Acreditações
O Mestrado está estruturado em 2 anos letivos. No primeiro ano, o plano de estudo combina unidades curriculares obrigatórias e optativas, sendo o segundo ano dedicado à dissertação ou projeto, cuja elaboração é apoiada e acompanhada por Seminários ao longo de todo o ano.
Plano de Estudos para 2024/2025
Unidades curriculares | Créditos | |
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Comportamento Organizacional
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Estatística e Análise de Dados
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Gestão dos Recursos Humanos
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Temas e Fontes de Investigação em Economia
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Direito do Trabalho e Relações Laborais
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Economia dos Recursos Humanos
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Metodologias Qualitativas de Investigação em Recursos Humanos
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Temas Críticos em Políticas de Recursos Humanos
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Estágio de 2º Ciclo
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Optativas | 6.0 |
Seminário de Investigação em Políticas de Desenvolvimento dos Recursos Humanos
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Dissertação em Políticas de Desenvolvimento dos Recursos Humanos
54.0 ECTS
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Trabalho Final | 54.0 |
Trabalho de Projecto em Políticas de Desenvolvimento dos Recursos Humanos
54.0 ECTS
|
Trabalho Final | 54.0 |
Comportamento Organizacional
O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de:
OA1 -Explicar a dinâmica dos processos políticos nas organizações e desenvolver competências de gestão política.
OA2 -Descrever as principais teorias sobre liderança e identificar a sua adequação ao contexto grupal e organizacional
OA3 -Explicar os principais modelos de motivação nas organizações
OA4 -Descrever e contrastar os conceitos de clima e cultura organizacional
OA5 -Integrar os níveis individual, grupal e organizacional na análise das organizações
CP1 Introdução
-Comportamento organizacional: conceito, objeto, método e níveis de análise
CP2 Módulo A - Poder e comportamento organizacional político
-Aspetos conceptuais e metodológicos do estudo do poder
-Jogos de poder e a análise estratégica do poder
-Configurações organizacionais políticas
CP3 Módulo B - Liderança
-Aspetos conceptuais e metodológicos do estudo da liderança
-Abordagens funcionalistas versus abordagens genéticas
-Fronteiras conceptuais e problemáticas afins
CP4 Módulo C - Motivação
-Aspetos conceptuais e metodológicos do estudo da motivação
-Modelo teóricos motivacionais
-Transposição dos modelos para a prática profissional
CP5 Módulo D - Clima e cultura organizacionais
-Aspetos conceptuais e metodológicos do estudo do clima e cultura
-Perspectivas de abordagem do clima e da cultura
-Modelos tipológicos de clima e de cultura
Um trabalho e um exame escrito com pesos na nota final de 50% cada. Para efeitos do apuramento da classificação final é necessário que o resultado de cada instrumento de avaliação seja igual ou superior a 8 valores. Para aproveitamento final, o resultado não poderá ser inferior a 9,5 valores. O exame, independentemente da modalidade, valerá (100%). Para aproveitamento, requere-se a classificação final mínima de 9, 5 valores.
BibliografiaTitle: Vigoda-Gadot, E. & Drory, A. (2006). Handbook of organizational politics. Cheltenham: EE.
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Authors:
Reference:
Year:
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Authors:
Reference:
Year:
Estatística e Análise de Dados
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá:
1. Conhecer e aplicar os principais conceitos de estatística
2. Conhecer e aplicar os principais métodos de estatística descritiva e inferencial.
3. Analisar dados em SPSS
1. Introdução à Estatística e Análise de Dados
2. Introdução ao SPSS
3. Estatística Descritiva
3.1 Estatística Descritiva Univariada
3.2. Estatística Descritiva Bivariada
4. Inferência estatística
4.1 Estimação pontual e por intervalos de confiança
4.2 Teste de hipóteses paramétricos
4.3. Testes de hipóteses não paramétricos
5. Resolução de casos práticos em SPSS
Opções de avaliação, periódica: teste (60%-nota mín.8) e trabalho de grupo (40%-nota mín.10) ou exame com parte prática em SPSS (100%). Serão aprovados aqueles que, após ponderação, tenham nota mínima de 10. Os alunos que não obtiverem avaliação positiva, ou que pretendam melhorar a nota, podem realizar o exame de 2ª época (100%). A nota mínima de passagem é 10.
