Doutoramento

Acreditações

A3ES logo

Ver mais

Acreditado
6 Anos
30 jul 2019
Registo DGES
Registo inicial R/A-Ef 3372/2011 de 18-03-2011
Registo de alteração R/A-Ef 3372/2011/AL01 de 20-02-2020
Contactos
Escola de Ciências Sociais e Humanas
Candidaturas
Edifício Sedas Nunes (Edifício I), Sala 1E05
candidaturas.ecsh@iscte-iul.pt
(+351) 210 464 016
9:30 - 18:00

Gestão de Doutoramentos
 Edifício Sedas Nunes (Edifício I), sala 2W08

(+351) 210 464 017


Candidatar
Leccionado em Inglês
Tipo de ensino Presencial

O corpo docente é constituído por professores e investigadores do Iscte e por especialistas nacionais e internacionais altamente qualificados nas mais variadas temáticas e metodologias, conectado internacionalmente, e com forte produtividade científica.

Os docentes e orientadores estão fortemente envolvidos na investigação, incluindo investigação fundamental em processos cognitivos, emocionais, e comportamentais; avaliação e intervenção em contextos individuais e familiares, de educação formal e informal e comunitários; disparidades sociais e diversidade, risco e ambiente, e relações sociais em contextos de saúde; dimensões psicossociais da mudança social em contextos relacionais, institucionais e culturais. São também especializados numa variedade de metodologias de pesquisa, desde estudos laboratoriais experimentais altamente controlados até pesquisas de campo em grande escala e análises de dados qualitativos.

Corpo Docente para (2023/2024)

