Curso de Pós Graduação
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Escola de Sociologia e Políticas Públicas
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Corpo Docente para (2023/2024)

Métodos Analíticos Inferenciais
Ana Caetano, doutorada em sociologia pelo ISCTE-IUL, é investigadora no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) e professora auxiliar no Departamento de Métodos de Pesquisa Social da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE-IUL. Tem como principais interesses de investigação rupturas no percurso biográfico, reflexividade individual, relação estrutura-agência e métodos biográficos. Coordenou recentemente o projecto "Ecos biográficos: triangulação no estudo dos percursos de vida" (2018-2022) e integrou a equipa da pesquisa "LINKED - Vidas vinculadas: uma abordagem multinível longitudinal e mista ao curso de vida da família" (2018-2022), tendo os dois projectos sido financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
Modelos de Moderação e de Mediação | Modelos Multinível | Projeto de Investigação em Análise de Dados em Ciências Sociais
Doutoramento em Sociologia, na área de Teoria e Método. Professora Catedrática  no ISCTE-IUL. Diretora da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE-IUL. Diretora da Pós-graduação em Análise de Dados em Ciências Sociais do ISCTE-IUL. Leciona e coordena diversas unidades curriculares de Estatística e Análise de Dados em cursos de Mestrado e de Doutoramento. É investigadora do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) do ISCTE-IUL. Linhas de investigação: Métodos quantitativos, multivariados e de interdependência para explorar variáveis categorizadas, privilegiadamente desenvolvidos pela Escola de Leiden: Análise de Correspondências Múltiplas (ACM) e análise não-linear em Componentes Principais (CatPCA); métodos de dependência para variáveis categorizadas (CATREG); modelos multinível; análise longitudinal com multinível; modelos de medida (análise factorial confirmatória); modelos de equações estruturais; modelação com moderação e com mediação e métodos de estimação bootstrapping. Coordena e lecciona diversas unidades curriculares de métodos de análise de dados em Mestrado e em Doutoramento.
Análise de Dados Qualitativos Assistida por Computador
Sou socióloga. Licenciei-me em Sociologia em 2001 na FCSH-UNL, tendo mais tarde concluído o Mestrado em Família e Sociedade (ISCTE-IUL, 2006), e a Pós-Graduação em Análise de Dados em Ciências Sociais (ISCTE-IUL, 2008). Concluí o meu Doutoramento em Sociologia no ISCTE-IUL sobre Transições para a Vida Adulta em Portugal e na Europa, onde segui a perspectiva crítica, teórica e metodológica do Curso de Vida. Durante o meu doutoramento e o meu Pós doutoramento (sobre a Família como Microcosmos de Mobilidade Social) passei períodos como estudante visitante e/ou investigadora visitante na Universidade de Tampere (Finlândia) e na Universidade de Brown (EUA).  Interesso-me e tenho-me debruçado sobretudo por temáticas como Trajetórias Sociais (nomeadamente dos Jovens), Métodos de Pesquisa Quantitativa e Qualitativa, Perspectiva do Curso de Vida, Sociologia da Família, Desigualdades Sociais, e as múltiplas faces da Precariedade na Academia. Actualmente sou Professora Auxiliar do Departamento de Métodos de Pesquisa Social e  Investigadora Integrada do CIES-IUL, tendo antes disso sido Investigadora Auxiliar CEEC (no concurso competitivo individual de 2017) neste mesmo centro de investigação. Coordenei um projecto de Investigação intitulado "Vidas Vinculadas. Uma abordagem longitudinal, multinível e mista ao curso de vida da familia" (2018-2022), e co-coordenei um projecto financiado no mesmo concurso intitulado "Ecos biográficos: triangulação no estudo dos percursos de vida" (2018-2022), ambos financiados pela FCT. Sou também a coordenadora local do COORDINATE financiado por Horizon2020 e coordenado pela Metropolitan Manchester University. Sou editora associada do Journal of Youth Studies. Pertenci à comissão de acompanhamento do I Plano Nacional de Juventude, tendo sido responsável pela recolha e análise dos resultados de questionários aplicados a  jovens, que serviu de evidencia e apoio científicos para a concepção tanto do I como do II Plano Nacional de Juventude.  