Acreditações
Período de aulas
Propinas estudantes UE (2021/2022)
Propinas estudantes fora da UE (2021/2022)
A licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática tem a duração de três anos, correspondentes à obtenção 180 créditos ECTS, repartidos entre 174 em unidades curriculares obrigatórias e 6 em optativas em Competências Transversais.
Plano de Estudos para 2021/2022
Unidades curriculares | Créditos | |
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1º Ano | ||
Álgebra Linear
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Cálculo I
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Fundamentos de Arquitectura de Computadores
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Introdução à Programação
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Sistemas Operativos
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Algoritmos e Estruturas de Dados
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Cálculo II
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Mecânica e Ondas
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Tópicos de Matemática para as Telecomunicações
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Optativas > Competências Transversais
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Optativas > Competências Transversais
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Optativas > Competências Transversais
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Optativas > Competências Transversais
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Optativas > Competências Transversais
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Optativas > Competências Transversais
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Optativas > Competências Transversais
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Optativas > Competências Transversais
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Optativas > Competências Transversais
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Optativas > Competências Transversais
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2º Ano | ||
Bases de Dados
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Electromagnetismo
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Fundamentos de Sinais e Sistemas
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Inteligência Artificial
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Programação Orientada para Objectos
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Teoria dos Circuitos
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Circuitos e Sistemas Electrónicos
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Fundamentos de Redes de Computadores
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Fundamentos de Transmissão Guiada e Sem Fios
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Sinais Aleatórios em Telecomunicações e Informática
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
3º Ano | ||
Arquitetura de Redes
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Engenharia de Software
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Modulação e Codificação
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Electrónica Programada e Processamento Digital de Sinais
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Projecto de Sistemas de Telecomunicações
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Segurança e Gestão de Redes
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Sistemas de Comunicação Ótica
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Sistemas de Comunicação Sem Fios e Móveis
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Optativas > Livres
|
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Optativas > Livres
|
Este curso pretende dar uma formação básica em álgebra linear, com especial ênfase na linguagem de teoria de matrizes e na resolução de sistemas de equações lineares, utilizando uma abordagem analítica e numérica.
Programa1. Vetores e Sistemas de equações lineares
1.1 O espaço vetorial R^n.
1.2 Combinação e dependência linear.
1.3 Base e dimensão.
1.4 Coordenadas de um vetor.
1.5 Notação Ax=b e sistemas de equações lineares.
1.6 Método de eliminação de Gauss. Classificação.
2. Matrizes
2.1 Álgebra de matrizes.
2.2 Transposição e inversão de matrizes. Propriedades.
2.3 Decomposição LU e Cholesky.
3. Determinantes
3.1 Definição. Propriedades.
3.2 Regra de Cramer.
3.3 Matriz inversa.
4. Funções lineares
4.1 Definição. Núcleo e imagem de uma função.
4.2 Matriz de uma função linear.
4.3 Espaço nulo e espaço das colunas. Teorema da dimensão.
4.4 Mudança de base
5. Valores e vetores próprios
5.1 Definição. Subespaços próprios.
5.2 Diagonalização
5.3 Aproximações de valores e vetores próprios.
5.4 Formas quadráticas.
6. Produto interno
6.1 Produto interno e norma.
6.2 Base ortonormada. Projecções ortogonais.
6.3 Método de Gram-Schmidt.
6.4 Fatorização QR.
A nota mínima de aprovação na unidade curricular é de 9.5 valores.
Os alunos podem optar por uma das seguintes modalidades de avaliação:
- Avaliação periódica: composta por 3 fichas de avaliação realizadas em aula (25%) + Frequência (75%).
- Avaliação por exame: realização de uma prova escrita (100%) na 1ª ou 2ª época do período de avaliação.
Apoio teórico fornecido pelos docentes.
Caderno de exercícios fornecido pelos docentes.
G. Nakos and D. Joyner, Linear Algebra with Applications, Brooks/Cole Publishing Company, 1998.
T.S. Blyth and E.F. Robertson, Basic Linear Algebra, Wellesley-Cambridge Press, 2009.
R. L. Burden, J. D.Faires, Numerical analysis, Cengage Learning, 2015.
Apreender os conceitos fundamentais do cálculo diferencial e integral a uma variável, essenciais à formulação e tratamento de problemas colocados em ciência e engenharia.
Programa1) Cálculo Diferencial em R
1.1. Limites e continuidade
1.2. Diferenciabilidade
1.3. Fórmula de Taylor
1.4. Análise de erros
1.5. Métodos numéricos para resolução de equações a uma variável - métodos da bissecção e de Newton
1.6. Derivação numérica e optimização numérica
2 ) Cálculo Integral em R
2.1. Primitivas
2.2. Integrais
2.3. Teorema fundamental do cálculo
2.4. Aplicações: geometria, probabilidades e física
2.5. Integração numérica
3) Séries numéricas e séries de potências
3.1. Sucessões
3.2. Séries
3.3. Critérios de convergência
3.4. Séries de potências e aplicações
Aprovação com classificação não inferior a 10 valores numa das modalidades:
- Avaliação periódica: Teste 1 (40%) + Teste 2 (40%) + 3 trabalhos nas aulas práticas de MATLAB (total de 20%); cada teste tem nota mínima de 8 valores, ou
- Avaliação por Exame (100%), em qualquer uma das épocas de exame.
Apontamentos da UC.
Ross, K., "Elementary Analysis. The theory of calculus", Springer, 2013.
Burden, R., Faires, J. D., Burden, A. "Numerical Analysis", Cengage Learning, 2015.
Campos Ferreira, J.; "Introdução à Análise Matemática", Fundação Calouste Gulbenkian, 2018.
Herman, E., Strang, G; "Calculus" Vols 1 e 2, OpenStax, 2017, 2018.
O objectivo fundamental desta UC consiste em compreender o funcionamento lógico de um processador. Ao longo da UC serão estudadas as metodologias de projecto de sistemas digitais, com ênfase na abstracção funcional, que permitirá desenvolver/ampliar o raciocínio lógico necessário à definição dos diferentes elementos que compõem um processador.
ProgramaCP1. Representação da informação
- Representação de números inteiros
- Operações aritméticas sobre inteiros
- Códigos alfanuméricos
CP2. Álgebra de Boole e funções lógicas
- Operações AND, OR e NOT
- Álgebra de Boole
- Funções lógicas
- Termos mínimos e soma de produtos
- Mapas de Karnaugh
CP3. Circuitos combinatórios
- Projecto de circuitos combinatórios
- Portas lógicas NAND, NOR e XOR
- Descodificadores e multiplexers
- Tempos de propagação
CP4. Circuitos sequenciais
- Latches e flip-flops
- Análise de circuitos sequenciais
- Diagrama e tabela de transição de estados
- Projecto de circuitos sequenciais
- Registos e contadores
CP5. Memórias
- Memórias RAM
- Memórias ROM
- Bancos de memória
CP6. Arquitectura de um processador
- Banco de registos
- Unidade funcional
- Micro-instruções
- Execução de programas
Pode ser realizada num dos seguintes modos:
1. Avaliação periódica, composta por:
- Testes intercalares (60%): duas provas com pesos iguais realizadas durante o semestre. Nota mínima em cada prova: 8 valores.
- Trabalhos de laboratório (30%): em grupo, realizados semanalmente durante as aulas de laboratório.
- Mini-testes online (10%): realizados semanalmente na plataforma de e-learning.
2. Avaliação por exame: a nota na UC será a obtida num exame realizado no final do semestre.
Textos, exercícios e guias de laboratório da autoria da equipa docente.
Bibliografia OpcionalArquitectura de Computadores: dos Sistemas Digitais aos Microprocessadores - 2ª Edição, Guilherme Arroz, José Monteiro, Arlindo Oliveira, IST Press, 2009.