BibliografiaTitle: Andy Field, Discovering statistics using IBM SPSS statistics., 2018, Sage,
João Marôco, Análise Estatística com o SPSS Statistics.: 7ª edição. ReportNumber, Lda., 2018, 7ª edição. ReportNumber, Lda.,
Authors:
Reference:
Year:
Title: J. J.Castro Pinto, & J.J.Dias Curto, Estatística para Economia e Gestão, 2014, 3ª ed., Editora Sílabo, Lisboa.,
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Raul M. Laureano, Testes de Hipóteses com o SPSS, 2013, 2ª ed.,Editora Sílabo, Lisboa.,
Laureano, R., & Botelho, M. D. C., SPSS- O meu manual de consulta rápida, 2017, 3ª ed.Edições Sílabo, Lisboa,
Authors:
Reference:
Year:
Gestão dos Recursos Humanos
1. Compreender as principais dinâmcas associadas à génese, mudança e efeitos dos sistemas de RH;
2. Compreender quais os aspetos críticos na atração, seleção, gestão do talento e desenvolvimento de RH;
3. Compreender a gestão do desempenho e recompensas, avaliando criticamente a sua avaliação e implementação;
4. Discutir criticamente os novos desafios na GRH;
CP1. Introdução à GRH
-Da gestão administrativa à gestão estratégica de RH
-Teorias de GRH
CP2. Recrutamento e Seleção
- Planeamento e definição de funções
- Atração, recrutamento e seleção
- Socialização e ajustamento
CP3. Formação e Desenvolvimento
- Gestão da formação e desenvolvimento de RH
- Gestão do talento e a definição de carreiras
CP4. Gestão do Desempenho e recompensas
- Tipos de desempenho (e indicadores)
- Métodos de avaliação
- Estratégias de recompensas e relação com o desempenho
- Definição de políticas remunerativas
CP5. Desafios atuais na GRH
- Sustentabilidade e práticas verdes na GRH
- Transformação digital
De forma a desenvolver as competências de diagnóstico das políticas de RH, suas possíveis aplicações e articulação com o contexto organizacional utilizar-se-ão as seguintes metodologias:
1- Expositivas dos principais conceitos teóricos;
2- Discussão de casos práticos;
3- Resolução de exercícios;
4- Trabalhos de grupo
|
1.Ao longo do período lectivo: Trabalho grupo (50%) + Trabalho individual (50%), assiduidade (e pontualidade) igual ou > a 2/3.
Ao não entregarem um dos trabalhos, ou menos de 9 val. na avaliação de qualquer dos trabalhos ou mais de 1/3 de absentismo serão excluídos da avaliação periódica.
2.A avaliação final terá 1ª. e 2ª. Época e respeitará as condições do REAC .
Title: Wang, M., & Wanberg, C. R. (2017). 100 years of applied psychology research on individual careers: From career management to retirement. Journal of Applied Psychology, 102(3), 546-563
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Garavan, T., et al (2021). Training and organisational performance: A meta?analysis of temporal, institutional and organisational context moderators. Human Resource Management Journal, 31(1), 93-119.
