Licenciatura

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Logótipo da A3ES

Acreditado
6 Anos
16 jan 2020
Registo DGES
Registo inicial R/A-Ef 1036/2011 de 18-03-2011
Registo de alteração R/A-Ef 1036/2011/AL01 de 12-08-2014
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Leccionado em Português

A licenciatura em Psicologia do Iscte conta como um corpo docente altamente qualificado, muito envolvido na produção de investigação e profundamente empenhado em envolver os(as) nossos(as) alunos(as) nos estudos em curso, nomeadamente no Laboratório de Psicologia Social e das Organizações (LAPSO). Esta aposta estratégica na articulação entre ensino e investigação constitui a base de uma formação de elevada qualidade e um motor de inovação e desenvolvimento.

Corpo Docente para (2020/2021)

Avaliação Psicológica
Joana Baptista is a developmental psychologist and an assistant professor at Iscte-Instituto Universitário de Lisboa. Her research interests and expertise lie in the areas of parenting, and child cognitive and socio-emotional development. Over the past 13 years, she has devoted herself to the question of early adverse experiences and their effects, most notably the effect of institutional rearing and deprived parental care on the cognitive, emotional, and behavioral functioning of young children. She also researches how co-parenting and mother-child and father-child quality of interaction influence child functioning. Joana Baptista has published more than 25 scientific articles and book chapters and collaborates, as PI and team member, with several research projects.
Epistemologia e Fundamentos do Pensamento Crítico
A sua pesquisa conjuga interesses da psicologia social, ambiental e comunitária. Tem estudado como indivíduos e comunidades recebem e tornam concretas leis para a sustentabilidade, como as que regulam zonas protegidas e a conservação da biodiversidade. Interessa-se pelo envolvimento dos cidadãos em questões ambientais e pelas representações e identidades associadas a riscos sociais e ambientais.
Epistemologia e Fundamentos do Pensamento Crítico
Epistemologia e Fundamentos do Pensamento Crítico
Neuropsicologia | Psicofisiologia e Genética | Raciocínio e Linguagem
César Lima é Professor Auxiliar de Psicologia no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) desde 2018. A sua investigação centra-se na psicologia e neurobiologia da comunicação vocal, emoções e música. Combina métodos da psicologia experimental e da neurociência cognitiva para abordar estes tópicos, em indivíduos saudáveis de todas as idades, em populações especializadas (e.g., músicos) e em populações clínicas (e.g., com alterações neurológicas ou psiquiátricas). Publicou mais de 30 artigos em revistas incluindo a Emotion, Cerebral Cortex, Brain, Current Biology, Trends in Neurosciences e Nature Reviews Neuroscience. César Lima faz parte do corpo editorial das Scientific Reports (categoria Neurociência) e Royal Society Open Science (categoria Psychology and Cognitive Neuroscience). Tem sido convidado para rever artigos para revistas como a Psychological Bulletin, American Psychologist, NeuroImage, ou Emotion, e propostas de projetos de investigação para a Leverhulme Trust, Royal Society, Czech Science Foundation e Swiss National Science Foundation. Antes de integrar o ISCTE-IUL, César Lima doutorou-se em Psicologia na Universidade do Porto (2008-2011), foi investigador pós-doutorado no Institute of Cognitive Neuroscience - University College London (2012-2016) e regressou à Universidade do Porto como Investigador Auxiliar ao abrigo do programa Investigador FCT (2016-2017). O seu trabalho como investigador principal tem sido financiado pela British Academy e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). No ISCTE-IUL, tem ensinado Psicofisiologia e Genética, Neuropsicologia, Raciocínio e Linguagem, Bases Biológicas das Emoções, e Avanços em Neurociências Afetivas.   
Psicologia da Saúde e Clínica | Psicopatologia
Carla Moleiro é Professora Associada no Departamento de Psicologia Social e das Organizações da Escola de Ciências Sociais e Humanas do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. É Doutorada em Psicologia Clínica pela University of California, Santa Barbara, Estados Unidos da América, em 2003. Inicialmente, especializou-se em Psicologia Clínica na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, e como psicoterapeuta na Associação Portuguesa de Terapias Comportamentais e Cognitivas. Tem desenvolvido trabalho clínico e de investigação sobre perturbações complexas e duplos diagnósticos, perturbações de personalidade, e presentemente com clientes imigrantes, refugiados, de minorias étnicas e sexuais (LGBTI+). Actualmente, é investigadora do Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS), trabalhando sobre saúde mental e diversidade, bem como competências clínicas para a diversidade individual e cultural. O seu trabalho também inclui questões da psicologia comunitária, ética, e intervenção com populações de risco e protecção de menores. 