Treino de Competências Académicas em Psicologia
Treino de Competências Académicas em Psicologia
Rita Guerra has a PhD in Social Psychology (2007), and she is currently an Auxiliary Researcher at the Centre for Psychological Research and Social Intervention (CIS_Iscte). She was a Postdoctoral Fellow at the Department of Psychology, University of Delaware for two years, and later in 2010 she joined Cis_Iscte. She is interested in intergroup relations among ethnic majority and minority groups, common identity interventions to reduce prejudice and discrimination, acculturation dynamics, on the dynamics of collective narcissism, extremism, and hostility, and more recently on hate speech. She coordinated projects supported by several competitive grants from the Portuguese Science Foundation (FCT) and the European Commission (European Fund for the Integration of non-EU immigrants, EIF, Citizens, Equality,  Rights and Values Programme, (CERV), and participated in several others as a team member. Her research has been published in respectable journals in her field (e.g., Psych. Science; Eur. J. of Soc. Psychology., Group Processes & Intergroup Relations, J. Personality and Social Psychology, J. of Applied Social Psychology, Eur. J. of Personality, Political Psychology, Journal of Social Issues) and chapters in edited peer-reviewed volumes (e.g., Handbook of Prejudice, Stereotyping and Discrimination), accumulating over 1000 citations. She actively integrates research into teaching activities, teaching in master programs in intercultural relations, social psychology, and emotional sciences, and supervising PhD and master students.  She is Associated Editor of Journal of Applied Social Psychology and served as a Guest Editor of a Special Issue, Unpacking the social psychology of populism, for the Journal of Theoretical and Social Psychology, as well as for a Special Section, Social Psychology as a social science, for the Portuguese Journal of Social Sciences. She served as the Vice Director of CIS_Iscte from 2016-2020 and is currently a co-coordinator of the Thematic Line Global Governance of the recently created SocioDigital Lab for Public Policy (Iscte).
Tese em Psicologia
César Lima é Professor Associado com Agregação no Departamento de Psicologia do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa. A sua investigação centra-se na psicologia e neurociência da música, comunicação vocal e emoções (MUVE Lab). Combina métodos da psicologia experimental e da neurociência cognitiva para abordar estes tópicos, em pessoas saudáveis de todas as idades, em grupos especializados (e.g., músicos) e em populações clínicas (e.g., com alterações neurológicas). Publicou mais de 50 artigos em revistas com revisão de pares, incluindo a Emotion Review, Cerebral Cortex, Brain, Current Biology, Trends in Neurosciences, Nature Reviews Neuroscience, e Annual Review of Psychology. César Lima faz parte do corpo editorial das revistas Scientific Reports (categoria Neurociência) e Royal Society Open Science (categoria Psychology and Cognitive Neuroscience). Tem sido convidado para rever artigos para revistas como a Psychological Bulletin, American Psychologist, ou Nature Human Behavior, e  projetos de investigação para a Leverhulme Trust, Royal Society, Czech Science Foundation, Swiss National Science Foundation, e Dutch Research Council.  Antes de integrar o Iscte, César Lima doutorou-se em Psicologia na Universidade do Porto (2011), foi investigador pós-doutorado no Institute of Cognitive Neuroscience - University College London (2012-2016) e regressou à Universidade do Porto como Investigador Auxiliar ao abrigo do programa Investigador FCT (2016-2017). O seu trabalho como investigador principal tem sido financiado pela British Academy e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. No Iscte, tem ensinado unidades curriculares de psicologia cognitiva e neurociências. É também diretor do Mestrado em Ciências das Emoções.   
Tese em Psicologia
Carla Moleiro é Professora Associada no Departamento de Psicologia Social e das Organizações da Escola de Ciências Sociais e Humanas do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. É Doutorada em Psicologia Clínica pela University of California, Santa Barbara, Estados Unidos da América, em 2003. Inicialmente, especializou-se em Psicologia Clínica na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, e como psicoterapeuta na Associação Portuguesa de Terapias Comportamentais e Cognitivas. Tem desenvolvido trabalho clínico e de investigação sobre perturbações complexas e duplos diagnósticos, perturbações de personalidade, e presentemente com clientes imigrantes, refugiados, de minorias étnicas e sexuais (LGBTI+). Actualmente, é investigadora do Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS), trabalhando sobre saúde mental e diversidade, bem como competências clínicas para a diversidade individual e cultural. O seu trabalho também inclui questões da psicologia comunitária, ética, e intervenção com populações de risco e protecção de menores. 