-
Kroon, B. (2021). Evidence Based HRM: What (do) we know about people in workplaces. Open Press TiU
Ferreira, A., et al. (2015). GRH para Gestores. RH Editora
Noe, Hollenbeck, Gerhart, & Wright (2020). Human Resource Management: Gaining a Competitive Advantage. McGraw Hill
Authors:
Reference:
Year:
Title: - Williams, M.,McDaniel, M., Nguyen, N.(2006). A meta-analysis of the antecedents and consequences of pay level satisfaction. Journal of Applied Psychology, 91(2), 392-413
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Authors:
Reference:
Year:
Temas e Fontes de Investigação em Economia
1.Identificar temas económicos da atualidade e potenciais problemáticas de investigação
2.Selecionar referências bibliográficas relevantes e revistas da especialidade
3.Analisar criticamente um artigo científico
4.Compreender a especificidade da preparação de um artigo científico
5.Distinguir as fontes de informação estatística em função da temática em estudo
6.Formular um projeto de investigação
1.Composição de um artigo científico
2.Pesquisa e exploração de artigos científicos no domínio do emprego e dos recursos humanos
3.Pesquisa e exploração de outras fontes bibliográficas relacionadas com emprego e recursos humanos
4.Exploração de bases de dados nacionais e europeias
5.Metodologias de investigação científica: quantitativa e qualitativa
6.Desenho de pesquisa e construção de um projeto de investigação
Avaliação contínua: 1 teste (50%) e trabalho (50%). Qualquer elemento de avaliação contínua implica uma nota mínima de 8 valores. Aprovação pressupõe a nota igual ou superior 9.5 valores.
Exame Final (1ª época): 100%.
Title: Day, R.A. e Gastel, B. (2006), How to Write and Publish a Scientific Paper, Cambridge, Cambridge University Press, 6th Edition.
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Authors:
Reference:
Year:
Direito do Trabalho e Relações Laborais
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá:
1. Conhecer o objeto e âmbito de aplicação do direito do trabalho.
2. Identificar, interpretar e aplicar as normas laborais com relevância na gestão de recursos humanos.
3. Ser capaz de celebrar um contrato de trabalho nos seus vários aspetos, utilizando as flexibilidades legais permitidas.
4. Identificar a melhor forma de promover a suspensão e/ou cessação de um contrato de trabalho.
5. Apoiar um processo de negociação coletiva, comparando e construindo o seu conteúdo, agindo de forma ética e comunicando as suas escolhas de forma clara aos parceiros sociais.
6. Escolher a via apropriada de resolução dos conflitos coletivos de trabalho
1. Objeto e âmbito do direito do trabalho
2. As fontes do direito do trabalho
3. O contrato de trabalho como chave da aplicação do direito do trabalho
4. O contrato de trabalho como instrumento de recrutamento para a empresa
5. A natureza do trabalho exigível ao trabalhador
6. Os parâmetros da gestão dos tempos de trabalho
7. O local de trabalho
8. O quadro normativo da política salarial na empresa
9. As grandes descontinuidades da realização do trabalho
10. Os instrumentos de eliminação de efetivos
11. Os fenómenos coletivos laborais
12. A negociação coletiva
13. O quadro normativo da gestão dos conflitos coletivos de trabalho.
Época Normal, os alunos que optem pela avaliação contínua, terão de ter uma assiduidade mínima de 2/3 das aulas e farão:
a-) Um mini-teste escrito individual -30%.
b-) Um exame final escrito individual, -70% da nota final e nota mínima igual ou superior a 8 valores.
Obterão aprovação na UC, os alunos que obtiverem uma nota final maior ou igual a 10 valores.
Época de Recurso:
- Que não se apresentaram ou não obtiveram aprovação na 1ª Época.
- Que pretendam fazer melhoria de nota.
Title: António Monteiro Fernandes, "A lei e as greves: Comentários a dezasseis artigos do Código do Trabalho", Coimbra Almedina, 2013.
