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Acreditado
6 Anos
30 jul 2019
Registo DGES
Registo inicial R/A-Ef 3372/2011 de 18-03-2011
Registo de alteração R/A-Ef 3372/2011/AL01 de 20-02-2020
Contactos
Escola de Ciências Sociais e Humanas
Candidaturas
Edifício Sedas Nunes (Edifício I), Sala 1E05
candidaturas.ecsh@iscte-iul.pt
(+351) 210 464 016
9:30 - 18:00
Candidatar
Leccionado em Inglês
Tipo de ensino Presencial

O corpo docente é constituído por professores e investigadores do Iscte e por especialistas nacionais e internacionais altamente qualificados nas mais variadas temáticas e metodologias, conectado internacionalmente, e com forte produtividade científica.

Os docentes e orientadores estão fortemente envolvidos na investigação, incluindo investigação fundamental em processos cognitivos, emocionais, e comportamentais; avaliação e intervenção em contextos individuais e familiares, de educação formal e informal e comunitários; disparidades sociais e diversidade, risco e ambiente, e relações sociais em contextos de saúde; dimensões psicossociais da mudança social em contextos relacionais, institucionais e culturais. São também especializados numa variedade de metodologias de pesquisa, desde estudos laboratoriais experimentais altamente controlados até pesquisas de campo em grande escala e análises de dados qualitativos.

Corpo Docente para (2024/2025)

Seminário de Investigação em Psicologia – Metodologias avançadas
Treino de Competências Académicas em Psicologia
Seminário de Investigação em Psicologia - Temas Aprofundados
Raquel António has a Ph.D. in Social Psychology (2020) and a Master's in Social and Organizational Psychology (2011) - Iscte - University Institute of Lisbon. She is currently a Junior Researcher at the Centre for Psychological Research and Social Intervention (CIS - Iscte). She is also a member of the COST Action CA19103 on LGBTI+ Social and Economic (In)equalities.  She has participated in research projects since 2012 at the Center for Psychological Research and Social Intervention (CIS - Iscte). She worked as a science manager and researcher at APPsyCI: ISPA - Instituto Universitário from 2021-2022.  Her research interests include bullying, homophobia, and intergroup relations. She is also interested in reactions to prejudice and discrimination. Her more recent work focuses on bystanders and their role in bias-based cyberbullying. She is a board member of Associação No Bully Portugal.
Treino de Competências Académicas em Psicologia
Rita Guerra has a PhD in Social Psychology (2007), and she is currently an Auxiliary Researcher at the Centre for Psychological Research and Social Intervention (CIS_Iscte). She was a Postdoctoral Fellow at the Department of Psychology, University of Delaware for two years, and later in 2010 she joined Cis_Iscte. She is interested in intergroup relations among ethnic majority and minority groups, common identity interventions to reduce prejudice and discrimination, acculturation dynamics, on the dynamics of collective narcissism, extremism, and hostility, and more recently on hate speech. She coordinated projects supported by several competitive grants from the Portuguese Science Foundation (FCT) and the European Commission (European Fund for the Integration of non-EU immigrants, EIF, Citizens, Equality,  Rights and Values Programme, (CERV), and participated in several others as a team member. Her research has been published in respectable journals in her field (e.g., Psych. Science; Eur. J. of Soc. Psychology., Group Processes & Intergroup Relations, J. Personality and Social Psychology, J. of Applied Social Psychology, Eur. J. of Personality, Political Psychology, Journal of Social Issues) and chapters in edited peer-reviewed volumes (e.g., Handbook of Prejudice, Stereotyping and Discrimination), accumulating over 1000 citations. She actively integrates research into teaching activities, teaching in master programs in intercultural relations, social psychology, and emotional sciences, and supervising PhD and master students.  She is Associated Editor of Journal of Applied Social Psychology and served as a Guest Editor of a Special Issue, Unpacking the social psychology of populism, for the Journal of Theoretical and Social Psychology, as well as for a Special Section, Social Psychology as a social science, for the Portuguese Journal of Social Sciences. She served as the Vice Director of CIS_Iscte from 2016-2020 and is currently a co-coordinator of the Thematic Line Global Governance of the recently created SocioDigital Lab for Public Policy (Iscte).
