Acreditações
Plano de Estudos para 2024/2025
Unidades curriculares | Créditos | |
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Cidade, Migrações e Diversidade
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Desenvolvimento Urbano e Políticas de Cidade
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Metodologias em Estudos Urbanos
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Tempos e Cidades
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Teorias da Cidade e do Território
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Consumo, Cultura e Qualidade de Vida Urbana
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Laboratório em Estudos Urbanos
12.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 12.0 |
Dissertação em Estudos Urbanos
48.0 ECTS
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Trabalho Final | 48.0 |
Estágio em Estudos Urbanos
48.0 ECTS
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Trabalho Final | 48.0 |
Trabalho de Projecto em Estudos Urbanos
48.0 ECTS
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Trabalho Final | 48.0 |
Cidade, Migrações e Diversidade
OA1 Identificar e problematizar a diversidade sociocultural e formas de mobilidade intrínseca aos espaços urbanos e metropolitanos contemporâneos;
OA2 Conhecer alguns dos conceitos-chave e abordagens teóricas, assim como saber contextualizar historicamente a relação entre cidades e migrações;
OA3 Analisar criticamente a relação entre território e fluxos migratórios com recurso aos conhecimentos adquiridos nesta UC;
OA4 Expor de forma clara as principais dimensões presentes na relação entre diversidade/mobilidade urbanas, exemplificando com casos concretos;
OA5 Desenvolver uma reflexão crítica fundamentada sobre as realidades urbanas contemporâneas e suas classificações sociais.
1.Apresentação do Programa. Sistema de trabalho. Avaliação.
2. Cidades e etnografia
3. Migrações e etnicidade urbana
4. Lisboa, diversidade e identidade
5. Alta de Lisboa: do Plano ao quotidiano
6. O Direito à Cidade: ativismo e hortas inclusivas
7. Diásporas invisíveis (1)
8. Diásporas invisíveis (2)
9. Debate com investigador(a) convidado(a)
10. Acompanhamento dos ensaios finais
Esta UC tem duas modalidades de avaliação alternativas: avaliação ao longo do semestre e avaliação por exame.
A avaliação ao longo do semestre ocorre, com regularidade, no decurso do período curricular, com recurso aos seguintes instrumentos de avaliação, sequencialmente:
1. Participação ativa nas discussões em aula (20%)
2. Apresentação oral em sala de aula da proposta de ensaio final (30%);
3. Ensaio reflexivo final (50%)
É requisito desta modalidade de avaliação a participação ativa em, pelo menos, 6 aulas completas.
A avaliação por exame contempla a totalidade do programa e bibliografia da UC.
Title: Publicações OM - https://www.om.acm.gov.pt/publicacoes-om
Schiller, Nina Glick & Çaglar, Ayse (eds.) 2011 Locating Migration: Rescalling Cities and Migrants, London, Cornell University Press
Peixoto, João; Daniela Craveiro, Jorge Malheiros, Isabel Tiago de Oliveira ( orgs.) Migrações e Sustentabilidade Demográfica: Perspetivas de Evolução da Sociedade e Economia Portuguesas, Lisboa, Fundação Francisco Manuel dos Santos
Hannerz, Ulf 1980 Exploring the City: Inquiries Toward an Urban Anthropology, New York: Columbia University Press (tradução em português, francês e castelhano)
Dufoix, Stephane, 2008 (2003) Diasporas, University of California Press
Çaglar, Ayse & Schiller, Nina Glick, 2018 Migrants & city-making. Dispossession, Displacement & Urban Regeneration, Durham & London: Duke University Press
Brettell, Caroline & Hollifield, James F. (ed) Migration Theory. Talking across disciplines, New York & London: Routledge
Authors:
Reference: null
Year:
Title: ...