Métodos de Investigação Qualitativos | Psicologia da Educação
Cecília Aguiar é Professora Auxiliar no Departamento de Psicologia Social e das Organizações e investigadora no CIS-IUL - Centro de Investigação e Intervenção Social. Com formação em psicologia do desenvolvimento e da educação, tem conduzido e participado em projetos de investigação no âmbito da qualidade dos contextos de educação de infância e dos seus efeitos no desenvolvimento social das crianças. Foi Editora Associada do Early Childhood Research Quarterly entre 2016 e 2019. Coordenou o work package sobre currículo, pedagogia e clima social no projeto H2020 ISOTIS e coordenou a participação portuguesa no âmbito dos projetos Erasmus+ KIT@ e BECERID, o último dos quais lançou o blogue PrimeirosAnos.pt, um recurso dirigido a profissionais de educação de infância, baseado em investigação. Desde setembro de 2019, coordena o projeto Erasmus+ PARTICIPA - Professional Development Tools Supporting Participation Rights in Early Childhood Education.
Competências Académicas II
Psicologia Social
Percepção de Pessoas e Relações Interpessoais | Psicometria
David Rodrigues foi bolseiro de Doutoramento FCT e em 2010 obteve o grau de Doutor em Psicologia Social no ISCTE-IUL, onde é Professor Auxiliar Convidado. Foi bolseiro de pós-doutoramento FCT nas universidades ISCTE-IUL, Paris Descartes e Goldmiths, Universidade de Londres, entre 2011 e 2017. É também Co-coordenador do Grupo de Investigação Behavior, Emotion and Cognition (BEC), do CIS-IUL, e Co-Editor da Revista Psicologia. Os seus interesses de investigação centram-se no estudo das relações interpessoais, concretamente na qualidade da relação e comportamentos pró-relação; (não-)monogamia; comportamentos sexuais; foco regulatório; comunicação mediada por computador; e validação de medidas e materiais para serem usados em investigação.
Métodos de Investigação Quantitativos | Psicometria
Diniz Lopes iniciou as suas actividades académicas em 1997 como Investigador Junior no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa até ao ano 2000. Em 1998, foi contratado pelo ISCTE-IUL onde continuou a desenvolver as suas actividades de investigação e de ensino. Em 2007 obteve o seu doutoramento em Psicologia Social no Departamento de Psicologia Social e das Organizações, Escola de Ciências Sociais e Humanas, ISCTE-IUL, onde é, presentemente, Professor Associado, Diretor do Departamento de Psicologia Social e das Organizações e Vice-Diretor da Escola de Ciências Sociais e Humanas. Entre 2010 e 2013 foi bolseiro de pós-doutoramento FCT nas universidades de Paris Ouest e Paris Descartes e na Universidade do Porto. Os seus interesses de investigação actuais centram-se na análise do compromisso, infidelidade, monogamia e não-monogamia, derrogação de alternativas, comportamentos de permanência-abandono e utilização de pornografia em relações românticas; nas relações entre humanos e animais de companhia; nos mecanismos utilizados pelos senso-comum para validar o seu conhecimento quotidiano; e na aplicação de modelos estatísticos à análise de dados em Psicologia. Os seus trabalhos encontram-se publicados em diferentes revistas nacionais e internacionais, tais como Behavior Research Methods, PlosONE, The Journal of Sex Research, Archives of Sexual Behavior, Animals; Group Processes and Intergroup Relations, Cyberpsychology, Behavior and Social Networking, Personal Relationships, entre outras. 
