Candidatar
Leccionado em
Português
Tipo de ensino Presencial
A formação oferecida no Mestrado em Ciência Política potencia a empregabilidade em diversas áreas profissionais. Em particular, e atendendo à possibilidade de especialização em áreas temáticas, realçam-se as seguintes saídas profissionais:
- Na área das sondagens de opinião, da assessoria política e sindical, da comunicação social (com ênfase nas questões políticas/jornalismo político), ou da assessoria da atividade associativa nacional e internacional.
- Em organismos da administração pública nacional, local e comunitária (na UE), na atividade política e para-política (sindical, associativa, etc.), fornecendo maiores qualificações e instrumentos de atuação a políticos ou sindicalistas, entre outros.
- Em ONG (Organizações Não Governamentais), em OIG (Organizações Internacionais Governamentais), ou outros organismos transnacionais cuja actuação envolva a dimensão da política para o desenvolvimento, assim como em fundações, empresas e organismos nacionais e internacionais diversos, com âmbito de atividade similar.
- Na atividade de docência (nos vários níveis de ensino) ou em investigação, relacionadas com a área da Ciência Política.
Testemunhos de alumni
Hugo Lopes
O Iscte oferece o melhor programa de 2.º ciclo na politologia portuguesa. Dispõe de um plano de estudos adaptado à realidade do séc. XXI, com vários dos melhores especialistas nacionais em várias áreas da ciência política, que combinam a multidisciplinaridade com o melhor da intergeracionalidade e proximidade, bem como de um centro de investigação de excelência (CIES-Iscte) e uma ampla oferta de estágios e empregabilidade nas mais variadas instituições. A minha primeira experiência no Iscte foi simultaneamente estimulante, desafiante e gratificante. Foi única. E, por tudo o que bom tem, não será certamente a última.
Vicente Valentim
O mestrado em Ciência Política no Iscte tem como pontos fortes a forma como incentiva os alunos a melhorar a sua escrita académica, apresentação oral em público e conhecimento das principais discussões teóricas da disciplina. Estas competências são essenciais para trabalhos na área da investigação académica, da consultoria e da política, fazendo deste mestrado uma boa escolha para quem queira seguir uma destas carreiras.
Ana Rezende-Matias
Com uma equipa de docentes e investigadores de excelência, das mais variadas áreas de especialidade, o mestrado em Ciência Política no Iscte oferece-nos ferramentas indispensáveis a uma carreira de sucesso, dentro ou fora da academia. A qualidade dos professores, a atualidade dos conteúdos, o acompanhamento próximo e regular, assim como o estímulo constante à nossa capacidade crítica e analítica enquanto cientistas políticos, são alguns dos pontos que destacaria. O mestrado fez com que me interessasse ainda mais por ciência política, não tendo resistido a prosseguir para doutoramento. Foi uma experiência inesquecível, que trago no coração, e que recomendo vivamente.
Joana Rebelo Morais
Ingressei no Mestrado em Ciência Política em 2014, enquanto jornalista. Procurava especializar-me na área que mais me fascinava na minha profissão – a política – e o Iscte, com um programa e um corpo docente de excelência, foi a escolha óbvia. O plano de estudos notavelmente estruturado permitiu-me uma aprendizagem e evolução sólidas, mesmo sendo licenciada numa área diferente. Depois de uma pausa na carreira para a conclusão do mestrado, regressei ao jornalismo capaz de analisar e desconstruir, para os leitores, os complexos fenómenos políticos que influenciam as nossas vidas. O estímulo e incentivo constantes que senti durante o Mestrado acabaram por levar-me a escolher outro caminho: o doutoramento e a investigação académica.
Paulo Cruz
Cheguei ao Iscte sem experiência em Ciência Política. Por esse motivo, foi particularmente gratificante ter encontrado uma comunidade docente disposta a abordar os temas centrais desta disciplina de uma forma gradual, dinâmica e motivadora. Com um currículo abrangente, este mestrado colocou-me em contacto com um conjunto de conhecimentos, métodos e fontes cuja utilidade tem vindo a refletir-se no meu percurso profissional e pessoal. Destaco ainda o balanço entre liberdade para o trabalho autónomo e o acompanhamento dos alunos, especialmente importantes para a conclusão do meu trabalho final.
Francisco Graça
Ingressei no Iscte em 2014, recém-licenciado em jornalismo e desesperadamente à procura de ferramentas e conhecimentos que me ajudassem a lidar com esses vilões do século XXI: os políticos. O Iscte não desiludiu, desde uma componente teórica muitíssimo bem estruturada e alicerçada por um corpo docente jovem, mas experiente, e um acompanhamento prático regular e interessado. De realçar ainda o CIES – centro de investigação de fantásticos recursos – e o estágio no final do curso, que me ajudou a iniciar carreira no jornalismo em Portugal. Recomendo vivamente.
Contactos
Escola de Sociologia e Políticas Públicas
Secretariado
Edifício Sedas Nunes (Edifício I), sala 1E03
secretariado.espp @iscte-iul.pt
(+351) 210 464 015
9:30 - 18:00