António Monteiro Fernandes, "Direito do Trabalho", 21º Edição, 2022, Coimbra Almedina
Código do Trabalho atualizado (não anotado) à escolha do aluno
Authors:
Reference:
Year:
Economia dos Recursos Humanos
No final da UC o estudante deverá:
1 Compreender os principais modelos teóricos usados pelos economistas para descrever o funcionamento do MT, nomeadamente na explicação da quantidade e qualidade do emprego e do desemprego
2 Conhecer e usar conceitos e indicadores necessários no estudo do MT
3 Descrever as principais dinâmicas recentes do MT português
4 Avaliar criticamente os principais modelos teóricos, apresentando vantagens e limitações e explorando as relações com a evidência empírica
5 Caracterizar e distinguir os vários modelos sociais na Europa, articulando-os com o funcionamento do MT
1. Emprego e desemprego: conceitos e dinâmicas recentes
CP1 - Conceitos e indicadores de emprego e desemprego
CP2 - Tendências recentes de emprego e desemprego
2. Emprego e desemprego: Quadros teóricos
CP3 - O modelo neoclássico do mercado de trabalho e suas aplicações
CP4 - O modelo keynesiano: crescimento e emprego e as controvérsias acerca da luta contra o desemprego na EU
3. Trabalho e emprego numa perspectiva institucionalista
CP6 - Mercados de trabalho internos, segmentação do mercado de trabalho
CP7 - Democracia industrial
4. Os desafios da transição digital e da transição ecológica
CP8 - Efeitos da evolução tecnológica e da transição digital no trabalho e no emprego
Nota = [Frequência]*50% +[trabalho de grupo]*50%
O trabalho de grupo aborda um tema proposto pelo docente. Pede-se a recolha e a análise de bibliografia e de dados estatísticos para alem dos textos indicados pela docente. O trabalho será apresentado e discutido na aula.
A frequência tem uma nota eliminatória de 7 ou menos.
Os alunos também podem optar por exame final (100%)
Title: 1. Caderno de textos com extractos dos seguintes manuais:
- Borjas, George (2010, 5ª ed): Labor Economics, MacGraw-Hill, Boston.
- Smith Stephen (2003, 2ª ed): Labour Economics, Routledge, London.
2. Lopes, Helena (2019): Apontamentos Módulo1. (Disponível no e-learning).
3. MTSS (2016): Livro Branco das Relações Laborais, Lisboa, MTSS.
4. Banco de Portugal (2015): O mercado de trabalho português e a grande recessão, in Boletim Económico, Lisboa-Banco de Portugal, pp.77-100
Helena Lopes e João Ceejeira (coord.), Economia do Trabalho - Mercados e Instituições, 2023, Almedina,
Authors:
Reference:
Year:
Title: - Autor, D. (2022): The labor market impacts of technological change, NBER Working-Paper 30074.
- Carvalho da Silva, M; Hespanha, P.; Caldas, J (ed) (2017): Trabalho e polìticas de emprego, Oservatório das Crises e Alternativas, Coimbra:CES.
- Centeno Mário (2013): O trabalho - Uma visão de mercado, Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos.
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- Ribeiro Mendes, Fernando (2011): Segurança Social: O futuro hipotecado, Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos.
- Santos Bob and Fernandes Sofia (2015): Internal devaluation and unemployment: the case of Portugal, Policy Paper 154, Jacques Delors Institute
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Authors:
Reference:
Year:
Metodologias Qualitativas de Investigação em Recursos Humanos
O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de:
OA1- Compreender e identificar os limites e potencialidades de uma variedade de métodos de pesquisa qualitativa.
OA2- Identificar diferentes estratégias de recolha e diferentes métodos de tratamento de dados qualitativos.
OA3 - Planear e executar entrevistas e análise de conteúdo.
CP1- Características das metodologias qualitativas na investigação científica
CP2- Os métodos qualitativos de recolha de dados: entrevistas individuais e de grupo, grupos focais, análise documental
CP3- Os métodos qualitativos de análise de dados
CP4- Qualidade e reporte dos estudos qualitativos
Avaliação Periódica:
- Trabalho de Grupo: 40%.
- Frequência individual: 60%. Para aprovação os alunos devem ter nota mínima de 8 valores na frequência.
Avaliação Final:
- Exame: 100%
Title: Saunders, M., Lewis, P. & Thornill, A. (2019). Research methods for business students. Upper Saddle River: Prentice Hall.