Tese em Psicologia
César Lima é Professor Associado com Agregação no Departamento de Psicologia do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa. A sua investigação centra-se na psicologia e neurociência da música, comunicação vocal e emoções (MUVE Lab). Combina métodos da psicologia experimental e da neurociência cognitiva para abordar estes tópicos, em pessoas saudáveis de todas as idades, em grupos especializados (e.g., músicos) e em populações clínicas (e.g., com alterações neurológicas). Publicou mais de 50 artigos em revistas com revisão de pares, incluindo a Emotion Review, Cerebral Cortex, Brain, Current Biology, Trends in Neurosciences, Nature Reviews Neuroscience, e Annual Review of Psychology. César Lima faz parte do corpo editorial das revistas Scientific Reports (categoria Neurociência) e Royal Society Open Science (categoria Psychology and Cognitive Neuroscience). Tem sido convidado para rever artigos para revistas como a Psychological Bulletin, American Psychologist, ou Nature Human Behavior, e  projetos de investigação para a Leverhulme Trust, Royal Society, Czech Science Foundation, Swiss National Science Foundation, e Dutch Research Council.  Antes de integrar o Iscte, César Lima doutorou-se em Psicologia na Universidade do Porto (2011), foi investigador pós-doutorado no Institute of Cognitive Neuroscience - University College London (2012-2016) e regressou à Universidade do Porto como Investigador Auxiliar ao abrigo do programa Investigador FCT (2016-2017). O seu trabalho como investigador principal tem sido financiado pela British Academy e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. No Iscte, tem ensinado unidades curriculares de psicologia cognitiva e neurociências. É também diretor do Mestrado em Ciências das Emoções.   
Tese em Psicologia
Carla Moleiro é Professora Associada no Departamento de Psicologia Social e das Organizações da Escola de Ciências Sociais e Humanas do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. É Doutorada em Psicologia Clínica pela University of California, Santa Barbara, Estados Unidos da América, em 2003. Inicialmente, especializou-se em Psicologia Clínica na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, e como psicoterapeuta na Associação Portuguesa de Terapias Comportamentais e Cognitivas. Tem desenvolvido trabalho clínico e de investigação sobre perturbações complexas e duplos diagnósticos, perturbações de personalidade, e presentemente com clientes imigrantes, refugiados, de minorias étnicas e sexuais (LGBTI+). Actualmente, é investigadora do Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS), trabalhando sobre saúde mental e diversidade, bem como competências clínicas para a diversidade individual e cultural. O seu trabalho também inclui questões da psicologia comunitária, ética, e intervenção com populações de risco e protecção de menores. 
Tese em Psicologia
Cecília Aguiar é Professora Associada no Departamento de Psicologia Social e das Organizações e investigadora no CIS-IUL - Centro de Investigação e Intervenção Social. Com formação em psicologia do desenvolvimento e da educação, tem conduzido e participado em projetos de investigação no âmbito da qualidade dos contextos de educação de infância e dos seus efeitos no desenvolvimento social das crianças. Foi Editora Associada do Early Childhood Research Quarterly entre 2016 e 2019. Coordenou o work package sobre currículo, pedagogia e clima social no projeto H2020 ISOTIS e coordenou a participação portuguesa no âmbito dos projetos Erasmus+ KIT@ e BECERID, o último dos quais lançou o blogue PrimeirosAnos.pt, um recurso dirigido a profissionais de educação de infância, baseado em investigação. Entre 2019 e 2022, coordenou o projeto Erasmus+ PARTICIPA - Professional Development Tools Supporting Participation Rights in Early Childhood Education. Atualmente, coordena o projeto Erasmus+ KidLe: Developing an intercultural game as a pedagogic tool for the inclusion of pupils with migrant bacKground in new Learning environments.