Authors:
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Year:
Desenvolvimento Urbano e Políticas de Cidade
A. Compreensão e aquisição de conhecimentos
- Conhecimento e compreensão dos principais problemas e desafios ao desenvolvimento enfrentados pelos territórios urbanos
- Conhecimento e compreensão dos grandes paradigmas teóricos que enformam a análise e actuação sobre o desenvolvimento urbano
- Conhecimento e compreensão das principais lógicas de actuação no campo do desenvolvimento territorial e políticas de cidade na UE e Portugal
B. Aplicação de conhecimentos
- Mobilizar conhecimentos teóricos na análise dos fenómenos reais;
- Usar na prática fontes bibliográficas e empíricas diversas na análise de problemas concretos;
C. Capacidade de análise e avaliação
- Análise crítica e construção de argumentação própria fundamentada teórica, lógica e factualmente.
D. Competências de comunicação
- Elaborar argumentos fundamentados, teórica, lógica e factualmente e comunicá-los a outrem;
E. Competências de aprendizagem
- Aprender a trabalhar em equipa
- Estudar com autonomia.
1.Introdução: Desenvolvimento, território e espaço urbano
2.Teorias e estratégias de desenvolvimento territorial
a. O paradigma espacial
b. O paradigma da ec. regional
c. O paradigma territorialista
3.Transformações urbanas e desafios ao desenvolvimento
a. Globalização, reestruturação económica e competitividade das cidades
b. Estruturação intra-urbana, segmentação funcional e dualização social
c. Dinâmicas urbanas, mobilidade e sustentabilidade
d. Conectividade, sistemas urbanos e espaços rurais
4.Políticas de coesão e de desenvolvimento territorial
a. Planeamento, ordenamento e desenv. territorial
b. A evolução das politicas de desenv. e coesão na UE e em Portugal
c. O planeamento urbano e as PDRL: objectivos, instrumentos e actores
5.Políticas de cidade e governança urbana
a. Políticas de cidades e governança: questões conceptuais
b. As cidades na agenda das políticas da UE
c. A Política de Cidades em Portugal
d. A governança das cidades em Portugal
A avaliação de cada aluno será baseada nos seguinte elementos:
a) Trabalho ou teste individual, presencial: (50%)
b) Trabalho de investigação em grupo, com apresentação e entrega posterior dos elementos escritos ou audiovisuais solicitados (50%)
Os trabalhos serão efectuados a partir de um tema a fornecer, no início do ano lectivo, pela equipa docente.
Title: UN-Habitat (2016),Urbanization and Development: Emerging Futures - World Cities Report 2016, Nairobi: United Nations Human Settlements Programme (UN-Habitat)
Pólese, M. (1998), Economia Urbana e Regional, APDR, Coimbra
Paddison, R. (Ed.) (2001), Handbook of Urban Studies, Sage Publications, London, UK.
Lopes, R. (2001), Competitividade, Inovação e Território. Oeiras: Celta
Lopes, A. S. (1995), Desenvolvimento Regional: Problemática, Teoria, Modelos, 4ªed., Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa
LeGates, R.; Stout F. (Eds) (2016), The City Reader (6th ed.), Oxford and New York: Routledge
Fainstein, S and DeFilippis, J. (2016 ) Readings in Planning Theory (4th Ed.), Chichester: Wiley Blackwell
Costa, J. (coord.) (2005), Compêndio de Economia Regional, APDR, Coimbra
CE (2011), Cidades de Amanhã: Desafios, visões e perspectivas. Bruxelas, Outubro de 2011 (Cities of tomorrow - Challenges, visions, ways forward)
Benko, G. (1999), A Ciência Regional, Celta, Oeiras
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Bibliografia complementar será indicada para cada aula.