Logic and Computer Design Fundamentals, 4th Edition, Morris Mano, Charles Kime, Prentice Hall, 2008.
Dotar os alunos de noções fundamentais de programação, e experiência prática utilizando a linguagem Java. No final da disciplina, os alunos terão tomado contacto com primitivas de programação imperativa existentes em várias linguagens, bem como com conceitos básicos de programação orientada para objetos.
ProgramaCP1. Funções e parâmetros
CP2. Variáveis e estruturas de controlo
CP3. Invocação e recursividade
CP4. Vetores
CP5. Procedimentos e referências
CP6. Matrizes
CP7. Objetos simples
CP8. Classes de objetos
CP9. Objetos compostos
CP10. Classes de objetos compostos
CP11. Encapsulamento e interfaces
Avaliação periódica, composta por:
15% Nota do Projecto individual + 75% Nota da frequência + 10% Notas dos mini-testes online
[nota mínima de 8 valores na frequência e de C no projecto individual]
Não é possível obter aprovação apenas através da realização de exame (100% da nota).
As classificações possíveis no Projeto Individual são (A, B, C, D). A classificação obtida no projeto define um limite máximo para a nota final:
A - max. 20
B - max. 16
C - max. 12
D - implica reprovação à UC
Y. Daniel Liang, "Introduction to Java Programming", 5th Ed. Prentice-Hall, 2005. ISBN: 0-13-185721 - 5.
Bibliografia OpcionalJoão Pedro Neto, Programação, Algoritmos e Estruturas de Dados, Escolar Ed., 2004.
Apresentar os fundamentos dos Sistemas Operativos e relacioná-los, por um lado com a experiência do aluno, e por outro com matérias dadas noutras disciplinas. A componente prática laboratorial habilitará o aluno utilizar a linha de comandos de um sistema operativo Unix-like e a desenvolver programas, ao nível do sistema, usando os mecanismos do sistema operativo, tendo em conta os modelos de programação sequencial e concorrente.
ProgramaCP1: Introdução aos Sistemas Operativos
Processos
CP2: - Concorrência e gestão de processos.
CP3: - Escalonamento de processos
CP4: - Sincronização entre processos. Semáforos
CP5: - Comunicação entre processos
Gestão de Memória
CP6: - Modelos e algoritmos de gestão de memória
CP7: - Memória Virtual
CP8: Entradas e Saídas
CP9: Sistema de Ficheiros
CP10: Administração e Segurança
Utilização do Linux
CP11: - Comandos shell e programação em shell
CP12: - Mecanismos de comunicação e sincronização
Esta UC é feita apenas por Avaliação Periódica, não contemplando Exame Final.
Componentes da avaliação:
* TRAB (12.5% x 3): Trabalho de grupo ou individual, realizado em 3 etapas
* TPC (12.5%): 9 questionários para preencher em casa (contam 8 melhores)
* PE (50%): Prova Escrita a realizar em 1º ou 2ª época ou em época especial
Requisitos: TRAB+TPC >= 9.5 valores, PE >= 7 valores
A nota de TRAB+TPC está limitada a PE + 6 valores
Para mais informações ver a secção Observações
- Andrew S. Tanenbaum and Herbert Bos (2014), "Modern Operating Systems (4th Edition)", Pearson Prentice-Hall
- José Alves Marques, Paulo Ferreira, Carlos Ribeiro, Luís Veiga, Rodrigo Rodrigues (2012), Sistemas Operativos, FCA, ISBN 978-972-722-575-0
- Abraham Silberschatz, Peter Galvin, Greg Gagne (2014), Operating Systems Concepts Essentials, 2nd edition, Wiley
- Abraham Silberschatz (2012), Operating System Concepts, 9th Edition, Wiley
- William Stallings (2014), Operating Systems Internals and Principles, 7th/8th edition, Pearson
- Paulo Trezentos e António Cardoso, "Fundamental do Linux" (3ª Edição), Editora FCA, 2009
- Paulo Trezentos, "Linux para PCs" (3. Edição), Editora FCA, 2009
- A. Tanenbaum, A. Woodhull, "Operating Systems Design and Implementation" (3rd Edition), Prentice-Hall, 2006
A disciplina aprofunda técnicas de concepção e desenvolvimento de algoritmos e estruturas de dados e introduz a análise da complexidade e desempenho de algoritmos. São apresentados algoritmos de pesquisa e ordenação baseados em estruturas de dados elementatres concebidas para suportar operações eficientes e computacionalmente exequíveis. A disciplina segue diretamente a estrutura de curso apresentada em Sedgewick, R. and Wayne, K. (2011).
ProgramaCP1. Introdução
CP2. O problema Union-Find
CP3. Análise de Algoritmos
CP4. Stacks e Filas
CP5. Ordenação Elementar
CP6. Mergesort
CP7. Quicksort
CP8. Filas com Prioridade
CP9. Tabelas de Símbolos Elementares
CP10. Árvores de Pesquisa Equilibradas
CP11. Tabelas de Dispersão
CP12. Aplicações de Tabelas de Símbolos
CP13. Grafos (*)
(*) opcional, dependente de disponibilidade temporal
TIPO A
Avaliações semanais online (10%) + Participação nas aulas práticas (20%) + Testes ou exame final (50%) = max 16/20
(opcional) Trabalho de programação (20%) = max 20/20
TIPO B
Exame final para alunos sem aprovação Tipo A
R. Sedgewick and K. Wayne, Algorithms, 4th edition, Addison-Wesley, 2012
(Algorithms, Part I - MOOC in www.coursera.org)
F. Santos, Algoritmos e Estruturas de Dados - Folhas de Apoio, ISCTE-IUL, 2013.
F. Santos, Algoritmos e Estruturas de Dados - Exercícios, ISCTE-IUL, 2010.
N. Wirth, Algorithms & data Structures, Prentice-Hall, 1986.
Apreender os conceitos fundamentais do cálculo diferencial e integral de várias variáveis, essenciais à formulação e tratamento de problemas colocados no âmbito da física e engenharia.
Programa1) Cálculo Diferencial em Rn
1.1.Funções de várias variáveis
1.2.Limites e continuidade
1.3.Derivadas parciais,direcionais e gradiente
1.4.A regra da cadeia e o algoritmo backpropagation
1.5.Teoremas da função implícita e da função inversa
1.6.Derivadas de ordem superior e fórmula de Taylor
2) Otimização em várias variáveis
2.1.Otimização analítica vs otimização numérica
2.2.Extremos livres
2.3.Métodos numéricos: descida máxima e método de Newton
3) Cálculo Integral em Rn
3.1.O integral de Riemann em Rn
3.2.Teorema de Fubini
3.3.Mudança de variável
3.4.Integrais duplos e triplos
3.5.Aplicações:cálculo de áreas,volumes,centros de massa e densidade de probabilidade
3.6.Métodos numéricos:integração numérica(método de Monte Carlo)
4)Análise Vetorial
4.1.Geometria das curvas
4.2.Geometria das superfícies
4.3.Integrais de linha:teorema fundamental
4.4.Integrais de superfície
4.5.Teoremas de Green,Stokes e da divergência
4.6.Aplicações à física:gravidade de Newton,eletricidade e magnetismo
Aprovação com classificação não inferior a 10 valores numa das modalidades:
- Avaliação periódica: Teste 1 (35%) + Teste 2 (35%) + trabalhos nas aulas práticas de MATLAB (20%) + mini-testes (10%), ou
- Avaliação por Exame (100%), em qualquer uma das épocas de exame.
Lipsman, Ronald L., Rosenberg, Jonathan M. "Multivariable Calculus with MATLAB ", Springer, 2018.
Bibliografia OpcionalSolomon, Justin, ?Numerical Algorithms?, CRC Press, 2015
A cadeira de Mecânica e Ondas enquadra-se no programa global de Física e Electromagnetismo, e pretende completar a formação básica em Física do ensino secundário, providenciando os fundamentos de mecânica e ondas necessários para as diversas disciplinas de engenharia.
