Candidatar
Leccionado em
Português
e
Inglês
Tipo de ensino Presencial
Corpo Docente para (2024/2025)
Obteve o doutoramento (2009) sob a orientação de Kai Koskimies (Tampere University of Technology) e Antónia Lopes (Universidade de Lisboa) na área de frameworks orientadas por objetos e linhas de produto de software.
Atualmente desenvolve a atividade de investigação em dois eixos principais:
- Componentes de software e usabilidade de APIs: formas automatizadas de compor e integrar componentes de software (linhas de produto); ferramentas de apoio à utilização e aprendizagem de APIs.
- Educação da programação: ferramentas pedagógicas para auxílio no processo ensino-aprendizagem da programação; sistemas de avaliação automática.
Investigador visitante na Carnegie Mellon University (2014) ao abrigo do programa CMU-Portugal, a convite de Brad A. Myers.
Investigador visitante na Aalto University (2020), a convite te Lauri Malmi.
Membro da comissão de programa das conferências Koli Calling International Conference on Computing Education Research (2017-2023) e INFORUM/SOFT-PT (2017-2023).
Possui uma licenciatura em Biologia pela FCUL - Universidade de Lisboa, e um mestrado em Administração de Empresas (MscBA) pelo IBS - ISCTE-IUL, onde abordou os impactos da inovação tecnológica na contabilidade, com foco na crescente importância dos sistemas de informação, na sua tese de mestrado.
Atualmente atua como Assistente Convidado no ISCTE, além de trabalhar como Consultor SAP e Analista Funcional na Toinovate.
Experiência anterior como Coordenador de Projetos e Plataformas Digitais, e como Diretor de Campanha em eleições legislativas e municipais. Trabalhou também como jornalista freelancer.
Nasceu em Lisboa em 1973. Licenciado em Informática e Gestão de Empresas, no ISCTE-IUL, em 1997. Mestre em Gestão de Sistemas de Informação, no ISCTE-IUL, especialização na área de Segurança de Informação, em 2004. Doutoramento em Arquitectura de Computadores e Sistemas Distribuídos, na Universitat Politécnica de Catalunya (Barcelona), em 2008.
Desde 2020 que é Professor Associado no ISCTE-IUL, Departamento de Ciências e Tecnologias de Informação, em que leciona diversas unidades curriculares relacionadas com Segurança de Informação, Gestão e Desenvolvimento de Sistemas de Informação Web e Mobile-based, Gestão de Projetos de TIC e Empreendedorismo. Foi igualmente investigador na ADETTI-IUL, nas áreas de “Sistemas e Aplicações Distribuídas e Segurança de Informação”, “Gestão e Proteção de Propriedade Intelectual Digital” e “Desenvolvimento de SI para a Web e Mobile”, tendo estado integrado no grupo NUIGRAM (Natural User Interaction Graphics and Mobility). Desde Janeiro de 2015 que é Investigador Integrado do ISTAR-IUL, estando integrado no grupo SSE (Software Systems Engineering), onde trabalha nas mesmas áreas de investigação. Investigador associado do DMAG – Distributed Multimedia Applications Group (UPC, Espanha).
Desde 1996, que tem vindo a participar em múltiplos projetos nacionais e internacionais financiados pela FCT, União Europeia, pela Agência Espacial Europeia assim como por entidades privadas. É o autor e co-autor de dezenas de artigos e comunicações científicas em conferências internacionais, jornais e revistas assim como relatórios de projeto. É igualmente autor de diversos livros de desenvolvimento de aplicações com a linguagem de programação PHP.
Membro da OWASP (Open Web Applications Security Project) e líder do capítulo português (entre 2007-2018) e co-líder do capítulo de Lisboa (desde 2022) colaborando na divulgação, organização de eventos e em alguns projetos da organização. Membro fundador da Associação Portuguesa para a Promoção da Segurança de Informação (AP2SI). Empreendedor em startups na área das TIC.
Elsa Cardoso é professora associada no ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), no Departamento de Ciência e Tecnologias da Informação da Escola de Tecnologias e Arquitectura, e diretora do Mestrado em Sistemas Integrados de Apoio à Decisão. É investigadora no Centro de Investigação e Estudos em Sociologia (CIES-IUL) e no Grupo de Sistemas de Informação e Apoio à Decisão do INESC-ID Lisboa, Portugal. Tem um doutoramento (Doutoramento Europeu) em Ciências e Tecnologias da Informação pelo ISCTE-IUL, com especialização em Business Intelligence. Os seus interesses de investigação incluem Business Intelligence & Analytics, visualização de dados, Data Warehouse, e sistemas de informação estratégicos (Balanced Scorecard) aplicados ao Ensino Superior e à área da Saúde.
