Laboratórios

Existem 6 laboratórios no ISCTE-IUL que apoiam as atividades de investigação e de ensino: o Laboratório de Ciências da Comunicação; o Laboratório de Culturas Visuais e Digitais; o Laboratório de Informática; o Laboratório de Psicologia Social e das Organizações; o Laboratório de Telecomunicações; e o VITRUVIUS FabLab.

Laboratórios

Laboratório de Ciências da Comunicação (LCC-IUL)

O Laboratório de Ciências da Comunicação está focado na análise das práticas de comunicação nos seus diferentes modelos – do digital ao analógico, do texto à imagem, passando pelo som.

Num contexto marcado pela contratação da inovação educacional e pela diversificação da pesquisa em ciências da comunicação, o LCC-IUL oferece aos seus utilizadores um espaço multifuncional onde podem levar a cabo experiências e análises que requerem acesso a recursos e ferramentas especializadas.

Os estudantes de mestrado e doutoramento, e os investigadores em Ciências da Comunicação podem utilizar o laboratório, bem como os jornalistas que colaboram em atividades de formação no âmbito destes mestrados e doutoramentos.

Contactos
Décio Telo,  lcc@iscte.pt, tlf.: +351  217 650 291
Ala Autónoma, piso 1, sala AA124
Laboratório de Culturas Visuais Digitais (LCVD)

O Laboratório de Culturas Visuais Digitais do CRIA-IUL é uma estrutura tecnológica e cientifica equipada com tecnologias digitais para a produção e edição de imagem e som.

Oferece apoio à investigação e ao ensino da Antropologia com um enfoque na experimentação e criação de produtos e soluções para a comunicação de conhecimento antropológico.

Está aberto a investigadores do Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA) para o desenvolvimento de projetos de pesquisa que combinem prática etnográfica e produção audiovisual e acolhe cursos de curta e média duração.

Funciona em colaboração com o Departamento de Antropologia e resulta de uma parceria entre o CRIA e o ISCTE-IUL.

Contactos
 Décio Telo, lcvd.cria@iscte.pt, tlf.: 217 650 229
Ala Autónoma, piso 1, sala AA126
Laboratório de Informática

O Laboratório de Informática é um cluster de computadores que apoia as atividades de ensino e de investigação a nível multidisciplinar, na convergência de áreas como as Ciências da Computação e Tecnologias da Informação, a Matemática Aplicada à Computação, e a Arquitetura e o Urbanismo (nas suas dimensões digitais, quer em termos concetuais, de modelos e simulação, quer de fabricação):

  • Espaços de vida digitais
  • Sistemas de informação
  • Engenharia de sistemas de software
  • Modelos computacionais e de complexidade
Contactos
Edifício II, piso 0, sala D0.10;D0.17
Laboratório de Psicologia Social e das Organizações (LAPSO)

O LAPSO é o laboratório utilizado para a investigação, exploração e aprendizagem em psicologia no ISCTE-IUL. Foi estabelecido em 2002 através da colaboração entre o Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS-IUL) e o Departamento de Psicologia Social e das Organizações (DEPSO). O LAPSO agrega o espaço físico do laboratório mas também o equipamento, os materiais e o pessoal a ele associados. Com o objetivo de promover o desenvolvimento de competências na pesquisa em psicologia, o LAPSO acolhe investigação desenvolvida a todos os níveis de ensino (licenciatura, mestrado e doutoramento) associados ao DEPSO, tal como a dos docentes e investigadores-sénior associados ao DEPSO e ao CIS-IUL.

Contactos
 Helena Santos, lapso@iscte.pt, ext. 292400
Edifício II, piso 0, sala D009
Laboratório de Telecomunicações

O Laboratório de Telecomunicações apoia a investigação e o ensino dos alunos de mestrado e doutoramento em engenharia na área das telecomunicações. Os laboratórios têm equipamentos adequados de criação de protótipos e de medida, além de vários computadores. Cada laboratório está associado a um tipo específico de tema de pesquisa. Os temas disponíveis são:

  • Sistemas de rádio
  • Comunicação ótica e fotónica
  • Tecnologias da Informação
  • Processamento de sinais multimédia
  • Arquitetura e protocolos de redes
  • Instrumentos e medidas
Contactos
  Fátima Estevens, flce@iscte.pt
Edifício II, piso 0, sala D0.06
VITRUVIUS Fablab ISCTE-IUL

O Vitruvius FabLab é um espaço para a partilha do conhecimento, para a fabricação e para a inovação. Com o desenvolvimento das tecnologias de informação, há um número crescente de ferramentas que podem ser usadas nos processos criativos e de fabricação. Pretende-se, com este laboratório, desenvolver modelos CAD/CAM para produzir modelos de arquitetura, explorar sistemas de construção modular, soluções de design baseadas em processos de design participados, dando soluções às comunidades e tentando resolver problemas reais e locais.

O Laboratório serve não apenas para a investigação interna em vários domínios tais como a sociologia, a informática e a gestão mas também para estabelecer uma forte rede de parcerias com universidades internacionais, indústrias e diferentes indivíduos de várias áreas criativas que têm necessidade de serviços adaptados de prototipização. O laboratório de fabricação digital apoia a inovação através da materialização de ideias.

Contactos
vitruviusfablab@iscte.pt, 210464026, ext. 292600
Edifício II, piso 0, sala D0.04
Voltar ao topo