Tese em Psicologia
Sou doutorada em psicologia pela Victoria University of Wellington, Nova Zelândia (em 2011). Entrei para o centro de investigação Cis_ISCTE no final de 2011 como Marie Curie Research Fellow depois de um ano de pós-doutoramento na Universidade de Kent, no Reino Unido. Sou Professora Auxiliarno ISCTE desde 2019.   Estou muito interessado na relação entre o indivíduo e a sociedade e como as características macro (social, cultural, económico etc.) estão relacionadas com o bem-estar dos indivíduos, as crenças morais e as relações intergrupais. Como tal, o meu trabalho geralmente integra teorias de diferentes disciplinas, tais como a Sociologia, Antropologia e Ciências Políticas (além da Psicologia).  Os meus projetos de investigação atuais centram-se na discriminação etária para os trabalhadores mais jovens em diferentes culturas, bem como na questão da discriminação subtil (também referida como microagressão) para as minorias étnicas em diferentes sociedades.    Estou envolvido no ensino de cursos ao nível de Licenciatura e Mestrado em métodos de investigação, psicologia cultural e relações interculturais. De 2016 a 2021, coordenei também o programa Erasmus Mundus "European Master in the Psychology of Global Mobility, Inclusion and Diversity in Society" (Global-MINDS), financiado pela União Europeia - um joint programme entre um consórcio internacional de universidades parceiras. O Global-MINDS é atualmente coordenado pela Universidade de Limerick e inclui ISCTE-IUL, a Universidade de Oslo e a SWPS University of Social Sciences and Humanities como parceiros.      Estou interessada de orientar teses de mestrado ou doutoramento sobre moralidade, comparações culturais, idadismo face aos jovens e microagressões.    
Seminário de Investigação em Psicologia - Temas Aprofundados
I completed my Ph.D. in Social Psychology at Iscte-Instituto Universitário de Lisboa (Iscte) in 2010. Since then, I have been mostly focused on my research career. Among other scientific production, I have (co-)authored severalinternational peer-reviewed papers and book chapters (e.g., The Oxford handbook of evolutionary psychology and romantic relationships). Most of this production was published in collaboration with international (e.g., Brighton and Sussex Medical School; Texas State University) and national research networks (e.g., Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra). My research recently received an Honorable Mention for Best Psychology Paper by The Journal of Sex Medicine, and I received an award from the Center for Open Science in 2018 for transparency and good practices in research. I have also pedagogic publications (e.g., how to improve scientific communication). During this time, I participated in national and international scientific events (oral and poster presentations), I was invited to talk about my research to broader audiences (e.g., Sexual Health Alliance), and took part in activities aimed at disseminating science to the general public (e.g., Social Observatory of the “la Caixa” Foundation; 90 Segundos de Ciência) and tackling social relevant social issues (e.g., prevent extremism and radicalization). I have also participated in several projects with competitive funding (e.g., Fundação para a Ciência e a Tecnologia, European Commission), I am currently the principal investigator of a “la Caixa” Foundation project and an individual project funded by Fundação para a Ciência e a Tecnologia, and I have obtained funding from CIS-Iscte for various projects (most of which included the supervision of undergraduate and Master’s students).    