ProgramaOA 1 - Compreender os vários tipos de movimento a uma e duas dimensões, identificar as suas causas, e ser capazes de resolver problemas envolvendo um ou mais objectos sobre a influência da gravidade, tracção de cordas e forças de contacto.
OA 2 - Compreender os conceitos de trabalho e energia e ser capazes de resolver problemas envolvendo mecanismos de conversão entre diversas formas de energia.
OA 3 - Analisar o movimento de um objecto em órbita circular sobre a influência de um campo gravítico.
OA4 - Compreender os conceitos de movimento periódico, oscilações, oscilações forçadas e ondas.
OA5 - Compreender e analisar situações que envolvem a interferência entre múltiplas ondas.
A disciplina pode ser realizada de duas maneiras:
i) Prova escrita no final do semestre. A nota final é a nota do exame.
ii) 2 testes escritos + 10 testes online realizados ao longo do semestre - 7 obrigatórios. O 1º teste é realizado no decorrer do semestre. O 2º teste é realizado no dia do 1º exame. A nota mínima em cada teste é 8 valores e a nota final é calculada como 0.9 * (T1 + T2)/2 + 0.1*MT, onde MT é a média de 8 testes online, os 4 melhores de cada metade (4/5 + 4/5).
- Physics for Scientists and Engineers, 6th Edition, Autores: R. A. Serway & J. W. Jewett, Edição Thomson/Brooks Cole, disponível na livraria do ISCTE. (Inglês)?
Bibliografia Opcional- Exercícios de Física, Disponíveis na Danka, código 154.
-- Introdução à Física, 2ª Edição, Autores: J. D. Deus, M. Pimenta, A. Noronha, T. Peña & P. Brogueira, Edição McGraw-Hill. (Português, física de nível universitário)
- Feynman Lectures on Physics, Autor: R. P. Feynmann, Edição Addison Wesley (Inglês, física de nível universitário)
- Physics for Poets, 5th Edition, Autor: R. H. March, Edição McGraw-Hill Higher Education. (Inglês, divulgação, vista geral de toda a física e sua evolução histórica, pouca ou nenhuma matemática)
Apreender conceitos e técnicas fundamentais de análise complexa, análise de Fourier e equações diferenciais, com vista a aplicações em teoria de circuitos, processamento de sinal e sistemas de telecomunicações.
Programa1) Análise Complexa
1.1Números complexos
1.2Funções analíticas
1.3Teoremas de Cauchy
1.4Séries de potências e exemplos de funções especiais
1.5Cálculo de resíduos
2)Análise de Fourier e aplicações
2.1Séries de Fourier
2.2A transformada de Fourier discreta e FFT
2.3Transformada de Fourier
2.4.Convolução e restauração de imagem
2.5Distribuições
2.6Wavelets e processamento de sinal.
2.7Outros Exemplos de aplicações tecnológicas
3)Equações diferenciais ordinárias
3.1Algumas EDOs notáveis
3.2Teorema de existência e unicidade
3.3Representação de soluções em séries de potências e funções especiais
3.4Métodos numéricos para a resolução de EDOs
3.5Aplicações à teoria dos circuitos
4)Equações diferenciais parciais
4.1A equação do Calor e a equação das Ondas
4.2Representação de soluções em termos de séries de Fourier
4.3Outras formas de representação de soluções
4.4Métodos numéricos: diferenças finitas e elementos finitos
4.5.Exemplos:restauração de imagem e propagação de ondas electromagnéticas
Aprovação com classificação não inferior a 10 valores numa das modalidades:
- Avaliação periódica: Teste 1 (35%) + Teste 2 (35%) + trabalhos nas aulas práticas de MATLAB (30%), ou
- Avaliação por Exame (100%), em qualquer uma das épocas de exame.
Marsden, J., Tromba, H., ?Basic complex Analysis?, third edition, Freeman, 1999
Strang, G., ?Computational Science and Engineering?, Wellesley-Cambridge Press.
Burden, R., Faires, J., ?Numerical Analysis?, 9th edition, Brooks/Cole, 2011.
Girão, P. ?Introdução à Análise Complexa, Séries de Fourier e Equações diferenciais?, IST press, 2014.
Nahin, P., ?Dr. Euler's Fabulous Formula: Cures Many Mathematical Ills?, Princeton University Press, 2006.
Nahin, P., ?An imaginary tale?, Princeton University Press, 1998.
O principal objectivo é dotar os alunos de conhecimentos sólidos sobre matérias nucleares na área das bases de dados ditas convencionais (sistemas de bases de dados suportados por modelos relacionais), nomeadamente: desenho de esquemas relacionais e interrogações suportadas pela linguagem S.Q.L.
ProgramaI ? Introdução aos Sistemas de Informação
I.1 Papel dos SI nas Organizações;
I.2 Metodologias de Desenvolvimento de SI
II - Desenho de esquemas relacionais
II.1 Linguagem UML, Diagrama de Classes;
II.2 Modelo relacional;
II.2.1 Relações e chaves primárias
II.2.2 Chaves estrangeiras e regras de integridade
III.2.3 Optimizações e índices
III.2.5 Transacções e concorrência
II.3 Transposição de um modelo conceptual para um modelo relacional;
III Linguagem S.Q.L
III. 1 Querys Simples;
III.2 Funções de Agregação;
III.3 SubQuerys;
III.4 Triggers e Stored Procedures;
1ª época: exame ou avaliação contínua. A avaliação contínua consiste na realização de: (i) 4 testes online em laboratório (30%) atribuída à média dos três melhores testes; e (ii) teste escrito a realizar em data de 1ª época (70%). A aprovação em avaliação contínua está sujeita a nota mínima de 9,5 valores no teste escrito. Nesta modalidade o aluno fica com a melhor nota entre a nota do teste escrito e a dos elementos laboratórios+teste.
Exame de 1ª e 2ª época: 100% teste escrito.
Ramos, P, Desenhar Bases de Dados com UML, Conceitos e Exercícios Resolvidos, Editora Sílabo, 2ª Edição, 2007
Perreira, J. Tecnologia de Base de Dados" FCA Editora de Informática, 1998
Damas, L. SQL - Structured Query Language " FCA Editora de Informática, 2005 (II)
http://plsql-tutorial.com/.
Date, C.J. "An introduction to Database Systems" Addison-Wesley Publishing Company, sexta edição, 1995 (I.2, I.3, I.4, II);
Database Management Systems, Raghu Ramakrishnan, Johannes Gehrke, ,2002 McGraw Hill
Booch, G., Rumbaugh, J., Jacobson, I "The Unified Modeling Language User Guide" Addison-Wesley Publishing Company, 1999 (I.1);
Nunes, O´Neill, Fundamentos de UML, FCA, 2002
O objetivo da disciplina é dar uma introdução às ferramentas e às técnicas para determinação dos campos eletromagnéticos , sendo estas bases fundamentais para as restantes cadeiras de telecomunicações do curso.
Programa1. Campo elétrico (lei Coulomb, densidade de carga, movimento num campo elétrico uniforme)
2. Lei de Guass
3. Potencial elétrico (energia eletrostática, diferença de potencial)
4. Teorema das imagens
5. Condensadores e dielétricos (deslocamento elétrico)
6. Correntes estacionárias e resistências (densidade de corrente, condutividade, lei de Ohm, lei de Kirchhoff, efeito de Joule)
7. Campo magnético (força e campo de indução magnética, movimento de partículas, efeito de Hall)
8. Fontes de campo magnético (força entre fios de corrente, lei de Ampère, fluxo magnético)
9. Corrente de deslocamento
10. Lei de Faraday (força eletromotriz, lei de Lenz, geradores)
11. Bobines (permeabilidade magnética, Indutâncias, Energia magnética)
12. Transformadores (condições fronteira, transformadores ideais)
13. Introdução à ótica geométrica e ondulatória.
Avaliação contínua, constituída por duas componentes:
1) Laboratorial (40%) que consiste na realização de 4 ensaios ;
2) Prova escrita (60%) que consiste na realização de duas frequências ou uma prova global na 2ª época de exames.
