Licenciatura

Acreditações

A3ES logo

Ver mais

Acreditado
6 Anos
30 jul 2019
Registo DGES
Registo inicial R/A-Ef 3374/2011 de 18-03-2011
Registo de alteração R/A-Ef 3374/2011/AL01 de 05-05-2017 | R/A-Ef 3374/2011/AL02 de 11-03-2020 | R/A-Ef 3374/2011/AL03 de 04-12-2020
Contactos
Escola de Tecnologias e Arquitetura
Secretariado
Edifício Sedas Nunes (Edifício I), Sala 1E07
secretariado.ista @iscte.pt
(+351) 210 464 013
9:30 - 18:00
Candidatar
Leccionado em Português
Tipo de ensino Presencial

O ensino é assegurado por um corpo docente altamente qualificado, doutorado pelas melhores universidades portuguesas e estrangeiras e com permanente ligação, não apenas à investigação científica de topo a nível mundial, mas também à actividade empresarial.

O contexto privilegiado do Iscte na área da gestão assegura uma formação diferenciada que contempla também as componentes financeira e económica das organizações, potenciando a formação de profissionais de alta qualidade, habilitados a trabalhar como quadros técnicos de topo. São oferecidas competências em áreas tais como as comunicações móveis, a televisão digital, a fibra óptica, os serviços de Internet, a gestão de sistemas e redes de computadores ou a produção de conteúdos multimédia.

Corpo Docente para (2023/2024)

Sinais Aleatórios em Telecomunicações e Informática | Sistemas de Comunicação Ótica
Adolfo Cartaxo nasceu em Montemor-o-Novo, Portugal. Licenciou-se em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico (IST), Universidade Técnica de Lisboa, em 1985. Obteve os graus de Mestre e Doutor em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, no IST. A tese de doutoramento tratou da optimização do circuito de sincronismo em comunicações ópticas com detecção directa. Em Fevereiro de 2005, obteve a Agregação em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, no IST. Em 1985, entrou para o Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores do IST como Assistente Estagiário. Em 1992, passou a Professor Auxiliar e foi promovido a Professor Associado em Janeiro de 2002. Em Setembro de 2016, entrou para o Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa como Professor Catedrático. Ao longo destes anos, leccionou e foi responsável de várias disciplinas de Telecomunicações, tendo redigido apresentações e / ou textos pedagógicos para a maior parte das disciplinas de que foi responsável. Foi orientador de 9 dissertações de Mestrado pré-Bolonha (das quais duas em co-orientação), 31 dissertações de Mestrado pós-Bolonha (das quais quinze em co-orientação) e 10 teses de Doutoramento já concluídas (das quais quatro em co-orientação), e é actualmente orientador de 3 teses de Doutoramento (em co-orientação) e de 1 dissertação de Mestrado (em co-orientação). Em 1993, entrou como investigador para o Grupo de Comunicações Ópticas (CO) do pólo de Lisboa do Instituto de Telecomunicações (IT) onde é actualmente investigador sénior e, desde Janeiro de 2002, membro da Comissão Coordenadora Nacional da Área de CO. Foi investigador responsável pela participação do IST ou pólo de Lisboa do IT em nove projectos europeus de investigação e desenvolvimento na área das telecomunicações por fibra óptica. Foi investigador responsável por seis projectos nacionais, e três projectos internos do IT. Foi investigador responsável pela participação do IST-IT em dois projectos de cooperação com o Brasil na área das redes ópticas. Tem sido auditor e avaliador técnico de projectos dos programas europeus "Advanced Communications Technologies and Services: european RTD" e "Information Society Technologies". Tem sido revisor regular das seguintes publicações internacionais: Optics Express, IEEE/OSA Journal of Lightwave Technology, IEEE Photonics Technology Letters, IEEE Transactions on Communications e IEEE Photonics Journal. É membro sénior da IEEE Laser and Electro-Optics Society desde Novembro de 2002. É autor ou co-autor de mais de 130 artigos em revistas científicas internacionais (17 como primeiro autor) e mais de 170 comunicações em conferências internacionais. É co-autor de duas patentes. Os seus principais interesses de investigação são sistemas e redes de telecomunicações por fibra óptica.
