Acreditações
A licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática tem a duração de três anos, correspondentes à obtenção 180 créditos ECTS, repartidos entre 162 em unidades curriculares obrigatórias e 18 em optativas dos quais 6 em Competências Transversais.
Plano de Estudos para 2024/2025
Unidades curriculares | Créditos | |
---|---|---|
Álgebra Linear
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Cálculo I
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Fundamentos de Arquitectura de Computadores
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Introdução à Programação
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Algoritmos e Estruturas de Dados
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Cálculo II
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Mecânica e Ondas
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Sistemas Operativos
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Tópicos de Matemática para as Telecomunicações
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Bases de Dados
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Electromagnetismo
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Fundamentos de Sinais e Sistemas
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Programação Orientada para Objectos
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Teoria dos Circuitos
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Circuitos e Sistemas Electrónicos
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Fundamentos de Redes de Computadores
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Fundamentos de Transmissão Guiada e Sem Fios
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Inteligência Artificial
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Sinais Aleatórios em Telecomunicações e Informática
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Arquitetura de Redes
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Electrónica Programada e Processamento Digital de Sinais
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Engenharia de Software
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Modulação e Codificação
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Projecto de Sistemas de Telecomunicações
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Segurança e Gestão de Redes
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Sistemas de Comunicação Ótica
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Sistemas de Comunicação Sem Fios e Móveis
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Álgebra Linear
No final da UC o aluno deverá ser capaz de:
OA1. Conhecer a estrutura de espaço vetorial IR^n e os conceitos de subespaço vetorial, dependência linear de vetores, base e dimensão.
OA2. Aplicar o método de Gram-Schmidt para obter uma base ortonormada.
OA3. Resolver e classificar sistemas de equações lineares.
OA4. Conhecer a noção de matriz e dominar a álgebra matricial.
OA5. Calcular, interpretar e aplicar determinantes de matrizes quadradas.
OA6. Identificar funções lineares (e matrizes de funções lineares) entre espaços vetorias.
OA7. Calcular e interpretar valores e vetores próprios. Diagonalizar matrizes. Determinar potências inteiras de matrizes diagonalizávies.
OA8. Aplicar a decomposição em valores singulares de uma matriz à compressão de imagem.
OA9. Classificar formas quadráticas.
CP1. Vetores e Sistemas de equações lineares
1.1 O espaço vetorial R^n.
1.2 Produto interno e norma
1.3 Combinação e dependência linear.
1.4 Base e dimensão.
1.5 Coordenadas de um vetor.
1.6 Ortonormalização de Gram-Schmidt
1.7 Sistemas de equações lineares.
1.8 Método de eliminação de Gauss. Classificação.
CP2. Matrizes
2.1 Matrizes elementares e de permutação
2.2 Álgebra de matrizes.
2.3 Transposição e inversão de matrizes. Propriedades.
2.4 Decomposição LU.
CP3. Determinantes. Definição. Propriedades.
CP4. Funções lineares
4.1Transformação linear e matriz de uma transformação linear
4.2 Núcleo e imagem de uma função.
4.3 Espaço nulo e espaço das colunas. Teorema da dimensão.
4.4 Mudança de base
CP5. Valores e vetores próprios
5.1 Definição. Subespaços próprios.
5.2 Diagonalização
5.3 Formas quadráticas.
5.4 Decomposição em valores singulares aplicada à compressão de imagem.
Os alunos podem optar por uma das seguintes modalidades de avaliação:
- Avaliação ao longo do semestre:
- 6 mini-testes (25%): prova escrita realizada em aula, com a duração de 15
minutos;
- Prova escrita (75%): prova escrita na 1a época do período de avaliação, com nota
mínima de 8.0 valores.
Os alunos em avaliação ao longo do semestre têm a classificação de zero valores nas fichas de avaliação não realizadas.
Os alunos deverão realizar os mini-testes na turma em que estão inscritos.
Para o cálculo da nota final nesta componente serão consideradas as 5 melhores notas
obtidas nos 6 mini-testes.
Para os alunos que escolham esta modalidade, o resultado final considerado é o melhor
entre a avaliação ao longo do semestre e a avaliação por exame.
- Avaliação por exame: realização de uma prova escrita (100%) na 1a ou 2a época do
período de avaliação.
A nota mínima de aprovação na unidade curricular é de 10 valores.
Os professores responsáveis reservam-se o direito de fazer orais sempre que considerem
necessário.
Title: Apoio teórico fornecido pelos docentes.
Caderno de exercícios fornecido pelos docentes.
Strang, G. (2023). Introduction to Linear Algebra (sixth edition) Wellesley-Cambridge Press.
Blyth, T.S., & Robertson, E. F. (2009) Basic Linear Algebra, Wellesley-Cambridge Press.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Burden, R. L., & Faires, J. D. (2015) Numerical analysis, Cengage Learning.
Lay, D., Lay, S., & McDonald, J. (2016) Linear Algebra and Its Applications (fifth edition) Pearson.
Authors:
Reference: null
Year:
Cálculo I
No final da UC o aluno deverá ser capaz de:
OA1. Compreender e calcular derivadas e interpretar o resultado obtido.
OA2. Compreender e determinar aproximações lineares e de ordem superior.
OA3. Compreender e calcular explicitamente as primitivas de algumas funções elementares.
OA4. Compreender e aplicar o teorema fundamental do cálculo diferencial e o teorema fundamental do cálculo integral.
OA5. Compreender e calcular integrais e suas aplicações.
OA6. Compreender e aplicar métodos numéricos para resolver equações não lineares e aplicados à derivação e integração.
OA7. Compreender séries numéricas e representar funções em séries de potências.
1) Cálculo Diferencial em R
1.1. Limites e continuidade
1.2. Diferenciabilidade
1.3. Fórmula de Taylor
1.4. Análise de erros
1.5. Métodos numéricos para resolução de equações a uma variável - métodos da bissecção e de Newton
1.6. Derivação numérica e optimização numérica
2 ) Cálculo Integral em R
2.1. Primitivas
2.2. Integrais
2.3. Teorema fundamental do cálculo integral
2.4. Aplicações geométricas
2.5. Integração numérica
3) Séries numéricas e séries de potências
3.1. Sucessões
3.2. Séries
3.3. Critérios de convergência
3.4. Séries de potências e aplicações
Existem duas modalidades de avaliação:
1. Avaliação ao longo do semestre, composta por:
- Dois Mini-Testes sobre MATLAB feitos em aula (5% + 5%)
- Teste 1 (45%): prova escrita realizada durante o semestre com nota mínima de 7.5 valores
- Teste 2 (45%): prova escrita realizada na 1ª época de avaliação com nota mínima de 7.5 valores.
2. Avaliação por exame: realização de um exame (com um peso de 100%), na 1ª época ou na 2ª época do período de avaliação.
A nota mínima de aprovação na unidade curricular é de 10 valores.
Os docentes reservam-se ao direito de fazer uma prova oral a um aluno de modo a comprovar os conhecimentos adquiridos.
Title: K. Ross, Elementary Analysis. The theory of calculus, Springer, 2013.
R. Burden, J. D. Faires, A. Burden, Numerical Analysis, Cengage Learning, 2015.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Sérgio Mendes, Apontamentos da UC, 2023.
J. Campos Ferreira, Introdução à Análise Matemática, Fundação Calouste Gulbenkian, 2018.
E. Herman, G. Strang, Calculus, Vols 1 e 2, OpenStax, 2017, 2018.
Authors:
Reference: null
Year:
Fundamentos de Arquitectura de Computadores
+ OA1 - Compreender o funcionamento de um computador moderno, reconhecendo os seus componentes principais e funcionalidades;
+ OA2 - Compreender o funcionamento de circuitos digitais lógicos e aritméticos, e projectar circuitos deste tipo a partir da especificação de um problema;
+ OA3 - Explicar o funcionamento de circuitos sequenciais síncronos e projectar circuitos deste tipo para controlo de outros elementos num sistema digital;
+ OA4 - Analisar o funcionamento de bancos de registos e memórias e sua utilização no contexto de um computador digital;
+ OA5 - Compreender como se combinam os vários componentes para a execução de instruções individuais e programas completos.
CP1. Arquitectura de um computador
+ Arquitectura básica: controle, datapath, memória e I/O
+ Código máquina, linguagem assembly, e linguagens de alto nível
+ Representação da Informação
+ Bases numéricas e numeração binária
+ CP2. Lógica Combinatória
+ Operações sobre bits
+ Álgebra de Boole
+ Tabelas de verdade
+ Portas Lógicas
+ CP3. Circuitos Combinatórios
+ Formas normalizadas e mapas de Karnaugh
+ Projecto circuitos combinatórios
+ Descodificadores e multiplexadores
+ Circuitos lógicos e aritméticos
+ CP4. Circuitos Sequenciais
+ Trincos e Flip-flops
+ Modelos de circuitos sequenciais
+ Projecto de circuitos sequenciais
+ CP5. Registos e Memórias
+ Registos e bancos de registos
+ Transferência de registos
+ Tipos de memórias
+ Bancos de memória
+ CP6. Arquitectura Processador
+ Arquitectura de Von-Neumann
+ Instruction Set Architecture (ISA)
+ Datapath e unidades de controlo
+ CPUs modernos
A UC pode ser realizada através de 2 modalidades de avaliação:
1. Avaliação ao longo do semestre
A avaliação ao longo do semestre é composta por:
+ (70%) 2 testes: 1 teste realizado a meio do semestre, em data a definir, e um 2.º teste realizado na primeira data da época de exame;
+ (20%) Trabalhos de laboratório em grupo, realizados semanalmente durante as aulas de laboratório;
+ (10%) Mini-testes online, realizados semanalmente na plataforma de e-learning.
A nota final é calculada através de uma média ponderada destas 3 vertentes de acordo com os pesos apresentados tendo em conta que:
+ A aprovação na componente dos testes obriga à obtenção de uma nota mínima de 7,5 valores em ambos os testes;
+ A falta a 2 ou mais sessões de laboratório resulta na reprovação automática nesta componente da avaliação;
+ A não entrega de 4 ou mais mini-testes online resulta na reprovação automática nesta componente da avaliação;
+ Para efeitos do cálculo das notas os trabalhos em falta são cotados com 0 valores;
A reprovação em qualquer das componentes de avaliação ao longo do semestre obriga à realização da avaliação por exame final.
2. Avaliação por exame final
A avaliação por exame final é composta por 1 único exame realizado em qualquer das épocas de exame disponíveis, que corresponderá a 100% da nota final.
Title: + Logic and Computer Design Fundamentals, 5th Edition, Morris Mano e Charles Kime, Prentice-Hall, 2015
+ Sebenta e Caderno de exercícios de Fundamentos de Arquitetura de Computadores, disponíveis no sistema de e-learning
Authors:
Reference: null
Year:
Title: + Arquitectura de Computadores: dos Sistemas Digitais aos Microprocessadores, 2ª Edição, Guilherme Arroz, José Monteiro e Arlindo Oliveira, IST Press, 2009
+ Computer Organization and Design, 5th Edition, David Patterson and John Hennessy, Morgan Kaufmann, 2014
Authors:
Reference: null
Year:
Introdução à Programação
Após a conclusão desta unidade curricular o aluno deverá ficar apto a:
OA1. Desenvolver funções/procedimentos que implementem algoritmos simples.