Ambas as componentes de avaliação têm nota mínima de 10 valores. Notas superiores a 17 valores estão sujeitas a um exame oral.
Physics and Science for Engineers with Modern Physics , Raymond A. Serway, John W. Jewett, 8th Edition, Thomson Learning.
Bibliografia OpcionalElectromagnetics, Joseph A. Edminister, 2nd Edition, Schaum's Outlines Series - McGRAW-HILL.
Engineering Electromagnetics, Kenneth R. Demarest, Prentice-Hall.
O objectivo da UC é fornecer uma introdução às ferramentas e às técnicas de análise de sinais e sistemas, tanto em tempo contínuo como em tempo discreto. São apresentadas as ferramentas fundamentais para a compreensão da transmissão de sinais em sistemas de telecomunicações. As ferramentas apresentadas nesta UC serão também fundamentais em UCs mais avançadas que tratam do processamento de sinais multimédia (imagem, vídeo, som).
Programa1. Representação e modelação de sinais - tempo contínuo e tempo discreto, sinais elementares, operações sobre sinais, classificação de sinais, energia e potência, propriedades de simetria.
2. Análise de sistemas em tempo contínuo no domínio do tempo - linearidade e invariância no tempo, descrição com equações diferenciais, diagramas de blocos, resposta impulsiva e convolução, causalidade, estabilidade.
3. Análise de sistemas em tempo discreto no domínio do tempo - linearidade e invariância no tempo, descrição com equações às diferenças, diagramas de blocos, resposta impulsiva e convolução, causalidade, estabilidade.
4. Análise de Fourier para sinais e sistemas em tempo contínuo - sinais periódicos e aperiódicos no domínio da frequência, função de transferência, sistemas no domínio da frequência.
5. Análise de Fourier para sinais e sistemas em tempo discreto - sinais periódicos e aperiódicos no domínio da frequência, função de transferência, sistemas no domínio da frequência.
A avaliação pode ser periódica ou apenas por exame final:
A - Avaliação periódica: A avaliação é feita por 2 testes escritos, um efectuado durante o período lectivo e o outro na data do exame de 1ª época. Cada teste conta 50% para a nota final. A nota mínima em cada teste é 8 valores (i.e., 7.5).
B - Avaliação por exame: A avaliação é feita por um exame final (em 1ª época ou em 2ª época) com um peso de 100% na nota final. Nota mínima: 9.5 valores.
O. Alkin, Signals and Systems: A MATLAB Integrated Approach, CRC Press, 2017.
Bibliografia OpcionalA. V. Oppenheim, A. S. Willlsky, Signals and Systems, 2nd Ed., Pearson, 2013.
B. P. Lathi, Linear Systems and Signals, 3rd Ed., Oxford University Press, 2017.
M. N. O. Sadiku, W. H. Ali, Signals and Systems: A Primer with MATLAB, CRC Press, 2015.
Proporcionar a aquisição da capacidade de (OG1) identificar necessidades que possam ser satisfeitas através da utilização de sistemas e modelos baseados em tecnologias de IA, e (OG2) proporcionar a aprendizagem de abordagens de IA fundamentais para a conceção de sistemas e modelos, em particular a procura de soluções, a representação de conhecimento e o raciocínio (em contextos sem e com incerteza), a adaptação, e a aprendizagem automática.
Programa(P1) Noções fundamentais de IA com destaque para a abordagem baseada em procura
(P2) Algoritmos de procura: profundidade primeiro e largura primeiro, A*
(P3) Noções fundamentais relativas a conhecimento, representação, e arquitetura de sistemas baseados em conhecimento
(P4) Lógica de predicados de primeira ordem: representação e dedução
(P5) Conhecimento declarativo representado em Programação em Lógica
(P6) Sistemas de Regras baseadas na Fuzzy Logic
(P7) Noções básicas de aprendizagem automática: supervisionada, por reforço, e não supervisionada
(P8) Algoritmos genéticos
(P9) Redes neuronais feedforward multicamada com backpropagation
2 Testes (50% + 50%), nota mínima de 8 em cada teste
2 Exames + Época Especial, cada um com peso 100%
Os testes e os exames podem ter grupos de perguntas com nota mínima
A presença nas aulas não é obrigatória.
Pode ser exigido aos alunos que se inscrevam em provas de avaliação.
A cadeira assenta fundamentalmente nos apontamentos para as aulas sobre Sistemas Baseados em Conhecimento, e nos livros [Russell e Norvig 2003] sobre Inteligência Artificial, [Clocksin e Mellish 1994] sobre Prolog, e [Graham 1996] sobre LISP.
Clocksin, W.F. e Mellish, C.S. 2003. Programming in Prolog Using the ISO Standard(Quinta Edição). Springer Verlag (existe na biblioteca, embora seja a quarta edição).
Russell, S.; e Norvig, P. 2003. Artificial Intelligence: a Modern Approach, Prentice Hall. Capítulos 3 a 9. (existente na biblioteca).
Graham, P. 1996. ANSI Common Lisp. PrenticeHall.
Linguagem de Programação Prolog
Bratko, I. 1990. Prolog Programming for Artificial Intelligence. Addison Wesley Publishing Company (existente na biblioteca).
Lógica de Predicados e Forma Clausal
Michael R. Genesereth, Nils J. Nislsson. 1987. ?Logical Foundations of Artificial Intelligence?. Morgan Kaufman Publishers (Capítulos 2, 3 e 4)
Sistemas Baseados em Conhecimento (Perspectiva teórica)
- Ronald Brachman, Hector Levesque. 2004. "Knowledge Representation and Reasoning". Morgan Kaufmann
- Mark Stefik. 1995. Introduction to Knowledge Systems?. Morgan Kaufmann
Atingir um nível de programação que permita desenvolver aplicações de média escala em colaboração. Aprender os principais conceitos associados a linguagens de alto nível orientadas para objetos.
ProgramaCP1. Pacotes e encapsulamento
CP2. Leitura e escrita de ficheiros
CP3. Exceções e tratamento de erros
CP4. Polimorfismo and interfaces
CP5. Classes anónimas e lambdas
CP6. Herança
CP7. Coleções e classes genéricas
CP8. Introdução aos padrões de desenho
Dois modos de avaliação em alternativa:
a) contínua (recomendada): três avaliações presenciais ao longo do semestre, com presença obrigatória no conjunto de aulas previamente publicadas para cada estudante; 8 valores em Problemas das aulas práticas; 10 valores para um Projeto com discussão oral; 2 valores para a participação em quizzes semanais online.
b) final: Exame para 20 valores; apenas uma data de exame na 1ª Época; obrigatoriedade de realização de projeto para acesso ao exame.
Folhas de apoio disponíveis no e-learning.
Y. Daniel Liang, "Introduction to Java Programming: Comprehensive Version" 10th Ed. Prentice-Hall / Pearson, 2015.
F. Mário Martins, "Java 8 POO + Construções Funcionais",
FCA - Editora de Informática, 2017. ISBN: 978-972-722-838-6 (portuguese)
Ken Arnold, James Gosling e David Holmes, "The JavaTM Programming Language", 3ª edição, Addison-Wesley, 2000.
ISBN: 0-201-70433-1
Bruce Eckel, "Thinking in Java", 3ª edição, Prentice Hall, 2002. ISBN: 0-13-100287-2
Gamma, Helm, Johnson & Vlissides (1994). Design Patterns. Addison-Wesley. ISBN 0-201-63361-2.