Engenharia de Software
Adriano Lopes é Professor Auxiliar Convidado no Iscte-IUL, Departamento de Ciências e Tecnologias de Informação e Investigador Associado no ISTAR-IUL. É doutorado em Ciências da Computação pela Universidade de Leeds, Reino Unido, tendo obtido os graus de Licenciatura em Engenharia Electrotécnica - Ramo de Informática e Mestrado em Ciências da Computação pela Universidade de Coimbra. Anteriormente, foi Professor Auxiliar na Universidade Nova de Lisboa, no Departamento de Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT/UNL), e na Universidade de Coimbra, no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia. Para além das tarefas de ensino e investigação, exerceu vários cargos de gestão académica nestas instituições. Foi também investigador no centro de investigação CITI, da FCT/UNL. Desempenhou também funções de gestão numa empresa de tecnologias de informação. A nível de ensino, leccionou várias unidades curriculares na área de informática tais como Programação, Algoritmos e Estruturas de Dados, Computação Gráfica, Interfaces com o Utilizador, Multimedia, Teoria da Computação e Engenharia de Software. Mais recentemente, tem lecionado tópicos relacionados com Big Data e Ciência de Dados, nomeadamente Algoritmos para Big Data e Processamento e Modelação de Big Data.   A nível de projetos de investigação, participou em vários projetos financiados pela FCT e pela União Europeia. Atualmente participa no projeto RESETTING (Relauching European smart sustainable tourism models through digitalization and innovative technologies) financiado pela EU.
Algoritmos e Estruturas de Dados
Licenciado em Engenharia Informática através do Iscte-IUL (2019-2022). Mestrado em Engenharia Informática no Iscte-IUL (2022-2024). Assistente Convidado nas cadeiras de Teoria da Computação, e Algoritmos & Estruturas de Dados.
Sistemas de Comunicação Sem Fios e Móveis
Américo Correia foi Director do Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação do ISCTE-IUL de Junho de 2010 a Junho de 2013. Membro da Comissão Permanente do Concelho Científico do ISCTE e membro do Plenário do CC do ISCTE de Março de 2021 a Fevereiro de 2023
Inteligência Artificial
Bases de Dados
Bases de Dados
Bráulio Alexandre Barreira Alturas nasceu em Lisboa em 1964, mas sempre viveu em Queluz, é doutorado em Organização Gestão de Empresas com especialização em Marketing (2005), Mestre em Ciências Empresariais com especialização em Sistemas de Informação de Gestão (1995) e Licenciado em Organização e Gestão de Empresas (1989), pelo ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. Atualmente é Professor Associado do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa do Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação, e investigador do ISTAR-Iscte (Centro de Investigação em Ciências da Informação, Tecnologias e Arquitetura). Coordenador de várias unidades curriculares de Informática Aplicada à Gestão e Ciências Sociais e docente em Mestrados e Pós-graduações, bem como formador na área dos Sistemas de Informação Organizacionais.
