Mestrado

Acreditações

Logótipo da A3ES

Acreditado
6 Anos
04 jun 2019
Registo DGES
Registo inicial R/A-Ef 3379/2011 de 18-03-2011
Registo de alteração R/A-Ef 3379/2011/AL01 de 14-01-2015 / R/A-Ef 3379/2011/AL02 de 08-08-2019
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Período de aulas

Ínicio 27 set 2021
Fim 28 mai 2022

Propinas estudantes UE (2021/2022)

1.ºAno 3000.00 €
2.ºAno 1500.00 €
Candidatar
Leccionado em Português

O plano de estudos deste curso visa oferecer uma formação teórica e prática, focada nas necessidades dos mercados da arte. Por um lado, proporciona uma formação específica no domínio dos mercados da arte em termos nacionais e internacionais (estrutura, dinâmicas, tendências, colecionismo, curadoria, peritagem e avaliação), a par de uma formação introdutória no domínio da gestão (marketing, contabilidade, finanças e investimentos financeiros, empreendedorismo). Esta formação contempla ainda a realização de visitas de estudo e o contacto direto com profissionais relevantes do setor como oradores convidados. Os alunos que ainda não estão inseridos no mercado de trabalho, caso o desejem, têm também a oportunidade de realizar um estágio curricular numa organização deste setor.

Plano de Estudos para 2021/2022

1º Ano
Empreendedorismo em Cultura
6.0 ECTS
Fundamentos de Contabilidade e Finanças
6.0 ECTS
Fundamentos de Gestão
6.0 ECTS
Marketing em Mercados da Arte
6.0 ECTS
Mercado da Arte: Estruturas e Dinâmicas
6.0 ECTS
Avaliação e Peritagem de Obras de Arte
6.0 ECTS
Colecionismo e Curadoria
6.0 ECTS
Investimentos Financeiros em Obras de Arte
6.0 ECTS
Mercados da Arte Internacionais
6.0 ECTS
Optativas
2º Ano
Práticas dos Mercados da Arte
6.0 ECTS
Dissertação em Mercados da Arte
54.0 ECTS
Estágio em Mercados da Arte
54.0 ECTS

Optativas recomendadas

O plano de estudos contempla a escolha de uma UC optativa de forma inteiramente livre. Recomenda-se, no entanto, que o aluno selecione uma UC relacionada com a área em que pretende desenvolver tese ou projeto. O funcionamento das unidades curriculares optativas está sujeito a um número mínimo de inscrições.

O funcionamento das unidades curriculares optativas está sujeito a um n.º  mínimo de inscrições.

Objetivos

O principal objetivo deste mestrado consiste no estudo dos mercados da arte. Pretende-se que os alunos compreendam as estruturas fundamentais dos mercados da arte e o modo como funcionam. Ao mesmo tempo, pretende-se que os alunos tenham capacidade para analisar criticamente os mercados da arte nas suas diferentes componentes. Pretende-se também que os alunos possam melhorar o desempenho das organizações onde venham a trabalhar dentro deste setor.

  • Compreender a estrutura básica dos mercados da arte (mercado primário e mercado secundário).
  • Compreender o processo de funcionamento dos mercados da arte (interação entre todas as componentes do sistema) 
  • Discutir criticamente a estrutura e o funcionamento dos mercados da arte.
  • Identificar os modelos de gestão (ou teorias) e os seus contextos: modelos racionais, modelos burocráticos (processos internos), modelos de relações humanas e modelos de sistemas abertos.
  • Analisar os principais conceitos e teorias no quadro das funções do processo de gestão: planeamento e tomada de decisão, organização, motivação e liderança, controle e responsabilidade social.
  • Compreender o conceito, a importância e os fundamentos do marketing nas artes.
  • Discutir criticamente o funcionamento do marketing nos mercados de arte.
  • Compreender o objetivo da contabilidade financeira e a equação fundamental da contabilidade.
  • Compreender os conceitos de custos diretos, custos indiretos, custos relevantes e custos irrelevantes e de custos e proveitos incrementais.
  • Identificar e compreender os principais investimentos financeiros tradicionais.
  • Explicar o recurso às obras de arte como investimentos financeiros alternativos.
  • Compreender e discutir criticamente os principais modelos para o estudo do risco e do retorno financeiro em obras de arte.
  • Compreender e caraterizar os principais mercados da arte internacionais consolidados.
  • Compreender e caraterizar os principais mercados da arte internacionais emergentes.
  • Compreender aspetos práticos, e informais, do funcionamento dos mercados da arte.
  • Compreender a importância dos agentes e instituições responsáveis pela formação das convenções e dos cânones artísticos.
  • Conhecer as principais tendências do colecionismo de arte na atualidade.
  • Discutir criticamente o papel do curador.
  • Conhecer os mecanismos e os procedimentos para identificar, peritar e avaliar corretamente obras de arte.

 

Estas competências são desenvolvidas nas unidades curriculares que compõem o plano de estudos do mestrado.

Dissertação / Trabalho de Projeto

A atribuição do grau de Mestre exige a realização de uma dissertação, um trabalho de projeto ou um relatório de estágio, correspondente a 54 créditos, sempre sob a orientação de um professor especialista na área, sendo objeto de apreciação e discussão pública, perante um júri nomeado para o efeito.

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