OA2. Desenvolver código para manipular estruturas vetoriais e matriciais.
OA3. Desenvolver classes de objetos simples.
OA4. Escrever e compreender código Java.
CP1. Funções independentes
CP2. Variáveis e estruturas de controlo
CP3. Funções dependentes
CP4. Vetores
CP5. Valores compostos
CP6. Procedimentos e referências
CP7. Classes de objetos
CP8. Matrizes
CP9. Ficheiros e I/O
CP10. Recursão
A avaliação da UC é realizada ao longo do semestre. As componentes de avaliação e respectivos pesos na nota final são os seguintes:
a) Submissão de exercícios semanalmente (10%); nota mínima: 60%.
b) Teste Intercalar a realizar a meio do semestre (25%); sem nota mínima.
c) Projeto Individual (25%); nota mínima: 20%.
d) Teste Final a realizar na época de exames (40%); nota mínima: 40%.
Notas:
1. A avaliação dos exercícios semanais é baseada apenas na contabilização das submissões devidamente realizadas (e não na avaliação dos exercícios em si).
2. Existirão duas possibilidades de realização do Teste Final, na primeira e segunda época de exames.
3. Não existe a possibilidade de aprovação à UC apenas por exame para 100% da nota.
4. A realização de exame de época especial implica a entrega e discussão de Projeto Individual (25%) e realização de Exame escrito (75%).
5. Não é possível utilizar notas de componentes de avaliação obtidas em edições anteriores da UC.
Title: Y. Daniel Liang, "Introduction to Java programming : comprehensive version", 10th Ed., Pearson, 2015.
Authors:
Reference: null
Year:
Algoritmos e Estruturas de Dados
Concluída a disciplina o aluno deverá ser capaz de:
OA1. Compreender algoritmos de ordenação e pesquisa apropriados a soluções computacionais;
OA2. Identificar, reescrever e examinar formas comuns de organização de dados e algoritmos associados (com e sem gestão dinâmica de memória, com algoritmos iterativos ou recursivos);
OA3. Estimar a complexidade e desempenho de algoritmos sobre estruturas de dados alternativas,
OA4. Esboçar novas formas de organização de dados e algoritmos associados adequadas a novos problemas computacionais.
CP1. O problema Union-Find
CP2. Análise de Algoritmos
CP3. Stacks, Filas, Listas e Sacos
CP4. Filas Prioritárias
CP5. Tabelas de Símbolos Elementares
CP6. Árvores de Pesquisa Equilibradas
CP7. Tabelas de Dispersão
CP8. Ordenação Elementar: Selectionsort; Insertionsort; Shellsort
CP9. Ordenação Avançada: Mergesort; Quicksort; Heapsort
CP10. Complexidade dos problemas de ordenação
Avaliação ao longo do semestre: 10 exercícios individuais de programação (25%), sem nota mínima e entregues semanalmente e dois testes escritos (75 %), o primeiro a meio do semestre e o segundo coincidindo com o exame de 1ª época. Cada um dos testes escritos tem nota mínima de 7,5 valores. A presença nas aulas não é obrigatória.
ou
Exame final individual(100%) – 1ª época, 2ª época e Época Especial
Title: (Algorithms, Part I - MOOC in www.coursera.org)
R. Sedgewick and K. Wayne, Algorithms, 4th edition, Addison-Wesley, 2012
Authors:
Reference: null
Year:
Title: D. Harel, Algorithmics: the Spirit of Computing, 3th edition, Addison-Wesley, 2004
F. Santos and C. Conti, Algoritmos e Estruturas de Dados - Exercícios, ISCTE-IUL, 2022.
Authors:
Reference: null
Year:
Cálculo II
OA1: Compreender os conceitos e técnicas do cálculo diferencial em Rn.
OA2: Aplicar a diferenciabilidade no estudo da otimização.
OA3: Compreender as definições e calcular integrais em Rn.
OA4: Aplicar integrais duplos e triplos no cálculo de áreas, volumes, centro de massa e densidade de probabilidade.
OA5: Utilizar métodos numéricos para integração.
OA6: Compreender as definições de cálculo vetorial e aplicar os teoremas da análise vetorial a problemas de física.
1) Cálculo Diferencial em Rn
1.1.Funções de várias variáveis
1.2.Limites e continuidade
1.3.Derivadas parciais,direcionais e gradiente
1.4.A regra da cadeia e o algoritmo backpropagation
1.5.Teoremas da função implícita e da função inversa
1.6.Derivadas de ordem superior e fórmula de Taylor
2) Otimização em várias variáveis
2.1.Otimização analítica vs otimização numérica
2.2.Extremos livres
2.3.Métodos numéricos: descida máxima e método de Newton
3) Cálculo Integral em Rn
3.1.O integral de Riemann em Rn
3.2.Teorema de Fubini
3.3.Mudança de variável
3.4.Integrais duplos e triplos
3.5.Aplicações:cálculo de áreas,volumes,centros de massa e densidade de probabilidade
3.6.Métodos numéricos:integração numérica(método de Monte Carlo)
4)Análise Vetorial
4.1.Geometria das curvas
4.2.Geometria das superfícies
4.3.Integrais de linha: teorema fundamental
4.4.Integrais de superfície
4.5.Teoremas de Green, Stokes e da divergência
Os alunos podem optar por uma das seguintes modalidades de avaliação:
-Avaliação ao longo do semestre- Mini testes em aula (30%) + Teste (70%).
- Avaliação por Exame (100%), em qualquer uma das épocas de exame.
- Os professores responsáveis reservam-se o direito de fazer orais sempre que considerem necessário.
Title: Stewart, J. (2016) Calculus, Early Transcendentals, 8th Edition,Cengage Learning.
Lipsman, R. L., & Rosenberg, J. M. (2017). Multivariable Calculus with MATLAB. Springer International Publishing AG.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Pires, G. (2012) Cálculo Diferencial e Integral em Rn, IST Press, (1ª Edição).
Authors:
Reference: null
Year:
Mecânica e Ondas
OA 1 - Compreender os vários tipos de movimento a uma e duas dimensões, identificar as suas causas, e ser capazes de resolver problemas envolvendo um ou mais objectos sobre a influência da gravidade, tracção de cordas e forças de contacto.
OA 2 - Compreender os conceitos de trabalho e energia e ser capazes de resolver problemas envolvendo mecanismos de conversão entre diversas formas de energia.
OA 3 - Analisar o movimento de um objecto em órbita circular sobre a influência de um campo gravítico.
OA4 - Compreender os conceitos de movimento periódico, oscilações, oscilações forçadas e ondas.
OA5 - Compreender e analisar situações que envolvem a interferência entre múltiplas ondas.
OA 1 - Compreender os vários tipos de movimento a uma e duas dimensões, identificar as suas causas, e ser capazes de resolver problemas envolvendo um ou mais objectos sobre a influência da gravidade, tracção de cordas e forças de contacto.
OA 2 - Compreender os conceitos de trabalho e energia e ser capazes de resolver problemas envolvendo mecanismos de conversão entre diversas formas de energia.
OA 3 - Analisar o movimento de um objecto em órbita circular sobre a influência de um campo gravítico.
OA4 - Compreender os conceitos de movimento periódico, oscilações, oscilações forçadas e ondas.
OA5 - Compreender e analisar situações que envolvem a interferência entre múltiplas ondas.
A disciplina pode ser realizada de duas maneiras:
i) Prova escrita no final do semestre. A nota final é a nota do exame.
ii) 2 testes escritos + 10 testes online realizados ao longo do semestre - 7 obrigatórios. O 1º teste é realizado no decorrer do semestre. O 2º teste é realizado no dia do 1º exame. A nota mínima em cada teste é 8 valores e a nota final é calculada como 0.9 * (T1 + T2)/2 + 0.1*MT, onde MT é a média de 8 testes online, os 4 melhores de cada metade (4/5 + 4/5).
Title: - Physics for Scientists and Engineers, 6th Edition, Autores: R. A. Serway & J. W. Jewett, Edição Thomson/Brooks Cole, disponível na livraria do ISCTE. (Inglês)?
Authors:
Reference: null
Year:
Title: - Physics for Poets, 5th Edition, Autor: R. H. March, Edição McGraw-Hill Higher Education. (Inglês, divulgação, vista geral de toda a física e sua evolução histórica, pouca ou nenhuma matemática)
- Feynman Lectures on Physics, Autor: R. P. Feynmann, Edição Addison Wesley (Inglês, física de nível universitário)
-- Introdução à Física, 2ª Edição, Autores: J. D. Deus, M. Pimenta, A. Noronha, T. Peña & P. Brogueira, Edição McGraw-Hill. (Português, física de nível universitário)
- Exercícios de Física, Disponíveis na Danka, código 154.
Authors:
Reference: null
Year:
Sistemas Operativos
OA1: Distinguir tipos, funções e características de sistemas operativos (SO)
OA2: Descrever aspetos de gestão de processos e algoritmos relacionados
OA3: Descrever os vários mecanismos de comunicação e sincronização entre processos
OA4: Descrever formas de gestão de memória em sistemas multi-programados e comparar os algoritmos associados. Explicar os métodos de gestão de memória virtual
OA5: Descrever os princípios e as formas de acesso e utilização aos dispositivos de entrada/saída
OA6: Explicar os aspetos de implementação de sistemas de ficheiros mais comuns
OA7: Identificar os mecanismos de segurança de um SO e descrever diversos tipos de ataque e formas de defesa
OA8: Usar a linha de comandos para trabalhar num servidor linux remoto; programar em shell; utilizar comandos de manipulação de texto e administração
OA9: Programar ao nível do sistema, usando as funcionalidades dos SO, tendo em conta os modelos de programação sequencial e concorrente
CP1: Introdução aos Sistemas Operativos, Processos.
CP2: Concorrência e gestão de processos.
CP3: Escalonamento de processos
CP4: Sincronização entre processos. Semáforos
CP5: Comunicação entre processos
CP6: Gestão de Memória: Modelos e algoritmos
CP7: Memória Virtual
CP8: Entradas e Saídas
CP9: Sistema de Ficheiros
CP10: Utilização do Linux
CP11: Comandos shell e programação em shell
CP12: Mecanismos de comunicação e sincronização
Esta UC é feita apenas por Avaliação ao longo do semestre, não contemplando Exame Final.
Componentes da avaliação:
* TRAB (12.5% x 3): Trabalho de grupo ou individual, realizado em 3 etapas
* TPC (12.5%): 9 questionários para preencher em casa (contam 8 melhores)
* PE (50%): Prova Escrita a realizar em 1º ou 2ª época ou em época especial
Requisitos: TRAB+TPC >= 9,5 valores, PE >= 9,5 valores
Para mais informações ver a secção Observações.