Sistemas Operativos
Carlos Coutinho é Professor Auxiliar no Iscte-IUL, e é o Diretor de I&D na empresa Caixa Mágica Software, S.A., em Lisboa, Portugal. Obteve o grau de doutor (Ph.D.) em Engenharia Eletrotécnica e Computadores em 2013, pela Universidade Nova de Lisboa (FCT-NOVA), Portugal. É responsável pela área de Cloud Computing no Iscte-IUL, onde também faz investigação, sendo coordenador de área e membro da Comissão Científica no ISTAR-IUL, com interesses em Interoperabilidade Empresarial, Plataformas Adaptáveis e Sistemas, SOA e Engenharia orientada a Modelos (MDE). Tem mais de vinte anos de experiência no ensino das áreas de TI nas universidades portuguesas ISEL, ISCAL, ISGB e ISCTE-IUL. Tem 2 capítulos em livros, 9 publicações em revistas científicas internacionais indexadas e mais de 40 publicações em conferências internacionais com revisão, e faz parte do comité científico de seis revistas e seis conferências internacionais anuais. Fez parte do Júri e Arguente na defesa de quatro PhD e treze MSc. Tem desde 2009 o título PMP do Project Management Institute, e uma pós-graduação em Gestão de Projetos pelo Instituto Superior Bissaya-Barreto (ISBB) de Coimbra, Portugal. Tem mais de 25 anos de experiência em engenharia de TI empresarial, trabalhando em diversas áreas de TIC, Serviços, Administração Pública e na indústria Aeroespacial, em vários projetos multinacionais pela CMS e em empresas como a Alcatel, Siemens e Critical Software. Participou e foi responsável pela companhia em múltiplos Projetos Europeus como o Athena (FP6), TIMBUS (FP7), C2NET, vf-OS, EFPF (H2020), e TaRDIS (HE), e numerosos projetos para a ESA (EGOS, OCDT, SCOS-2000 e Galileo).
Álgebra Linear
Algoritmos e Estruturas de Dados
Modulação e Codificação | Tópicos de Matemática para as Telecomunicações
Francisco Monteiro is Associate Professor in the Dep. of Information Science and Technology at Iscte - University Institute of Lisbon, and a researcher at Instituto de Telecomunicações, Lisbon, Portugal. He holds a PhD from the University of Cambridge, UK, and the Licenciatura and MSc degrees in Electrical and Computer Engineering from IST, University of Lisbon, where he also became a Teaching Assistant. He held visiting research positions at the Universities of Toronto (Canada), Lancaster (UK), Oulu (Finland), and Pompeu Fabra (Barcelona, Spain). He has won two best paper prizes awards at IEEE conferences (2004 and 2007), a Young Engineer Prize (3rd place) from the Portuguese Engineers Institution (Ordem dos Engenheiros) in 2002, and for two years in a row was a recipients of Exemplary Reviewer Awards from the IEEE Wireless Communications Letters (in 2014 and in 2015). He co-edited the book "MIMO Processing for 4G and Beyond: Fundamentals and Evolution", published by CRC Press in 2014. In 2016 he was the Lead Guest Editor of a special issue on Network Coding of the EURASIP Journal on Advances in Signal Processing. He was a general chair of ISWCS 2018 - The 15th International Symposium on Wireless Communication Systems, an IEEE major conference in wireless communications.
Arquitetura de Redes | Fundamentos de Redes de Computadores | Segurança e Gestão de Redes
Engenheiro Aeroespacial, especialização em aviónica. Doutoramento em Telecomunicações. MBA e Mestrado de Gestão Perito em tecnologia e gestão, com interesses em estratégia e finanças.
Modulação e Codificação | Sistemas de Comunicação Ótica
Introdução à Programação
Arquitetura de Redes | Fundamentos de Redes de Computadores
José André R. S. Moura obteve em 1989, a licenciatura em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações pela Universidade de Aveiro, em 2001 o Mestrado em Redes de Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Portugal), e em 2011 o doutoramento (Ph.D.) em Ciências da Computação pela Universidade de Lancaster (United Kingdom). No período compreendido entre 1989 e 2000, ele desempenhou a função de Gestor de Projetos na empresa EFACEC, Sistemas de Electrónica (Portugal). Entre 2000 e 2001, ele trabalhou como Investigador no INESC-Porto (Portugal). Desde 2001, ele leciona no ISCTE-IUL diversas Unidades Curriculares, na área de Redes de Computadores, e ele tem também trabalhado como investigador no Instituto de Telecomunicações Lisboa (Portugal). Os seus interesses de investigação incluem gestão de redes, modelização de sistemas, computação na periferia da rede, otimização, virtualização de recursos, redes definidas por software, e a resiliência de sistemas com comunicação através de redes. 