Co-coordeno, com Ana Caetano, desde 2017, um ciclo de seminários sobre "Biografias e Trajectórias" onde convidados estrangeiros e de universidades portuguesas apresentam e discutem resultados e trajectórias de pesquisa biográfica e do curso de vida.  Tenho publicado nacional e internacionalmente, sobre os temas atrás mencionadas, em co-autoria e como autora singular, em formatos diversos dos quais destacaria os artigos científicos em revistas indexadas (Quality and Quantity, Journal of Youth Studies, Sociology, Child in Care Practice, Contemporary Social Science, Scientometrics, por exemplo) e os capítulos de livros em edições sobre Juventude ou Família na Routlegde, Brill, Polity Press, ou Palgrave Macmillan.  Recentemente publiquei pela Tinta da China, com Ana Caetano, Anabela Pereira e Sónia Bernardo Correia, o livro "De Viva Voz: Ecos Biográficos da Sociedade Portuguesa". Em 2022 editei com Gary Pollock o Routledge Handbook of Inequalities and the Life Course. Em 2021 editei com Ana Caetano um Livro sobre "Structure and Agency in Young People’s Lives. Theory, Methods and Agendas", pela Routledge. Actualmente preparo um livro, sob contrato, e em co-autoria, para a Palgrave Macmillan.  Acredito numa sociologia pública e tenho publicado artigos de opinião científica em diferentes plataformas das quais destacaria o jornal Público,  e a Plataforma Barómetro Social, abordando sobretudo temas como precariedade científica, plágio conceptual e juventude. Participei numa edição do 45 graus e num encontro da FFMS, ambos sobre juventude.  As minhas publicações de 2023 são:  Can you keep a secret? Family histories, secrets and ethics. Families, Relationships and Societies (com Maria Silva e Ana Caetano)    Secrets as Storytelling: Family Histories and Inter-Personal Intimacy, Sociological Perspectives (com Maria Silva e Ana Caetano)    A year in the life: living portraits of the COVID-19 pandemic in Portugal (no oral, com Ana Caetano, Anabela Pereira, Sónia Bernardo Correia e John Goodwin)    Touching from a distance: gaining intimacy with research participants during the COVID-19 pandemic (no prelo, com Ana Caetano, Anabela Pereira e Sónia Bernardo Correia)    De viva Voz. Ecos Biográficos da Sociedade Portuguesa, Tinda-da-China (com Ana Caetano, Anabela Pereira and Sónia Bernardo Correia)     Shedding light on the biographical research field: profiles of publication, Quality and Quantity (com Ana Caetano e Pedro Abrantes)     Devil in the details. Looking for tough moments in unusual places, Child Care in Practice (com Maria Silva e Diana Carvalho)     Structure and Agency in Young People’s Lives.Theory, Methods and Agendas, Routledge (agora em paperback, com Ana Caetano)      
Iniciação à Comunicação Visual de Dados | Metodologia de Desenho Amostral e Estimação | Projeto de Investigação em Análise de Dados em Ciências Sociais
Doutorada em Métodos Quantitativos, especialista em Estatística e Análise de Dados (Iscte). Professora Auxiliar no Departamento de Métodos de Pesquisa Social (DMPS, Iscte) e vice-diretora do DMPS. Investigadora no CIES-Iscte e membro do Observatório de Emprego Jovem (OEJ). Coordenadora do Curso de Especialização em Comunicação Visual de Informação (desde 2015). Investigadora nos projectos europeus InCities - Trailblazing Inclusive, Sustainable and Resilient Cities e Synclusive - Abordagem sistémica para eliminar as lacunas de emprego e criar um mercado de trabalho mais inclusivo para grupos vulneráveis. Desenvolveu e participou em diversos projetos, estudos, workshops e comunicações em congressos nacionais e internacionais. Interesses de investigação: amostragem, estatística robusta, visualização de dados, empregabilidade, bem-estar e desigualdades sociais.