- Zukin, Sharon (2010). Naked city: the death and life of authentic urban places, Oxford ; New York : Oxford University Press
- Zukin, Sharon (1995). The Cultures of Cities, Cambridge / Oxford: Blackwell
- Wheeler, S; Beatley, T. (eds.) (2014) Sustainable Urban Development Reader (3rd ed.), Routledge
- Wirth, L. (1938), 'O urbanismo como modo de vida', in O. VELHO, O fenómeno urbano, Rio de Janeiro: Zahar, 1979, pp. 90-113
- VVAA (2015) Revista rossio. estudos de Lisboa nº 5 (dossier "A Projeção de Lisboa. Utopias, visões e estratégias para uma cidade em movimento perpétuo", coord J. Seixas), Setembro 2015, http://issuu.com/camara_municipal_lisboa/docs/rossio_5_issuu
- VVAA (2014) Revista rossio. estudos de Lisboa nº 4 (dossier "Olhar a cidade à luz da revitalização", Coord P. Costa), Dezembro 2014, http://issuu.com/camara_municipal_lisboa/docs/rossio_4_simples
- Storper, M.( 2014). "Governing the Large Metropolis", Territory, Politics, Governance, Volume 2, Issue 2, 115-134
- Storper (2013), Keys to the City: How Economics, Institutions, Social Interaction, and Politics Shape Development, Princeton: Princeton University Press
- Storper, Michael (1997), The Regional World: Territorial development in a Global Economy, The Guilford Press, New York / London
- Soja, E. (2000), Postmetropolis: Critical Studies of Cities and Regions, Wiley-Blackwell
- Simmel, G. (1902), 'A metrópole e a vida mental', in O. VELHO, O fenómeno urbano, Rio de Janeiro: Zahar, 1979, pp. 11-25Scott, Allen J. (2014) "Beyond the Creative City: Cognitive-Cultural Capitalism and the New Urbanism", Regional Studies, 48:4, 565-578
- Short, John R. (1996), The Urban Order: An Introduction to Cities, Culture and Power, Blackwell, Oxford
- Scott, Allen J. (Ed.), (2001), Global City-Regions: Trends, Theory, Policy, Oxford University Press, Oxford - NewYork
- Scott, Allen J. (2008), Social Economy of the Metropolis. Cognitive-Cultural Capitalism and the Global Resurgence of Cities, Oxford: Oxford University Press
- Sassen, Saskia (2000), Cities in a World Economy, 2nd Edition, Pine Forge Press, California
- Sassen, S. (1991), The Global City: New York, London, Tokyo, Princeton University Press, Princeton - New Jersey
- Rémy, Jean e Liliane Voyé (1992), A cidade: rumo a uma nova definição?, Ed. Afrontamento, Porto, 1994
- Portas, N., Domingues, A., e Cabral, J. (coord.) (2003), Políticas Urbanas - Tendências, estratégias e oportunidades, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa
- Mumford, L. (1961), The city in history : its origins, its transformations, and its prospects, Penguin Books
- Miles, M; Hall, T.; Borden, I (Eds) (2004) The City Cultures Reader (2nd Ed.), Routledge
- Moulaert, F., Sekia, F. ( 2003), Territorial Innovation Models: A Critical Survey. Regional Studies, 37(3): 289-302.
- Marques, T. Sá (2005), Portugal na transição do século: Retratos e dinâmicas territoriais; Porto: Afrontamento
- Lefebvre, H. (1991[1974]) The Production of Space. Oxford: Blackwell
- Lees, L.; Slater, T.; Wyly, E. (Eds) (2010), The Gentrification Reader, Routledge
- Landry, C. (2000), The Creative City: a toolkit for urban innovators. London: Comedia / Earthscan
- Hall, Peter (2014) Cities of Tomorrow: An Intellectual History of Urban Planning and Design Since 1880, 4th Edition, Wiley-Blackwell
- Hall, Peter (2002) Urban and Regional Planning (4th Ed.), Routledge
- Hall, Peter (1998), Cities in Civilization. London: Pantheon
- Ferrão, João (2013). "Governança, Governo e Ordenamento do Território em Contextos Metropolitanos" in Ferreira, A.; Rua, J; Marafon G. J.; Pinheiro da Silva A.C: (Org.), Metropolização do Espaço: Gestão Territorial e Relações Urbano-Rurais, Editora Consequência, Rio de Janeiro, pp. 255-281.