Programação Orientada para Objectos
José Luís Silva holds a Ph.D. in Computer Science from the Portuguese MAP-i Consortium (University of Minho, University of Aveiro and University of Porto) and performed a postDoc at Interactive Critical Systems (ICS) team, IRIT, University of Toulouse (France). He is an Assistant Professor at Lisbon University Institute (ISCTE-IUL) and a member of the Interactive Technologies Institute (ITI) research unit of the Laboratory of Robotics and Engineering Systems (LARSyS), ACM Europe Technology Policy Committee, and IFIP TC 13 - Working Groups 13.2 and 13.10. He co-leads the MEROP research team, participated in national and international research projects (including with Airbus and the European Space Agency), and in the Portuguese contribution to Simulated Mars Missions: AMADEE-20 and AMADEE-24 organized by the Austrian Space Forum. His work has been published in prestigious peer-reviewed international journals and conferences such as IEEE Access, IJHCS, ACM EICS, IEEE RO-MAN, ACM IUI, ACM/IEEE HRI and INTERACT. In the past, he was Invited Assistant Professor at the University of Madeira, Visiting Researcher at CMU (USA), a Lecturer at Cávado e Ave Polytechnic Institute, a member of the INESC TEC laboratory, and visiting PhD student at both Georgia Institute of Technology (USA) and Newcastle University (UK). His main research interests lie in Human-Robot Interaction, Interactive Systems and Space Exploration. His awards and honors include ISCTE-IUL Scientific Awards and a Ph.D. Award from Fraunhofer Portugal Challenge.
Engenharia de Software
Fundamentos de Sinais e Sistemas
Luís Ducla Soares nasceu em Lisboa, Portugal, em Março de 1973. Em 1996, licenciou-se em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico com 17 valores. Além de ter sido o melhor aluno do curso, recebeu também o prémio Alcatel – Prof. Carvalho Fernandes para o melhor aluno do ramo de Telecomunicações e Electrónica. Em 2004, recebeu o grau de Doutor em Engenharia Electrotécnica e de Computadores também pelo Instituto Superior Técnico. Em 2020, recebeu o grau de Agregado em Ciências e Tecnologias de Informação pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL).   Em 2000, passou a fazer parte do corpo docente do Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) onde é actualmente Professor Associado (com Agregação), tendo leccionado até hoje várias disciplinas na área da multimédia, processamento de sinal, telecomunicações e outras áreas afins. Ao nível da orientação, participou na orientação de 2 Teses de Doutoramento e 14 Dissertações de Mestrado concluídas, tendo uma das Teses de Doutoramento recebido o Prémio Científico IBM em 2016. Tem actualmente mais 2 Teses de Doutoramento a decorrer.   Além da actividade lectiva tem tido também um papel activo na gestão universitária, tendo já desempenhando cargos de relevo como Director da Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática, Director do Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação e Membro do Conselho Geral do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL).   Em termos de actividade científica, a maioria do seu trabalho tem sido desenvolvida no Grupo de Processamento de Sinal Multimédia (MSP-Lx) do Instituto de Telecomunicações, onde actualmente é Investigador Sénior. Desde 2021, é o Coordenador do Grupo MSP-Lx. Tem tido como principais áreas de trabalho científico, o processamento e a codificação de imagem e vídeo, incluindo novas modalidades como as imagens baseadas em campos de luz. Mais recentemente, começou a interessar-se pela aplicação de técnicas de processamento de imagem/vídeo no âmbito dos sistemas de reconhecimento biométrico e dos sistemas de análise biomédica. Até à data, publicou 22 artigos em revistas de renome internacional, 6 capítulos em livros de editoras internacionais, 51 artigos em actas de conferências internacionais e 11 artigos em actas de conferências nacionais.   Ainda no contexto da sua actividade científica, também teve uma participação muito activa no trabalho do comité de normalização ISO/MPEG durante a fase de desenvolvimento da norma visual MPEG-4, nomeadamente na parte relacionada com a resiliência a erros. Além disso, ao longo dos últimos anos, participou activamente num total de 14 projectos financiados (7 europeus e 7 nacionais), tendo sido Investigador Principal de dois projectos nacionais.   Em paralelo com esta actividade, serviu de revisor para várias revistas e conferências do IEEE, IET e EURASIP. Participou também na organização de várias conferências e sessões especiais em conferências internacionais, tendo sido o general co-chairman do International Workshop on Forensics and Biometrics (IWBF) realizado em Lisboa em Março de 2013. Além disso, foi um dos representantes locais da EURASIP, com a função de organizar e coordenar actividades a nível nacional (Local Liaison Officer de 2009 a 2017 e National Representative de 2017 a 2019). Além disso, foi também o Presidente da Comissão Técnica 120, responsável por recomendar ao Organismo de Normalização Sectorial o sentido de voto de Portugal para as normas de codificação de imagem, áudio e informação multimédia da ISO/IEC JTC1/SC29, de 2009 a 2017. Desde 2018, é editor associado da revista internacional Signal Processing (Q1 nas bases de dados Web of Science e Scimago).  