Tese em Psicologia
Cecília Aguiar é Professora Associada no Departamento de Psicologia Social e das Organizações e investigadora no CIS-IUL - Centro de Investigação e Intervenção Social. Com formação em psicologia do desenvolvimento e da educação, tem conduzido e participado em projetos de investigação no âmbito da qualidade dos contextos de educação de infância e dos seus efeitos no desenvolvimento social das crianças. Foi Editora Associada do Early Childhood Research Quarterly entre 2016 e 2019. Coordenou o work package sobre currículo, pedagogia e clima social no projeto H2020 ISOTIS e coordenou a participação portuguesa no âmbito dos projetos Erasmus+ KIT@ e BECERID, o último dos quais lançou o blogue PrimeirosAnos.pt, um recurso dirigido a profissionais de educação de infância, baseado em investigação. Entre 2019 e 2022, coordenou o projeto Erasmus+ PARTICIPA - Professional Development Tools Supporting Participation Rights in Early Childhood Education. Atualmente, coordena o projeto Erasmus+ KidLe: Developing an intercultural game as a pedagogic tool for the inclusion of pupils with migrant bacKground in new Learning environments.
Tese em Psicologia
Sou doutorada em psicologia pela Victoria University of Wellington, Nova Zelândia (em 2011). Entrei para o centro de investigação Cis_ISCTE no final de 2011 como Marie Curie Research Fellow depois de um ano de pós-doutoramento na Universidade de Kent, no Reino Unido. Sou Professora Auxiliarno ISCTE desde 2019.   Estou muito interessado na relação entre o indivíduo e a sociedade e como as características macro (social, cultural, económico etc.) estão relacionadas com o bem-estar dos indivíduos, as crenças morais e as relações intergrupais. Como tal, o meu trabalho geralmente integra teorias de diferentes disciplinas, tais como a Sociologia, Antropologia e Ciências Políticas (além da Psicologia).  Os meus projetos de investigação atuais centram-se na discriminação etária para os trabalhadores mais jovens em diferentes culturas, bem como na questão da discriminação subtil (também referida como microagressão) para as minorias étnicas em diferentes sociedades.    Estou envolvido no ensino de cursos ao nível de Licenciatura e Mestrado em métodos de investigação, psicologia cultural e relações interculturais. De 2016 a 2021, coordenei também o programa Erasmus Mundus "European Master in the Psychology of Global Mobility, Inclusion and Diversity in Society" (Global-MINDS), financiado pela União Europeia - um joint programme entre um consórcio internacional de universidades parceiras. O Global-MINDS é atualmente coordenado pela Universidade de Limerick e inclui ISCTE-IUL, a Universidade de Oslo e a SWPS University of Social Sciences and Humanities como parceiros.      Estou interessada de orientar teses de mestrado ou doutoramento sobre moralidade, comparações culturais, idadismo face aos jovens e microagressões.    
Ciclo de Conferências em Psicologia Ou Outras Ciências Sociais e Humanas | Tese em Psicologia
Diniz Lopes iniciou as suas actividades académicas em 1997 como Investigador Junior no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa até ao ano 2000. Em 1998, foi contratado pelo ISCTE-IUL onde continuou a desenvolver as suas actividades de investigação e de ensino. Em 2007 obteve o seu doutoramento em Psicologia Social no Departamento de Psicologia Social e das Organizações, Escola de Ciências Sociais e Humanas, ISCTE-IUL. Presentemente é Professor Associado com Agregação e Diretor da Escola de Ciências Sociais e Humanas. Entre 2010 e 2013 foi bolseiro de pós-doutoramento FCT nas universidades de Paris Ouest e Paris Descartes e na Universidade do Porto. Os seus interesses de investigação actuais centram-se na análise das relações interpessoais, nomeadamente no que toca a compromisso, infidelidade, monogamia e não-monogamia, derrogação de alternativas, comportamentos de permanência-abandono e utilização de pornografia em relações românticas; nas relações entre humanos e animais de companhia; e na aplicação de modelos estatísticos à análise de dados em Psicologia. Os seus trabalhos encontram-se publicados em diferentes revistas nacionais e internacionais, tais como Behavior Research Methods, PlosONE, The Journal of Sex Research, Archives of Sexual Behavior, Animals; Group Processes and Intergroup Relations, Cyberpsychology, Behavior and Social Networking, Personal Relationships, entre outras. 
Seminário de Projecto em Psicologia | Tese em Psicologia