- Ferrão, João (2011) O ordenamento do território como política pública, FCG, Lisboa
- Fernandes, J. A. R. e Sposito, M. E. B. (Org.), A nova vida no velho centro nas cidades portuguesas e brasileiras, Porto: FLUP/CEGOT
- Crevoisier, O., & Jeannerat, H. (2009). Territorial knowledge dynamics: from the proximity paradigm to multi-location milieus. European Planning Studies, 17(8), 1223-1241.
- Birch, E. (Ed.) (2009), Urban and Regional Planning Reader, Oxford: Routledge
- Benko, G., Lipietz, A. (orgs.) (1994 (1992)), As regiões ganhadoras - Distritos e redes: os novos paradigmas da geografia económica, Celta, Oeiras
- Baptista, A. M. (2001), "Cidades, urbanização e economia em contexto de globalização", in Reis, J. e Mª I. Baganha (orgs.) A economia em curso: contextos e mobilidades, Edições Afrontamento, Porto, pp. 223-247
Authors:
Reference: null
Year:
Metodologias em Estudos Urbanos
No final da UC, cada estudante deverá ter adquirido as competências para: OA1) definir pesquisa para produção de conhecimento em ciências sociais e identificar noções básicas associadas (teoria, método, técnicas); OA2) definir e distinguir os métodos de pesquisa mais utilizados em ciências sociais e Estudos Urbanos; OA3) diferenciar métodos a utilizar de acordo com diferentes objetivos e condições de pesquisa; OA4) analisar e interpretar indicadores (estatísticos ou outras fontes secundárias/documentais); OA5) selecionar amostras, construir instrumentos de recolha de informação e analisar dados produzidos por inquéritos por questionário em Estudos Urbanos; OA6) selecionar casos, construir instrumentos de recolha de informação (ex.: guião de entrevista) e analisar conteúdo de textos no âmbito do método intensivo em Estudos Urbanos; OA7) combinar a estratégia extensiva e a estratégia intensiva em ciências sociais e em Estudos Urbanos, no que se designa como estratégia multi-método.
CP1. Processo de investigação
1.1 Objetivos e noções básicas
1.2 Tipos de pesquisa e estratégias metodológicas
1.3 Etapas de investigação e o lugar dos métodos e das técnicas
CP2. Fontes de informação
2.1 Diversidade, pesquisa documental, recursos Web
2.2 Revisão de literatura e escrita de textos
CP3. Estratégia de investigação quantitativa
3.1 Pesquisa extensiva/quantitativa
3.2 Processo de produção de dados quantitativos: amostra e estruturação de questionário
3.3 Análise de dados quantitativos
3.4 Pesquisa quantitativa em Estudos Urbanos
CP4. Estratégia de investigação qualitativa
4.1 Pesquisa intensiva/qualitativa
4.2 Processo de produção de dados qualitativos
Entrevista e histórias de vida
Etnografia e observação participante
Uso de documentos na pesquisa qualitativa
4.3 Análises de conteúdos
4.4 Pesquisa qualitativa em Estudos Urbanos
CP5. Estratégia multi-método
5.1 Integração dos métodos: extensivo e intensivo
5.2 Pesquisa combinada em Estudos Urbanos
O processo de avaliação ao longo do semestre implica a participação do/a estudante nas aulas, a intervenção individual em exercícios de exemplificação e aplicação/treino de método(s) e técnica(s) (por exemplo, role playing de realização de entrevistas) e a realização, em contexto de sala de aula, de dois testes individuais de avaliação de conhecimentos sobre a matéria lecionada e prevista no programa, suportada em textos disponibilizados aos alunos ou facilmente acessíveis nas bibliotecas das universidades.