Fundamentos de Redes de Computadores
Programação Orientada para Objectos
Luís Miguel Martins Nunes, licenciado em Informática pela Faculdade Ciências da Universidade de Lisboa (1993), obteve o grau de Mestre em Engenharia Eletrotécnica e Informática pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa (1997, tese orientada pelo Prof. Luís Borges de Almeida) e doutoramento em Engenharia Informática pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (2006, tese orientada pelo Prof. Eugénio de Oliveira). Entrou no Iscte em 1997 como Assistente e é atualmente Professor Associado. Tem também contribuído como investigador na área de Aprendizagem Automática em várias unidades de investigação desde 1997 (INESC, ADETTI, LIACC, IT e ISTAR) permanecendo membro do ISTAR até à data.
Mecânica e Ondas
Programação Orientada para Objectos
Maria Pinto-Albuquerque é Prof.ª Auxiliar no Iscte - Instituto Universitário de Lisboa e investigadora no Istar-Iscte. O seu trabalho de investigação foca-se na relação da pessoa, como utilizador ou criador, com o sistema computacional. A investigação sobre a relação pessoa-sistema tem sido desenvolvida  nos tópicos de consciencialização (awareness) em cibersegurança, alinhamento de segurança e usabilidade, e engenharia de requisitos. Tem desenvolvido ferramentas e técnicas, tais como jogos sérios (serious games) e técnicas que usam a criatividade, promovendo a utilização e desenvolvimento eficientes, responsáveis e seguros de sistemas informáticos, quer pelos utilizadores, quer pelos engenheiros de sistemas e todo o tipo de stakeholders (co-criadores destes sistemas).  Tem colaborado, em particular com o Bristol Cybersecurity Group (Univ. of Bristol, UK), UniBW Information Systems Group (University of the Federal Armed Forces Munich), and Security Life Cycle Group of Siemens Technology, Munich. No âmbito da sua colaboração com o Bristol Cyber Security Group fez parte da equipa que desenvolveu o jogo, para cybersecurity awareness, Decisions and Disruptions, http://www.decisions-disruptions.org/. Este jogo foi adaptado pela City of London Police, e ganhou o UK National Innovation in Cyber Award 2020, https://thenationalcyberawards.org/virtual-awards-ceremony-2020/. Licenciada em Matemática Aplicada e Computação pelo Instituto Superior Técnico. Mestre em Informática pela Fac. Ciências, Univ. Lisboa. Doutoramento em Computer Science na Univ. of Lancaster, UK. É membro do IEEE, Iscte Alumni, Lancaster University Alumni, e da British Computer Society.  