É membro do Business Intelligence Special Interest Group da EUNIS (European University Information Systems organization). Foi a líder deste SIG de 2013 até 2019. Desde 2022, é também membro do SIG de Arquitectura Empresarial da EUNIS, trabalhando em capability maturity models para o Ensino Superior. Tem participado em vários projectos de investigação nacionais e internacionais.
Está actualmente a participar nos seguintes projectos:
xSHARE: Expanding the European EHRxF to share and effectively use health data within the EHDS (101136734 - Horizon-HLTH-2023-IND-06) [2023-2026]
Programa Nacional de Ciência Aberta e Dados Abertos de Investigação (PRR). [2024-2026]
Projectos já terminados:
Estudo para o conhecimento da fraude nos fundos estruturais em Portugal (POAT-01-6177-FEDER- 000126). Investigadora Principal. [2022-2023]
Transformação Digital na Investigação: Gestão de Ciência e Ciência Aberta (POCI-05-5762-FSE-000438). [2021-2023]
MAIPro – Monitorização e Alerta de Incumprimento em Projetos (06/POAT/2021). [2022-2023]
IRIS – Sumarização e Informação de decisões: Aplicação de Técnicas de Inteligência Artificial no Supremo Tribunal de Justiça. Investigadora, integrando a equipa do INESC ID. [2021-2022]
Healthcare Insight – Units Performance Management (HI-UPM/2014/38567; FEDER-QREN). Investigadora Principal pelo Iscte. [2014-2015]
GRADUA – Graduates Advancement and Development of University capacities in Albania (Erasmus+ project No. 585961-EPP-1-2017-1-AL-EPPKA2-CBHE-SP (2017 -2926/001 -001). [2019-2021]
iLU – Integrative Learning from Urban Data (DSAIPA/DS/0111/2018). Investigadora, integrando a equipa do INESC ID. [2018-2022]
IA-Incentivos – Inteligência Artificial na Gestão de Incentivos, POCI-05-5762-FSE-000231). [2020-2021]
https://ciencia.iscte-iul.pt/authors/elsa-cardoso/cv
DIRECTOR EXECUTIVO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E TECNOLOGIAS
Com 25 anos de experiência em IT e banca, e com histórico de sucesso em desenvolvimento de soluções de tecnologia aplicados na área digital e à automatização e transformação de processos de negócio.
Orientado para os resultados e com grande experiência na direção de sistemas de informação e tecnologias, tanto na área digital/internet, CRM e distribuição multicanal, como nas áreas de BackOffice relacionadas com processos internos de suporte ao negócio. Elevada experiência em gestão de projetos internacionais, com equipas de diferentes países e cultura. Extenso conhecimento prático de projeto e ambientes de sistemas complexos de manutenção, hardware, software, segurança, auditoria, comunicação, gestão de projetos e metodologias. Foco no alinhamento com os objetivos do negócio, desenho estratégias e planos de implementação, projetados para o máximo retorno com o menor custo.
Professor Auxiliar Convidado da cadeira Gestão Estratégica dos Sistemas de Informação no ISCTE-IUL. Lisboa.
FORMAÇÃO ACADÉMICA
2012/2016 Doutoramento em Ciências e Tecnologias de Informação no ISCTE-IUL. Especialização em Negócios Eletrónicos sob o tema "A adoção de aplicações informáticas com caraterísticas de jogos online: Uma perspetiva no setor do e-banking em Portugal".
2015 Advanced Studies in Information Science and Technology (IST) at ISCTE-IUL.
2007/10 Mestrado em Sistemas de Informação no ISEG.
2006/7 Pós-graduação em Sistemas e Tecnologias no ISEG.
1994/5 Programa Avançado em Gestão (PAGE) na Universidade Católica Portuguesa.