Para a nota final contribui em 50% a nota do primeiro teste escrito individual (a realizar a cerca de meio do programa/semestre) e em 50% a nota do segundo teste escrito individual (data a definir, fim do programa/semestre).
A UC não prevê a modalidade de avaliação por exame.
Title: Albarello, L., et.al (2011). Práticas e métodos de investigação em Ciências Sociais. Gradiva.
Bardin, L. (2016). Análise de Conteúdo. Edições 70.
Beaud, S., Weber, F. (2007). Guia para a pesquisa de campo. Editora Vozes.
Creswell, J. W. & Creswell, J. D. (2023). Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches. Sage.
Della Porta, D. D. & Keating, M. (2008) (Eds.). Approaches and Methodologies in the Social Sciences. A Pluralist Perspective. Cambridge University Press.
Ghiglione, R. & Matalon, B. (2001). O Inquérito - Teoria e Prática. Celta.
Leavy, P. (2023). Research Design: Quantitative, Qualitative, Mixed Methods, Arts-Based, and Community-Based Participatory Research Approaches. The Gilford Press.
Pestana, M.H. & Gageiro, J.N. (2014). Análise de dados para ciências sociais. Sílabo.
Scott, J. (1990). A Matter of Record: Documentary Sources in Social Research. Polity Press.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Serão recomendadas referências bibliográficas complementares em Estudos Urbanos, exemplificativas de pesquisas, no início de cada semestre.
Almeida, J. F. & Pinto, J. M. (1995). A Investigação nas Ciências Sociais. Presença.
Bryman, A. (2012). Social Research Methods (4th. Ed.). Oxford University Press.
Babbie, E. (2021). The practice of social research (15th Ed.). Cengage.
Bertaux, D. (2020). As Narrativas de Vida. Mundos Sociais.
Campenhoudt, LV., Marquet, J & Quivy, R. (2023), Manual de Investigação em Ciências Sociais (2ª ed. rev.). Gradiva.
Foddy, W. (1996). Como Perguntar. Teoria e Prática da Construção de Perguntas para Entrevistas e Questionários. Celta Editora.
Giddens, A. (2013). “Método de Investigação em Sociologia”, In Sociologia (9ª ed. rev.), Fundação Calouste Gulbenkian.
Ragin, C. & Amoroso, L. M. (2011, [1994]). Constructing Social Research. The Unity and Diversity of Method (2th Ed.). Pine Forge/Sage.
Silva, A.S. & Pinto, J.M. (Org.). (2014). Metodologia das Ciências Sociais. Afrontamento.
Authors:
Reference: null
Year:
Tempos e Cidades
Compreender as principais transformações do espaço urbano e as dinâmicas sociais da cidade entre meados do séc. XVIII e o final do séc. XX, nomeadamente:
a) diferentes conceções do espaço urbano, do espaço público, e transformação da arquitetura;
b) o processo de metropolitanização oitocentista, os problemas e utopias associados à industrialização e aos novos ideais sanitários, o projeto urbano do Movimento Moderno e à sua crítica;
c) alteração das imagens e representações das cidades e o seu peso na política urbana e na transformação do tecido urbano;
d) os casos de estudo analisados;
e) as dinâmicas dos grupos e as interações sociais desenvolvidas;
f) os dilemas da manutenção da ordem pública e segurança na cidade;
g) a ?questão social? e a diversidade de respostas que suscitou.
Aplicar os conhecimentos adquiridos e desenvolver competências críticas pela discussão de fontes, textos teóricos e elaboração de um ensaio final.
I. Transformações do espaço urbano (sécs. XVIII -XX)
1) A cidade e as suas representações no contexto do Iluminismo. A Reconstrução de Lisboa: morfologia urbana, arquitetura e tratamento dos espaços públicos.
2) O processo de Metropolitanização oitocentista. Paris.
3) Representações da cidade industrial e sanitária vs. o ideal metropolitano. O socialismo utópico e os desenvolvimentos do urbanismo no final do final do século. Estudos de caso: Barcelona e Lisboa.