Java resources at http://java.sun.com;
(tutorials and Java Aplication Programming Interface)
Compreender conceitos fundamentais sobre análise de circuitos eléctricos os quais serão necessários para outras cadeiras de Electrónica.
CP1:Redes resistivas
CP1.1: Redes de parâmetros concentrados
CP1.2: Variáveis das redes eléctricas
CP1.3: Elementos resistivos
CP1.4: Leis de Kirchhoff
CP1.5: Teoremas (teorema da sobreposição, teorema de Thévenin-Norton)
CP2: Redes reactivas
CP2.1: Elementos reactivos (condensador, bobine, ligação em série e em paralelo, transformador, continuidade de energia armazenada)
CP2.2: Redes de 1ª ordem (regime forçado e regime livre, circuito RC, circuito RL)
CP2.3 Redes de 2ª ordem
CP2.4 Regime forçado sinusoidal (grandezas sinusoidais, representação complexa, regime forçado sinusoidal, exemplos, potência, potência reactiva, compensação do factor de potência)
CP2.5: Funções de rede (transformada de Laplace, redes lineares, funções de rede, resposta em frequência, diagramas de Bode)
CP3: Amplificador operacional
CP3.1: Características ideais
CP3.2: Funcionamento linear
CP3.3: Funcionamento não-linear (comparador)
CP3.4: Características não-ideais
- 3 Trabalhos de laboratório com peso total de 30%. A presença nas sessões é obrigatória (a ausência implica 0 valores no trabalho).
- Exame escrito com nota mínima de 8 valores e peso de 70%.
A nota mínima final para se obter a aprovação é de 9.5.
A nota final máxima possível para os alunos com nota no exame abaixo de 9.5 é de 10 valores.
Não é obrigatória a presença nas aulas teórico-práticas.
A participação nas aulas pode contribuir com um peso até 20% na nota final (exame passa 50%).
Manuel de Medeiros Silva, Introdução aos Circuitos Eléctricos e Electrónicos, 4ª Ed., Fundação Calouste Gulbenkian, 2009
ou
Hayt, Kemmerly, Durbin, "Engineering Circuit Analysis", 7th Edition, McGraw Hill
J. David Irwin, Basic Engineering Circuit Analysis, 7ª Ed., Wiley, 2001
Richard C. Dorf, James Svoboda, Introduction to Electric Circuits, 5ª Ed., Wiley, 2000
James W. Nilsson, Susan A. Riedel, Introductory Circuits for Electrical and Computer Engineering, Prentice-Hall, 2002
Vítor Meireles, Circuitos Eléctricos, Lidel, 2001
John O'Malley, Análise de Circuitos, Colecção Schaum, McGraw-Hill, 1993
A unidade curricular " Circuitos e Sistemas Electrónicos " tem como objectivos gerais a formação do aluno de maneira a dominar um conjunto de conceitos básicos no domínio da electrónica analógica e aplicações. A disciplina permite aos alunos da licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática (LETI) de reunir conhecimentos realizando ligações entre os conceitos matemáticos, a aplicação prática das leis de física, realização de projecto, implementação e a análise de circuitos e sistemas electrónicas e alcançar pratica na utilização de circuitos electrónicas e aplicações.
Programa- Semicondutores: Junção PN: Diodos, Características, Diodos especiais; Circuitos com díodos e aplicações;
- Transístores: o transístor de junção bipolar (TJB), características; circuitos com TJBs; o transístor de efeito de campo (FET): características; circuitos com FETs, transístor MOS, aplicações.
- Amplificadores operacionais (AMPOPs): características, sistemas e aplicações.
- Osciladores: anel, relaxação, cristal. Oscilador controlado por tensão (VCO). Divisores de frequência. Malhas de captura de fase (PLLs). Sintetizadores de frequência.
- Filtros Analógicos: definições, classificação e especificação dos filtros. Filtros analógicos passivos e activos: projecto, implementação, análise e aplicações.
- Circuito Electrónicos para Sensores.
- Aplicação dos Circuitos e das Sistemas Electrónicos para telecomunicações.
Época Normal: 40% - Laboratório, 60% Prova escrita,
Época Especial: 40% nota laboratório e 60% exame escrito,
Nota mínima no laboratório: 8
Nota mínima no exame escrito: 8
Frequência laboratório 100%, Frequência aulas teóricas e teórico pratica mínimo 50%. Serão criadas as condições para recuperar as aulas de laboratório em falta caso que o aluno tem justificação para as faltas registradas nas aulas de laboratório.
Octavian Postolache ? Circuitos e Sistemas Electrónicos - Diapositivos, ISCTE-IUL/2017;
Octavian Postolache - Circuitos e Sistemas Electrónicos , Guia de Laboratório, ISCTE-IUL/2017
Octavian Postolache - Circuitos e Sistemas Electrónicos - exercícios, ISCTE/2014
Adel S. Sedra, Kenneth C. Smith , Microelectronic Circuits - 5th. Edition, Oxford Univ. Press; 1997.
A. C. Baptista, C- F. Fernandes, J. T. Pereira, J. J. Paisana, Fundamentos de Electrónica, Editora LIDEL. 2013
Adel S. Sedra, Kenneth C. Smith, Microelectronic Circuits Oxford Series in Electrical Engineering, 4th, 5th or 6th edition
Prof. Manuel Medeiros Silva Introdução aos Circuitos Eléctricos e Electrónicos, Ed. Fund. Calouste Gulbenkian, 2015
Acácio Manuel Raposo Amaral, Electrónica Analógica ? Princípios, Análise e Projectos, Edições Silabo, 2017
Donald A. Neaman , Microelectronics, Circuit Analysis and Design, McGraw-Hill, 2008
Kimmo Karvinen and Tero Karvinen , Getting Started with Sensors: Measure the World with Electronics, Arduino, and Raspberry Pi, ISBN-13: 978-1449367084, ED Softcover, 2014.
Jacob Millman, Arvin Grabel , Microelectronics Microelectronics (Electronics and Electronic Circuits), McGraw-Hill, 1987
David Johns, Ken Martin, Analog Integrated Circuit Design, John Wiley & Sons, 1996.
Esta UC, de nível introdutório para as redes de computadores, foca-se na descrição, compreensão e avaliação das tecnologias das redes de computadores nos três primeiros níveis do modelo de referência OSI (Físico, Ligação de Dados, e Rede).
Na identificação dos diferentes problemas e tecnologias presentes nesses níveis é dado particular relevo às suas normas mais relevantes (em particular as dos fóruns IEEE e IETF).
Os conteúdos e metodologias da UC permitem a avaliação e comparação, das diferentes soluções para alguns dos problemas mais relevantes que se encontram nos três primeiros níveis do modelo OSI usando ferramentas quer analíticas quer de simulação; nomeadamente, através da observação experimental do funcionamento e desempenho dessas tecnologias.
CP1. Introdução às redes de computadores
a. Classificação de redes e suas tecnologias
b. Serviços, protocolos e modelos de referência (OSI e TCP/IP)
CP2. Nível físico
a. Caracterização e influência do meio físico
b. Multiplexagem e comutação
CP3. Nível ligação de dados
a. Funcionalidades fundamentais do nível ligação de dados
b. Protocolos de controlo de erro e fluxo e sua análise
c. A família de protocolos IEEE 802
d. Interligação de redes locais (VLANs e STP)
CP4. Nível rede
a. Encaminhamento e expedição. Arquitectura de um router.
b. O protocolo IPv4 (pacotes, encaminhamento, fragmentação)
c. Endereçamento no protocolo IPv4 e IPv6. NAT.
d. Algoritmos de encaminhamento
e. Interligação de redes. Protocolos de encaminhamento RIP, OSPF e BGP.
f. Protocolos principais na Internet: ICMP, ARP e DHCP.