1989 Licenciatura em Informática de Gestão no ISLA.
CERTIFICAÇÕES
2007 Certificação na Framework ITIL Foundation for Service Management.
1991 Técnico Oficial de Contas.
QUADRO DE HONRA / PRÉMIOS
IDC conduz a discussão de inovação das TIC através de eventos, pesquisa e consultoria. O CIO Awards visa reconhecer a excelência regional na liderança de negócios e tecnologia, inovação e trabalho em equipa.
2013 IDC CIO Awards – “Motor de pesquiza de produtos financeiros”
2012 IDC CIO Awards – “Gamificação de fundos de investimentos – campeonato de futebol”
2011 IDC CIO Awards – “White Label Partners Solution para Bancos”
2012 Navegantes XXI Awards – ACEPI - Best Site/App Mobile for e-Commerce
2012 Navegantes XXI Awards - ACEPI - Best e-Commerce Site B2B
2011 Navegantes XXI Awards – ACEPI - Best Site/App Mobile for e-Commerce
2009 Oscars for Innovative Cards - SMS Guardian
2007 Global Finance Awards - Best Consumer Internet Bank
2007 Deloitte Investor Relations & Governance Awards - Best Trading Platform
INVESTIGAÇÃO CIÊNTIFICA / ARTIGOS E PUBLICAÇÕES
2017 Professor Auxiliar Convidado da cadeira Gestão Estratégica dos Sistemas de Informação no ISCTE-IUL. Lisboa.
2016 Investigador de Ciências da Informação no Centro de Investigação (ISTAR-IUL), ISCTE Lisboa, Portugal
2016 Orientador de Mestrados de Tecnologias de Informação no ISCTE-IUL e no ISEG Lisboa, Portugal
2017 Gamification to Teach and Assess Financial Education: A Case Study of Self-directed Bank Investors. 2018 Hawaii International Conference on Education has been accepted for presentation (Aceite).
2017 A soccer game in e-business? Playing seriously using e-banking with games characteristics. 2018 International Conference on Electronics, Information and Communication (ICEIC 2018) (Aceite).
2017 Mapping Gamification Research with Leximancer: Themes and Concepts in the Gamification scholar articles. (Em revisão aguarda submissão)
2017 The key drivers of e-business gamification: Customers expectation for game development applications. (Em revisão aguarda submissão)
2017 Playing, Learning, Investing – a quiz game to improve adults financial literacy . (Em revisão, aguarda submisão).
2017 How does the web game design influence the behavior of e-banking users? Publicado: Elsevier - Computers in Human Behavior (2017) Volume 74, September 2017, Pages 163–174. https://doi.org/10.1016/j.chb.2017.04.034.
2016 Playing Seriously - How Gamification and social cues influence bank customers to use gamified e-business applications. (Publicado: Elsevier - Computers in Human Behavior (2016), Volume 63, Pages 392–407. DOI information:10.1016/j.chb.2016.05.063
2016 Gamification: A framework for designing software in e-banking. (Publicado: Elsevier – Computers in Human Behavior (2016), Volume 62, September 2016, Pages 620–634. DOI information: 10.1016/j.chb.2016.04.035).
2016 Does ease-of-use contributes to the perception of enjoyment? A case of gamification in e-banking. (Publicado: Elsevier – Computers in Human Behavior (2016), Volume 61, August 2016, Pages 114–126. DOI information: 10.1016/j.chb.2016.03.015).
2014 Gamification in banking: A case study of methodological approach in the software development (Publicado: CAPSI).
2014 Introduction of a game design in e-Banking – thinking of business while playing in a virtual environment (Publicado: Inter-Disciplinary.Net, Cyber culture).
2014 Gamification: The importance of users in the development process in e-business (Publicado: ACM- Association for Computing Machinery).
2014 The design of the e-banking with game features (Publicado: ACM- Association for Computing Machinery).
2013 The adoption of Gamification in e-banking (Publicado: ACM- Association for Computing Machinery).
2013 How to develop financial applications with game features in e-banking? (Publicado: ACM- Association for Computing Machinery).
Colaborador como revisor de artigos científicos:
- IEEE Potentials
- SpringerPlus, SpringerOpen Journal
- Elsevier – Computers in Human Behavior
- Elsevier - Journal of Systems and Software
- Journal of Electrical Systems
Luís Miguel Martins Nunes, licenciado em Informática pela Faculdade Ciências da Universidade de Lisboa (1993), obteve o grau de Mestre em Engenharia Eletrotécnica e Informática pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa (1997, tese orientada pelo Prof. Luís Borges de Almeida) e doutoramento em Engenharia Informática pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (2006, tese orientada pelo Prof. Eugénio de Oliveira). Entrou no Iscte em 1997 como Assistente e é atualmente Professor Associado. Tem também contribuído como investigador na área de Aprendizagem Automática em várias unidades de investigação desde 1997 (INESC, ADETTI, LIACC, IT e ISTAR) permanecendo membro do ISTAR até à data.