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Authors:
Reference:
Year:
Temas Críticos em Políticas de Recursos Humanos
OA1 - Explicar a natureza contemporânea da GRH e a sua expressão em políticas e práticas
OA2 - Defender com base no conhecimento da GRH a sua importância estratégica na criação de valor
OA3 - Integrar os desafios colocados pela modernidade à GRH
CP1. Tendências na GRH
CP2. Uma visão integrada de RH
CP2.1 Gestão estratégica de RH
CP2.2 Gestão de RH estratégicos
CP3. Desafios da modernidade
CP3.1 GRH e as novas formas organizacionais
CP3.2. Gestão da diversidade
CP3.3. Equilíbrios trabalho ? não trabalho
CP3.4. GRH e tecnologia
Avaliação periódica: Um trabalho individual (um estudo de caso real num dos temas da atualidade - 50%) + um trabalho de grupo (redação de um ensaio seguido de debate em aula - 50%).
Avaliação final:
1ª época: exame (100%) para quem não se apresenta a avaliação periódica.
2ª época: exame (100%) para quem não obteve pelo menos 10 valores em cada elemento de avaliação ou não obteve 10 no exame de 1ª época.
Title: Armstrong, M. & Taylor S. (2020). Armstrong?s Handbook of Human Resource Management Practice (15th ed.). Kogan Page.
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Authors:
Reference:
Year:
Estágio de 2º Ciclo
Seminário de Investigação em Políticas de Desenvolvimento dos Recursos Humanos
Espera-se o desenvolvimento das seguintes competências:
- Conhecimento e compreensão da natureza da actividade científica;
- Conhecimento e compreensão da forma como se desenvolve a investigação e a concepção de artigos científicos;
- Conhecimento e compreensão dos principais tipos de dissertação de 2º ciclo;
- Capacidade de formular hipóteses ou teorias explicativas para fenómenos e comportamentos de variáveis relevantes;
- Capacidade de utilizar dados empíricos para testar a validade de hipóteses ou teorias;
- Capacidade de elaborar argumentos fundamentados teórica, lógica e factualmente e de os comunicar a outrem;
- Capacidade de estudo e de pesquisa pessoal com autonomia;
- Capacidade e motivação para aprender ao longo da vida.
1. Metodologia e procedimentos da investigação científica Apresentação das principais etapas da pesquisa científica, das várias estratégias de investigação e dos seus requisitos teóricos, metodológicos e técnicos
2. Metodologia e procedimentos da investigação científica. Exemplos
3. Requisitos da escrita académica e da redacção da dissertação
Indicações relativas à escrita académica e à redacção de artigos ou outros trabalhos académicos
4. Seminários de apresentação e discussão nas aulas dos projectos de dissertação
Elaboração de um projecto de dissertação (aproximadamente 3000 palavras) a entregar até janeiro. A última versão do projecto tem de ter uma nota mínima de 10 para que o estudante possa prosseguir para a dissertação.
Nota Final = (Nota atribuída ao projecto pelo coordenador do seminário depois de consultado o orientador da dissertação) *80% + (Nota da apresentação oral na aula do projecto de dissertação)*20%
Title: - Goldschmidt, G., & Matthews, B. (2022). Formulating design research questions: A framework. Design Studies, 78, 101062.
- Gomes, J. e F. Cesário (2014): Investigação em gestão de recursos humanos - Um guia de boas práticas, Lisboa: Escolar Editora.
- Gauthier, Benoit (2003), Investigação social - da problemática à análise de dados, Loures: Lusociência.
- Punch, F. Keith. (2008). Developing effective research proposals, Sage Publications.
- Quivy, R. e Van Campenhoudt, L. (2008), Manual de investigação em ciências sociais, Lisboa: Gradiva (2ª edição original: 1995).
