemente estabelecida na cidade e que utiliza o espaço como lugar de encontros e de convivialidade. Esta tese interessa-se em especial por estes atores que ocupam o espaço e pela prática relacional que daí resulta. E fala-se da verdadeira densidade da relação social porque este espaço estende-se sobre várias escalas: a da rede de interconhecimentos de cada grupo de encontros, a nível metropolitano mas também, ao nível transnacional, a do próprio espaço, assim como o da cidade que por ele circula. O espaço público é caracterizado, assim, por uma intensa sociabilidade onde se sobrepõe o « entre si » e o « entre todos », de modo que frequentá-lo diariamente permite aos atores conectar-se com as suas múltiplas pertenças. Praticar a praça pública não é, por conseguinte, somente um meio de incorporar a cidade, mas sobretudo uma prática social onde toda a sua identidade é posta em jogo.
EN

Relacionadas