Inteligência Artificial
Fundamentos de Arquitectura de Computadores
Bases de Dados
Master degree in Systems Information Management by Polytechnic Institute of Setúbal - School of Business Sciences and Management -Setúbal , Degree in Industrial Management and Technology by  Polytechnic Institute of Setúbal - School of Technology of Setubal. He has written chapters, and papers to journals about topics regarding information technology management and strategic change management. He is from the Editorial Board - Associate Editor from International Journal of Business Strategy and Automation (IJBSA). He is the Editor of the book Reviving Businesses with New Organizational Change Management Strategies. His main research interests in information systems management, strategy, knowledge management, change management, and information technology management adoption in business contexts throw models and frameworks. currently doing his doctorate in information sciences and technology. He works as a Professor and a Researcher.
Teoria dos Circuitos
Introdução à Programação | Sistemas Operativos
Nuno Miguel de Figueiredo Garrido. Publicou 2 artigos em revistas especializadas. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Filtros contínuos adaptativos; Comparação de estruturas de filtros; Igualação de sinal; Tecnologia digital CMOS; Processamento de sinal em corrente; Circuitos de transcondutância CMOS; Baixo consumo; Muito-alta-frequência; Área reduzida; Baixo-custo; Baixa complexidade; Continuous-time adaptive filters; Filter structure comparison; Signalequalization; Standard digital CMOS technology; Current-mode signal processing; CMOStransconductors; Low consumption; Very high frequency; Low area; Low cost; Low complexity; Smart parking; Smart cities; Prototype; Parking; Arduino; Raspberry Pi; Android; iOS; Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática; Smart parking; Smart cities; Prototype; Parking; Arduino; Raspberry Pi; Android, iOS; .
Circuitos e Sistemas Electrónicos | Electrónica Programada e Processamento Digital de Sinais
Fundamentos de Arquitectura de Computadores
Projecto de Sistemas de Telecomunicações
Arquitetura de Redes
Fundamentos de Arquitectura de Computadores | Sistemas Operativos
Ricardo A. Fonseca nasceu em Lisboa, Portugal a 11 de setembro de 1973. Licenciou-se em Eng.ª Física Tecnológica pelo Instituto Superior Técnico em 1996 e junto ao Grupo de Lasers e Plasmas deste Instituto. Em 2000 passou um ano na Universidade da Califórnia em Los Angeles onde trabalhou na modelização numérica da interação laser-plasma a alta intensidade. Doutorou-se em Física pela Universidade Técnica de Lisboa em 2002, focando a sua tese em aceleração de electrões pela interação laser-plasma. Publicou mais de uma centena de artigos científicos em jornais internacionais de topo tendo sido citado mais de 6000 vezes. Em 2003 obteve uma posição permanente no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. De setembro de 2013 a novembro de 2018 foi o Diretor da Escola de Tecnologias e Arquitetura deste instituto, onde atualmente é Professor Catedrático de Física e Eletromagnetismo.
Fundamentos de Arquitectura de Computadores
Arquitetura de Redes | Segurança e Gestão de Redes
Rui Neto Marinheiro concluiu, em 1995, na Universidade do Porto a licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, especialização em Telecomunicações e Computadores, tendo prosseguido de imediato os seus estudos para doutoramento, em Eletrónica e Informática, com uma bolsa FCT, concluídos em 2001 na University of Southampton, Reino Unido.  Após regressar a Portugal, iniciou no Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação da Escola de Tecnologias e Arquitetura do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, a sua atividade pedagógica, sendo atualmente Professor Associado. Lecionou até à data dezenas unidades curriculares, em todos os níveis de ensino, sendo atualmente Diretor do Curso de Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática. Adicionalmente tem participado num número muito significativo de programas de formação contínua e de serviço de cooperação e consultadoria a outras instituições.  No Iscte tem-se também dedicado a atividades de gestão académica incluindo a introdução do ensino em e-Learning no Iscte, a coordenação do Centro de Audiovisuais e a coordenação de laboratórios. Mais recentemente tem se envolvido em iniciativas que promovam a mobilidade como os programas Erasmus+ e o recrutamento de estudantes internacionais. Na sua atividade científica, integrada do Instituto de Telecomunicações, participou em muitos projetos internacionais e nacionais, tendo sido o investigador principal ou local de alguns desses projetos. Tem participado também na organização de um número assinalável de eventos científicos, e tem dezenas de publicações científicas internacionais na área das redes de computadores, incluindo arquiteturas de redes, mobilidade e redes heterogéneas, arquitetura de comunicação e sistemas para a internet das coisas, redes definidas por software, e protocolos de controlo de acesso ao meio.