Title: - José Alves Marques, Paulo Ferreira, Carlos Ribeiro, Luís Veiga, Rodrigo Rodrigues (2012), Sistemas Operativos, 2ª edição, FCA, ISBN: 978-9-727-22756-3
- Andrew Tanenbaum, Herbert Bos (2014), Modern Operating Systems, 4th Edition, Pearson Prentice-Hall, ISBN: 978-1-292-06142-9
Authors:
Reference: null
Year:
Title: - Andrew Tanenbaum, Albert Woodhull (2006), Operating Systems Design and Implementation, 3rd edition, Prentice-Hall, 2006, ISBN: 978-0-131-42938-3
- Paulo Trezentos, Susana Nunes (2008), Linux para PCs, 3ª edição, FCA, ISBN: 978-972-722-603-0
- Paulo Trezentos, António Cardoso (2006), Fundamental do Linux, 3ª edição, FCA, ISBN: 978-972-722-514-9
- William Stallings (2018), Operating Systems Internals and Principles, 9th edition, Pearson, ISBN-13: 978-0-134-70006-9
- Abraham Silberschatz, Peter Galvin, Greg Gagne (2018), Operating System Concepts, 10th edition, Wiley, ISBN: 978-1-119-32091-3
- Abraham Silberschatz, Peter Galvin, Greg Gagne (2014), Operating Systems Concepts Essentials, 2nd edition, Wiley, ISBN: 978-1-118-84397-0
Authors:
Reference: null
Year:
Tópicos de Matemática para as Telecomunicações
OA1 Dominar a álgebra de números complexos; saber lidar com funções exponenciais e trigonométricas e respetivas inversas.
OA2 Resolver explicitamente problemas de valor inicial, em particular utilizando a transformada de Laplace.
OA3 Representar funções periódicas em séries de Fourier.
OA4 Determinar as transformações de Laplace e Fourier de funções simples.
OA5 Conhecer e aplicar algumas propriedades básicas das transformadas de Laplace e Fourier.
OA6 Utilizar métodos e propriedades de análise de Fourier no contexto de processamento de sinal, tratamento de imagem e compressão de dados.
OA7 Identificar funções holomorfas através das condições de Cauchy-Riemann. Calcular integrais de funções no plano complexo.
OA8 Representar funções de variável complexa em séries de potências e identificar singularidades.
OA9 Calcular integrais utilizando o teorema dos resíduos.
OA10 Implementar aplicações computacionais da análise de Fourier e da análise complexa utilizando MATLAB.
0) Números complexos. Fórmula de Euler, representação polar e raízes.
1) Equações diferenciais ordinárias
1.1 Equações de primeira ordem separáveis e lineares.
1.2 Equações lineares de segunda ordem com coeficientes constantes. Aplicações: circuitos RLC; oscilações forçadas e ressonância.
1.3 Transformada de Laplace e suas propriedades. Aplicação à resolução de problemas de valor inicial.
2) Análise de Fourier e aplicações
2.1. Séries de Fourier
2.2. Transformada de Fourier e suas propriedades.
2.3. Convolução de funções.
2.4. Aplicação do teorema da convolução a sistemas lineares invariantes no tempo. Filtros.
2.5. Aplicações computacionais da análise de Fourier utilizando MATLAB.
3) Análise complexa
3.1 Funções de variável complexa. Funções analíticas. Condições de Cauchy-Riemann.
3.2 Integrais de funções complexas no plano complexo. Teorema de Cauchy.
3.3 Séries de Taylor e Laurent. Singularidades e polos.
3.4 Teorema dos resíduos. Aplicações: cálculo de integrais.
A - Avaliação ao longo do semestre: teste escrito intercalar (ponderação de 45%); trabalho em grupo em Matlab (10%); teste escrito final (sobre a matéria não avaliada no primeiro teste), realizado no mesmo dia da avaliação escrita por exame de 1ª época (ponderação de 45%). A nota mínima em qualquer uma das provas escritas é 8,0 e a média ponderada dos dois testes e do trabalho tem uma nota mínima de 9,5.
B - Avaliação por Exame (100%), em qualquer das Épocas de Avaliação. O Exame é presencial e com nota mínima de 9,5 valores.
O professor responsável reserva-se o direito de fazer orais sempre que considere necessário.
Title: - J. Marsden, H. Tromba, Basic Complex Analysis, third edition, Freeman, 1998.
- A. B. Carlson, P. B. Crilly, Communication Systems: An Introduction to Signals and Noise in Electrical Communication, 5th Ed., McGraw-Hill, 2009.
- F. V. Grilo, A. Casimiro, J. C. Lopes, J. Azevedo, Teoria do Sinal e Suas Aplicações, Escolar Editora, 2010.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: - A. David Wunsch , A MATLAB Companion to Complex Variables, Routledge / CRC Press, 2016
- Girão, P. Introdução à Análise Complexa, Séries de Fourier e Equações diferenciais, IST press, 2014.
- Nahin, P., Dr. Euler's Fabulous Formula: Cures Many Mathematical Ills, Princeton University Press, 2017.
- Nahin, P., An Imaginary Tale: The Story of sqrt(-1), Princeton University Press, 2016.
Authors:
Reference: null
Year:
Bases de Dados
Com esta unidade curricular o aluno deverá ficar apto a:
OA1. Desenvolver mecanismos de Abstração;
OA2. Desenvolver estruturação de informação;
OA3. Desenvolver capacidade de utilizar eficazmente linguagens de pesquisa de informação;
OA4. Implementar uma solução de aplicação dos conceitos aprendidos.
Os conteúdos programáticos (CP) são os seguintes:
CP1 - Linguagem UML, Diagrama de Classes
CP2 - Modelo relacional
1. Desenho de esquemas relacionais
2. Relações e chaves primárias
3. Chaves estrangeiras e regras de integridade
4. Otimizações e índices
5. Transposição de um modelo conceptual para um modelo relacional
CP3 - Linguagem SQL
1. Querys Simples;
2. Funções de Agregação
3. SubQuerys;
CP4 - Automatismos SQL
1. Triggers
2. Stored Procedures e Funções
CP5 - Transações e concorrência
CP6 – Introdução ao PHP/MySQL
Avaliação ao longo do semestre:
- Projeto em grupo, com ponderação de 40% em duas entregas faseadas;
- Teste individual escrito, com ponderação de 50% a realizar na data da 1ª época; e
- Quatro testes intercalares online, com ponderação de 10% a realizar ao longo do semestre.
Condicionante para aprovação: nota mínima de 8,00 valores (em 20), sem arredondamento para o projeto e para o teste.
Caso o aluno reprove ou não atinja a nota mínima no teste individual escrito, pode recorrer à data da 2ª época para repetir a realização desta componente de avaliação. Para as componentes de projeto e testes intercalares online não haverá possibilidade de novas entregas ou repetições.
Alunos que pretendam fazer melhoria de nota poderão fazer o exame, a realizar na data da 2ª época. Nenhuma das restantes componentes é suscetível de melhoria.
Avaliação por exame:
- Exame escrito individual, sem consulta, com toda a matéria (100%).
Realiza exame final – na 1ª época, 2ª época ou época especial (segundo as regras do conselho pedagógico) quem não tenha concluído com sucesso a avaliação ao longo do semestre, com uma nota média superior ou igual a 10 (em 20).
Title: - Ramos, Pedro Nogueira (2012). Desenhar Bases de Dados com UML, 2ª Edição, Edições Sílabo, ISBN: 978-972-618-474-4.
- Gouveia, Feliz (2021). Bases de Dados - Fundamentos e Aplicações, 2ª Edição Aumentada, FCA Editora, ISBN: 978-972-722-901-7.
- Damas, Luís (2017). SQL, 14ª Edição, FCA Editora, ISBN 978-972-722-829-4.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: - Alturas, Bráulio (2022). Introdução aos Sistemas de informação Organizacionais, 2ª Edição, Edições Sílabo, ISBN 978-989-561-265-9.
- Booch, Grady; Rumbaugh, James & Jacobson, Ivar (2005). The Unified Modeling Language User Guide, 2nd Edition, Addison-Wesley, ISBN 978-032-126-797-9.
- Ramakrishnan, Raghu & Gehrke, Johannes (2002). Database Management Systems, 3rd Edition, McGraw-Hill, ISBN 978-007-246-563-1.
- Caldeira, Carlos Pampulim (2011). A Arte das Bases de Dados, Edições Sílabo, ISBN 978-972-618-627-4.
- Date, Christopher J. (2004). An introduction to Database Systems, 8th Edition, Addison-Wesley, ISBN 978-032-119-784-9.
- Elmasri, Ramez & Navathe, Shamkant (2010). Fundamentals of Database Systems, 6th Edition, Addison-Wesley, ISBN 978-013-608-620-8.
- Laudon, Kenneth & Laudon, Jane (2009). Management Information Systems, 11th Edition, Prentice Hall, ISBN 978-013-607-846-3.
- McNurlin, Barbara; Sprague Jr., Ralph & Bui, Tung (2009). Information Systems Management, 8th Edition, Prentice Hall, ISBN 978-013-243-715-8.
- Pereira, José Luís (1998). Tecnologias de Bases de Dados, 3ª Edição, FCA Editora, ISBN 978-972-722-143-1.
- Silberschatz, Avi; Korth, Henry F. & Sudarshan, S. (2010). Database System Concepts, 6th Edition, Addison-Wesley, ISBN 978-007-352-332-3.
Authors:
Reference: null
Year:
Electromagnetismo
Com esta unidade curricular o aluno deverá estar apto a:
1. Aplicar conceitos fundamentais da eletrostática.
2. Aplicar conceitos fundamentais da magnetostática e caracterizar fontes de campo magnético.
3. Analisar circuitos magnéticos ideais.
4. Aplicar conceitos fundamentais de campos eletromagnéticos variáveis no tempo.
5. Aplicar conceitos fundamentais da óptica
1. Campo elétrico e Lei de Gauss
2. Potencial elétrico (energia eletrostática, diferença de potencial, Teorema das imagens)
3. Condensadores e dielétricos (deslocamento elétrico, Corrente de deslocamento)
4. Correntes estacionárias e resistências (densidade de corrente, condutividade, lei de Ohm, lei de Kirchhoff, efeito de Joule)
5. Campo magnético (força e campo de indução magnética, movimento de partículas, efeito de Hall)
6. Fontes de campo magnético (força entre fios de corrente, lei de Ampére, fluxo magnético)
7. Lei de Faraday (força eletromotriz, lei de Lenz, geradores)
8. Bobines (permeabilidade magnética, Indutâncias, Energia magnética)
9. Transformadores (transformadores ideais)
10. Equações de Maxwel e ótica (ondas planas, vetor de Poynting)
11. Ótica geométrica (reflexões em espelhos , princípio de Fermat)
12. Ótica ondulatória (Princípio de Huygens, difração de Fraunhofer)
UC tem apenas avaliação periódica ao abrigo do artigo 7 ponto 3 RGACC tendo as seguintes componentes:
1) Prática (peso 40%, nota mínima de 9.5 valores):
1a) 4 ensaios laboratoriais em grupo ou
1 b) Um projeto individual
2) Escrita (peso 60%, nota mínima de 9.5 valores ou 8 valores se assiduidade for superior a 75%):
2 a) duas frequências ou
2 b) uma prova escrita global durante a época de exames (1ª e 2ª épocas e época especial)
Title: Physics and Science for Engineers with Modern Physics , Raymond A. Serway, John W. Jewett, 9th Edition, Thomson Learning.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Engineering Electromagnetics, Kenneth R. Demarest, Prentice-Hall.
