O Programa Doutoral em Psicologia oferece uma formação pós-graduada compatível com os mais elevados padrões internacionais. O Programa é da responsabilidade do Departamento de Psicologia da Escola de Ciências Sociais e Humanas e do CIS - a unidade de investigação em Psicologia do Iscte. As sinergias entre estes diferentes parceiros conferem um dinamismo único às suas atividades, realizadas num ambiente científico estimulante e colaborativo, permitindo aos doutorandos desenvolverem e reforçarem as suas competências científicas e académicas.
O curso encontra-se acreditado pela Agência Nacional de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), e a unidade de investigação foi reconhecida como excelente pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
Objetivos
- Promover a autonomia e excelência na investigação fundamental e aplicada em Psicologia, a um nível compatível com os padrões internacionais, através do desenvolvimento conceptual, e de competências de investigação e de comunicação científica;
- Promover redes nacionais e internacionais através do ensino, coorientação e mobilidade;
- Estimular a divulgação científica através da apresentação e publicação em meios científicos e para a comunidade em geral.
- Promover o emprego científico e formar profissionais altamente qualificados em investigação para integrar o mercado de trabalho dentro e fora da academia e;
- Contribuir para a resolução de problemas sociais relevantes com base na evidência científica e estimular o desenvolvimento de uma sociedade baseada no conhecimento.
Funcionamento
O programa tem a duração de quatro anos (em tempo integral ou parcial) e oferece aos douroandos oportunidades diversificadas de aprendizagem quer através de uma componente curricular de aprofundamento conceptual e metodológico e treino de competências académicas, quer de um conjunto de atividades formativas complementares e do acompanhamento e discussão regular do trabalho em progresso.
Para além do acompanhamento próximo da equipa de orientação e da regular discussão do trabalho em progresso com pares e investigadores internos e externos à instituição, os doutorandos beneficiam ainda do feedback construtivo de um consultor científico independente que regularmente acompanha o progresso da investigação realizada.
A maioria dos projetos de investigação é desenvolvida em colaboração com equipas nacionais e internacionais e muitos dos doutorandos desenvolvem parte do seu projeto em outras instituições de ensino. Incentiva-se igualmente a sua integração num conjunto alargado de redes formais e informais disponíveis através do CIS, bem como a criação das suas próprias redes.
Na realização e disseminação das suas atividades de investigação os doutorandos contam com um conjunto de infraestruturas, recursos e serviços técnicos especializados de apoio à investigação e de gestão ciência destacando-se um laboratório totalmente equipado para a recolha de dados de natureza diversa.
A regular comunicação da investigação realizada aos pares e à sociedade é incentivada, quer através de publicações científicas, quer de apresentações em encontros científicos ou em seminários abertos à comunidade. Os doutorandos são ainda encorajados a aproveitar outras oportunidades de aprendizagem tais como a participação em escolas de verão, cursos específicos ou estágios em instituições nacionais e internacionais. Grande parte das atividades de investigação e disseminação são suportadas através de verbas de apoio disponibilizadas pelo programa.
Informações Gerais