Licenciatura

Acreditações

Logótipo da A3ES

Acreditado
6 Anos
24 jan 2020
Registo DGES
Registo inicial R/A-Ef 1029/2011 de 18-03-2011
Registo de alteração R/A-Ef 1029/2011/AL01 de 05-05-2017 | R/A-Ef 1029/2011/AL02 de 11-03-2020 | R/A-Ef 1029/2011/AL03 de 04-12-2020
Contactos
Candidatar
Leccionado em Português

O atual contexto europeu impõe grandes exigências e necessidades a nível tecnológico, onde os Engenheiros Informáticos desempenham um papel crucial.

O importante crescimento na área dos serviços (por exemplo, banca, seguros, turismo, empresas prestadoras de serviços de tecnologias de informação) e a necessidade premente da reestruturação da Administração Pública e Indústria tornam evidente a escassez de recursos humanos qualificados nesta área. A formação geral da Licenciatura oferece ao aluno as competências técnicas e científicas para desempenhar funções em qualquer área da Engenharia Informática, por exemplo:

  • Integrar equipas de desenvolvimento de sistemas informáticos complexos, por exemplo nas áreas da banca, seguros, administração central, multinacionais, etc.;
  • Especificar, conceber e desenvolver sistemas de informação adequados aos objectivos e necessidades das empresas e à sua cultura organizacional;
  • Conceber, desenvolver e manter redes de computadores;
  • Gerir e organizar o conhecimento de uma empresa em diversos formatos e conteúdos, bem como modelar e desenvolver conteúdo multimédia.

 Resultados do inquérito de empregabilidade 1 ano após o curso

Testemunhos de alumni
Helena Monteiro Cabral Business Intelligence Consultant, BI4ALL
A Licenciatura em Engenharia Informática do ISCTE-IUL ofereceu- me as bases necessárias para me iniciar no mercado de trabalho com confiança e com as competências que me permitem enfrentar todos os desafios que são colocados no dia-a-dia da minha actividade profissional. A abrangência curricular e tecnológica do curso possibilitou-me conhecer as diversas áreas da Engenharia Informática, de modo a decidir que área(s) eram do meu maior interesse e nas quais queria iniciar o meu percurso profissional e também aplicar o resto da minha formação. Decidi também ingressar no mestrado (nomeadamente, no perfil de Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento) que permitiu não só consolidar e aprofundar o que já tinha aprendido mas também adquirir novos conhecimentos e competências. A possibilidade de integração do trabalho académico com o trabalho que desenvolvia a nível profissional, facilitou-me, por exemplo, a realização da minha dissertação num contexto e sobre uma problemática com a qual lidava profissionalmente. Para finalizar, destaco a cooperação e a proximidade do corpo docente, apontada muitas vezes como um factor negativo noutras universidades, e que de facto se torna um incentivo para os alunos cumprirem os seus objectivos e triunfarem!
Nuno Teodoro Business Unit Manager, Layer8
Numa altura em que o mercado das tecnologias se encontra numa exponencial de competitividade, o Mestrado de Engenharia Informática do ISCTE-IUL revela-se uma importante mais valia no percurso de qualquer profissional ou recém-licenciado. A possibilidade de escolha entre duas especialidades (Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento e Multimédia), assim como a facilidade de escolha de disciplinas optativas de uma vasta gama de opções, tão variadas quanto o número de disciplinas do próprio ISCTE-IUL, permite aliar a valorização profissional com o gosto pessoal de cada aluno. Com a especialidade em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento foi-me possível, não só cimentar e expandir os conhecimentos adquiridos durante a licenciatura, como descobrir a minha verdadeira vocação profissional e enveredar num conjunto de experiências académico- profissionais extraordinariamente enriquecedoras.
Contactos
Candidatar
Voltar ao topo