Electromagnetics, Joseph A. Edminister, 2nd Edition, Schaum's Outlines Series - McGRAW-HILL.
Authors:
Reference: null
Year:
Fundamentos de Sinais e Sistemas
OA1. Caracterizar e manipular sinais contínuos, no domínio do tempo;
OA2. Caracterizar e manipular sinais discretos, no domínio do tempo;
OA3. Caracterizar e manipular sistemas lineares e invariantes no tempo através das suas respostas impulsivas, para tempo contínuo;
OA4. Caracterizar e manipular sistemas lineares e invariantes no tempo através das suas respostas impulsivas, para tempo discreto;
OA5. Determinar e manipular os espectros de sinais contínuos periódicos e aperiódicos a partir das suas expressões no domínio do tempo;
OA6. Determinar e manipular os espectros de sinais discretos periódicos e aperiódicos a partir das suas expressões no domínio do tempo;
OA7. Caracterizar e manipular sistemas lineares e invariantes no tempo, no domínio da frequência, através das suas funções de transferência, para tempo contínuo;
OA8. Caracterizar e manipular sistemas lineares e invariantes no tempo, no domínio da frequência, através das suas funções de transferência, para tempo discreto.
1. Sinais de tempo contínuo e de tempo discreto - tempo contínuo e tempo discreto, sinais elementares, operações sobre sinais, classificação de sinais, energia e potência, propriedades de simetria.
2. Análise temporal de sistemas de tempo contínuo - linearidade e invariância no tempo, descrição com equações diferenciais, diagramas de blocos, resposta impulsiva e convolução, causalidade, estabilidade.
3. Análise temporal de sistemas de tempo discreto - linearidade e invariância no tempo, descrição com equações às diferenças, diagramas de blocos, resposta impulsiva e convolução, causalidade, estabilidade.
4. Análise de Fourier de sinais e sistemas de tempo contínuo - sinais periódicos e aperiódicos no domínio da frequência, função de transferência, sistemas no domínio da frequência.
5. Análise de Fourier de sinais e sistemas de tempo discreto - sinais periódicos e aperiódicos no domínio da frequência, função de transferência, sistemas no domínio da frequência.
A avaliação pode ser efectuada ao longo do semestre ou apenas por exame:
A - Avaliação ao longo do semestre: A avaliação é feita por 2 testes escritos, um efectuado durante o período lectivo e o outro na data do exame de 1ª época. Cada teste conta 50% para a nota final. A nota mínima em cada teste é 8 valores (i.e., 7.5).
B - Avaliação por exame: A avaliação é feita por um exame final (em 1ª época ou em 2ª época ou em época especial) com um peso de 100% na nota final. Nota mínima: 9.5 valores.
Title: Oktay Alkin, Signals and Systems: A MATLAB Integrated Approach, 2017, O. Alkin, Signals and Systems: A MATLAB Integrated Approach, CRC Press, 2017., http://www.signalsandsystems.org/
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Alan V. Oppenheim, Alan S. Willlsky, Signals and Systems, 2nd Ed., 2013, A. V. Oppenheim, A. S. Willlsky, Signals and Systems, 2nd Ed., Pearson, 2013., https://www.pearson.com/en-us/subject-catalog/p/signals-and-systems/P200000003155/9780138229429
Bhagwandas P. Lathi, Roger A. Green, Linear Systems and Signals, 3rd Ed., 2022, B. P. Lathi, R. A. Green, Linear Systems and Signals, 3rd Ed., Oxford University Press, 2022., https://global.oup.com/academic/product/linear-systems-and-signals-9780190200190?q=Linear%20Systems%20and%20Signals&lang=en&cc=pt
Matthew N. O. Sadiku, Warsame H. Ali, Signals and Systems: A Primer with MATLAB, 2015, M. N. O. Sadiku, W. H. Ali, Signals and Systems: A Primer with MATLAB, CRC Press, 2015., https://www.taylorfrancis.com/books/mono/10.1201/b19285/signals-systems-matthew-sadiku-warsame-hassan-ali
Authors:
Reference: null
Year:
Programação Orientada para Objectos
No final do período letivo o aluno deverá ser capaz de:
OA1. Usar uma linguagem de programação orientada para objetos para desenhar, implementar, testar e depurar pequenas aplicações.
OA2. Entender e aplicar os conceitos de abstração, encapsulamento, herança e polimorfismo.
OA3. Saber utilizar as estruturas de dados fundamentais de uma biblioteca (pilhas, filas, árvores, tabelas de dispersão).
OA4. Aplicar mecanismos de controlo de erros.
OA5. Explicar a utilidade da utilização de padrões de desenho de software e demonstrar a sua utilização em casos simples.
CP1. Pacotes e encapsulamento
CP2. Leitura e escrita de ficheiros
CP3. Exceções e tratamento de erros
CP4. Polimorfismo and interfaces
CP5. Classes anónimas e lambdas
CP6. Herança
CP7. Coleções e classes genéricas
CP8. Introdução aos padrões de desenho
Sendo uma UC de caráter eminentemente prático, este UC não tem avaliação por exame a 100%, só havendo avaliação ao longo do semestre. Na avaliação ao longo do semestre há 2 modalidades: A e B.
Modalidade A (necessário presença em mais de 2/3 das aulas práticas e fazer o Teste 1):
- Participação na aula (25%, grupos de 2 ou individual)
- Prova escrita (Teste 1) a meio do semestre (25%, individual, nota mínima de 8 valores)
- Projeto (50%, grupos de 2 ou individual, entrega e discussão na última semana de aulas, nota mínima de 8 valores)
Modalidade B:
- Prova escrita a meio do semestre (25%), (individual, nota mínima de 8 valores)
- Prova escrita na data da 1ª época (25%, parte da matéria ou 50%, toda a matéria - neste caso pode substituir o teste 1, caso este tenha nota <8), (individual, nota mínima de 8 valores)
- Projeto (50%, grupos de 2 ou individual, entrega e discussão na última semana de aulas, nota mínima de 8 valores)
Independentemente da modalidade seguida, a nota da componente "Projeto" é limitada pelo desempenho demonstrado individualmente numa discussão oral, de acordo com a seguinte regra:
- Muito bom desempenho - sem limite;
- Bom desempenho - limite de 16 val.
- Desempenho suficiente - limite de 12 val.
- Mau desempenho na discussão - reprovado à UC.
A avaliação em época especial é composta por projeto e teste, valendo 50% cada componente.
Melhoria de nota só pode ser feita repetindo o processo de avaliação no ano seguinte.
Title: Folhas de apoio disponíveis no e-learning.
Y. Daniel Liang, "Introduction to Java Programming: Comprehensive Version" 10th Ed. Prentice-Hall / Pearson, 2015.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: F. Mário Martins, "Java 8 POO + Construções Funcionais",
FCA - Editora de Informática, 2017. ISBN: 978-972-722-838-6 (portuguese)
Ken Arnold, James Gosling e David Holmes, "The JavaTM Programming Language", 3ª edição, Addison-Wesley, 2000.
ISBN: 0-201-70433-1
Bruce Eckel, "Thinking in Java", 3ª edição, Prentice Hall, 2002. ISBN: 0-13-100287-2
Gamma, Helm, Johnson & Vlissides (1994). Design Patterns. Addison-Wesley. ISBN 0-201-63361-2.
Java resources at http://java.sun.com;
(tutorials and Java Aplication Programming Interface)
Authors:
Reference: null
Year:
Teoria dos Circuitos
No final da UC cada estudante deverá ter adquirido as seguintes competências:
OA1: ser capaz de identificar as grandezas elétricas básicas bem como os elementos elétricos essenciais usados para implementar um circuito resistivo.
OA2: ser capaz de aplicar os teoremas fundamentais e métodos de análise de circuitos para prever o comportamento de circuitos resistivos.
OA3: ser capaz de calcular o comportamento temporal bem como a resposta em frequência de circuitos reativos compostos por resistências, condensadores, bobines e transformadores.
OA4: ser capaz de analisar e dimensionar circuitos com AmpOps tendo em visto diferentes tipos de funções pretendidas (circuito que implementam operações matemáticas, amplificadores, filtros, etc.).
OA5: ser capaz de aplicar as técnicas de análise de circuitos e ferramentas de simulação para dimensionar e implementar circuitos elétricos experimentalmente, recorrendo a instrumentos eléctricos fundamentais para medir e testar o comportamento destes.
CP1:Redes resistivas
CP1.1: Redes de parâmetros concentrados
CP1.2: Variáveis das redes eléctricas
CP1.3: Elementos resistivos
CP1.4: Leis de Kirchhoff
CP1.5: Teoremas (teorema da sobreposição, teorema de Thévenin-Norton)
CP2: Redes reactivas
CP2.1: Elementos reactivos (condensador, bobine, ligação em série e em paralelo, transformador, continuidade de energia armazenada)
CP2.2: Redes de 1ª ordem (regime forçado e regime livre, circuito RC, circuito RL)
CP2.3 Redes de 2ª ordem
CP2.4 Regime forçado sinusoidal (grandezas sinusoidais, representação complexa, regime forçado sinusoidal, exemplos, potência, potência reactiva, compensação do factor de potência)
CP2.5: Funções de rede (transformada de Laplace, redes lineares, funções de rede, resposta em frequência, diagramas de Bode)
CP3: Amplificador operacional
CP3.1: Características ideais
CP3.2: Funcionamento linear
CP3.3: Funcionamento não-linear (comparador)
CP3.4: Características não-ideais
O processo de avaliação de conhecimentos desta UC contempla as seguintes modalidades de avaliação:
1. Avaliação ao longo do semestre. Nesta modalidade a avaliação é composta por duas componentes obrigatórias e uma facultativa:
a) Trabalhos (obrigatórios) - Três trabalhos de laboratório realizado em grupo com pesos de 5%+10%+15%. A presença nas sessões de laboratório é obrigatória caso contrário o aluno terá 0V no respetivo trabalho.
b) Prova Escrita Final (obrigatória) - Prova escrita individual realizada em simultâneo com o exame, com nota mínima de 8V e peso de 70%. A nota final máxima possível para os alunos com nota na Prova Escrita abaixo de 9.5v é de 10v.
c) Participação nas aulas teórico-práticas (opcional) - As participações nas aulas teórico-práticas durante todo o semestre, mais concretamente considerando a resolução dos exercícios nas aulas, pode contribuir com um peso até 20% na nota final, ficando a Prova Escrita Final com um peso de 50%.
2. Avaliação por Exame (100%). Esta modalidade integra uma prova escrita (peso de 70%) e uma prova prática (peso de 30%) que incidem sobre toda a matéria lecionada na unidade curricular. A avaliação por exame pode ser realizada em 1ª época, 2ª época e Época Especial.
Não é obrigatória a presença nas aulas teóricas/práticas em nenhuma das modalidades (excepto laboratórios no caso da avaliação ao longo do semestre).