Currently, my main research interests are focused on understanding: (a) if and how individual motives for security and pleasure shape sexual behaviors and sexual health practices and (b) the roots of social stigmatization against minority groups (e.g., individuals in consensual non-monogamous relationships; asexual individuals). Other research interests are linked with the work of my collaborators and/or students and include the role of sexual behaviors (e.g., pornography use) on relationship dynamics (e.g., sexual satisfaction); the impact of visual cues (e.g., emoji) for digital communication outcomes; the role of social support for individual and relationship functioning; or the development and validation of databases and instruments (e.g., image databases including facial expressions; development of new measurement instruments).   I have always been committed to the training of young researchers and students. My supervision experience includes several Master’s students, research fellows, and several research internees. I have also participated in multiple academic juries in different academic institutions, serving as Discussant or President. I currently (co-)supervise Ph.D. students (some of which received grants from Fundação para a Ciência e a Tecnologia) and Master’s students. My supervision work has resulted in publications (e.g., Carvalho & Rodrigues, 2022) and presentations at scientific events (e.g., 2021 SSSS Annual Conference), and one of my students received the Best Student Manuscript Award 2022 from the International Academic of Sex Research. My teaching experience includes undergraduate and graduate courses, mostly related to interpersonal relationships (e.g., Person Perception and Interpersonal Relations; Psychology of Interpersonal Relationships: Social and Organizational Contexts), methods (e.g., Psychometrics), and research skills (e.g., Academic Competencies II; Research Seminar in Psychology - Advanced Methodologies). Other teaching experience include being an invited lecturer (e.g., ISMAT; Universidade de Évora) to teach undergraduate courses in different Psychology domains (e.g., Social Psychology) or to give methodological workshops (e.g., E-Prime; Qualtrics).   Lastly, I have experience in management and scientific positions. I am currently an elected member of the Scientific Committee at CIS-Iscte and over the years I have, among other activities, served as a member of the Scientific Committee for multiple scientific events, been part of the Editorial board of different scientific journals, reviewed funding applications, coordinated the Behavior, Emotion, and Cognition research group at CIS-Iscte, and served as the Vice-President of the Associação Portuguesa de Psicologia.
Tese em Psicologia
Diniz Lopes iniciou as suas actividades académicas em 1997 como Investigador Junior no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa até ao ano 2000. Em 1998, foi contratado pelo ISCTE-IUL onde continuou a desenvolver as suas actividades de investigação e de ensino. Em 2007 obteve o seu doutoramento em Psicologia Social no Departamento de Psicologia Social e das Organizações, Escola de Ciências Sociais e Humanas, ISCTE-IUL. Presentemente é Professor Associado com Agregação e Diretor da Escola de Ciências Sociais e Humanas. Entre 2010 e 2013 foi bolseiro de pós-doutoramento FCT nas universidades de Paris Ouest e Paris Descartes e na Universidade do Porto. Os seus interesses de investigação actuais centram-se na análise das relações interpessoais, nomeadamente no que toca a compromisso, infidelidade, monogamia e não-monogamia, derrogação de alternativas, comportamentos de permanência-abandono e utilização de pornografia em relações românticas; nas relações entre humanos e animais de companhia; e na aplicação de modelos estatísticos à análise de dados em Psicologia. Os seus trabalhos encontram-se publicados em diferentes revistas nacionais e internacionais, tais como Behavior Research Methods, PlosONE, The Journal of Sex Research, Archives of Sexual Behavior, Animals; Group Processes and Intergroup Relations, Cyberpsychology, Behavior and Social Networking, Personal Relationships, entre outras. 
