LABORATÓRIOS
Existem 5 laboratórios no Iscte que apoiam as atividades de investigação e de ensino: o MediaLab; o Laboratório Audiovisual; o Laboratório de Informática; o Laboratório de Psicologia Social e das Organizações; o Laboratório de Telecomunicações; e o VITRUVIUS FabLab.
Contatos
O Laboratório de Culturas Visuais Digitais do CRIA é uma estrutura tecnológica e cientifica equipada com tecnologias digitais para a produção e edição de imagem e som.
Oferece apoio à investigação e ao ensino da Antropologia com um enfoque na experimentação e criação de produtos e soluções para a comunicação de conhecimento antropológico.
Está aberto a investigadores do Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA) e de outras unidades de investigação do Iscte para o desenvolvimento de projetos de pesquisa que combinem prática etnográfica e produção audiovisual e acolhe cursos de curta e média duração.
Funciona em colaboração com o Departamento de Antropologia e resulta de uma parceria entre o CRIA e a Escola de Ciências Sociais e Humanas do Iscte.
O LAPSO é o laboratório utilizado para a investigação, exploração e aprendizagem em psicologia no Iscte. Foi estabelecido em 2002 através da colaboração entre o Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS - Iscte) e o Departamento de Psicologia Social e das Organizações (DEPSO). O LAPSO agrega o espaço físico do laboratório mas também o equipamento, os materiais e o pessoal a ele associados. Com o objetivo de promover o desenvolvimento de competências na pesquisa em psicologia, o LAPSO acolhe investigação desenvolvida a todos os níveis de ensino (licenciatura, mestrado e doutoramento) associados ao DEPSO, tal como a dos docentes e investigadores-sénior associados ao DEPSO e ao CIS - Iscte.
O Laboratório de Telecomunicações apoia a investigação e o ensino dos alunos de mestrado e doutoramento em engenharia na área das telecomunicações. Os laboratórios têm equipamentos adequados de criação de protótipos e de medida, além de vários computadores. Cada laboratório está associado a um tipo específico de tema de pesquisa. Os temas disponíveis são:
- Sistemas de rádio
- Comunicação ótica e fotónica
- Tecnologias da Informação
- Processamento de sinais multimédia
- Arquitetura e protocolos de redes
- Instrumentos e medidas
O Vitruvius FabLab é um espaço para a partilha do conhecimento, para a fabricação e para a inovação. Com o desenvolvimento das tecnologias de informação, há um número crescente de ferramentas que podem ser usadas nos processos criativos e de fabricação. Pretende-se, com este laboratório, desenvolver modelos CAD/CAM para produzir modelos de arquitetura, explorar sistemas de construção modular, soluções de design baseadas em processos de design participados, dando soluções às comunidades e tentando resolver problemas reais e locais.
O Laboratório serve não apenas para a investigação interna em vários domínios tais como a sociologia, a informática e a gestão mas também para estabelecer uma forte rede de parcerias com universidades internacionais, indústrias e diferentes indivíduos de várias áreas criativas que têm necessidade de serviços adaptados de prototipização. O laboratório de fabricação digital apoia a inovação através da materialização de ideias.