Title: Manuel de Medeiros Silva, Introdução aos Circuitos Eléctricos e Electrónicos, 6ª Ed., Fundação Calouste Gulbenkian, 2014
Hayt, Kemmerly, Durbin, "Engineering Circuit Analysis", 9th Edition, McGraw Hill, 2018
Authors:
Reference: null
Year:
Title: J. David Irwin, Basic Engineering Circuit Analysis, 12th Ed., Wiley, 2020
Richard C. Dorf, James Svoboda, Introduction to Electric Circuits, 9th Ed., Wiley, 2013
James W. Nilsson, Susan A. Riedel, Introductory Circuits for Electrical and Computer Engineering, Prentice-Hall, 2002
Vítor Meireles, Circuitos Eléctricos, Lidel, 2009
John O'Malley, Análise de Circuitos, Colecção Schaum, McGraw-Hill, 1993
Jaime B. Santos, Análise de Circuitos Elétricos, Publindústria, 2016
Nuno Souto - Teoria dos Circuitos - Diapositivos, ISCTE/2024.
Nuno Souto - Conjunto de Exercicios de Exames com Resolução - ISCTE/2024.
Authors:
Reference: null
Year:
Circuitos e Sistemas Electrónicos
Com esta unidade curricular o aluno deverá estar apto a:
1. Conhecer a evolução da electrónica analógica desde seu início até o presente incluindo aspectos teóricos e práticos;
2. Conhecer os dispositivos básicos de electrónica analógica tendo também capacidades na interpretação do funcionamento dos dispositivos electrónicos estudados como também os principais tipos de aplicações que implicam a utilização destes dispositivos;
3. Desenvolver circuitos com função específica utilizando dispositivos electrónicos de tipo analógico;
4. Realizar a atividade de projecto ligado a utilização de dispositivos electrónicos s em circuitos e sistemas electrónicos com diferentes funcionalidades;
5. Saber realizar a medição das características dos circuitos e sistemas incluindo a detecção de falhas de funcionamento.
- Semicondutores: Junção PN: Diodos, Características, Diodos especiais; Circuitos com díodos e aplicações;
- Transístores: o transístor de junção bipolar (TJB), características; circuitos com TJBs; o transístor de efeito de campo (FET): características; circuitos com FETs, transístor MOS, aplicações.
- Amplificadores operacionais (AMPOPs): características, sistemas e aplicações.
- Osciladores: anel, relaxação, cristal. Oscilador controlado por tensão (VCO). Divisores de frequência. Malhas de captura de fase (PLLs). Sintetizadores de frequência.
- Filtros Analógicos: definições, classificação e especificação dos filtros. Filtros analógicos passivos e activos: projecto, implementação, análise e aplicações.
- Circuito Electrónicos para Sensores.
- Aplicação dos Circuitos e das Sistemas Electrónicos para telecomunicações.
Avaliação durante o semestre:
40% - Laboratório + Relatório de laboratório (realizado por grupos de 3-4 pessoas), 60% Prova escrita,
A realização da prova escrita (teste) será realizada na data marcada na 1a época de exames.
Nota mínima no laboratório: 8
Nota mínima da prova escrita: 8
No caso da avaliação durante o semestre são recomendados: Frequência laboratório 100%, Frequência aulas teóricas e teórico pratica mínimo 50%. Serão criadas as condições para recuperar as aulas de laboratório em falta caso que o aluno tem justificação para as faltas registradas nas aulas de laboratório.
Exame:
80% componente teórico pratica e exercícios 20% questões relacionados com o laboratório
a realização do exame será marcada na 1a época, 2a época e época especial.
Title: Adel S. Sedra, Kenneth C. Smith , Microelectronic Circuits - 5th. Edition, Oxford Univ. Press; 1997.
Octavian Postolache - Circuitos e Sistemas Electrónicos - exercícios, ISCTE/2014
Octavian Postolache - Circuitos e Sistemas Electrónicos , Guia de Laboratório, ISCTE-IUL/2017
Octavian Postolache ? Circuitos e Sistemas Electrónicos - Diapositivos, ISCTE-IUL/2017;
Authors:
Reference: null
Year:
Title: David Johns, Ken Martin, Analog Integrated Circuit Design, John Wiley & Sons, 1996.
Jacob Millman, Arvin Grabel , Microelectronics Microelectronics (Electronics and Electronic Circuits), McGraw-Hill, 1987
Kimmo Karvinen and Tero Karvinen , Getting Started with Sensors: Measure the World with Electronics, Arduino, and Raspberry Pi, ISBN-13: 978-1449367084, ED Softcover, 2014.
Donald A. Neaman , Microelectronics, Circuit Analysis and Design, McGraw-Hill, 2008
Acácio Manuel Raposo Amaral, Electrónica Analógica ? Princípios, Análise e Projectos, Edições Silabo, 2017
Prof. Manuel Medeiros Silva Introdução aos Circuitos Eléctricos e Electrónicos, Ed. Fund. Calouste Gulbenkian, 2015
Adel S. Sedra, Kenneth C. Smith, Microelectronic Circuits Oxford Series in Electrical Engineering, 4th, 5th or 6th edition
A. C. Baptista, C- F. Fernandes, J. T. Pereira, J. J. Paisana, Fundamentos de Electrónica, Editora LIDEL. 2013
Authors:
Reference: null
Year:
Fundamentos de Redes de Computadores
OA1: identificar e distinguir os diferentes modelos de referência para as redes de computadores
OA2: identificar e descrever as principais funcionalidades de cada um dos níveis dos modelos de referência OSI e TCP/IP
OA3: resolver problemas e casos de estudo para cada um dos três primeiros níveis do modelo de referência OSI
OA4: ser capaz de realizar experiências, recolher e analisar dados das mesmas que permitam observar o comportamento e desempenho de diferentes tecnologias
OA5: ser capaz de avaliar o desempenho de diferentes tecnologias usando técnicas analíticas e de simulação.
CP1. Introdução às redes de computadores
a. Classificação de redes e suas tecnologias
b. Serviços, protocolos e modelos de referência (OSI e TCP/IP)
CP2. Nível físico
a. Caracterização e influência do meio físico
b. Multiplexagem e comutação
CP3. Nível ligação de dados
a. Funcionalidades fundamentais do nível ligação de dados
b. Protocolos de controlo de erro e fluxo e sua análise
c. A família de protocolos IEEE 802
d. Interligação de redes locais (VLANs e STP)
CP4. Nível rede
a. Encaminhamento e expedição. Arquitectura de um router.
b. O protocolo IPv4 (pacotes, encaminhamento, fragmentação)
c. Endereçamento no protocolo IPv4 e IPv6. NAT.
d. Algoritmos de encaminhamento
e. Interligação de redes. Protocolos de encaminhamento RIP, OSPF e BGP.
f. Protocolos principais na Internet: ICMP, ARP e DHCP.
Pode ser realizada num dos seguintes modos:
1. Avaliação ao longo do semestre:
- Uma prova escrita a realizar durante a época de exames com nota mínima de 8.0 valores - (45%)
- Oito trabalhos de laboratório em grupo - (20%)
- Um trabalho prático de grupo que deve ser entregue na penúltima semana de aulas - (25%)
- Oito mini-testes online - (10%)
2. Avaliação por exame.
O exame é composto de uma prova escrita (50%) com nota mínima de 8 val. e de uma prova prática (50%). Ambas as provas devem ser realizadas na mesma época de exame, i.e. em 1ª época, em 2ª época ou em época especial.
Title: * Computer Networks: A Systems Approach; Larry Peterson, Bruce S. Davie; Morgan Kaufman, 2021 (6th edition).
Authors:
Reference: null
Year:
Title: * Computer Networking: A Top-Down Approach; James F. Kurose, Keith W. Ross; Pearson Education, 2021 (8th edition).
* Computer Networks; Andrew S. Tanenbaum; Pearson, 2021 (6th edition)
* Internetworking with TCP/IP Volume 1: Principles, Protocols, and Architectures; Douglas E. Comer; Prentice Hall, 2013 (6th edition)
* Local Area Networks; Gerd Keiser; MacGraw Hill, 2002 (2nd edition)
* Data Networks; Dimitri P. Bertsekas and Robert Gallager; Prentice Hall, 1992 (2nd Edition)
* Data and Computer Communications; William Stallings; Prentice Hall, 2013 (10th edition)
Authors:
Reference: null
Year:
Fundamentos de Transmissão Guiada e Sem Fios
1. Analisar a propagação guiada em linhas transmissão, guias de onda e fibras óticas utilizando métodos analíticos e numéricos .
2. Compreender como a dispersão e a atenuação limitam a capacidade de um sistema de comunicações.
3. Analisar a propagação de ondas eletromagnéticas sem fios
4. Aplicar métodos analíticos e numéricos na análise de uma antena.
5. Aplicar os conceitos adquiridos no planeamento de um sistema de comunicações.
1. Linhas de Transmissão
2. Propagação de impulsos numa Linha transmissão com perdas e atenuação.
3. Guias de ondas retangulares
4. Fibras Óticas
5. Introdução ao desenho e análise de Antenas.
6. Propagação em espaço livre
7. Reflexão e dispersão no solo
8. Difração causada por obstáculos
9. Atenuação atmosférica
10. Desvanecimento
11. Modelos de propagação
UC tem apenas avaliação periódica ao abrigo do artigo 7 ponto 3 RGACC tendo as seguintes componentes:
1) Prática (peso 40%, nota mínima de 9.5 valores):
1a) 4 ensaios laboratoriais em grupo (10%+10%+10%+10%) ou
1 b) Um projeto individual (40%)
2) Escrita (peso 60%, nota mínima de 9.5 valores ou 8 valores se assiduidade for superior a 75%):
2 a) duas frequências (30%+30%) ou
2 b) prova escrita global durante a época de exames (60%).
Title: [3] - Barclay L.W., Propagation of Radiowaves, 3rd Edition, IET, 2012.
(*radiopropagação)
[2] - Engineering Electromagnetics, Kenneth R. Demarest, Prentice-Hall.
[1] - Maria João Martins e Isabel Ventim Neves, Propagação e Radiação de Ondas Eletromagnéticas, Lidel, 2015.
(*Propagação guiada e antenas*)
Authors:
Reference: null
Year:
Title: http://www.ece.rutgers.edu/~orfanidi/ewa/
Orfanidis, S.J. (2013) Electromagnetic Waves and Antennas. Rutgers University.
Authors:
Reference: null
Year:
Inteligência Artificial
Após a conclusão da UC, os alunos devem
(OA1) Ter consciência das vantagens e desafios da utilização de abordagens de IA para o desenvolvimento de sistemas e modelos, em particular métodos de procura, de representação e raciocínio, de adaptação e de aprendizagem automática;
(OA2) Saber identificar os requisitos dos sistemas e/ou dos modelos a criar;
(OA3) Escolher as abordagens tecnológicas mais adequadas aos requisitos de AO2: métodos de procura, de representação e raciocínio, de adaptação e de aprendizagem automática.
(OA4) Compreender e saber usar as abordagens apresentadas na UC para o desenvolvimento de sistemas e na modelação da realidade.