Pode ser realizada num dos seguintes modos:
1. Avaliação periódica:
- Duas provas escritas a realizar durante o semestre ou na época de exames com nota mínima de 8 val. por prova - (25% + 25%)
- Oito trabalhos de laboratório em grupo - (20%)
- Um trabalho prático de grupo - (20%)
- Sete mini-testes online - (10%)
2. Avaliação por exame.
Pode ser apenas realizada em 2ª época ou época especial. O exame é composto de uma prova escrita (50%) com nota mínima de 8 val. e de uma prova prática (50%).
* Computer Networks: A Systems Approach; Larry Peterson, Bruce S. Davie; Morgan Kaufman, 2011 (5th edition). Vai sair nova edição em 2021.
Bibliografia Opcional* Computer Networking: A Top-Down Approach; James F. Kurose, Keith W. Ross; Pearson Education, 2016 (7th edition). Vai sair nova edição em 2021.
* Computer Networks; Andrew S. Tanenbaum; Prentice Hall, 2010 (5th edition)
* Internetworking with TCP/IP Volume 1: Principles, Protocols, and Architectures; Douglas E. Comer; Prentice Hall, 2013 (6th edition)
* Local Area Networks; Gerd Keiser; MacGraw Hill, 2002 (2nd edition)
* Data Networks; Dimitri P. Bertsekas and Robert Gallager; Prentice Hall, 1992 (2nd Edition)
* Data and Computer Communications; William Stallings; Prentice Hall, 2013 (10th edition)
O objetivo da disciplina é dar uma introdução às ferramentas e às técnicas de propagação guiada e propagação em espaço livre, sendo estas bases fundamentais para as restantes unidades curriculares de telecomunicações do curso.
Programa1. Linhas de transmissão.
2. Sinais sinusoidais numa linha de transmissão.
3. Carta de Smith e adaptação de impedâncias (transformador de lambda/4, adaptação com stub simples).
4. Propagação em espaço livre.
5. Propagação em meios com perdas (dielétrico de baixas perdas e bons condutores).
6. Incidência em planos (incidência normal e oblíqua em condutores perfeitos e dielétricos).
7. Guias de ondas retangulares (velocidade de fase e de grupo, guias retangulares metálicos, tipo de modos e frequência de corte, adaptação de impedâncias).
8. Fibras Óticas (Classificação, Modos LP, Atenuação, Dispersão, Interferência Simbólica)
9. Radiação (parâmetros das antenas e dípolos).
10. Agregados de antenas (agregados lineares uniformes e não uniformes).
11. Sistemas de transmissão e receção (equação do radar e fórmula de Friis).
processo de avaliação é constituído por duas componentes:
1) LABORATORIAL (40%) que consiste na realização de 6 ensaios;
2) ESCRITA (60%) que consiste na realização de 6 minitestes ou de uma prova escrita. A avaliação através de minitestes requer que o aluno assista a pelo menos 75% das aulas teóricas lecionadas durante o semestre.
Ambas as componentes de avaliação têm nota mínima de 10 valores. Notas na componente escrita iguais ou superiores a 17 valores estão sujeitas a uma prova oral.
O objectivo da UC é fornecer uma introdução às ferramentas e às técnicas de análise e processamento de sinais aleatórios. A UC também introduz os conceitos fundamentais de teoria de probabilidades, fundamentais para a análise e processamento deste tipo de sinais.
ProgramaCP1. Probabilidades e variáveis aleatórias - probabilidades, variáveis aleatórias discretas e contínuas, funções de probabilidade, transformações de variáveis aleatórias, distribuições de probabilidade mais usadas.
CP2. Sinais aleatórios e ruído - processos e sinais aleatórios, potência de sinal e médias temporais, densidade espectral de potência, sinais aleatórios filtrados, ruído branco, transmissão de sinal em banda de base na presença de ruído.
A av pode ser periódica ou apenas por ex final:
A - Av periódica:A av é feita por 2 testes escritos e um mini-projecto em MATLAB, o 1º teste é efectuado durante o período lectivo e o 2º teste na data do ex de 1ª ép. Cada teste conta 40% pr a nota final; o mini-projecto conta 20% pr a nota final.A nota mín em cada teste é 8 val (i.e., 7.5); o mini-projecto não tem nota mín.
B - Av por ex: A av é feita por um exame final (em 1ª ép ou em 2ª ép) com um peso de 100% na nota final. Nota mín: 9.5 val.
A. B. Carlson, P. B. Crilly, Communication Systems, 5ª Ed., McGraw-Hill, 2009.
A. Papoulis, S. U. Pillai, Probability, Random Variables and Stochastic Processes 4ª Ed., McGraw-Hill, 2002
-
Aquisição de competências na área da arquitetura de redes de comunicação, incluindo aplicações e serviços de rede.
ProgramaCP1 - Comunicação extremo a extremo.
Endereçamento e multiplexagem. Protocolos UDP e TCP. Gestão da ligação TCP. Controlo de fluxo e de congestão.
CP2 - Serviços e aplicações de rede.
Modelos de comunicação. Definição de protocolos em ABNF e ASN1. Redes ad-hoc, peer-to-peer e overlay. Acesso remoto a ficheiros. Serviços de nomes e de diretório: DNS, NIS, Active Directory; Correio eletrónico; Arquitetura WWW. Infraestruturas de servidores. Redes de distribuição de conteúdos, GSLB.
CP3 - Redes de transporte.
Protocolo MPLS: evolução, arquitetura, encaminhamento de pacotes com etiqueta, protocolo LDP, QoS.
Redes definidas e configuradas por software: Arquitetura SDN, OpenFlow, NFV.
Mobilidade: arquiteturas e encaminhamento.
CP4 - Redes multimédia.
Arquiteturas e endereçamento. IGMP. Multicast. Protocolos DVMRP, PIM, MOSPF.
Aplicações multimédia. Arquiteturas para streaming. VoIP. Protocolos RTSP, RTP, RTCP, SIP.Escalonamento e policiamento.Serviços integrados.RSVP.Serviços diferenciados.
Resumo do processo de avaliação.
Avaliação Periódica e 1ª Época:
40% - 1ª prova escrita
30% - 2ª prova escrita
30% - 3 laboratórios (15%, 10%, 5%)
ou
100% - prova escrita
Avaliação 2ª época
70% - prova escrita
30% - 3 laboratórios (15%, 10%, 5%)
ou
100% - prova escrita
Acetatos e outro material de apoio na plataforma de e-Learning
Computer Networking: A Top-Down Approach Featuring the Internet, James F. Kurose, Keith W. Ross, Addison Wesley.
Computer Networks, Andrew Tanenbaum, Prentice Hall
TCP/IP Teoria e Prática, Fernando Boavida e MArio Bernardes, FCA Editora de Informática
Tecnologia de Sistemas Distribuídos, J Marques e P Guedes, FCA Editora de Informática
Engenharia de Redes Informáticas, E. Monteiro e F Boavida, FCA
High-Speed Networks and Internets: Performance and Quality of Service, Stallings, Prentice Hall
Network Systems Design using Network Processors, Comer, Prentice Hall
Computer Networks, A systems Approach, Peterson & Davie, Morgan Kaufmann
Computer Networks and Internets with Internet Applications, Comer, Pearson
Data Communications and Networking, Forouzan, McGrawHill
TCP/IP Protocol Suite, Forouzan, McGrawHill
Esta UC usa como enquadramento de referência o SWEBOK (Software Engineering Body of Knowledge), uma iniciativa da IEEE Computer Society, a organização profissional mais importante da área. São abordadas as várias áreas de conhecimento do SWEBOK, dotando os estudantes de uma visão alargada, completa e integradora da Engenharia de Software, nas suas várias vertentes.