Electromagnetismo | Fundamentos de Transmissão Guiada e Sem Fios
Sérgio de Almeida Matos, nascido a 3 de novembro de 1981, natural de Torres Vedras, licenciou-se, em regime pré-Bolonha, no curso de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (LEEC) do Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade de Lisboa, em 2004. Em 2005, obteve, pelo mesmo instituto, o grau de Mestre (regime pré-Bolonha) em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores. Em 2010, terminou o programa de Doutoramento em Engenharia Eletrotécnica e Computadores do IST, como bolseiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) com a classificação de muito bom com distinção.  A sua atividade de docência iniciou-se no ano letivo de 2004/2005 como monitor do departamento de engenharia eletrotécnica e computadores (DEEC) do IST. Em 2009 foi contratado como professor auxiliar convidado do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), tendo lecionado várias unidades curriculares (UCs) do Departamento de Ciências e Tecnologia da Informação (DCTI). Desde 2012 é Professor Auxiliar do DCTI tendo obtido a nomeação definitiva em 2017. É coordenador das UCs Eletromagnetismo e Propagação e Radiação de Ondas Eletromagnéticas desde o ano letivo de 2013/2014. Foi coorientador de duas dissertações de mestrado e de uma tese de doutoramento no IST, tendo esta última sido distinguida com o Prémio Professor Abreu Faro. No ISCTE-IUL foi orientador de uma dissertação de mestrado. Atualmente, está a orientar uma tese de doutoramento (desde 2016) e de uma dissertação de mestrado (desde 2018) no ISCTE-IUL.  Integra, desde 2004, o grupo de investigação de Rádio, Micro-ondas e Ondas Milimétricas do Instituto de Telecomunicações (IT). É também investigador integrado na delegação IT-IUL no grupo de antenas e propagação. Tem vindo a publicar vários trabalhos de investigação em diversas áreas da física e das telecomunicações, estando a sua atual investigação centrada no desenvolvimento de antenas para ondas milimétricas no âmbito das novas gerações de comunicações via satélite e moveis (5G). Durante a sua atividade de investigação publicou 17 artigos em revista internacionais e 64 comunicações em atas de congressos internacionais. É investigador nuclear de dois projetos nacionais financiados pela FCT e num projeto internacional financiado pela Agência Espacial Europeia (ESA-ESTEC).  Foi também delegado nacional em duas ações COST. Tem ainda experiência como membro de organização de uma conferência, estando atualmente contratado pela EurAAP na gestão da plataforma EDAS para a organização da conferência EUCAP2019. É ainda membro fundador do capítulo de instrumentação e medida português do IEEE. Desempenha com regularidade funções de revisor para várias revistas na área de antenas. 