História da Psicologia
Paula Castro é Professora Catedrática de Psicologia no ISCTE-IUL e Investigadora Integrada do CIS-iscte. É Doutorada em Psicologia Social e Ambiental (ISCTE, 2000), e Licenciada em Psicologia (Univ-Lisboa,1987). Tem estudado os processos de construção de significado, interpretação e comunicação envolvidos na receção de novas leis e políticas públicas, sobretudo as ambientais, desenvolvendo uma psicologia social da inovação legal. Tem sobretudo analisado como são recebidas pelo público (e.g., contestadas, aceites, negociadas) as novas leis que regulam a ação climática, a proteção da biodiversidade, a participação pública ou a regeneração urbana – e as consequências desta recepção para a mudança social. Estes estudos, quantitativos e qualitativos, focam usualmente as relações assimétricas entre público e peritos/instituições. Outras áreas de interesse são as das relações pessoa-lugar, conhecimento local, memória social, e história e fundamentos das teorias da psicologia social. Tem coordenado e participado em projetos financiados (FCT, EU), e orientado projectos de Doutoramento e Pós-Doutoramento, estando o trabalho resultante publicado em revistas internacionais de forte impacto nas áreas de psicologia social, política, ambiental e comunitária, e políticas ambientais. Foi Diretora do Departamento de Psicologia (2008–2010), Diretora do Programa Doutoral em Psicologia (2010–2013), Diretora do Mestrado em Estudos do Ambiente e Sustentabilidade (2015-2019), Membro do Conselho Científico do ISCTE (2010-2014), e da Comissão Cientifica do CIS-iscte (2016-19) e é actualmente Diretora do CIS-iscte.
Estatística e Análise de Dados I
Comportamento Organizacional - Processos Individuais
Atitudes e Mudança de Atitudes
Isabel Correia, licenciou-se em Psicologia na Universidade de Lisboa em 1990, e desde 1993 desenvolve a sua carreira académica no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Mestrado em Políticas e Gestão de Recursos Humanos, 1995; Doutoramento em Psicologia Social em 2001, Agregação em 2010) e de investigação no Centro de Investigação e de Intervenção Social do ISCTE-IUL. A sua investigação centra-se principalmente nos fatores e mecanismos que explicam a legitimação da injustiça e da vitimização, entre os quais se inclui o fenómeno de “culpabilização da vítima”. Esta investigação tem como enquadramento teórico principal a Teoria da Crença no Mundo Justo, para cujo desenvolvimento e consolidação tem contribuído com os seus trabalhos de investigação, principalmente no que se refere à legitimação das injustiças que acontecem aos membros do nosso grupo com os quais nos identificamos. Tem também desenvolvido trabalhos que mostram o valor preditivo da necessidade fundamental de perceber o mundo como justo e vários indicadores de bem-estar. Esta investigação está publicada em revistas internacionais e nacionais, tendo sido também objeto de teses de mestrado e doutoramento que tem orientado.
Psicologia da Personalidade
Eduardo SIMOES.
Psicologia das Organizações e do Trabalho
José Gonçalves das Neves Licenciado em Psicologia e Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra, doutorado e agregado em Psicologia Social e das Organizações pelo Iscte-Iul, instituição onde lecciona e investiga. Docente no ensino graduado e pós-graduado, orientador de teses de mestrado e doutoramento e investigador em temáticas do comportamento organizacional. Em autoria e co-autoria, divulgação do conhecimento através de 15 livros, mais de uma centena de artigos científicos e capítulos de livros e duas centenas de participações em eventos científicos nacionais e internacionais. Nove registos áudio (CD) com actividade artística e cultural.
Psicologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente | Psicologia do Desenvolvimento do Adulto
Lígia Monteiro has a Ph.D. from the UNL/ISPA-IU. Presently is an assistant Professor at ISCTE- University Institute of Lisbon, and a researcher at CIS-IUL - CED (Community, Education and Development) research group. She has a background on educational and developmental Psychology (ISPA-IU/UNL) and has participated in several research projects  studying the impact of parenting (mother and father) and family dynamics on children’s socio-emotional development, during the first years of live.  She has her work published in several peer-review journals, and book chapters/books. 
Métodos de Investigação Quantitativos
Magda Saraiva holds a PhD in Basic Psychology from the University of Minho (2016). She is currently a researcher at CIS/ISCTE-IUL. She has developed her research career by integrating several projects in different universities and research centers. Her papers are published in international journals and her research is frequently presented at various national and international scientific meetings. Magda is currently sub-coordinator of the research group BEC - Behavior, Emotion and Cognition. In addition, she is an invited assistant professor at ISCTE-IUL where she lectures in the following courses: Psychology; Master in Social and Organizational Psychology and Master in the Science of Emotions. She has supervised master students in their dissertations and curricular internships.