Paula Castro é Professora Catedrática de Psicologia no ISCTE-IUL e Investigadora Integrada do CIS-iscte. É Doutorada em Psicologia Social e Ambiental (ISCTE, 2000), e Licenciada em Psicologia (Univ-Lisboa,1987). Tem estudado os processos de construção de significado, interpretação e comunicação envolvidos na receção de novas leis e políticas públicas, sobretudo as ambientais, desenvolvendo uma psicologia social da inovação legal. Tem sobretudo analisado como são recebidas pelo público (e.g., contestadas, aceites, negociadas) as novas leis que regulam a ação climática, a proteção da biodiversidade, a participação pública ou a regeneração urbana – e as consequências desta recepção para a mudança social. Estes estudos, quantitativos e qualitativos, focam usualmente as relações assimétricas entre público e peritos/instituições. Outras áreas de interesse são as das relações pessoa-lugar, conhecimento local, memória social, e história e fundamentos das teorias da psicologia social. Tem coordenado e participado em projetos financiados (FCT, EU), e orientado projectos de Doutoramento e Pós-Doutoramento, estando o trabalho resultante publicado em revistas internacionais de forte impacto nas áreas de psicologia social, política, ambiental e comunitária, e políticas ambientais. Foi Diretora do Departamento de Psicologia (2008–2010), Diretora do Programa Doutoral em Psicologia (2010–2013), Diretora do Mestrado em Estudos do Ambiente e Sustentabilidade (2015-2019), Membro do Conselho Científico do ISCTE (2010-2014), e da Comissão Cientifica do CIS-iscte (2016-19) e Diretora do CIS-iscte (2019-2021).
Seminário de Investigação em Psicologia - Metodologias Avançadas
Tese em Psicologia
Isabel Correia, licenciou-se em Psicologia na Universidade de Lisboa em 1990, e desde 1993 desenvolve a sua carreira académica no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Mestrado em Políticas e Gestão de Recursos Humanos, 1995; Doutoramento em Psicologia Social em 2001, Agregação em 2010) e de investigação no Centro de Investigação e de Intervenção Social do ISCTE-IUL. A sua investigação centra-se principalmente nos fatores e mecanismos que explicam a legitimação da injustiça e da vitimização, entre os quais se inclui o fenómeno de “culpabilização da vítima”. Esta investigação tem como enquadramento teórico principal a Teoria da Crença no Mundo Justo, para cujo desenvolvimento e consolidação tem contribuído com os seus trabalhos de investigação, principalmente no que se refere à legitimação das injustiças que acontecem aos membros do nosso grupo com os quais nos identificamos. Tem também desenvolvido trabalhos que mostram o valor preditivo da necessidade fundamental de perceber o mundo como justo e vários indicadores de bem-estar. Esta investigação está publicada em revistas internacionais e nacionais, tendo sido também objeto de teses de mestrado e doutoramento que tem orientado.
Seminário de Investigação em Psicologia - Metodologias Avançadas | Tese em Psicologia
Joana Baptista is a developmental psychologist and an assistant professor at Iscte-University Institute of Lisbon, in Portugal. She is the coordinator of the CED (Community, Education, and Development) research group at CIS-Iscte. Her work focuses on the effects of early experiences, most notably out-of-home and deprived parental care, on young children's cognitive, emotional, and behavioral functioning. Joana Baptista also researches how the caregiver-child quality of interaction influences child executive functioning (EF) in typically developing young children and children at risk of developmental delays (e.g., children born preterm). She has published numerous articles and book chapters and has extensive experience in coordinating and collaborating on research projects, designing and implementing longitudinal studies, and assessing children and families. Among others, she is the PI of the following ongoing research projects: "All4Children - The Integrated Model of Family Foster Care (MIAF) to promote high-quality child welfare practices in Portugal" (2022.03592.PTDC); and "BabyExecutive - Parenting and the Emergence of Executive Function in the First Year" (UI/BD/152571/2022, 2023.02077.BD). She is a national delegate COST action Euro-CAN - Multi-Response Sectorals to Child Abuse and Neglect in Europe: Incidence and Trends (CA19106). She collaborates with various child protection agencies, providing oversight to caseworkers, and with the Ministry of Justice, regularly participating in the training of family judges and prosecutors on topics such as child development, attachment, and formal care.
Seminário de Investigação em Psicologia - Temas Aprofundados | Tese em Psicologia
Lígia Monteiro has a Ph.D. from the UNL/ISPA-IU. Presently is an assistant Professor at ISCTE- University Institute of Lisbon, and a researcher at CIS-IUL - CED (Community, Education and Development) research group. She has a background on educational and developmental Psychology (ISPA-IU/UNL) and has participated in several research projects  studying the impact of parenting (mother and father) and family dynamics on children’s socio-emotional development, during the first years of live.  She has her work published in several peer-review journals, and book chapters/books. 
Tese em Psicologia