(CP1) Noções fundamentais de IA com destaque para a abordagem baseada em procura
(CP2) Algoritmos de procura: profundidade primeiro e largura primeiro, A*
(CP3) Noções básicas de aprendizagem automática: supervisionada, por reforço, e não supervisionada
(CP4) Algoritmos genéticos
(CP5) Redes neuronais feedforward multicamada com backpropagation
(CP6) Noções fundamentais relativas a conhecimento, representação, e arquitetura de sistemas baseados em conhecimento
(CP7) Lógica de predicados de primeira ordem: representação e dedução
(CP8) Conhecimento declarativo representado em Programação em Lógica
(CP9) Sistemas de Regras baseadas na Fuzzy Logic
Avaliação ao longo do semestre:
- 2 Testes Intercalares (Nota Mínima em cada teste 8.5) [35% cada]
- 2 projectos (Nota Mínima em cada projecto 9.5) [15% cada]
As discussões orais finais dos projectos realizam-se em grupo após a entrega final, na(s) data(s) indicada(s) no seu enunciado. Um dos projectos será entregue terá entrega a meio do semestre e o outro na última semana de aulas. Apesar dos projectos serem desenvolvidos em grupo, a nota a atribuir a cada estudante do grupo é individualizada em função da contribuição do estudante para cada um dos projectos e da sua prestação na discussão oral.
Avaliação por exames: [100%]
- Primeira época
- Segundo época
- Época Especial
Os testes e os exames podem ter grupos de perguntas com nota mínima
Para ter acesso aos testes e exame, é necessário concluir todas as atividades da matéria lecionada até ao momento no Moodle.
Pode ser exigido aos alunos que se inscrevam em provas de avaliação.
Title: A cadeira assenta fundamentalmente nos apontamentos para as aulas sobre Sistemas Baseados em Conhecimento, e nos livros [Russell e Norvig 2003] sobre Inteligência Artificial, [Clocksin e Mellish 1994] sobre Prolog, e [Graham 1996] sobre LISP.
Clocksin, W.F. e Mellish, C.S. 2003. Programming in Prolog Using the ISO Standard(Quinta Edição). Springer Verlag (existe na biblioteca, embora seja a quarta edição).
Russell, S.; e Norvig, P. 2003. Artificial Intelligence: a Modern Approach, Prentice Hall. Capítulos 3 a 9. (existente na biblioteca).
Graham, P. 1996. ANSI Common Lisp. PrenticeHall.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Linguagem de Programação Prolog
Bratko, I. 1990. Prolog Programming for Artificial Intelligence. Addison Wesley Publishing Company (existente na biblioteca).
Lógica de Predicados e Forma Clausal
Michael R. Genesereth, Nils J. Nislsson. 1987. ?Logical Foundations of Artificial Intelligence?. Morgan Kaufman Publishers (Capítulos 2, 3 e 4)
Sistemas Baseados em Conhecimento (Perspectiva teórica)
- Ronald Brachman, Hector Levesque. 2004. "Knowledge Representation and Reasoning". Morgan Kaufmann
- Mark Stefik. 1995. Introduction to Knowledge Systems?. Morgan Kaufmann
Authors:
Reference: null
Year:
Sinais Aleatórios em Telecomunicações e Informática
Com esta UC, o estudante deverá ficar apto a atingir os seguintes objetivos de aprendizagem (OA):
OA1- Manipular probabilidades, variáveis aleatórias discretas e contínuas, incluindo a transformação de uma variável aleatória noutra diferente;
OA2- Caracterizar e manipular sinais aleatórios, incluindo o ruído, bem como aplicar operações de filtragem;
OA3- Analisar e modelar a aleatoriedade dos sinais de informação em sistemas de comunicação.
CP1 - Introdução ao espaço amostral e probabilidades.
CP2 - Variáveis aleatórias com aplicações à engenharia de telecomunicações e informática.
CP3 - Modelos de probabilidade com aplicações à engenharia de telecomunicações e informática.
CP4 - Sinais aleatórios e ruído com aplicações à engenharia de telecomunicações e informática.
A avaliação pode ser realizada através de uma das duas formas seguintes.
A) Avaliação ao longo do semestre: consiste em dois trabalhos de grupo (máximo de dois estudantes por grupo) em MATLAB e dois testes escritos.
O 1º teste é intercalar, a realizar durante o semestre, e o 2º teste é realizado na data do exame de 1ª época.
A nota final na UC é obtida considerando um peso de 30% para a média simples das notas dos trabalhos e 70% para a média simples da nota dos testes. A nota mínima de cada teste é 8,0 valores e nota média dos dois testes tem de ser igual ou superior a 9,5 valores. A nota mínima em cada trabalho é 8,0 valores. A avaliação através da opção A só é possível na 1ª época de avaliação, de acordo com a regulamentação geral da avaliação no Iscte.
B) Avaliação por Exame: prova escrita com um peso de 100% a realizar ou na 1ª época de exames, ou na 2ª época de exames, ou na época especial de exames (para os estudantes que a ela têm acesso nos termos dos regulamentos do Iscte).
Title: - Communication Systems - An Introduction to Signals and Noise in Electrical Communication, A. Carlson, P. Crilly, Fifth Edition, Chapters 8 and 9
- Random Signals and Processes Primer with MATLAB, G. Dolecek
- Slides of Theory Classes of Random Signals in Telecommunications and Computer Engineering (Chapter 1 to Chapter 4) , Adolfo Cartaxo, 2021.
- Problems of Random Signals in Telecommunications and Computer Engineering (with solutions), Adolfo Cartaxo, 2021.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: - Intuitive Probability and Random Processes using MATLAB, Steven Kay, 1st edition, Springer, 2006.
- Probability, Random Variables, and Stochastic Processes, A. Papoulis and S. U. Pillai, 4th edition, McGraw-Hill, New York, 2002.
- Probability, Statistics, and Random Processes for Electrical Engineering, A. Leon-Garcia, 3rd edition, Pearson, Prentice Hall, 2008.
- Introduction to Probability and Statistics for Engineers and Scientists, Sheldon M. Ross, 6th edition, Academic Press, 2020.
Authors:
Reference: null
Year:
Arquitetura de Redes
OA1 - Explicar o funcionamento das redes de uma forma integrada, identificando e implementando diferentes soluções existentes para o suporte de aplicações e serviços.
OA2 - Explicar, distinguir e avaliar os diferentes protocolos e serviços disponíveis para a comunicação extremo-a-extremo e comunicação entre aplicações sobre a rede.
OA3 - Explicar a arquitetura da rede de transporte, das redes definidas por software e da mobilidade. Distinguir e avaliar as diferentes arquiteturas existentes.
OA4 - Distinguir as diferentes abordagens e soluções para redes multimédia e para o multicast. Distinguir e avaliar as diferentes técnicas existentes para as mesmas.
OA5 - Configurar diferentes arquiteturas de redes, identificando e implementando diferentes soluções de uma forma integrada. Detetar e corrigir erros na sua configuração.
CP1 - Interligação de redes. Interligação e encaminhamento em redes IP. NAT. Protocolos de Encaminhamento: OSPF e BGP. Arquitetura de um router. Redes IPv6. Mobilidade: arquiteturas.
CP2 - Comunicação extremo a extremo. Endereçamento e multiplexagem. Protocolos UDP e TCP. Gestão da ligação TCP. Controlo de fluxo e de congestão.
CP3 - Redes de transporte. Redes definidas e configuradas por software: Arquitetura SDN, OpenFlow, NFV. Mobilidade: arquiteturas e encaminhamento.
CP4 - Serviços e aplicações de rede. Modelos de comunicação. Definição de protocolos em ABNF e ASN1. Serviços de nomes: DNS, etc.; Correio eletrónico; Arquitetura WWW. Infraestruturas de servidores. Redes de distribuição de conteúdos, GSLB.
CP5 - Redes multimédia. Arquiteturas e endereçamento. IGMP e multicast. Protocolos DVMRP, PIM, MOSPF. Aplicações multimédia. Arquiteturas para streaming. VoIP. Protocolos RTSP, RTP, RTCP, SIP. Escalonamento e policiamento. Serviços integrados. RSVP. Serviços diferenciados.
Resumo do processo de avaliação.
Avaliação ao longo do semestre:
65% - provas escritas - 30% - 1ª prova escrita a meio do semestre sobre CP1 e CP2, e 35% e 2ª prova escrita no dia mesmo dia do exame de 1ª época sobre CP3, CP4 e CP5. É necessária nota mínima de 8 valores na média ponderada arredondada das provas escritas.
35% - 5 laboratórios, com peso de 9%, 9%, 7%, 5%, 5%, por ordem decrescente da avaliação em cada laboratório. A avaliação dos laboratórios é em grupo, com uma componente individual por aluno. É necessária nota mínima de 8 valores à média ponderada arredondada dos laboratórios.
Avaliação em 1ª Época:
Prova escrita com 100% sobre CP1 a CP5
Avaliação em 2ª Época:
Prova escrita com 100% sobre CP1 a CP5
Avaliação em época especial:
Prova escrita com 100% sobre CP1 a CP5
Title: Computer Networking: A Top-Down Approach Featuring the Internet, James F. Kurose, Keith W. Ross, Addison Wesley.
Acetatos e outro material de apoio na plataforma de e-Learning
Authors:
Reference: null
Year:
Title: TCP/IP Protocol Suite, Forouzan, McGrawHill
Data Communications and Networking, Forouzan, McGrawHill
Computer Networks and Internets with Internet Applications, Comer, Pearson
Computer Networks, A systems Approach, Peterson & Davie, Morgan Kaufmann
Network Systems Design using Network Processors, Comer, Prentice Hall
High-Speed Networks and Internets: Performance and Quality of Service, Stallings, Prentice Hall
Engenharia de Redes Informáticas, E. Monteiro e F Boavida, FCA
Tecnologia de Sistemas Distribuídos, J Marques e P Guedes, FCA Editora de Informática
TCP/IP Teoria e Prática, Fernando Boavida e MArio Bernardes, FCA Editora de Informática
Computer Networks, Andrew Tanenbaum, Prentice Hall
Authors:
Reference: null
Year:
Electrónica Programada e Processamento Digital de Sinais
Baseado no conteúdo da unidade curricular o aluno deverá estar apto a:
OA1. Compreender, projetar e implementar a análise de sinal digital no domínio tempo e no domínio frequência utilizando plataformas de aquisição de dados e plataformas de tempo real com DSP.
OA2. Compreender o funcionamento dos filtros digitais e realizar o projeto e a implementação de filtros digitais.
OA3. Compreender e saber utilizar linguagens de programação e ferramentas software associadas ao processamento digital de sinais.
OA4. Desenvolver sistemas de processamento digital de sinal baseados plataformas básicas I/O e plataformas de tempo real com DSP.
CP1. Sinais analógicos e digitais, plataformas real-time para processamento digital de sinal, vantagens e desvantagens do processamento de sinal;
CP2 Conversão analógico digital: Amostragem, quantização e codificação.
CP3 Conversores Analógico Digital e Digital Analógico
CP4 Analise no domínio tempo;
CP5 Análise em frequência;
CP6 Hardware e Software para sistemas de processamento digital de sinal: Programação em LabVIEW da MyDAQ, MyDSP
CP7 Filtros digitais: filtros com resposta impulsiva finita (FIR) e infinita (IIR) - projeto e a implementação;
CP8 Aplicações de processamento digital de sinais: processamento de áudio, análise espectral.
Avaliação ao longo do semestre:
Laboratório é realizado em grupo (max 4 elementos) incluindo o relatório de trabalho (40%) + teste (60%) na 1a Epoca de exames.
