Perguntas frequentes

Posso apresentar a minha candidatura presencialmente?

Não. Todas as candidaturas a mestrados do ISCTE-IUL devem ser apresentadas online, no sistema de gestão académica FÉNIX. Aceda por aqui.

Em casos excecionais, quando ao candidato seja de todo impossível aceder a um dispositivo com ligação à internet, a candidatura pode ser realizada nos Serviços de Gestão do Ensino através da mesma plataforma.

Como é feita a avaliação e seriação dos candidatos aos cursos de mestrado do ISCTE-IUL?

A avaliação e seriação dos candidatos a mestrados do ISCTE-IUL é feita de acordo com os critérios definidos pelo órgão legal e estatutariamente competente. A ponderação que cada curso atribui aos currículos escolar, científico e profissional do candidato é por isso diferente, e para a conhecer deverá consultar a página do curso a que considera candidatar-se, e na ausência dessa informação, contactar o secretariado do curso.

Existem bolsas de estudo para estudantes de mestrado?

Sim, os estudantes de mestrado também são elegíveis para fins de atribuição de bolsa de estudo. O candidato a bolsa deve informar-se da fórmula de cálculo da bolsa em vigor, já que esta contempla a propina efetivamente paga até ao limite fixado para a licenciatura.

Para mais informação sobre bolsas de estudo, os candidatos devem consultar a página da Ação Social.

De que forma é que o ISCTE-IUL premeia os excelentes resultados académicos dos estudantes?

Sim. O mérito e o esforço individual são valores fundadores de uma sociedade moderna e democrática que devem ser premiados e desenvolvidos nos estudantes.

O ISCTE-IUL atribui prémios de excelência académica, no sentido de premiar aqueles que dão o seu melhor para atingir níveis de excelência, tanto à entrada (prémios de ingresso), como no final do seu percurso (prémios de finalista).

Para nenhum destes prémios, seja de ingresso ou conclusão, é necessária a candidatura do estudante. 

Como estão organizados os mestrados do ISCTE-IUL?

Os mestrados do ISCTE-IUL estão organizados segundo o sistema europeu de acumulação e transferências de créditos (ECTS).

Todos os mestrados têm 120 créditos e são normalmente compostos por uma componente letiva com não menos de 60 créditos, a que correspondem geralmente 2 semestres curriculares de trabalho dos estudantes, e por uma componente não letiva com pelo menos 30 créditos, a que correspondem geralmente 2 semestres, e que pode assumir uma das seguintes figuras:

  • Dissertação.
  • Trabalho de projeto.
Qual a diferença entre dissertação e trabalho de projeto?

A principal diferença entre a dissertação de mestrado e o trabalho de projeto decorre da componente de trabalho teórico e de investigação associada à primeira, e da componente prática e experimental associada à segunda.

Fui admitido ao mestrado. Como posso proceder à minha matrícula e inscrição?

O candidato admitido deve proceder à matrícula e inscrição online nos prazos definidos pelo calendário do ISCTE-IUL. A inscrição é efetuada online, no sistema de gestão académica FÉNIX, nos prazos indicados, e são devidas taxas de matrícula, de inscrição e propina, nos termos dos regulamentos em vigor.

Após a matrícula e primeira inscrição o candidato apresenta, para comprovativo, os originais, ou cópias autenticadas, dos documentos que entregou na candidatura, até 30 de outubro.

Voltar ao topo