Métodos e Áreas de Aplicação da Psicologia | Percepção de Pessoas e Relações Interpessoais
MARGARIDA E SÁ DE VAZ GARRIDO, Doutorada em Psicologia  (2007), é Professora Associada no ISCTE-IUL, onde leciona desde 1998. A sua investigação fundamenta-se teoricamente na psicologia social e numa abordagem situada da cognição humana, que enfatiza a importância do contexto onde a atividade cognitiva se desenvolve. Tem aplicado esta abordagem ao estudo da memória, representações cognitivas, e processamento de uma segunda língua. Paralelamente, tem explorado as suas implicações no estudo da parentalidade abusiva, das imagens sociais de crianças/jovens institucionalizados, processamento mnésico em populações clínicas e ainda, nas áreas da psicologia do consumo, marketing e comportamento alimentar. Tem coordenado diversos projetos de investigação financiados (FCT, UE), assim como bolseiros de doutoramento e pós-doutoramento. Obteve ainda várias bolsas individuais que lhe permitiram trabalhar durante o Doutoramento na Universidade da Califórnia - Santa Bárbara e mais recentemente, na Universidade Utrecht. O seu trabalho de investigação tem sido publicado em dezenas livros, capítulos e revistas científicas internacionais (e.g. Journal of Experimental Social Psychology, European Journal of Social Psychology, Experimental Psychology, Social Cognition, Cognition and Emotion, Behavior Research Methods). É também editora e co-autora de publicações pedagógicas, incluindo manuais, capítulos e artigos dirigidos a estudantes/investigadores.   Tem assumido cargos de gestão académica e científica, nomeadamente a direção do Departamento de Psicologia Social e das Organizações e do Mestrado de Psicologia Social e das Organizações. Foi também Vice-Diretora do CIS-IUL e Presidente da Associação Portuguesa de Psicologia. Atualmente é Diretora do Progama de Doutoramento em Psicologia.      
Estatística e Análise de Dados II
Doutorada em Métodos Quantitativos, especialista em Estatística e Análise de Dados (ISCTE-IUL). Professora Auxiliar no Departamento de Métodos de Pesquisa Social (ISCTE-IUL). Coordenadora do Curso de Especialização em Comunicação Visual e Informação (desde 2015) e Coordenadora da Pós-Graduação em Visualização da Informação (desde 2017). Investigadora no projecto europeu GRADUA - GRaduates Advancement and Development of University capacities in Albania (Erasmus+). Desenvolveu e participou em diversos projetos, estudos, workshops e comunicações em congressos nacionais e internacionais. Interesses de investigação: amostragem, estatística robusta, visualização de informação, desigualdade social, empregabilidade e literacia financeira.
Psicologia Social
Nascida em Ovar em 1959, licenciou-se em Psicologia na Universidade de Lisboa e desde 1982 desenvolveu a sua carreira académica no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (onde se doutorou em 1994 e agregou em 2004) e de investigação no Centro de Investigação e de Intervenção Social do ISCTE-IUL. Centra os seus interesses de investigação nas questões associadas à percepção de riscos, incluindo as suas consequências para a participação do público em processos de tomada de decisão. Neste domínio, participou e coordenou diversos projectos de investigação sobre os factores sociais que afectam a percepção de diversos riscos (ambientais e de saúde). A sua especialização no domínio da percepção de riscos tem-na também convocado frequentemente para a consultoria de projectos públicos e privados de grandes dimensões, como é o caso do Plano Nacional da Água (com o INAG) ou da construção de novas Barragens (com a EDP). Colabora regularmente na docência de outras universidades nacionais e estrangeiras e tem uma diversificada lista de publicações em revistas científicas nacionais e internacionais. Orientou 70 teses mestrado e 10 de doutoramento defendidas com sucesso e teve diversos projectos financiados em concursos científicos com júris internacionais. Foi presidente da Associação Portuguesa de Psicologia (2006-2010), membro do Conselho Científico de Ciências Sociais e Humanidades da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia, 2010-2012) e Membro do Standing Commitee for Social Sciences da European Science Foundation (2007-2011). É membro dos painéis de avaliação da A3ES (Psicologia, desde 2011), do European Research Council (CSH4 - The Complexity of Human Mind, desde 2009), das bolsas pos-doc da AXA (desde 2014) e do Danish Research Council (2014-2015).