Métodos de Associação Múltipla e de Agrupamento | Modelos de Regressão Aplicados | Projeto de Investigação em Análise de Dados em Ciências Sociais
Maria Madalena Carlos Ramos tem licenciatura (ISCTE, 1989) e mestrado em Sociologia (FCSH-UNL), e doutoramento em Educação (Faculdade de Ciências, U.Lisboa, 2003). É Professora Associada, com agregação, no Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, onde leciona e coordena diversas disciplinas de Estatística e Análise de Dados. É diretora do Departamento de Métodos de Pesquisa Social da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do Iscte e investigadora integrada do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL). Tem participado em diversos projetos de investigação, designadamente nas áreas da sociologia da família, das migrações e da integridade académica. Publicou diversos artigos em revistas especializadas, nacionais e internacionais, bem como livros e capítulos de livros. Foi Presidente e Vice-Presidente do Conselho Pedagógico do Iscte e é atualmente membro do Conselho de Ética do Iscte. É membro da Associação Portuguesa de Sociologia (APS), da qual foi Vice-Presidente e onde coordenou o 1º levantamento nacional sobre as práticas profissionais dos diplomados em sociologia. É atualmente diretora da revista SOCIOLOGIA ON LINE, revista científica eletrónica da APS. Publicações recentes  Brandão, S.,  &  Ramos,  M.  (2023).  Teleworking  in  the  context  of  the  Covid-19  pandemic:   advantages,   disadvantages   and   influencing   factors   -   the   workers’   perspective. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, 25(2), p.253-268. https://doi.org/10.7819/rbgn.v25i2.4221 Gomes, L., Martins, J., Ramos, M., & Carreiro da Costa, F. (2023). The impact that nonphysical education teachers' perceptions play on the promotion of active and healthy lifestyles: A cross-sectional qualitative study. International Journal of Environmental Research and Public Health, 20, 2026. (Q1)  https://doi.org/10.3390/ijerph20032026 Gomes, L., Martins, J., Ramos, M., & Carreiro da Costa, F. (2023). Physical activity levels of Portuguese adolescents in the first period of confinement due to the COVID-19 pandemic and the first activities of teachers and coaches: a cross-sectional study (Niveles de actividad física de adolescentes portugueses en el primer periodo de confinamiento por la pandemia de COVID-19 y las primeras actividades de profesores y entrenadores: un estudio transversal). Retos, 47, 701–709. (Q3).  https://doi.org/10.47197/retos.v47.93923 Ramos, M. & Ferreira, A.C. (2022). Marriage patterns among Portuguese-Brazilian couples: are same-sex couples different from heterosexual couples? Migraciones. (Q2). https://doi.org/10.14422/mig.2022.018 Abrantes, P., Banha, R., Ramos, M., Aníbal, A. & Urze, P. (2022). Inserções, identidades e competências dos sociólogos em Portugal. Sociologia, Problemas e Práticas, 100, 65-85. (Q3). https://doi.org/10.7458/SPP202210025945 Morais, C., Ramos, M., Cardoso, A., Gonçalves, S., Ramos, R., Costa, R.P. & Gonçalves , J.P. (2022). Plágio no ensino superior. Mensurar o que os alunos fazem, sabem e julgam saber. SOCIOLOGIA ON LINE, 29, 90-108. https://doi.org/10.30553/sociologiaonline.2022.29.4 Mata, C., Onofre, M., Costa, J., Ramos, M., Marques, A. & Martins, J. (2021). Motivation and  Perceived Motivational Climate by Adoles-cents in Face-to-Face Physical Education during the COVID-19 Pandemic. Sustainability. Special Issue "Physical Activity and Sustainable Health". 13(23), 13051. (Q1). https://doi.org/10.3390/su132313051 Gaspar, S., Ramos, M. & Ferreira, A.C. (2021). Transnational divorce in binational marriages: the case of Portuguese-Brazilian and Portuguese-Cape Verdean couples. Population, Space and Place. e2435. (Q1). https://doi.org/10.1002/psp.2435 Ramos, M. & Morais, C. (2021). As várias faces do plágio entre estudantes do ensino superior: um estudo de caso. Educação e Pesquisa, 47. e235184. (Q3).  https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147231584  
Dados para Ciências Sociais | Métodos Fatoriais | Projeto de Investigação em Análise de Dados em Ciências Sociais
Patrícia Ávila (patricia.avila@iscte.pt). Doutoramento e mestrado em sociologia. Professora Associada com Agregação no Departamento de Métodos de Pesquisa Social da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do Iscte. Investigadora Integrada no CIES-Iscte. Atualmente é diretora do Doutoramento em Sociologia (CIES e Iscte) e coordenadora do Grupo de Investigação "Sociedade do Conhecimento, Competências e Comunicação” do CIES-Iscte.  Tem participado em vários projetos de investigação sobre diferentes temáticas, com particular destaque para a literacia e leitura, competências, educação de adultos, ciência e sociedade, e metodologias de investigação em ciências sociais. É autora de vários artigos e livros.  
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