Projecto de Sistemas de Telecomunicações | Sistemas de Comunicação Ótica
Tiago Alves nasceu em Lisboa, Portugal, em 1982. Licenciou-se em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico (IST), Universidade Técnica de Lisboa, em 2006, com especialização principal na área científica de Telecomunicações e, secundária, na área científica de Energia. Obteve o grau de doutor em Engenharia Electrotécnica e de Computadores em 2011, no IST, com a classificação de Aprovado com Muito Bom com Distinção. A tese de doutoramento tratou de sistemas de sinais rádio de banda ultra-larga sobre fibra óptica.  Foi co-orientador de 15 dissertações de Mestrado pós-Bolonha e de uma tese de Doutoramento. Em 2006, entrou como investigador para o Grupo de Comunicações Ópticas (CO) do pólo de Lisboa do Instituto de Telecomunicações (IT) onde é actualmente investigador sénior no âmbito do programa “Investigador FCT” financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Desde 2018, é também Professor Convidado na Escola de Tecnologias e Arquitectura (ISTA) do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. Participou numa rede de excelência internacional, em dois projectos europeus e em cinco projectos nacionais de investigação e desenvolvimento na área das telecomunicações por fibra óptica. Participou ainda num projecto de cooperação com o Brasil na área das redes ópticas. Actualmente, está inserido na equipa de investigação de um projecto nacional, onde é coordenador local, e é ainda coordenador de um projecto exploratório no âmbito do programa “Investigador FCT”.  Tem sido revisor regular das seguintes publicações internacionais: IEEE/OSA Journal of Lightwave Technology, IEEE Photonics Technology Letters, IET Optoelectronics, Optics Express, Optical and Quantum Electronics, Optics Letters e Chinese Optics Letters. É autor ou co-autor de mais de 40 artigos em revistas científicas internacionais e de mais de 65 comunicações em conferências internacionais. 
Fundamentos de Arquitectura de Computadores
Tomás Mestre Santos concluiu, em 2021, a licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática no Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, tendo prosseguido de imediato os seus estudos para mestrado em Engenharia de Telecomunicações e Informática na mesma instituição, com bolsa de investigação, concluídos em 2023, com mérito reconhecido pelo Bastonário da Ordem dos Engenheiros. Atualmente é estudante a tempo integral de doutoramento em Ciências e Tecnologias da Informação, também no Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, com uma bolsa de mérito associada, dando seguimento ao trabalho de investigação iniciado na sua dissertação de mestrado.  Na sua atividade científica, as suas áreas principais de investigação são a monitorização de apinhamentos, turismo inteligente, e sensores, encontrando-se atualmente integrado no Centro de Investigação em Ciências da Informação, Tecnologias e Arquitetura e no Instituto de Telecomunicações, tendo já participado num projeto de investigação europeu no âmbito do turismo inteligente e transformação digital. Já exerceu também atividades de ensino, tendo lecionado uma unidade curricular no Iscte como assistente convidado.
Engenharia de Software
Vitor Basto Fernandes licenciou-se em informática de gestão em 1995 (incluindo um estágio na Ascom tecnologia AG - Suíça), fez uma especialização em sistemas distribuídos em 1997 e obteve o seu doutoramento em protocolos de transporte multimédia em 2006, todos na Universidade do Minho (Portugal), onde realizou também atividades de docência. Trabalhou na Integral Vision Inc (Reino Unido) como engenheiro de software em 1996 e foi co-fundador da PSI-Sistemas de Informação Lda (Portugal) em 1997, onde foi sócio-gerente e gestor de projetos em desenvolvimento de software web e de suporte a comércio eletronico B2B (business-to-business). A partir de 2005 lecionou na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal), onde foi professor auxiliar convidado em 2007 e 2008. Em 2008 ingressou no Departamento de Engenharia Informática do Instituto Politécnico de Leiria (Portugal) como professor adjunto, onde foi professor coordenador entre 2014 e 2016. Coordenou o Mestrado em Engenharia Informática -  Computação móvel entre 2010-2012, foi coordenador do Centro de Investigação em Informática e Comunicações do Instituto Politécnico de Leiria entre 2012-2016, investigador em vários projectos internacionais nas áreas de integração de sistemas de informação, filtragem anti-spam e otimização multiobjetivo, e investigador principal em dois projetos financiados pela FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) nas áreas de gestão e internacionalização da investigação. Publica regularmente em conferências e revistas, e tem organizado eventos internacionais nas suas áreas de investigação. Vitor Basto-Fernandes é atualmente professor associado com agregação no Iscte - Instituto Universitário de Lisboa.
Contactos
Escola de Tecnologias e Arquitetura
Secretariado
Edifício Sedas Nunes (Edifício I), Sala 1E07
secretariado.ista @iscte.pt
(+351) 210 464 013
9:30 - 18:00
Candidatar
Voltar ao topo