Competências Académicas I
Marília Prada completed her PhD in Social Psychology at ISCTE-IUL in 2010. Since then she has been teaching diverse courses to undergraduate and masters’ students with an emphasis on research methods and academic skills. She has published national and international scientific and pedagogic papers and has also co-edited a handbook on academic skills. Between 2015-2018, she was a postdoctoral fellow on a project funded by the European Commission (“Examining the Boundaries of Embodiment” coordinated by Margarida Vaz Garrido). Currently, she coordinates an FCT project - Individual and contextual determinants of sugar perception and consumption - hosted by the Center for Research and Social Intervention (CIS-IUL). Her research interests include: (a) the development and validation of instruments; (b) processing of affective information; (c) food perception and eating behavior.
Psicofisiologia e Genética
Marta Martins é investigadora integrada do Centro de Investigação e de Intervenção Social (CIS/ISCTE-IUL) desde 2020. Os seus interesses de investigação centram-se na Psicologia e Neurobiologia da Cognição e da Música, tópicos que aborda com recurso a métodos da Psicologia Experimental e da Neurociência Cognitiva em indivíduos de todas as idades, tendo particular interesse em populações especializadas (e.g., músicos) e em crianças.  Antes de integrar o CIS/ISCTE-IUL, Marta Martins doutorou-se em Psicologia pela Universidade do Porto (2019), onde desenvolveu a sua tese sobre comportamento e plasticidade cerebral em crianças, nos domínios da leitura e da música. Foi bolseira de doutoramento FCT e desenvolveu o seu trabalho em colaboração com o Structural Brain Mapping Group da Universidade de Jena (Alemanha). Durante o doutoramento realizou ainda um estágio no Gaab Lab, Universidade de Harvard (Boston Children's Hospital, USA), ao abrigo de uma bolsa Fulbright.    É ainda licenciada em Biologia pela Universidade do Porto (2007) e completou o Mestrado em Administração e Gestão da Educação pela Universidade Portucalense (2012). Possui o 8.º Grau do Conservatório em Flauta de Bisel e durante oito anos lecionou Educação Musical no 1.º Ciclo do Ensino Básico. 
História da Psicologia
Miriam Rosa é investigadora no CIS-IUL (Centro de Investigação e Intervenção Social) e professora convidada no Departamento de Psicologia Social e das Organizações do ISCTE-IUL. Concluiu um doutoramento em 2012 no ISCTE-IUL com co-orientação na Universidade de Kiel (Alemanha) com uma bolsa da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia). Tem sido bolseira de pós-doutoramento FCT de 2013 a 2018 no CIS-IUL e Rotterdam School of Management (Universidade de Roterdão, Holanda). Co-coordenou o grupo de investigação GCIR em 2013-2014 e Psychange em 2014-2015. Miriam tem-se dedicado à investigação científica na área das relações intergrupais, com foco nas relações entre grupos sociais de estatuto assimétrico (maiorias vs. minorias). Realiza esse trabalho em diversos contextos, tais como as organizações (p.ex. diversidade e inclusão no trabalho, sucesso de fusões/aquisições); ativismo (p.ex. ativistas ambientais) ou grupos religiosos.
Liderança nas Equipas de Trabalho e nas Organizações
Aprendizagem, Motivação e Emoção
Patrícia Arriaga. é Doutorada em Psicologia Social e Organizacional na especialização de Psicologia Social pelo ISCTE (Pré-Bolonha, 2006), com Licenciatura Pré-Bolonha em Psicologia (5 anos, 1996, Área de Psicologia Clínica) pelo ISPA e Mestrado Pré-Bolonha em Psicologia Clínica e Psicopatologia pelo ISPA (3 anos, 2000).  É certificada como Especialista pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) nas áreas de "Psicologia Clínica e da Saúde", "Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações". É atualmente Professora Auxiliar com Agregação no ISCTE-IUL, tendo iniciado a atividade de ensino no ensino superior em 1996. Coordena o Mestrado Ciências em Emoções (ISCTE-IUL).    Investigação: Tem vários projetos com financiamento externo. Foi bolseira da FCT em Pós-Doutoramento (2008) e Investigadora (2009) do CIS-IUL ao abrigo do Contrato-Programa Ciência 2008 e mantém-se atualmente como membro efetivo do CIS-IUL, integrando o grupo de investigação "Behavior, Emotion and Cognition" .  Os seus principais interesses de investigação envolvem o estudo de processos afetivos/emocionais, que geralmente incluem avaliação de respostas subjetivas, comportamentais e fisiológicas, aplicadas a vários tópicos da psicologia social e da saúde. Atualmente os seus projetos centram-se: a) no desenvolvimento de ferramentas (e.g. jogos de tabuleiro, exergames, e outros sistemas de entretenimento e/ou comunicação); e b) estudo da interação humano-robô (HRI), ambos numa perspetiva de promoção do bem-estar, incluindo a compreensão das suas implicações sociais, éticas e julgamentos moral associados.
