Para aceder aos serviços informáticos necessita de credenciais de acesso válidas para os serviços em que tem conta no Iscte.
As credenciais de acesso são compostas pelo nome de utilizador e respetiva palavra-passe, em que "Nome de utilizador" corresponde ao nome de utilizador associado ao utente, qualificado com @iscte-iul.pt, como por exemplo: user@iscte-iul.pt.
Cada utente é responsável pelas suas credenciais (não repetir a password de contas pessoais ou outras). Os SIIC nunca perguntam pelas mesmas.
Veja aqui os requisitos a que a palavra passe deve obedecer.
O serviço Fénix+ permite aos utentes certificados - alunos, docentes, investigadores e funcionários e candidatos - do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa utilizar diversos serviços e funcionalidades de forma a simplificar o quotidiano de todos aqueles que estudam ou trabalham.
O Fénix disponibiliza aos seus utilizadores funcionalidades como por exemplo, assiduidade de alunos, gestão de sumários, lançamento de notas, candidaturas, horários, inscrições, propinas, reserva de salas, entre outras.
Para aceder e saber mais sobre este serviço, clique aqui.
Página de apoio ao serviço, disponível aqui.
O Projeto 365@ISCTE-IUL.pt tem por objetivo uniformizar para toda a comunidade académica o login nas várias plataformas existentes no Iscte e implementar a Plataforma Office 365.
A plataforma Office 365 permite a toda a comunidade académica a possibilidade de realizar o download e instalação do Microsoft Office para diversos dispositivos, PC/Mac, Tablet e Smartphone e permite ainda o acesso a diversas ferramentas colaborativas e acesso ilimitado no OneDrive.
Esta plataforma é atualmente utilizada para todo o correio Institucional e trabalho colaborativo do Iscte e para tal dispõe de ferramentas como o SharePoint e o Skype for Business, tendo um diretório global único com mais de 73 000 contas que serve de base à comunicação e a realização de trabalho colaborativo entre toda a Comunidade do Iscte.
O acesso ao e-mail institucional poderá ser feito no seguinte endereço.
Para mais informações consulte o site dos SIIC aqui.
Em caso de dificuldade contacte-nos.
Rede com fios
Serviço de rede com fios em gabinetes, salas e espaços públicos (auditórios, laboratórios, salas de aula e salas de estudo).
Requisito de acesso: Ter registado o computador pessoal para utilização na rede do Iscte.
Este acesso é apenas para equipamento terminal, não estando autorizada a ligação de equipamentos de rede ou outro semelhante.
Para mais informações consulte o site dos SIIC aqui.
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Rede sem fios
A rede sem fios do Iscte integra a rede eduroam e pode ser utilizada por qualquer membro de qualquer instituição que faça parte dessa rede. Do mesmo modo os membros do Iscte, quando em visita a instituições de ensino superior eduroam, em Portugal ou no estrangeiro, poderão ter acesso às respetivas redes sem fios sem qualquer alteração na configuração dos seus equipamentos.
A configuração de dispositivos móveis, sejam iPhones, iPads ou Android, com o SSID "EDUROAM" está facilitada pelas suas credencias de acesso aos serviços (nome de utilizador e palavra passe).
Para outros dispositivos móveis existe um modo de autoconfiguração, podendo ser consultadas as instruções em https://cat.eduroam.org/, devendo selecionar a opção Iscte.
Para mais informações consulte o site dos SIIC aqui.
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É possível aceder a partir de casa aos recursos do Iscte através de VPN (Virtual Private Networking), estabelecendo uma ligação segura em túnel entre o computador pessoal e a rede do Iscte.
Ao estabelecer uma ligação privada virtual (VPN), o computador de casa comporta-se como se estivesse ligado fisicamente ao Iscte. Dessa forma pode aceder a serviços cuja subscrição depende de os acessos serem realizados usando um endereço IP atribuído ao Iscte.
Entre esses serviços encontra-se o acesso ao conteúdo de muitas publicações científicas pesquisáveis através do serviço b-on (da FCCN) e a várias bases de dados.
Pode ainda aceder a outros serviços, como desktop remoto, através da configuração da VPN do Iscte.
Para mais informações consulte o site dos SIIC aqui.
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O Iscte disponibiliza a toda a comunidade académica uma plataforma de gestão de ensino e de aprendizagem (plataforma de e-learning), denominada Moodle, que permite a gestão e distribuição de conteúdos académicos, bem como outras funcionalidades de comunicação e avaliação, entrega de trabalhos aos docentes com deteção de plágio, entre outras, complementando as atividades desenvolvidas presencialmente.
Esta ferramenta pode suportar modelos pedagógicos desenvolvidos num ambiente de trabalho tecnologicamente avançado, o que permite uma forte interação entre o(s) docente(s) e estudante(s), promovendo a aprendizagem cooperativa como metodologia na aquisição e avaliação de conhecimentos.
Para aceder a este serviço, clique aqui.
Para mais informações consulte o site dos SIIC aqui.
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O sistema de Gestão Documental do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, designado de edoclink, vem dar resposta a uma necessidade sentida de otimizar a gestão e circulação de informação, em formato eletrónico, dentro da instituição.
Para mais informações consulte o site dos SIIC aqui.
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Para o desenvolvimento de trabalho académico e investigação, os SIIC gerem os processos de licenciamento de software, disponibilizando software para a comunidade.
Para mais informações consulte o site dos SIIC aqui.
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O Iscte possui 13 laboratórios de informática: 11 na zona D1 (espaço correspondente ao piso 1, do bloco D, do Edifício II); 2 laboratórios na zona 0S (espaço correspondente ao piso 0, da ala Sul, do Edifício I).
Para mais informações consulte o site dos SIIC aqui.
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A videoconferência compreende um conjunto de tecnologias de comunicação interativa que permitem a colaboração simultânea entre dois ou mais locais através da transmissão de vídeo e áudio.
A videoconferência é adequada em todas as situações de colaboração em tempo real em que dois ou mais participantes se encontrem separados geograficamente. Diversas atividades podem obter vantagens desta tecnologia:
O Iscte possui atualmente duas salas dotadas com equipamento de videoconferência H.323.
Para poder utilizar estas salas no Iscte, por favor registe um pedido no Portal de Serviços com informação sobre a atividade e indicação dos contactos.
Para mais informações consulte o site dos SIIC aqui.
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Os SIIC facultam o acesso através da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), de um conjunto de serviços, aos quais os utilizadores do Iscte podem aceder e recorrer, nomeadamente:
Para saber mais sobre estes serviços consulte esta página.
Para obter condições de acesso institucional contacte-nos.
Os SIIC em articulação com outros serviços e entidades do Iscte, fornecem sistemas e infraestruturas de suporte a outros recursos essenciais para o desenvolvimento das atividades académicas, nomeadamente:
Para saber mais sobre estes recursos consulte esta página.
Os utentes do Iscte têm disponível o Google Apps for Education: um serviço com características bastante superiores ao serviço gratuito da Google.
A cada utilizador é atribuído um espaço ilimitado de correio eletrónico e áreas de arquivo partilháveis (Google Drive).