Nota mínima no laboratório: 8
Nota mínima no teste 8
Avaliação por exame (1a epoca, 2a epoca, e epoca especial de exames)
componente teórica e exercícios (80%) +componente de avaliação dos conhecimentos da atividade laboratorial (20%).
Asiduidade recomendada para poder realizar a avaliação periodica
- Presença nas aulas de laboratório (100%) *,
- Presença nas aulas teóricas (50%),
- Presença nas aulas teóricas- práticas (50%).
*Caso que por razões objetivas são registrados faltas no laboratório será combinado com o professor uma maneira de recuperar/compensar as aulas de laboratório em falta.
Title: - Thomas Holton, Digital Signal Processing: Principles and Applications, Cambridge University Press, ISBN-13-978-1108418447, 2021;
- Carlos Alberto Murari Pinheiro, Jeremias Narbosa Machado, Luís Henrique de Carvalho Ferreira, SISTEMAS DE CONTROLES DIGITAIS E PROCESSAMENTO DE SINAIS - Projetos, Simulações e Experiências de Laboratório, Editora Interciencia, ISBN: 9788571934085, 2017
- EMONA, MyDSP – Signals & Systems With MyDAQ, 2023, null, https://www.emona-tims.com/emona-product/mydsp/
- Octavian Postolache, Diapositivos de Electrónica Programada e Processamento Digital de Sinais (EPPDS) e Exercicios, ISCTE 2024;
- Octavian Postolache, EPPDS: Guia de laboratórios Electrónica Programada e Processamento Digital de Sinais (EPPDS) ISCTE, 2024;
Authors:
Reference: null
Year:
Title: - Alan V. Oppenheim, Ronald W. Schafer, John R. Buck, Discrete-Time Signal Processing, Prentice-Hall, 1999
- Rulph Chassaing, Digital Signal Processing and Applications with the C6713 and C6416 DSK, Wiley-IEEE Press, 2008
- Corry L Clark, LabVIEW Digital Signal Processing and Digital Communication, McGraw Hill Professional, 2005.
- National Instruments, LabVIEW Digital Filter Design Toolkit, NI Press 2005.
Authors:
Reference: null
Year:
Engenharia de Software
Após a conclusão desta unidade curricular o estudante deverá ficar apto a:
OA1. Aplicar um processo de engenharia ao desenvolvimento de software;
OA2. Desenvolver software em equipas de grande dimensão (>6 elementos);
OA3. Aplicar os princípios de engenharia de software tais como análise de requisitos, desenho e análise de software, implementação, inspeção de código, gestão de configurações, construção, entrega e implantação de software;
OA4. Avaliar e melhorar a qualidade do produto em Engenharia de Software.
CP1 - Processo da engenharia de software
CP2 - Gestão de configurações e construção de software
CP3 - Requisitos de software
CP4 - Testes de software
CP5 - Desenho de software
CP6 - Métricas de qualidade e melhoria do produto
CP7 - Evolução, entrega e implantação de software.
Avaliação ao longo do semestre:
Projeto prático em grupo com peso de 50% (nota individualizada e mínima de 9.5 em 20).
Frequência (1ª época) com peso de 50% (nota mínima 9.5 em 20).
A nota final pode ser majorada até 1.6 valores (com limite máximo de 20 valores), através da realização individual de Quizzes nas aulas teórico-práticas, ao longo do semestre. A avaliação dos Quizzes é opcional, não tem nota mínima, soma à nota final calculada com as componentes de projeto e frequência, nunca penalizando a nota final.
Exame final (100%): 1ª época, 2ª época e época especial.
Title: Sommerville, I. (2016). Software Engineering, Global Edition (10th ed.). London, England: Pearson Education.
Sommerville, I. (2021). Engineering software products: An introduction to modern software engineering.
Pressman, R. S., & Maxim, B. R. (2014). Software Engineering: A Practitioner’s Approach (8th ed.). New York, NY: McGraw-Hill Professional.
Fowler, M., Beck, K., Brant, J., Opdyke, W., & Roberts, D. (1999). Refactoring. Boston, MA: Addison Wesley.
Ieee Computer Society. (2014). Guide to the software engineering body of knowledge (swebok(r)) (P. Bourque & R. E. Fairley, Eds.). IEEE Computer Society Press.
Guerreiro, S. (2015). Introdução à Engenharia de Software, FCA Editora.
Pinto, J.P., Tscharf, C. (2019). SCRUM - A gestão ágil de projetos, FCA Editora.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Schach, S. R. (2010). Object-oriented and classical software engineering (8th ed.). New York, NY: McGraw-Hill Professional.
IEEE-CS/ACM Joint Task Force on Software Engineering Ethics and Professional Practices. (2004). Software Engineering Code of ethics and Professional Practice. Science and Engineering Ethics.
Authors:
Reference: null
Year:
Modulação e Codificação
Com esta UC, o aluno deve ser capaz de:
OA1 - Compreender os conceitos principais sobre modulação analógica e aplicar os conhecimentos adquiridos na resolução de problemas de aplicação prática com recurso a cálculo matemático e computação
OA2 - Compreender a teoria sobre amostragem, quantificação e codificação de sinais analógicos e aplicar os conhecimentos adquiridos na resolução de problemas de aplicação prática com recurso a cálculo matemático
OA3 - Compreender as principais técnicas de transmissão digital em banda base e aplicar os conhecimentos adquiridos na resolução de problemas de aplicação prática com recurso a cálculo matemático
OA4 - Compreender o básico sobre modulação digital e aplicar os conhecimentos adquiridos na resolução de problemas de aplicação prática com recurso a cálculo matemático
OA5 - Compreender as principais técnicas de codificação de canal e aplicar os conhecimentos adquiridos na resolução de problemas de aplicação prática com recurso a cálculo matemático
CP1 - Elementos e limitações de um sistema de comunicação
CP2 - Modulação analógica: modulação de amplitude (AM) modulação de frequência (FM) e modulação de fase (PM)
CP3 - Ruído passa-banda. Modulações analógicas com ruído e receptores para modulações analógicas
CP4 - Teorema da amostragem. Tipos de amostragem: ideal, "Sample&Hold" e "Chopper"
CP5 - PCM uniforme
CP6 - Transmissão digital em banda base: Codificação de linha. Densidade espectral de potência. Critério de Nyquist para transmissão de sinais digitais em banda base
CP7 - Diagrama de olho. Probabilidade de erro
CP8 - Modulações digitais sobre portadora sinusoidal. Critério de Nyquist para transmissão de sinais digitais modulados
CP9 - Probabilidade de erro
CP10 - Codificação de canal. Distância de Hamming. Forward-error correction
CP11 - Códigos de Hamming e Reed-Solomon. Turbocódigos. Códigos convolucionais. LDPC
Existem 2 tipos de avaliação na UC: Avaliação por exame (1.) Avaliação ao longo do semestre (com 2 hipóteses de avaliação (2.1.) e (2.2.))
1. Avaliação por exame - prova escrita que incide sobre toda a matéria lecionada na UC (realizada no período de avaliação em ambas as épocas). Nota final=Nota exame
2.
2.1. Avaliação ao longo do semestre: Inclui 8 laboratórios (componente experimental) e 2 testes escritos [Teste 1 (Intercalar/1ª Época) e Teste 2 (1ª Época)]. Nota final=0.2*labs+0.4*Teste1+0.4*Teste2
- Nota mínima por teste: 8.0 valores; Nota mínima da média final dos 2 testes: 8.0 valores
2.2. Avaliação ao longo do semestre: Inclui 8 laboratórios (componente experimental) e 1 Prova Escrita Final (PEF) [Realizada na 1ª época de exames] -> Nota final=0.2*labs+0.8*PEF
- Nota mínima da PEF: 8.0 valores
Laboratórios: 8 sessões do laboratório. Nota final dos laboratórios: média das notas das sessões de laboratórios, retirando a pior nota de todas as sessões de laboratório
Nota mínima da média final dos 2 tipos de avaliação na UC: 9.5 valores
Época especial: avaliação é feita somente por exame escrito
Title: A. Bruce Carlson, Paul B. Crilly, Livro "Communication Systems - an introduction to signals and noise in electrical communication", 5ª edição, McGraw-Hill, 2010, ISBN: 978-007-126332-0,
João Rebola; Francisco Monteiro, Acetatos das aulas teóricas e material de apoio disponibilzado na plataforma de e-learning / Slides for the Lectures, and complementary material available in the e-learning platform., 2024, null,
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Simon Haykin, Michael Moher, -Livro "Communication Systems", 5ª edição, John Wiley & Sons, 2010, ISBN: 978-0-470-16996-4,
John G. Proakis, Masoud Salehi, -Livro "Digital Communications", 5ª edição, McGraw-Hill, 2008, ISBN: 978-0495082514,
Carlos Salema, -Livro "Uma introdução às telecomunicações com o Mathematica", 1ª edição, IST Press, 2009, ISBN: 978-972-8469-73-3,
Authors:
Reference: null
Year:
Projecto de Sistemas de Telecomunicações
OA 1 - Capacitar os alunos para projetar e analisar ligações rádio digitais de feixes hertzianos, dando especial atenção aos parâmetros de qualidade, desempenho, capacidade e otimização de custos.
OA 2 - Familiarizar e capacitar os alunos para projetarem outros sistemas de telecomunicações, nomeadamente por satélite.
CP 1. Introdução aos feixes hertzianos
CP 2. Elementos de propagação na atmosfera em presença da Terra plana e Terra esférica
CP 3. Desvanecimento; modelos teóricos e empíricos; reflexões; diversidade; repetidores passivos e ativos
CP 4. Feixes digitais; qualidade de serviço e normas da ITU-R; critérios de projeto
CP 5. Projeto completo de engenharia de feixes hertzianos, de acordo com requisitos técnicos, económicos e de sustentabilidade, cumprindo as normas de qualidade.
CP 6. Satélites de comunicações: órbitas geoestacionárias, potência isotrópica equivalente radiada (EIRP), fator de mérito, qualidade de serviço, critérios de projeto.
O método de avaliação nesta disciplina consiste na realização de um Teste no final do semestre, numa data a combinar com os estudantes, com peso de 40% (nota mínima de 9.5 valores) e na realização de um Projeto de Feixes Hertzianos (em grupos de um ou dois alunos) com peso de 60% na nota final. O Projeto será entregue em duas fases, a primeira algures a meio do semestre e a restante no final, em data a acordar com os estudantes.
Nota: a realização do Projeto de Feixes Hertzianos é obrigatória.
Title: [3] - Carlos Salema, Sistemas de Comunicação por Satélite, AEIST, 1993.
[2] - Carlos Salema, Microwave Radio Links : From Theory to Design, John Wiley & Sons, 2002.
[1] - Carlos Salema, Feixes Hertzianos, IST Press, Lisboa, 2011.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: [9] - Gérard Maral, Michel Bousquet, "Satellite Communications Systems: Systems, Techniques and Technology", John Wiley & Sons, 2002.
[8] - J.G. Proakis e Masoud Salehi, "Digital communications", 5th edition, McGraw- Hill, 2007.
[7] - Simon Haykin, "Communication Systems", John Wiley & Sons, 2000.