4) O projeto urbano do Movimento Moderno. Morfologia urbana, arquitetura e tratamento dos espaços públicos.
5) Da recuperação das formas históricas à cidade espetáculo. Perceção, conceção e vivências do espaço.
II. Atores e vivências urbanas (sécs. XVIII-XX)
1) Industrialização, urbanização e dinâmicas da população.
2) Interações e conflitos: elites urbanas vs classes populares urbanas.
3) Os dilemas da segurança: norma e ordem no espaço público urbano.
4) A «questão social» na cidade.
5) Identidades e sociabilidades urbanas.
A avaliação final contempla a preparação e participação nos debates realizados nas aulas (20%) e na elaboração de um ensaio escrito final individual (80%) apresentado e discutido em aula.
BibliografiaTitle: VAZ, Maria João (2014), O crime em Lisboa. 1850-1910, Lisboa, Tinta-da-China.
PIÑOL, J-L. (1991), Le monde des villes au XIX siècle, Paris, Hachette.
PETIT, J-G. e Y. Marec, dir. (1996), Le social dans la ville. 1750-1914, Paris, Ed. de l?Atelier.
KALIFA, D. (2005), Crime et culture au XIXe siècle, Paris, Perrin.
HARVEY, David (2003), Paris, Capital of Modernity. New York and London: Routledge
GREEN, N. (1990), The Spectacle of Nature. Manchester: Manchester University Press.
FORTUNA, C., org. (1997), Cidade, cultura e globalização.Oeiras: Celta.
FARGE, A. (1986), La vie fragile. Violence, pouvoirs et solidarités à Paris au XVIIIe siècle, Paris, Hachette.
CHOAY, F. (1965), L?urbanisme, utopies et réalités. Paris: Seuil.
BOYER, M.C. (1994), The City of Collective Memory. Massachusetts: MIT.
BERGDOLL, B. (2000), European Architecture 1750-1890. Oxford: University Press.
BENJAMIN, W., (1989) Paris Capitale du XIX Siècle. Paris: Ed. du Cerf.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: TOSTÕES, A. e ROSSA, W. coord. (2008), O Plano da Baixa Hoje. Lisboa: CML
SILVA, Álvaro Ferreira da (1997), «A evolução da rede urbana portuguesa (1801-1940)», Análise Social, n.º 143-144, pp. 779-814.
SILVA, Álvaro Ferreira da (1996), «A construção residencial em Lisboa: evolução e estrutura empresarial (1860-1930)», Análise Social, n.º 136-137, p. 599-629.
RONCAYOLO, M. et T. Paquot, dir. (1992), Villes & Civilization Urbaine XVIII-XX Siècles. Paris: Larousse.
PINHEIRO, Magda (2011), Biografia de Lisboa, Lisboa, Esfera dos Livros
PARCERISA, Josep (2014), Urbanism. Barcelona 20th Century. Barcelona: Marge Books
LEAL, Joana Cunha (2004), ?Legitimação artística e patrimonial da Baixa pombalina. Um percurso pela crítica e pela história da arte portuguesas?, Monumentos, N. 21, pp.6-17
LEAL, Joana Cunha (2008), ?A sanitarização do imaginário urbano na Lisboa Oitocentista?, Arte & Poder, Margarida Acciaiuoli, Joana Cunha Leal e Maria Helena Maia coord. Lisboa: IHA, pp. 119-135
HOENBERG, Paul e LEES, Lynn Hollen (1985), The Making of Urban Europe. 1000-1950, Harvard, Harvard University Press
FRANÇA, J.-A. (1987), Lisboa Pombalina e o Iluminismo. Lisboa: Horizonte (1.ª ed. 1965)
FAURE, Alain (2005), «Emprego industrial em Paris e residência operária (1860-1914): a pluralidade de distâncias, diversidade dos modos de vida», Ler História, 48, pp. 125-138.