ProgramaCP1 - Processo da engenharia de software
CP2 - Gestão de configurações e construção de software
CP3 - Requisitos de software
CP4 - Testes de software
CP5 - Desenho de software
CP6 - Métricas de qualidade e melhoria do produto
CP7 - Evolução, entrega e implantação de software.
Avaliação Periódica:
Projeto prático em grupo com peso de 10 valores na nota final (as avaliações dos projetos são individuais para cada membro do grupo) e frequência (teste escrito) com peso de 10 valores na nota final.
Existe nota mínima de 50% para o projeto e nota mínima de 50% para a frequência.
Exame final:
Teste escrito sobre o total da matéria com peso de 100% na nota final da UC.
- Slides de Engenharia de Software, disponíveis na plataforma de e-learning, à medida que os temas forem introduzidos.
- Software Engineering, Ian Sommerville, 10th Edition, Addison-Wesley, 2016.
- Software Engineering: a Practitioner's Approach, Roger Pressman / Bruce R. Maxim, 8th edition, McGraw-Hill, 2014.
- Refactoring: Improving the Design of Existing Code, Martin Fowler with contributions by Kent Beck, John Brant, William Opdyke and Don Roberts, Object Technology Series, Addison-Wesley, 2000.
- Software Engineering Body of Knowledge (SWEBOK V3.0), IEEE Computer Society Professional Practices Committee, 2014.
- Object-Oriented and Classical Software Engineering, Stephen Schach, 8th Edition, McGraw-Hill, 2011.
- The Object Constraint Language: Getting Your Models Ready for MDA, Jos Warmer, Anneke Kleppe, 2nd Edition, Pearson Education, 2003.
- A code of ethics and professional practice for software engineering, ACM/IEEE-CS Joint Task Force on Software Engineering Ethics and Professional Practices, 2004.
- Introdução à Engenharia de Software, Sérgio Guerreiro, FCA Editora, 2015.
Conhecer as técnicas mais importantes de transmissão de sinais que permitem fazer chegar a informação ao destinatário, de uma forma fiável e eficiente: a modulação e codificação
ProgramaCP1 - Elementos e limitações de um sistema de comunicação
CP2 - Modulação analógica: modulação de amplitude (AM) modulação de frequência (FM) e modulação de fase (PM)
CP3 - Ruído passa-banda. Modulações analógicas com ruído e receptores para modulações analógicas
CP4 - Teorema da amostragem. Tipos de amostragem: ideal, "Sample&Hold" e "Chopper"
CP5 - PCM uniforme
CP6 - Transmissão digital em banda base: Codificação de linha. Densidade espectral de potência. Primeiro critério de Nyquist
CP7 - Diagrama de olho. Probabilidade de erro
CP8 - Modulações digitais sobre portadora sinusoidal
CP9 - Critério de Nyquist para sinais modulados. Probabilidade de erro
CP10 - Multiplexagem por divisão na frequência ortogonal (OFDM)
CP11 - Codificação de canal. Distância de Hamming. Forward-error correction
CP12 - Códigos de blocos lineares
1: Avaliação periódica Labs+testes -> Nota final=0.2*labs+0.4*teste1+0.4*teste2
2: Avaliação periódica Labs+avaliação por Exame -> Nota final=0.2*labs+0.8*exame
3: Exame -> Nota final=Nota exame
- Nota mínima da média final dos testes ou do exame: 9.5
- Nota mínima por teste: 8.0
- É possível efectuar os testes em ambas as épocas de exames
- Alunos de 1ª inscrição: Têm de ter aprovação nos laboratórios para efectuarem a avaliação por testes
- Presença nas aulas não é obrigatória
-"Communication Systems - an introduction to signals and noise in electrical communication", 5ª edição, A. Bruce Carlson, Paul B. Crilly, McGraw-Hill; 2010
-Acetatos das aulas teóricas e material de apoio disponibilzado na plataforma de e-learning / Slides for the Lectures, and complementary material available in the e-learning platform.
-Livro "Communication Systems", 5ª edição, Simon Haykin, Michael Moher, John Wiley & Sons, 2010
-Livro "Digital Communications", 5ª edição, John G. Proakis, Masoud Salehi, McGraw-Hill, 2008
-Livro "Uma introdução às telecomunicações com o Mathematica", 1ª edição, Carlos Salema, IST Press, 2009
-Livro "Contemporary Communication Systems using Matlab and Simulink", 2ª edição, John G. Proakis, Masoud Salehi, Gerhard Bauch, Brooks/Cole - Thomson Learning, 2004.
- Familiarização dos alunos com os principais algoritmos de processamento digital de sinais no âmbito das tecnologias da informação e comunicação.
- Aprender uma nova linguagem de programação para sistemas de processamento digital de sinais.
- Projecto, implementação e programação de plataformas de processamento de sinal baseadas em modulos de E/S ou/e processador digiatal, como TI TMS320C6713 (32 bit, vírgula flutuante).
- Sinais analógicos e digitais, plataformas real-time param processamento digital de sinal, vantagens e desvantagens do processamento de sinal;
- Conversão analógico digital: Amostragem, quantização e codificação.
- Analise no domínio tempo;
- Transformadas discretos. Análise em frequência;
- Arquitectura hardware para processamento digital de sinal: Programação em LabVIEW da MyDAQ, MyDSP e do DSP starter kit (DSK);
- Filtros digitais: filtros com resposta impulsiva finita (FIR) e infinita (IIR) - projecto e a implementação;
- Aplicações de processamento digital de sinais: processamento de áudio, análise espectral.
Laboratório (40%) + Exame escrito (60%)
Nota mínima no laboratório: 8
Nota mínima no exame: 8
A possibilidade de realizar o exame escrito na época normal ou especial é condicionada de:
- Presença nas aulas de laboratório (100%) *,
- Presença nas aulas teóricas (50%),
- Presença nas aulas teóricas- práticas (50%).
*Caso que por razões objectivas são registrados faltas no laboratório será combinado com o professor uma maneira de recuperar/compensar as aulas de laboratório em falta.
- Octavian Postolache, Diapositivos de Electrónica Programada e Processamento Digital de Sinais (EPPDS), ISCTE 2014;
- Octavian Postolache, EPPDS: Guia de laboratórios, ISCTE, 2014;
- Octavian Postolache, EPPDS Exercicios resolvidos 2014;
- Manuais do processador TMS320C6713 e do kit de desenvolvimento DSP Starter Kit TMDSDSK6713;
- MyDAQ manual de utilizador;
- LabVIEW DSP Module User Manual;
- Alan V. Oppenheim, Ronald W. Schafer, John R. Buck, Discrete-Time Signal Processing, Prentice-Hall, 1999
- Rulph Chassaing, Digital Signal Processing and Applications with the C6713 and C6416 DSK, Wiley-IEEE Press, 2008
- Corry L Clark, LabVIEW Digital Signal Processing and Digital Communication, McGraw Hill Professional, 2005.
- National Instruments, LabVIEW Digital Filter Design Toolkit, NI Press 2005.
Nesta fase final do seu curso de engenharia, os estudantes já conhecem os princípios básicos de telecomunicações, pelo que o principal objetivo desta disciplina é usá-los e aplicá-los para o projeto de sistemas reais de telecomunicações, com especial ênfase nos sistemas de feixes hertzianos.
ProgramaCP 1. Introdução aos feixes hertzianos
CP 2. Elementos de propagação na atmosfera em presença da Terra plana e Terra esférica
CP 3. Desvanecimento; modelos teóricos e empíricos; reflexões; diversidade; repetidores passivos e ativos
CP 4. Feixes digitais; qualidade de serviço e normas da ITU-R; critérios de projeto
CP 5. Projeto completo de engenharia de feixes hertzianos, de acordo com requisitos técnicos, económicos e de sustentabilidade, cumprindo as normas de qualidade.