Estatística e Análise de Dados III
Raul M. S. Laureano is a researcher at the Business Research Unit (BRU) at the Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal, with interests in the fields of business analytics, financial literacy, fundraising and tourism. He is also an Assistant Professor at the Business School of the Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, where he teaches undergraduate and graduate classes of Statistics and Data Analysis, and the Director of the Master in Business Analytics . He is the co-author of books about financial mathematics and statistics with IBM SPSS Statistics and R and of more than 40 publications in proceedings and journals (see https://ciencia.iscte-iul.pt/rml).
Neuropsicologia | Percepção, Atenção e Memória | Raciocínio e Linguagem
Os meus interesses de investigação são sobre como processos cognitivos - atenção, percepção, e memória - nos permitem interagir com o mundo social e não-social. Nomeadamente, de que modo nos permitem formar impressões acerca da personalidade dos outros, fazer inferências acerca deles, e reconhecer emoções, e interagir com o mundo não-social como marcas e bens de consumo. Têm-me interessado também processos de linguagem, em particular o modo como a linguagem molda o conhecimento do mundo. Recentemente, tenho estudado estas questões em populações clínicas e grupos específicos, e usado medidas de activação cerebral para lhes responder.
Competências Académicas II
Sibila Marques é licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa e Doutorada em Psicologia Social pelo ISCTE-IUL – Instituto Universitário de Lisboa. É investigadora no Centro de Investigação e de Intervenção Social e lecciona como Professora Auxiliar em cursos de Mestrado no ISCTE-IUL. É actualmente a Directora do Mestrado em Psicologia Social da Saúde.  Tem-se dedicado sobretudo à aplicação da Psicologia Social e Comunitária para compreensão de temas com impacto social relevante sobretudo ao nível da saúde e bem-estar das comunidades e dos indivíduos. Neste sentido tem desenvolvido trabalho em duas areas prioritárias: Psicologia Social do Envelhecimento e Psicologia Social do Ambiente.  Neste domínio tem apresentado os seus trabalhos em congressos nacionais e internacionais, e tem publicações em revistas com impacto na comunidade científica. Tem também desenvolvido actividades em projectos europeus e nacionais  neste domínio.  Faz actualmente parte do grupo Eurage (www.eurage.com) e assumiu a coordenação científica no ISCTE-IUL dos projectos europeus SIforAGE (FP7) e INHERIT (H2020). É ainda autora do ensaio “Discriminação da terceira idade” publicado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos em 2011. Tem ainda uma presença frequente nos meios de comunicação social para discussão dos seus temas de investigação. 
Psicologia da Saúde e Clínica
M.S. (2003) and a PhD (2008) in Social Psychology of Health (Iscte). Associate Professor with Habilitation (Agregação) in Psychology  at the Department of Psychology of Iscte, where she started teaching in 1999. She was vice-dean of the School of Social Sciences and Humanities, vice-director of the Centre for Social Research and Intervention, director of the Master in Social Psychology of Health and Head of the Research Group Health for All (H4A). Fascinated by the (social) mind-body relations, she has dedicated much attention to such issues in her teaching and research. Her main research interests have generally revolved around social disparities in health and the role of psychosocial influences on chronic illness adaptation processes. She has mainly explored these issues in relation to a particular health-related topic – (chronic) pain. More specifically, her current main lines of research aim to: (1) understand the psychosocial processes accounting for health-care professionals’ (gender and social status) biases in the assessment and treatment of a patient’s pain; (2) investigate the role of interpersonal dynamics in pain experiences, namely, pain-related social support interactions for the promotion of functional autonomy among adults with chronic pain.  In her research she uses a wide range of quantitative (e.g., experimental), qualitative (e.g., grounded-theory) and knowledge synthesis methodologies (e.g., scoping and systematic reviews).  Several scientific awards have recognized her scientific contributions, namely, the Research Merit Award of the Portuguese Health Psychology Society (2008), Young Researcher Award of the Portuguese Psychological Association (2013), Best Paper Awards by the Portuguese Association for the Development of Pain Therapies (ASTOR) and the Grüenenthal PAIN Prize 2016.
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