Seminário de Projecto em Psicologia | Tese em Psicologia
Paula Castro é Professora Catedrática de Psicologia no ISCTE-IUL e Investigadora Integrada do CIS-iscte. É Doutorada em Psicologia Social e Ambiental (ISCTE, 2000), e Licenciada em Psicologia (Univ-Lisboa,1987). Tem estudado os processos de construção de significado, interpretação e comunicação envolvidos na receção de novas leis e políticas públicas, sobretudo as ambientais, desenvolvendo uma psicologia social da inovação legal. Tem sobretudo analisado como são recebidas pelo público (e.g., contestadas, aceites, negociadas) as novas leis que regulam a ação climática, a proteção da biodiversidade, a participação pública ou a regeneração urbana – e as consequências desta recepção para a mudança social. Estes estudos, quantitativos e qualitativos, focam usualmente as relações assimétricas entre público e peritos/instituições. Outras áreas de interesse são as das relações pessoa-lugar, conhecimento local, memória social, e história e fundamentos das teorias da psicologia social. Tem coordenado e participado em projetos financiados (FCT, EU), e orientado projectos de Doutoramento e Pós-Doutoramento, estando o trabalho resultante publicado em revistas internacionais de forte impacto nas áreas de psicologia social, política, ambiental e comunitária, e políticas ambientais. Foi Diretora do Departamento de Psicologia (2008–2010), Diretora do Programa Doutoral em Psicologia (2010–2013), Diretora do Mestrado em Estudos do Ambiente e Sustentabilidade (2015-2019), Membro do Conselho Científico do ISCTE (2010-2014), e da Comissão Cientifica do CIS-iscte (2016-19) e Diretora do CIS-iscte (2019-2021).
Seminário de Investigação em Psicologia – Metodologias avançadas
Tese em Psicologia
Isabel Correia, licenciou-se em Psicologia na Universidade de Lisboa em 1990, e desde 1993 desenvolve a sua carreira académica no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Mestrado em Políticas e Gestão de Recursos Humanos, 1995; Doutoramento em Psicologia Social em 2001, Agregação em 2010) e de investigação no Centro de Investigação e de Intervenção Social do ISCTE-IUL. A sua investigação centra-se principalmente nos fatores e mecanismos que explicam a legitimação da injustiça e da vitimização, entre os quais se inclui o fenómeno de “culpabilização da vítima”. Esta investigação tem como enquadramento teórico principal a Teoria da Crença no Mundo Justo, para cujo desenvolvimento e consolidação tem contribuído com os seus trabalhos de investigação, principalmente no que se refere à legitimação das injustiças que acontecem aos membros do nosso grupo com os quais nos identificamos. Tem também desenvolvido trabalhos que mostram o valor preditivo da necessidade fundamental de perceber o mundo como justo e vários indicadores de bem-estar. Esta investigação está publicada em revistas internacionais e nacionais, tendo sido também objeto de teses de mestrado e doutoramento que tem orientado.
Tese em Psicologia
Licenciada em psicologia clínica (Univ. de Coimbra). Fez mestrado e doutoramento em psicologia social no ISCTE (com estágio de investigação na Flinders University, Adelaide, Australia). Tem a especialidade em psicologia do trabalho, social e das organizações e, especialidade avançada em psicoterapia (OPP), com formação em EMDR (N1 e N2). É docente no ISCTE e investigadora no CIS desde 1999, tendo tido alguns cargos de gestão durante este período: é atualmente diretora do Mestrado em Psicologia Comunitária e Proteção de Crianças e Jovens em Risco (também em 2018-2019) e presidente da Comissão Especializada de Ética de Psicologia, e foi Presidente do Conselho Pedagógico do ISCTE (2019-2023). Tem coordenado e colaborado em estudos e projetos de intervenção social e comunitária, sobretudo no âmbito da sua avaliação, a nível local/municipal (ex., Communication for Integration - C4i/Amadora; CM Sintra - ADN Socioemocional 2.0; CM Cascais - Crescer a Tempo Inteiro), a nível nacional (ex., Projeto Playgroups for inclusion/Grupos Aprender, Brincar, Crescer; Programa Escolhas, 7G; estudos para o CNCS) e em outros projetos internacionais (ex., Projeto ISCWeB - International survey on children's well-being; GRIT - Projeto Erasmus+ - Growing in Urban Education and Diversity; Yar4all). Colaborou em 2018 como Quality Monitor do Australian Council for Educational Research (ACER) num projeto liderado pela OCDE sobre competências socioemocionais e foi consultora técnica e científica