Licenciatura

Acreditações

Logótipo da A3ES

Acreditado
6 Anos
16 jan 2020
Registo DGES
Registo inicial R/A-Ef 1036/2011 de 18-03-2011
Registo de alteração R/A-Ef 1036/2011/AL01 de 12-08-2014
Contactos
Candidatar
Leccionado em Português

A conclusão da licenciatura em Psicologia permite aos alunos: 

  • Prosseguirem os seus estudos em Psicologia em qualquer das suas especialidades no 2.º ciclo;
  • Total mobilidade para qualquer universidade no país ou na Europa (Bolonha);
  • Ingressar no mercado de trabalho em funções que exijam as competências gerais obtidas no 1.º ciclo do ensino universitário, sob supervisão de um Psicólogo. 

Uma vez que o exercício da profissão de Psicólogo está condicionado à aprovação nos 2 ciclos de formação universitária em Psicologia, quem pretenda uma carreira profissional neste domínio deverá continuar a sua formação em Psicologia num curso de mestrado. 

Resultados do inquérito de empregabilidade 1 ano após o curso

Testemunhos de alumni
Inês Sousa Mestranda em Psicologia Social e das Organizações
A Licenciatura em Psicologia no ISCTE-IUL foi, para mim, um primeiro passo num caminho cuja meta pretendo que seja a contribuição para o bem-estar de todos, e de cada um em particular. Foi, não só uma oportunidade de adquirir conhecimentos, mas também de desenvolver competências adequadas às exigências de um mercado de trabalho cada vez mais global.
Joana Teixeira Mestranda em Psicologia Comunitária e Protecção de Menores
As teorias dão-nos o ponto de partida para a psicologia. Para perseguir um sonho que está mais ligado a pessoas do que a qualquer teoria, mas que sem elas era impossível de concretizar. Entrar no ISCTE-IUL é o início dessa história de vida, desse sonho. E como tudo na vida deve ser, foi um início consistente, que exigiu esforço e dedicação. O ISCTE-IUL não é apenas uma faculdade, assim como Psicologia não é apenas um curso. É o percurso de uma vida cheia de trabalho, aprendizagem e também motivação, amizades e divertimento. Porque o ISCTE-IUL nos ensina muito mais do que teorias. E porque vale sempre a pena perseguir um sonho.
Joaquim Sousa Mestrando em Psicologia Social da Saúde
Cada ser humano é uma fonte inesgotável de conhecimento e a psicologia é na sua essência uma ciência de pessoas e para as pessoas. Mas, o conhecimento adquirido só faz sentido quando o devolvemos àqueles que nos possibilitaram e disponibilizaram parte das suas vidas, das suas alegrias e tristezas, das suas conquistas e derrotas - há sempre algo mais para fazer. A psicologia que estudei é um património coletivo, alicerçado em laços e que faz parte da minha identidade, reconstruiu a minha realidade e potenciou as minhas capacidades como académico, mas acima de tudo como ser humano. Assim, com credibilidade e responsabilidade social, pertenço agora ao grupo dos que descalçam as luvas brancas e exploram o âmago dos diversos contextos onde a psicologia se tornou indispensável.
Contactos
Candidatar
Voltar ao topo