Nascida em Ovar em 1959, licenciou-se em Psicologia na Universidade de Lisboa. Desde 1982 desenvolve a sua carreira académica no Iscte, onde é Professora Catedrática de Psicologia Social e Co-cordenadora do SocioDigitalLab for Public Policy (laboratório Associado). Desenvolve uma ampla atividade no ensino e na orientação científica.  A sua atividade de investigação incide sobre a aplicação da Psicologia Social a questões da saúde e do ambiente, e encontra-se refletida em numerosas publicações científicas. É autora do livro “Nós e os outros: O poder dos laços sociais” publicado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos. Foi presidente da Associação Portuguesa de Psicologia. É Honorary Professor na Universidade de Bath e membro da Academia das Ciências de Lisboa.
Treino de Competências Académicas em Psicologia
Seminário de Investigação em Psicologia - Metodologias Avançadas
Tese em Psicologia
Patrícia Arriaga é Doutorada em Psicologia Social e Organizacional na especialização de Psicologia Social pelo ISCTE (Pré-Bolonha, 2006), com Licenciatura Pré-Bolonha em Psicologia (5 anos, 1996, Área de Psicologia Clínica) pelo ISPA e Mestrado Pré-Bolonha em Psicologia Clínica e Psicopatologia pelo ISPA (2 anos, 2000). É certificada como Especialista pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) nas áreas de "Psicologia Clínica e da Saúde", "Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações".  É atualmente Professora Associada com Agregação no ISCTE, tendo iniciado a atividade de ensino no ensino superior em 1996. Em 2008 recebeu uma bolsa mista de Pós-Doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), para conduzir o seu projeto no ISCTE e na Universidade de Granada. Em 2009 foi contratada como Investigadora pelo Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS) ao abrigo do Contrato-Programa Ciência 2008. Mantém-se atualmente como membro efetivo do CIS, integrando o grupo de investigação "Behavior, Emotion and Cognition". Investigação: Foco no estudo de processos sócio-afetivos através de uma abordagem multimétodo, analisando respostas subjetivas, comportamentais e fisiológicas em interações sociais. Investiga o impacto de várias intervenções sociais e o uso de ferramentas (e.g., aplicações multimédia, jogos de tabuleiro, vídeos, campanhas, robôs sociais) que visam o bem-estar e comportamentos prosociais em contextos sociais, de saúde e educacionais. Os seus projetos envolvem tipicamente equipas multidisciplinares, predominantemente da ciência da computação. Mais recentemente, tem contribuído para a meta-ciência, com o objetivo de aprimorar práticas científicas, colaborando com equipas internacionais para garantir pesquisas mais robustas, transparentes e reprodutíveis. Recebeu financiamento externo em vários projetos competitivos (e.g., FCT, Bial Foundation, Erasmus+, Compete 2020). Publicou mais de uma centena de artigos em capítulos, atas de conferências e revistas científicas com revisão de pares, desde revistas mais especializadas/ temáticas (e.g., Emotion, Psychophysiology, Aggressive Behavior, Psychology of Music, Journal of Creative Behavior, Cortex, Biological Psychology) a revistas genéricas na área da psicologia (e.g., Journal of Cross-Cultural Psychology, Journal of Experimental Social Psychology, Journal of Health Psychology) e multidisciplinares (e.g. Health Communication; Health Education Research, Computers in Human Behavior; SoftwareX, HardwareX, Nature Human Behaviour). Tem sido convidada para avaliar artigos científicos e candidaturas de projetos de investigação a nível nacional e internacional, designadamente por agências governamentais que incluem a National Science Foundation (EUA), a Shota Rustaveli Georgian National Science Foundation (Georgia), a Dutch Research Council (Países Baixos) e a Swiss National Science Foundation (Suiça).
Tese em Psicologia
Ricardo Borges Rodrigues é Professor Auxiliar no ISCTE-IUL e Investigador Integrado no CIS-IUL. Doutorado em Psicologia Social e das Organizações, desenvolve investigação na área das relações intergrupais na infância e adolescência, nomeadamente sobre processos de inclusão e exclusão étnica, racial e de género em contextos educativos. É Diretor do Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais e o vice-coordenador académico no Iscte do Erasmus Mundus Global Mobility, Inclusion and Diversity in Society (Global-Minds). É, ainda, coordenador do Projeto TEIP4 no CIS-IUL, que envolve a consultoria a 15 agrupamentos de escolas. No âmbito da atividade de extensão universitária, integrou comissões de peritos, designadamente a Comissão de Acompanhamento e Fiscalização dos Centros Educativos (2016-2020) e o grupo de acompanhamento do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular na Direcção Geral da Educação (2017).  
Tese em Psicologia