para a Fundação Calouste de Gulbenkian nos Projetos Academias Gulbenkian do Conhecimento (2018-2022). Para além do seu interesse pela área da inclusão (tendo estado envolvida na Carta Portuguesa para a Diversidade), nos últimos anos tem trabalhado na área do risco (Gambling e adolescência, com a Universidade de Nottingham Trent) e da proteção de crianças e jovens, desenvolvendo, em colaboração com outras colegas, materiais que visam a promoção dos direitos da criança ("À descoberta dos direitos das crianças", editado pela Assembleia da República), a prevenção universal do abuso sexual ("As Aventuras do Búzio e da Coral"; "Picos e Avelã à descoberta da Floresta do Tesouro") e a audição da criança em tribunal ("Audição da criança: Guia de boas práticas"; "O João vai a tribunal/O dia que a Mariana não queria"; Projeto 12: www.projeto12.pt). Em 2017 participou no projeto T.A.L.E. (Training Activities for Legal Experts) que procurou formar profissionais para uma correta implementação das Diretrizes do Conselho Europeu para uma Justiça amiga da Criança. É membro do Conselho Diretor do CSIS Child Safeguarding in Sport e do Conselho Científico da Academia de Líderes UBUNTU. Formadora no CEJ, sobre Audição da Criança (2016-2023). Fez supervisão a Equipas de apoio a famílias (SCML-2017-2020). Foi consultora para a ACRIDES (Cabo-Verde) e é-o atualmente para o Conselho da Europa no âmbito de um projeto sobre child-friendly justice. Atualmente integra o Grupo VITA, grupo de acompanhamento de situações de violência sexual sobre crianças e adultos vulneráveis no contexto da igreja Católica em Portugal. Recebeu o Prémio Carreira Sul 2020 da OPP. 
Seminário de Investigação em Psicologia - Temas Aprofundados | Tese em Psicologia
Lígia Monteiro has a Ph.D. from the UNL/ISPA-IU. Presently is an assistant Professor at ISCTE- University Institute of Lisbon, and a researcher at CIS-IUL - CED (Community, Education and Development) research group. She has a background on educational and developmental Psychology (ISPA-IU/UNL) and has participated in several research projects  studying the impact of parenting (mother and father) and family dynamics on children’s socio-emotional development, during the first years of live.  She has her work published in several peer-review journals, and book chapters/books. 
Tese em Psicologia
MARGARIDA VAZ GARRIDO (Doutorada em Psicologia, 2007), é Professora Associada com Agregação no Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, onde trabalha desde 1998. A sua investigação examina a cognição humana a partir de uma perspetiva socialmente situada. Tem aplicado esta abordagem principalmente ao estudo da memória colaborativa e falsas memórias, e ao processamento de uma segunda língua. Paralelamente, tem explorado as aplicações da sua investigação ao estudo de populações vulneráveis e clínicas (e.g., processamento cognitivo na parentalidade abusiva, processos de memória no TEA e envelhecimento, interoceção na dor crónica) e à psicologia do consumidor e comportamento alimentar (e.g., inter-modalidade na perceção gustativa). Esteve envolvida em 39 projetos de investigação financiados (Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Fundação ‘la Caixa’) e obteve bolsas individuais (Fundação Calouste Gulbenkian; Fundação para a Ciência e a Tecnologia; e duas bolsas Marie Curie) que lhe permitiram trabalhar durante o seu doutoramento na Universidade da Califórnia - Santa Barbara e na Universidade de Utrecht (2010/2014). A sua investigação foi publicada em livros, capítulos de livros e em mais de 100 revistas científicas (e.g., Journal of Experimental Psychology, Journal of Experimental Social Psychology, Cognition and Emotion, Cognitive Science, Behavior Research Methods; Psychonomic Bulletin and Review; Journal of Memory and Language). O seu trabalho, e o da sua equipa, tem sido reconhecido pela comunidade científica com várias distinções e prémios. Lecionou 26 cursos de psicologia e métodos de investigação e supervisionou o trabalho de mais de 50 mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos. Desempenhou cargos de gestão académica e científica como Diretora do Departamento de Psicologia, do Mestrado em Psicologia Social e das Organizações e do Programa Doutoral em Psicologia. Foi também Vice-Diretora do Centro de Investigação Cis-Iscte. Integra conselhos editoriais de várias revistas e painéis de avaliação científica e foi presidente da Associação Portuguesa de Psicologia.