CP 6. Satélites de comunicações: órbitas geoestacionárias, potência isotrópica equivalente radiada (EIRP), fator de mérito, qualidade de serviço, critérios de projeto.
CP 7. Sistemas de Televisão Digital Terrestre (TDT).
O método de avaliação nesta disciplina consiste na realização de uma prova escrita com peso de 50% (nota mínima de 9.5 valores) e na realização de um Projeto de Feixes Hertzianos (em grupos de um ou dois alunos) com peso de 50% na nota final.
Nota: a realização do Projeto de Feixes Hertzianos é obrigatória.
[1] - Carlos Salema, Feixes Hertzianos, IST Press, Lisboa, 2011.
[2] - Carlos Salema, Microwave Radio Links : From Theory to Design, John Wiley & Sons, 2002.
[3] - Carlos Salema, Sistemas de Comunicação por Satélite, AEIST, 1993.
[4] - Carlos Salema, "Microwave Radio Links", John Wiley & Sons 2003.
[5] - Theodore S. Rappaport, "Wireless Communications: Principles and Practice", Prentice Hall, 2002.
[6] - A. Bruce Carlson, Paul B. Crilly, Janet C. Rutledge, "Communication Systems: An Introduction to Signals and Noise in Electrical Communications", 4th edition, McGraw Hill, 2002.
[7] - Simon Haykin, "Communication Systems", John Wiley & Sons, 2000.
[8] - J.G. Proakis e Masoud Salehi, ?Digital communications?, 5th edition, McGraw- Hill, 2007.
[9] - Gérard Maral, Michel Bousquet, "Satellite Communications Systems: Systems, Techniques and Technology", John Wiley & Sons, 2002.
Aquisição de competências na área das redes digitais de comunicação, no domínio da segurança e da gestão de redes.
ProgramaCP1 - Gestão de redes
Áreas funcionais, camadas de gestão, operações de gestão e funcionalidades de alto nível. Gestão baseada no SNMP, seus componentes, MIBs, agentes, gestores, proxys e sondas. Modelos de informação, gestão integrada de redes e sistemas baseada na Web. Diferentes tipos de plataformas de gestão e monitorização.
CP2 - Criptografia e protocolos de segurança.
Necessidades da segurança e ataques. Criptografia e serviços de segurança. Cifras e autenticação com algoritmos simétricos, assimétricos e de resumo. Encadeamento de cifras. Infraestruturas de distribuição de chaves e Certificação Digital. Assinaturas Digitais. Integridade.
CP3 - Segurança nas redes.
Arquiteturas de autenticação e de controlo de acesso: PAP, CHAP, EAP, RADIUS, Kerberos. Redes privadas virtuais e canais seguros: IPSec, SSL/TLS, SSH. Segurança em aplicações de rede: Secure DNS, PGP, STARTTLS, 3-D Secure, HTTPS. Infraestruturas de firewall e sistemas de deteção de intrusões. Segurança em redes sem fio
Resumo do processo de avaliação.
Avaliação Periódica e 1ª Época:
25% - 1ª prova escrita
40% - 2ª prova escrita
35% - 5 laboratórios (10%, 10%, 7%, 5%, 3%)
ou
100% - prova escrita
Avaliação 2ª época
65% - prova escrita
35% - 5 laboratórios (10%, 10%, 7%, 5%, 3%)
ou
100% - prova escrita
Acetatos e outro material de apoio na plataforma de e-Learning.
Cryptography and Network Security, Principles and Practice, William Stallings, Pearson Education
Computer Networking: A Top-Down Approach Featuring the Internet, James F. Kurose, Keith W. Ross, Pearson
Computer Networks, A systems Approach, Larry L. Peterson, Bruce S. Davie, Elsevier
Cryptography and Network Security, Principles and Practice, William Stallings, Pearson Education
Applied Cryptography: Protocols, Algorithms and Source Code in C, Bruce Schneier, John Wiley and Sons
Computer Networks, Andrew S. Tanenbaum, David J. Wetherall, Pearson
Segurança em Redes Informáticas, André Zúquete, FCA - Editora de Informática
Adquirir conhecimentos sobre sistemas de telecomunicações por fibra óptica
ProgramaCP1 - Fibras ópticas: evolução dos sistemas de telecomunicações por fibra óptica. Tipos de fibras. Perdas e dispersão
CP2 - Principais componentes ópticos: emissores, receptores e amplificadores
CP3 - Dimensionamento de sistemas de transmissão óptica monocanal
CP4 - Dimensionamento de sistemas de transmissão óptica WDM
A avaliação pode ser realizada de duas formas:
1: Trabalho de projeto + testes
Nota final = 0.25 * Nota do Trabalho de Projeto + 0.375 * 1ºteste + 0.375 * 2ºteste
2: Trabalho de projeto + teste escrito final
Nota final= 0.25 * Nota do Trabalho de Projeto + 0.75 * teste escrito final
A nota mínima da média final dos testes ou do teste escrito final é 9.5 valores.
A nota mínima por teste é 7.5 valores.
Ensinar conhecimentos detalhados sobre os Sistemas e as Redes de Comunicação Móvel de 2ª e 3ª Geração Móvel. Introduzir o Sistema e a Rede de Comunicação Móvel de 4ªGeração
ProgramaCP I - Sistemas de Informação sem Fio
Introdução aos Sistemas Sem Fio.
CP II - Fundamentos de planeamento dos sistemas celulares
Introdução do conceito do sistema celular. Estratégias de atribuição de canal. Tipos de handover. Tipos de interferência. Trunking e grau de serviço. Aumento da capacidade dos sistemas celulares.
CP III - Propagação em rádio móvel
Perdas médias de percurso em macro, micro e pico células. Variações lentas e rápidas do canal de rádio
CP IV - Métodos de acesso múltiplo
FDMA. TDMA. CDMA, códigos curtos e longos.
CP V - Rede UMTS
O WCDMA nas redes celulares UMTS. Rede de rádio do UMTS. Interferências na Rede UMTS. MBMS.
CP VI - Rede LTE
O OFDMA nas redes celulares LTE. Sub-sistema de rádio do LTE. Rede LTE. Interferências na Rede LTE
CP VII - Redes GSM e GPRS
Sub-sistema de rádio do GSM. Sub-sistema de rede fixa do GSM.
CP VIII - Introdução às redes WLAN, Rádio Móvel Privado e LTE-A. IEEE802.11 a, b, g. TETRA, LTE-A.
Avaliação periódica: Realização de um trabalho de simulação de projecto de uma rede UMTS com um único serviço com peso de 1/3
Realização de uma frequência final com peso 2/3. Nota minima 7.5 valores
Avaliação Final: Em alternativa realização de um exame final com peso de 100%. Nota mínima 9.5 valores
[1] T.S. Rappaport, Wireless Communications, Prentice-Hall, 1996
[2] H. Holma, A. Toskala, WCDMA for UMTS, John Wiley, 2005
[3] J. Schiller, Mobile Communications, Artech House, 2003
[4] Erik Dahlman et.al. - 3G Evolution, HSPA and LTE for Mobile Broadband, Academic Press, 2007
[1] K. Pahlavan, A. Levesque, Wireless Information Networks, John Wiley & Sons, 1995
[2] R. Steele, Mobile Radio Communications, John Wiley and Sons, 1999
[3] M. D. Yacoub, Foundation of Mobile Radio Engineering, CRC Press, 1993
[4] W. C. Y. Lee, Mobile Communications Design Fundamentals, Mac Graw Hill, 1993
[5] M. Mouly, M. B. Pautet, The GSM System for Mobile Communications, Ed. M. Mouly, 1992
Optativas recomendadas
As optativas têm de ser unidades curriculares de 1.º ciclo.
O funcionamento das unidades curriculares optativas está sujeito a um n.º mínimo de inscrições.
Objetivos
Pretende-se que os alunos sejam capazes de:
Acreditações