Nuno David é professor no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, onde coordena os cursos "Cibersegurança, Ética e Privacidade" no Mestrado em Administração Pública, "Ética Profissional, Computação e Sociedade" no Mestrado em Engenharia Informática e de Telecomunicações, e "Segurança, Ética e Privacidade" na Licenciatura em Ciência de Dados.
É atualmente Encarregado de Proteção de Dados do Iscte, Presidente da Comissão de Ética da Escola de Tecnologias e Arquitetura e membro do Conselho de Ética do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa.
Seus interesses de investigação abrangem simulação social, modelos baseados em agentes, ética computacional, privacidade e proteção de dados. Foca-se também na filosofia da ciência da computação, epistemologia das ciências sociais computacionais e, em particular, as implicações de abordagens computacionais e interdisciplinares para as teorias e metodologias das ciências sociais.
Nuno David licenciou-se em Engenharia Eletrotécnica - Ramo de Informática, pela Universidade de Coimbra. Obteve o Mestrado e Doutoramento na Universidade de Lisboa, especializando-se em simulação social baseada em agentes, em colaboração com a Universidade de São Paulo, Brasil.
Ricardo Ribeiro (PhD) é Professor Associado no Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, onde é coordenador da área científica Inteligência Artificial, e investigador integrado no INESC-ID Lisboa, a trabalhar em Tecnologia da Linguagem Humana. Os seus interesses de investigação centram-se na extracção de informação de alto nível a partir de texto, discurso ou música, e no aperfeiçoamento de técnicas de aprendizagem automática utilizando informação de domínio. Participou em vários projectos financiados a nível europeu e nacional e foi coordenador da equipa de Tecnologia da Linguagem Humana do INESC-ID no projecto RAGE (2015-2019) com financiado europeu e investigador principal de um projecto financiado pelo Ministério da Defesa Nacional sobre extracção de informação a partir de texto. Participou em vários eventos científicos, quer como organizador quer como membro da comissão científica (IJCAI, ICASSP, LREC, Interspeech) e foi o editor de um livro sobre o processamento computacional do português.
Vitor Basto Fernandes licenciou-se em informática de gestão em 1995 (incluindo um estágio na Ascom tecnologia AG - Suíça), fez uma especialização em sistemas distribuídos em 1997 e obteve o seu doutoramento em protocolos de transporte multimédia em 2006, todos na Universidade do Minho (Portugal), onde realizou também atividades de docência. Trabalhou na Integral Vision Inc (Reino Unido) como engenheiro de software em 1996 e foi co-fundador da PSI-Sistemas de Informação Lda (Portugal) em 1997, onde foi sócio-gerente e gestor de projetos em desenvolvimento de software web e de suporte a comércio eletronico B2B (business-to-business). A partir de 2005 lecionou na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal), onde foi professor auxiliar convidado em 2007 e 2008. Em 2008 ingressou no Departamento de Engenharia Informática do Instituto Politécnico de Leiria (Portugal) como professor adjunto, onde foi professor coordenador entre 2014 e 2016. Coordenou o Mestrado em Engenharia Informática - Computação móvel entre 2010-2012, foi coordenador do Centro de Investigação em Informática e Comunicações do Instituto Politécnico de Leiria entre 2012-2016, investigador em vários projectos internacionais nas áreas de integração de sistemas de informação, filtragem anti-spam e otimização multiobjetivo, e investigador principal em dois projetos financiados pela FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) nas áreas de gestão e internacionalização da investigação. Publica regularmente em conferências e revistas, e tem organizado eventos internacionais nas suas áreas de investigação. Vitor Basto-Fernandes é atualmente professor associado com agregação no Iscte - Instituto Universitário de Lisboa.
Contactos
Escola de Tecnologias e Arquitetura
Secretariado
Edifício Sedas Nunes (Edifício I), Sala 1E07
secretariado.ista @iscte.pt
(+351) 210 464 013
9:30 - 18:00