Quivy, R. e Van Campenhoudt, L., Manual de investigação em ciências sociais, 2008, Lisboa: Gradiva (2ª edição original: 1995).,
Punch, F. Keith, Developing effective research proposals, 2008, Sage Publications,
Gauthier, Benoit, Investigação social - da problemática à análise de dados, 2003, Loures: Lusociência.,
Goldschmidt, G., & Matthews, B, Formulating design research questions: A framework., 2022, Design Studies, 78, 101062,
Authors:
Reference:
Year:
Title: -
Gomes, J. e F. Cesário, Investigação em gestão de recursos humanos - Um guia de boas práticas, 2014, Lisboa: Escolar Editora,
Authors:
Reference:
Year:
Dissertação em Políticas de Desenvolvimento dos Recursos Humanos
O/a aluno(a) que complete com sucesso esta UC deverá ser capaz de:
1.Identificar, selecionar e analisar referências teóricas relevantes para a temática em estudo
2.Identificar e formular uma problemática para a investigação científica;
3.Compor uma revisão de literatura relevante
4.Desenhar a estratégia empírica e explicar opções metodológicas
5.Propor e realizar a análise empírica com recurso a ferramentas específicas
6.Comunicar e discutir por escrito e oralmente os resultados da pesquisa
7.Argumentar e discutir criticamente os pontos fortes e fracos da pesquisa
A natureza da UC não permite definir um programa com matérias concretas. No essencial, procura-se aplicar as competências já adquiridas para alcançar o objectivo final de conclusão da dissertação de mestrado. Deste modo, a UC assenta no trabalho desenvolvido a nível individual e apresentado ao longo das sessões de supervisão. Todavia, a UC incide sobre algumas das matérias relevantes para o desenvolvimento da dissertação:
1.Estrutura da dissertação e composição de cada parte;
2.Enquadramento teórico e problemática
3.Articulação entre a componente teórica e empírica;
4.Articulação entre hipóteses de pesquisa, sua operacionalização e análise empírica
5.Apresentação dos dados e resultados
6.Discussão e conclusões
7.Preparação para a defesa
A dissertação de mestrado deverá ser defendida em provas públicas onde serão avaliadas as componentes técnica, a forma do trabalho escrito e a apresentação e defesa pública.
BibliografiaTitle: Day, R.A. and Gastel, B. (2006) How to Write and Publish a Scientific Paper, Cambridge, Cambridge University Press, 6th Edition.
Punch, K. F. (2009) Developing Effective Research Proposals, SAGE Publications.
Quivy, Raymond, e Campenhoudt, L.V. (2005) Manual de Investigação nas Ciências Sociais, Lisboa, Gradiva.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Revistas especializadas em Economia dos Recursos Humanos.
Authors:
Reference:
Year:
Trabalho de Projecto em Políticas de Desenvolvimento dos Recursos Humanos
O/a aluno(a) que complete com sucesso esta UC deverá ser capaz de:
1.Identificar e selecionar referências teóricas relevantes para a temática em estudo
2.Identificar e formular um problema pertinente para a investigação científica
3.Elaborar uma revisão de literatura relevante
4.Desenhar a estratégia empírica e explicar opções metodológicas
5.Desenhar instrumentos de recolha de informação ou seleccionar e descrever base de dados disponíveis
6.Argumentar e discutir criticamente sobre os pontos fortes e fracos do projecto de pesquisa
7.Comunicar por escrito e oralmente o projecto de pesquisa
A natureza da UC não permite definir um programa com matérias concretas. No essencial, procura-se aplicar as competências já adquiridas para alcançar o objectivo final de conclusão de um projecto de investigação que conduza á conclusão do Mestrado. Deste modo, a UC assenta no trabalho desenvolvido a nível individual e apresentado ao longo das sessões de supervisão. Todavia, a UC incide sobre algumas das matérias relevantes para o desenvolvimento do projecto:
1.Estrutura geral do projecto e composição de cada parte
2.Redacção do enquadramento teórico e problemática
3.Articulação entre hipóteses de pesquisa, metodologia e estratégia empírica
4.Redacção do projecto de pesquisa
5.Discussão dos instrumentos de recolha de informação ou apresentação e discussão dos dados disponíveis
6.Desenho da pesquisa empírica a desenvolver
7.Preparação para a defesa do trabalho de projecto
O trabalho de projecto deverá ser defendido em provas públicas onde serão avaliadas as competências técnicas, redacção, apresentação e discussão.