Tese em Psicologia
Nascida em Ovar em 1959, licenciou-se em Psicologia na Universidade de Lisboa. Desde 1982 desenvolve a sua carreira académica no Iscte, onde é Professora Catedrática de Psicologia Social e Co-cordenadora do SocioDigitalLab for Public Policy (laboratório Associado). Desenvolve uma ampla atividade no ensino e na orientação científica.  A sua atividade de investigação incide sobre a aplicação da Psicologia Social a questões da saúde e do ambiente, e encontra-se refletida em numerosas publicações científicas. É autora do livro “Nós e os outros: O poder dos laços sociais” publicado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos. Foi presidente da Associação Portuguesa de Psicologia. É Honorary Professor na Universidade de Bath e membro da Academia das Ciências de Lisboa.
Tese em Psicologia
Marília Prada completed her PhD in Social Psychology at ISCTE-IUL in 2010. Since then she has been teaching diverse courses to undergraduate and masters’ students with an emphasis on research methods and academic skills. She has published national and international scientific and pedagogic papers and has also co-edited a handbook on academic skills. Between 2015-2018, she was a postdoctoral fellow on a project funded by the European Commission (“Examining the Boundaries of Embodiment” coordinated by Margarida Vaz Garrido). Currently, she coordinates an FCT project - Individual and contextual determinants of sugar perception and consumption - hosted by the Center for Research and Social Intervention (CIS-IUL). Her research interests include: (a) the development and validation of instruments; (b) processing of affective information; (c) food perception and eating behavior.
Seminário de Investigação em Psicologia – Metodologias avançadas
Tese em Psicologia
Ricardo Borges Rodrigues é Professor Auxiliar no ISCTE-IUL e Investigador Integrado no CIS-IUL. Doutorado em Psicologia Social e das Organizações, desenvolve investigação na área das relações intergrupais na infância e adolescência, nomeadamente sobre processos de inclusão e exclusão étnica, racial e de género em contextos educativos. É Diretor do Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais e o vice-coordenador académico no Iscte do Erasmus Mundus Global Mobility, Inclusion and Diversity in Society (Global-Minds). É, ainda, coordenador do Projeto TEIP4 no CIS-IUL, que envolve a consultoria a 15 agrupamentos de escolas. No âmbito da atividade de extensão universitária, integrou comissões de peritos, designadamente a Comissão de Acompanhamento e Fiscalização dos Centros Educativos (2016-2020) e o grupo de acompanhamento do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular na Direcção Geral da Educação (2017).  
Tese em Psicologia
Sibila Marques é licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa e Doutorada em Psicologia Social pelo ISCTE-IUL – Instituto Universitário de Lisboa. É investigadora no Centro de Investigação e de Intervenção Social e lecciona como Professora Auxiliar em cursos de Mestrado no ISCTE-IUL. É actualmente a Directora do Mestrado em Psicologia Social da Saúde.  Tem-se dedicado sobretudo à aplicação da Psicologia Social e Comunitária para compreensão de temas com impacto social relevante sobretudo ao nível da saúde e bem-estar das comunidades e dos indivíduos. Neste sentido tem desenvolvido trabalho em duas areas prioritárias: Psicologia Social do Envelhecimento e Psicologia Social do Ambiente.  Neste domínio tem apresentado os seus trabalhos em congressos nacionais e internacionais, e tem publicações em revistas com impacto na comunidade científica. Tem também desenvolvido actividades em projectos europeus e nacionais  neste domínio.  Faz actualmente parte do grupo Eurage (www.eurage.com) e assumiu a coordenação científica no ISCTE-IUL dos projectos europeus SIforAGE (FP7) e INHERIT (H2020). É ainda autora do ensaio “Discriminação da terceira idade” publicado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos em 2011. Tem ainda uma presença frequente nos meios de comunicação social para discussão dos seus temas de investigação. 