[6] - A. Bruce Carlson, Paul B. Crilly, Janet C. Rutledge, "Communication Systems: An Introduction to Signals and Noise in Electrical Communications", 4th edition, McGraw Hill, 2002.
[5] - Theodore S. Rappaport, "Wireless Communications: Principles and Practice", Prentice Hall, 2002.
[4] - Carlos Salema, "Microwave Radio Links", John Wiley & Sons 2003.
Authors:
Reference: null
Year:
Segurança e Gestão de Redes
OA1 - Distinguir, avaliar e implementar os diferentes protocolos ou aplicações existentes para o funcionamento e gestão das redes de computadores.
OA2 - Conhecer os diferentes métodos para garantir a segurança da informação e identificar soluções para potenciais ameaças de segurança.
OA3 - Distinguir, avaliar e implementar de uma forma integrada, com outros protocolos, as diferentes técnicas de segurança existentes.
OA4 - Tendo em conta problemas concretos postos ao nível de aplicação e, gestão das redes e da segurança, ser capaz de usar de uma forma integrada sistemas, aplicações, serviços e/ou ferramentas que resolvam esses problemas.
CP1 - Gestão da sessão e armazenamento de dados em aplicações distribuídas.
CP2 - Redes overlay ad-hoc; redes overlay não ad-hoc; acesso a ficheiros.
CP3 - Gestão de redes: arquitetura; protocolo SNMP; monitorização; ASN1; Codificação BER.
CP4 - Segurança: ataques e segurança na Informação; criptografia e serviços de segurança; cifras e autenticação com algoritmos simétricos, assimétricos e de resumo; encadeamento de cifras; algoritmos de Chave Pública; infra-estruturas de distribuição de chaves e Certificação Digital; autenticação; assinaturas Digitais; não-Repúdio; integridade; segurança multi-camada nas redes com PAP, CHAP, EAP, RADIUS, IPSec, SSL/TLS, S-HTTP, PGP, DNSSEC; firewalls; autenticação BlockChain; segurança no nível de Aplicação.
Resumo do processo de avaliação:
- Avaliação Periódica e 1ª Época:
30% - 1ª prova escrita, com média ponderada mínima das duas provas escritas de 8 valores.
35% - 2ª prova escrita, com média ponderada mínima das duas provas escritas de 8 valores.
35% - 5 laboratórios (9%, 9%, 7%, 5%, 5%), com média ponderada mínima de 8 valores.
Se o estudante tiver estatuto de incapacidade temporária coincidente com a realização de algum laboratório,
até um máximo de 2 laboratórios poderão ter a avaliação substituída pelo resultado da prova escrita.
ou
100% - prova escrita
- Avaliação 2ª época
65% - prova escrita, nota mínima de 8 valores
35% - 5 laboratórios (9%, 9%, 7%, 5%, 5%), realizados durante o semestre, com média ponderada mínima de 8 valores.
Se o estudante tiver estatuto de incapacidade temporária coincidente com a realização de algum laboratório,
até um máximo de 2 laboratórios poderão ter a avaliação substituída pelo resultado da prova escrita.
ou
100% - prova escrita
- Avaliação em época especial.
Apenas exame a 100%, sem laboratórios.
Title: Computer Networking: A Top-Down Approach, James F. Kurose, Keith W. Ross, Addison Wesley
Acetatos e outro material de apoio na plataforma de e-Learning >> https://e-learning.iscte-iul.pt
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Engenharia de Redes Informáticas, Edmundo Monteiro e Fernando Boavida, FCA - Editora de Informática
TCP/IP Teoria e Prática, Fernando Boavida e Mario Bernardes, FCA - Editora de Informática
Segurança em Redes Informáticas, André Zúquete, FCA - Editora de Informática
Applied Cryptography: Protocols, Algorithms and Source Code in C, Bruce Schneier, John Wiley and Sons
Outros:
Cryptography and Network Security, Principles and Practice, William Stallings, Pearson Education
Computer Networks, Andrew S. Tanenbaum, David J. Wetherall, Pearson
Computer Networks, A systems Approach, Larry L. Peterson, Bruce S. Davie, Elsevier
Authors:
Reference: null
Year:
Sistemas de Comunicação Ótica
OA1 - Adquirir conhecimentos básicos sobre transmissão em fibra óptica
OA2 - Conhecer os principais componentes ópticos: emissores, receptores e amplificadores
OA3 - Adquirir noções básicas sobre o dimensionamento de sistemas de telecomunicações por fibra óptica ponto-a-ponto: monocanal e multicanal (com multiplexagem por divisão no comprimento de onda)
CP1 Introdução aos Sistemas de Telecomunicações por Fibra Óptica (STFO)
CP2 Fibras ópticas e dispositivos passivos
CP3 Emissores ópticos
CP4 Receptores ópticos
CP5 Amplificadores ópticos
CP6 STFOs mono-canal
CP7 STFOs com multiplexagem por divisão no comprimento de onda
A avaliação pode ser realizada através de uma das duas formas seguintes.
1) avaliação ao longo do semestre que consiste em componente laboratorial (realizada em grupo de 3 alunos, no máximo) + 2 testes (o primeiro teste é intercalar e o segundo teste realiza-se na 1ª época de exames) em que
Nota final= 0.35 * Nota da componente laboratorial + 0.325 * Nota do primeiro teste + 0.325 * Nota do segundo teste
A nota mínima de cada teste é 7.5 valores e a soma da nota dos dois testes tem de ser pelo menos 19 valores. A nota mínima da componente laboratorial é 9.5 valores.
2) Avaliação por exame escrito (100% - 1ª época, 2ª época e época especial) em que a nota mínima do exame escrito final é 9.5 valores.
Title: "Optical Networks: A Practical Perspective", by Rajiv Ramaswami, Kumar N. Sivarajan, and Galen H. Sasaki, Third Edition, ISBN: 9780123740922, 2009, Elsevier Science & Technol.
"Transmissão por Fibra Óptica", by Adolfo Cartaxo, DEEC, IST, 2005, in portuguese (pdf available at e-learning.iscte.pt)
"Fiber-Optic Communication Systems", by Govind P. Agrawal, Fourth Edition, ISBN: 9780471215714, 2010, Wiley Series in Microwave and Optical Engineering.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Among many books on Optical Communications ...
"Optical Fiber Communications", G. Keiser, McGraw-Hill, 4th Ed., 2010.
"Optical Transmission Systems Engineering", M. Cvijetic, Artech House Inc., 2004.
"Planning Fiber Optics Networks", B. Chomycz, McGraw-Hill, 2009, ISBN: 978-0-07-149919-9.
Authors:
Reference: null
Year:
Sistemas de Comunicação Sem Fios e Móveis
OA1- Descrever, identificar e avaliar os fundamentos dos Sistemas Digitais Celulares
OA2- Identificar e avaliar os efeitos da Propagação em Rádio Móvel,
OA3- Identificar, comparar e avaliar os principais Sistemas de Múltiplo Acesso
QA4- Descrever, identificar e avaliar os sistemas de comunicação móvel de 3ª, 4ª e 5ª geração.
QA5- Descrever, identificar e avaliar os sistemas de comunicação sem fios da norma IEEE802.11.
CP1 - Sistemas de Informação sem Fio
Introdução aos Sistemas de Comunicação Móvel e Sem Fio.
CP2- Fundamentos de planeamento dos sistemas celulares
Introdução do conceito do sistema celular. Tipos de handover. Tipos de interferência. Aumento da capacidade dos sistemas celulares.
CP3 - Propagação em rádio móvel
Perdas médias de percurso em macro, micro e pico células. Variações lentas e rápidas do canal de rádio
CP4 - Métodos de acesso múltiplo
FDMA. TDMA. CDMA e OFDMA.
CP5 - Introdução ao HSPA do UMTS
Estudo do HSDPA do UMTS. Estudo do HSUPA. Uso do HSDPA para fornecer o serviço MBMS
CP6 - Sistema LTE
O OFDMA nas redes celulares LTE. Subsistema de rádio do LTE. Rede LTE. eMBMS.
CP7 - Introdução às redes WLAN. Introdução às redes IEEE802.11a, b, g, n, ac e ax.
CP8 - Sistema 5G
Casos de uso da 5G: eMBB/URLLC/mMTC.
5G NR
Redes Comunicação D2D/V2V/Drones
Redes Privadas 5G incluindo o Rádio Móvel Privado
Avaliação ao longo do semestre: Assistência a pelo menos 50% das aulas. Nesta modalidade, a avaliação é feita em três partes. Participação ativa numa aula 5%. A segunda parte é constituída por um trabalho de grupo sobre eMBMS em 5GNR com avaliação individual a decorrer no final das aulas e a terceira parte é um teste final que coincide com o 1º exame. A nota do trabalho de grupo com avaliação individual tem um peso de 30%. Os restantes 65% são obtidos com a nota do teste final. Nota mínima de 7.5 valores no teste final.
Avaliação por exame: Nesta modalidade, a avaliação é feita pelo 1º exame, 2º exame e haverá ainda o exame de época especial para quem não tiver aproveitamento, nota mínima 9.5 valores e peso de 100% na nota final.
Title: [1] T.S. Rappaport, Wireless Communications, Prentice-Hall, 1996
[2] H. Holma, A. Toskala, WCDMA for UMTS, John Wiley, 2005
[3] C. Cox, "An Introduction to LTE", John Wiley, 2012
[4] A. Osseiran, J. Monserrat, P. Marsch, "5G Mobile and Wireless Communications Technology", Cambridge University Press, 2016
[5] Wei Xiang , Kan Zheng, Xuemin Shen, 5G Mobile Communications, Springer International Publishing Switzerland 2017.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: [1] Erik Dahlman et.al. - 3G Evolution, HSPA and LTE for Mobile Broadband, Academic Press, 2007
Authors:
Reference: null
Year:
Optativas recomendadas
Optativas recomendadas no 3.º ano
Objetivos
- Proporcionar aos licenciados uma sólida formação de base em Telecomunicações, em Informática e na fronteira entre as duas, necessária para um desempenho de elevada qualidade num mundo de cada vez maior convergência entre os domínios das Telecomunicações e da Informática;
- preparar os licenciados para fazerem face a um ambiente profissional cada vez mais competitivo e dinâmico dando-lhes para além dos conhecimentos técnicos alguns soft skills (e.g., trabalho em equipa, técnicas de apresentação, etc.);
- proporcionar além da formação teórica uma forte formação prática, que garanta as capacidades para lidar com os desafios de engenharia nas áreas de Telecomunicações, Informática e na fronteira entre as duas;
- preparar os licenciados para o ingresso num curso de segundo ciclo, considerado fundamental para o profissional da engenharia;
- proporcionar aos licenciados um amplo leque de escolhas profissionais e uma elevada empregabilidade efetiva.
Pretende-se que os alunos sejam capazes de:
- ao nível dos conhecimentos: identificar, descrever e diferenciar os principais sistemas de telecomunicações, serviços, redes e sistemas informáticos;
- ao nível das aptidões: aplicar os conhecimentos obtidos para implementar e manter os sistemas de telecomunicações, serviços, redes e sistemas informáticos;
- ao nível das competências: identificar e resolver problemas nos principais sistemas de telecomunicações, serviços, redes e sistemas informáticos.
Acreditações