Os meus interesses de investigação são sobre como processos cognitivos - atenção, percepção, e memória - nos permitem interagir com o mundo social e não-social. Nomeadamente, de que modo nos permitem formar impressões acerca da personalidade dos outros, fazer inferências acerca deles, e reconhecer emoções, e interagir com o mundo não-social como marcas e bens de consumo. Têm-me interessado também processos de linguagem, em particular o modo como a linguagem molda o conhecimento do mundo. Recentemente, tenho estudado estas questões em populações clínicas e grupos específicos, e usado medidas de activação cerebral para lhes responder.
Tese em Psicologia
M.S. (2003) and a PhD (2008) in Social Psychology of Health (ISCTE-IUL). Associate Professor with Habilitation (Agregação) in Psychology  at the Department of Psychology of Iscte, where she started teaching in 1999. She is currently co-coordinator the multidisciplinary research group "Societal Health" of the SocioDigitalLab for Public Policies. She is the former Director of the Psychology Department, and was Vice-Dean of the School of Social Sciences and Humanities, Director of the Master in Social Psychology of Health, Vice-Director of the Centre for Social Research and Intervention (CIS-IUL) and Coordinator of the Research Group Health for All (H4A). Fascinated by the (social) mind-body relations, she has dedicated much attention to such issues in her teaching and research. Her main research interests have generally revolved around social disparities in health and the role of psychosocial influences on chronic illness adaptation processes. She has mainly explored these issues in relation to a particular health-related topic-(chronic) pain. More specifically, her current main lines of research aim to: (1) understand the psychosocial processes accounting for health-care professionals (gender and social status) biases in the assessment and treatment of a patients pain; (2) investigate the role of interpersonal dynamics in pain experiences, namely, pain-related social support interactions for the promotion of functional autonomy among (older) adults with (chronic) pain. In her research she uses a wide range of quantitative (e.g., experimental), qualitative (e.g., grounded-theory) and knowledge synthesis methodologies (e.g., scoping and systematic reviews, meta-analysis). Currently, her research interests have been moving from the investigation of psychosocial processes underlying health and illness, to the development of novel psychosocial interventions to promote chronic illness adaptation and/or health care professionals' gender awareness. She has coordinated 11 funded projects (6 contracts and 5 grants) and collaborated as a researcher or invited scientific/research fellow in several other national (n=3), and international projects (n=8 of which 3 EU funded). She has over 80 scientific publications (books, book chapters, articles), of which > 45 papers in high impact journals (e.g., PAIN, Health Psychology) and has been an invited speaker at important international scientific meetings (e.g., World and European Pain Conferences). Several scientific awards have recognized her scientific contributions, namely, the Research Merit Award of the Portuguese Health Psychology Society (2008), Young Researcher Award of the Portuguese Psychological Association (2013), Best Paper Awards by the Portuguese Association for the Development of Pain Therapies (ASTOR) and the Grüenenthal PAIN Prize 2016. She has provided scientific assessment services to national (e.g., Portuguese National Funding Agency, Portuguese Associations for the Study of Pain) and international organizations (e.g., ERA-NET, Dutch Cancer Society, European Pain Federation). She is regularly involved in outreach activities, e.g., healthcare professionals' training, development of health-related guidelines, consultancy services to national (pain units, pharmaceutical industry, patient associations) and international organizations (e.g., Childhood Cancer International). She is currently a member of IASP Early Career Presidential Task Force, of the Pain Psychology Working Group of the Portuguese Chapter of the European Federation of Pain (EFIC; since 2020) and has been the co-Chair of the Psychology Track of the 2nd EFIC Virtual Pain Education Summit (2021).
Ciclo de Conferências em Psicologia Ou Outras Ciências Sociais e Humanas | Seminário de Investigação em Psicologia - Metodologias Avançadas
A minha pesquisa adopta uma perspectiva crítica e interdisciplinar para examinar a relação entre as pessoas, a crise climática e os territórios, especificamente em torno das transições energéticas para a neutralidade carbónica e questões de participação política e justiça social associadas. Sou Co-Editora da revista Papers on Social Representations (http://psr.iscte-iul.pt/index.php/PSR). 
Seminário de Projecto em Psicologia
Contactos
Escola de Ciências Sociais e Humanas
Candidaturas
Edifício Sedas Nunes (Edifício I), Sala 1E05
candidaturas.ecsh@iscte-iul.pt
(+351) 210 464 016
9:30 - 18:00
Candidatar
Voltar ao topo