BibliografiaTitle: Quivy, Raymond e Campenhoudt, Luc Van (2005) Manual de Investigação nas Ciências Sociais, Lisboa, Gradiva.
Punch, Keith F. (2009) Developing Effective Research Proposals, SAGE Publications.
Day, R.A. and Gastel, B. (2006) How to Write and Publish a Scientific Paper, Cambridge, Cambridge University Press, 6th Edition.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Revistas especializadas em Economia dos Recursos Humanos
Authors:
Reference:
Year:
Optativas recomendadas
O funcionamento das unidades curriculares optativas está sujeito a um n.º mínimo de inscrições.
1.º semestre
01017 | Planeamento e Desenvolvimento de Competências (ECSH | Econ)
2.º semestre
M8679 | Mudança Organizacional e Recursos Humanos (ECSH | Psi)
Objetivos
O MPDRH foi criado em 1991 para colmatar a necessidade de produtos formativos que permitissem uma abordagem multidisciplinar e integrada ao nível da formulação das políticas de recursos humanos. Oferece formação teórica e prática para aquisição e aprofundamento de conhecimentos e competências para equacionar políticas públicas de emprego e gestão dos recursos humanos.
Proporciona-se a gestores, quadros e técnicos da administração pública e outros profissionais, um espaço de atualização e permuta de conhecimentos e experiências, dotando-os de quadros teóricos e instrumentos de definição e implementação de políticas de desenvolvimento dos recursos humanos.
Aos jovens licenciados, faculta uma formação complementar que os qualifique e credencie, melhorando a sua inserção e empregabilidade em atividades técnicas, de gestão e/ou de investigação relacionadas com o desenvolvimento dos recursos humanos.
- Conhecer a envolvente macroeconómica nacional e internacional de modo a otimizar a articulação entre as políticas públicas e as opções das empresas;
- Conhecer os constrangimentos institucionais que influenciam as decisões de gestão dos recursos humanos;
- Conceber e aplicar instrumentos apropriados de intervenção para o desenvolvimento dos recursos humanos nas organizações;
- Construir trabalhos de pesquisa e de análise relativos às principais funções da GRH;
- Comunicar, oralmente e por escrito, as suas análises e conclusões junto de públicos variados;
- Ter capacidade de aprendizagem ao longo da vida numa perspetiva de atitude proactiva face à formação e à aquisição de novas competências.
Cada um destes conhecimentos e competências operacionalizam-se em objetivos concretos nas UCs que compõem o plano de estudos. O modo de avaliação destes objetivos encontra-se descrito nas práticas de avaliação das UCs, práticas bastante diversificadas.
Dissertação / Trabalho de Projeto
O mestrado implica a realização de uma dissertação de âmbito predominantemente científico, ou a realização de um trabalho de projeto aplicado, inovador, correspondentes a 54 créditos.
A dissertação consiste num trabalho de investigação sobre um tópico da área de conhecimento do Mestrado, devendo contribuir para o enriquecimento do conhecimento científico e/ou empírico sobre a problemática escolhida. O trabalho de projeto assume a forma de um projeto aplicado que visa a utilização dos conhecimentos adquiridos para a resolução de um problema específico, numa organização real ou fictícia.
A elaboração da dissertação ou do trabalho de projeto é orientada por doutor ou por especialista de reconhecido mérito e tanto a dissertação como o projeto é objeto de apreciação e discussão pública, perante um júri nomeado para o efeito.
Aos estudantes que obtenham aproveitamento em todas as unidades curriculares do primeiro ano é atribuído o Diploma de Estudos Pós-Graduados de 2.º ciclo em Políticas de Desenvolvimento dos Recursos Humanos.
Acreditações