ATENÇÃO: Esta página foi traduzida automaticamente pelo Google Translate. Isto pode ter consequências inesperadas no conteúdo apresentado e, portanto, não nos responsabilizamos pelo resultado dessa tradução automática.
ATTENTION: this page has been automatically translated by Google Translate. This can have unexpected consequences and, therefore, we do not take responsibility for the result of that automatic translation.
A Bolsa de estudo é uma prestação pecuniária anual para comparticipação nos encargos com a frequência de um curso ou com a realização de um estágio profissional de carácter obrigatório, atribuída a fundo perdido e no respetivo ano letivo, sempre que o aluno não disponha de um nível adequado de recursos financeiros.
A Bolsa é válida por um ano letivo, deve ser renovada todos os anos e o montante é variável, pois depende dos rendimentos do agregado familiar.
PRAZOS:
As datas importantes para a candidatura à bolsa de estudo para o ano letivo de 2026/2027 são as seguintes:
Pedido de Credenciais de Acesso
Os estudantes que se candidatam à bolsa de estudo pela primeira vez devem solicitar as credenciais de acesso à plataforma de candidatura, a partir de 14 de agosto, através do seguinte FORMULÁRIO.
Informação em Atualização
Os conteúdos apresentados abaixo dizem respeito ao ano letivo 2025/2026 e encontram-se em processo de atualização. As informações relativas ao ano letivo 2026/2027 serão publicadas assim que estiverem disponíveis.
Para quem ingressa no Ensino Superior pela 1ª vez, através do concurso geral de acesso, a candidatura à bolsa é feita em simultâneo com a candidatura ao ensino superior, CNA 2026/27, nas seguintes datas:
| Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (2026) | Início | Fim |
|---|---|---|
| 1ª fase | 20 julho 2026 | 06 agosto 2026 |
| 2ª fase | 24 agosto 2026 | 02 setembro 2026 |
| 3ª fase | 22 setembro 2026 | 24 setembro 2026 |
PROCEDIMENTOS:
A candidatura a bolsa é feita através da página online da DGES. Quando o candidato está a preencher o formulário de acesso ao ensino superior, irá encontrar uma questão, se pretende beneficiar de apoios sociais. Se responder “sim”, irá receber um sms da DGES (para o telemóvel pessoal do candidato indicado no formulário que preencheu) um login e uma password de acesso e a respetiva página de candidatura.
O candidato deve aceder à página indicada e preencher e submeter o boletim de candidatura a bolsa enquanto durar a respetiva fase de candidatura ao ensino superior. Atenção que nesta etapa além de preencher e submeter o formulário, os estudantes devem anexar documentos que serão fundamentais para completar a candidatura.
Para mais informações sobre como efetuar a candidatura a bolsa ir para as perguntas frequentes.
Quando saírem os resultados do concurso nacional de acesso, as candidaturas a bolsa corretamente submetidas, são entregues ao Serviço de Ação Social da instituição onde o aluno foi colocado.
Será redirecionada/o para a página da Direção Geral do Ensino Superior (DGES) Para efetuar a candidatura é necessário:
A candidatura a bolsa é feita através da submissão de um formulário online. Para ajudar no seu preenchimento disponibilizamos o Guia do Candidato (este também está disponível na área pessoal de cada candidato).
A DGES disponibiliza também um Simulador de Bolsa para as candidaturas a bolsa de estudo onde, preenchendo corretamente os campos, poderá verificar se tem direito a bolsa de estudo.
Resultados da candidatura e calendário de pagamentos