Tese em Psicologia
M.S. (2003) and a PhD (2008) in Social Psychology of Health (ISCTE-IUL). Associate Professor with Habilitation (Agregação) in Psychology  at the Department of Psychology of Iscte, where she started teaching in 1999. She is currently co-coordinator the multidisciplinary research group "Societal Health" of the SocioDigitalLab for Public Policies. She is the former Director of the Psychology Department, and was Vice-Dean of the School of Social Sciences and Humanities, Director of the Master in Social Psychology of Health, Vice-Director of the Centre for Social Research and Intervention (CIS-IUL) and Coordinator of the Research Group Health for All (H4A). Fascinated by the (social) mind-body relations, she has dedicated much attention to such issues in her teaching and research. Her main research interests have generally revolved around social disparities in health and the role of psychosocial influences on chronic illness adaptation processes. She has mainly explored these issues in relation to a particular health-related topic-(chronic) pain. More specifically, her current main lines of research aim to: (1) understand the psychosocial processes accounting for health-care professionals (gender and social status) biases in the assessment and treatment of a patients pain; (2) investigate the role of interpersonal dynamics in pain experiences, namely, pain-related social support interactions for the promotion of functional autonomy among (older) adults with (chronic) pain. In her research she uses a wide range of quantitative (e.g., experimental), qualitative (e.g., grounded-theory) and knowledge synthesis methodologies (e.g., scoping and systematic reviews, meta-analysis). Currently, her research interests have been moving from the investigation of psychosocial processes underlying health and illness, to the development of novel psychosocial interventions to promote chronic illness adaptation and/or health care professionals' gender awareness. She has coordinated 11 funded projects (6 contracts and 5 grants) and collaborated as a researcher or invited scientific/research fellow in several other national (n=3), and international projects (n=8 of which 3 EU funded). She has over 80 scientific publications (books, book chapters, articles), of which > 45 papers in high impact journals (e.g., PAIN, Health Psychology) and has been an invited speaker at important international scientific meetings (e.g., World and European Pain Conferences). Several scientific awards have recognized her scientific contributions, namely, the Research Merit Award of the Portuguese Health Psychology Society (2008), Young Researcher Award of the Portuguese Psychological Association (2013), Best Paper Awards by the Portuguese Association for the Development of Pain Therapies (ASTOR) and the Grüenenthal PAIN Prize 2016. She has provided scientific assessment services to national (e.g., Portuguese National Funding Agency, Portuguese Associations for the Study of Pain) and international organizations (e.g., ERA-NET, Dutch Cancer Society, European Pain Federation). She is regularly involved in outreach activities, e.g., healthcare professionals' training, development of health-related guidelines, consultancy services to national (pain units, pharmaceutical industry, patient associations) and international organizations (e.g., Childhood Cancer International). She is currently a member of IASP Early Career Presidential Task Force, of the Pain Psychology Working Group of the Portuguese Chapter of the European Federation of Pain (EFIC; since 2020) and has been the co-Chair of the Psychology Track of the 2nd EFIC Virtual Pain Education Summit (2021).
Seminário de Investigação em Psicologia – Metodologias avançadas
A minha pesquisa adopta uma perspectiva crítica e interdisciplinar para examinar a relação entre as pessoas, a crise climática e os territórios, especificamente em torno das transições energéticas para a neutralidade carbónica e questões de participação política e justiça social associadas. Sou Co-Editora da revista Papers on Social Representations (http://psr.iscte-iul.pt/index.php/PSR). 
Seminário de Projecto em Psicologia | Tese em Psicologia
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