DUBY, Georges e RONCAYOLO, M. (1985), Histoire de la France urbaine, tome 5 : La Ville aujourd'hui, Paris, Points
DUBY, Georges (1981), Histoire de la France urbaine, tome 3 : La Ville classique, Paris, Points.
CHURCHIL, David (2017), Crime control and Everyday life in the Victorian City. The Police and the Public, Oxford, Oxford University Press
CHEVALIER, Louis (1985), Classes laborieuses et classes dangereuses à Paris, pendant la première moitié du XIX siècle ; Paris, Hachete (1.ª ed. 1958)
CHARLOT, M. e MARX, Roland, dir. (1995), Lobdres.1851-1901. A era vitoriana ou o triunfo das desigualdades, Lisboa Terramar.
BOHIGAS, Oriol (1963), Barcelona entre el Pla Cerdà i el Barraquisme. Barcelona : Edicions 62
BAIROCH, Paul, BATOU, Jean e CHÉVRE, Pierre (1988), La population des villes européennes. Banque de données et analyse sommaire des résultats. 800-1850, Geneve, Droz.
BAIROCH, Paul (1985), De Jericó à Mexico. Villes et economie dans la histoire, Paris; Gallimard.
AGULHON, Maurice (1983), Histoire de la France urbaine, tome 4 : La Ville de l'âge industriel, Paris, Points.
AAVV. (2007), O Terramoto de 1755: Impactos Históricos, Lisboa: Horizonte.
Authors:
Reference: null
Year:
Teorias da Cidade e do Território
Pretende-se que os alunos desenvolvam as seguintes competências:
- Domínio do conhecimento sobre as principais abordagens no entendimento da cidade, das suas dinâmicas de transformação e impactos nas estruturas sociais e espaciais;
- Capacidade de identificar problemáticas dos estudos urbanos e sobre elas reflectir de forma integrada e multidisciplinar;
- Capacidade de utilizar o aparelho teórico-metodológico fornecido, de forma crítica e autónoma, na construção e operacionalização de problemáticas urbanas, no domínio da investigação e em contextos profissionais.
I. Formas de organização espacial
1. Urbanização e metropolização
2. Sistemas urbanos: evolução e tendências actuais
3. Intervenções urbanas: clássicas e informais
II. Morfologia urbana e design
1. Urbanismo: da cidade jardim à cidade moderna e ao novo urbanismo
2. Conceitos de urbanismo. Instrumentos de leitura da cidade
3. Morfologia urbana: uma perspectiva comparada
III. Dinâmicas de transformação urbana
1. A globalização e a cidade
2. Os processos de segregação socio-espacial na cidade pós-fordista: as novas economias urbanas e a estrutura socioeconómica das cidades
3. Os processos de segregação socio-espacial e as dinâmicas de gentrificação
3 ensaios individuais, um por cada módulo de conteúdos, a entregar no fim do módulo respetivo. Cada ensaio contará 30% da avaliação, estando reservados 10% para a participação ativa nas aulas.
BibliografiaTitle: TEIXEIRA, M. VALLA, M.,1999, O Urbanismo Português. Século XIII-XVIII Portugal-Brasil. Lisboa: Livros Horizonte.
SHORT, John, 2006, Urban Theory: a critical assessment, Nova Iorque: Palgrave.
ROBERTS, P. W. & Sykes, H. (2000). Urban Regeneration: a Handbook. Sage Publications Ltd, 1st Edition, London.
PARKER, S., 2004, Urban Theory and the Urban Experience, Encountering the city. New York: Routledge.
LIN, Jan; Mele, Christopher, 2013, The Urban Sociology Reader, 2nd edition, New York, Routledge
LAMAS, J. M. R. G., 2010. Morfologia Urbana e Desenho da Cidade. Lisboa: FCG, FCT.
MCNEIL, Donald, 2017, Global Cities and Urban Theory, London, Sage Publication
HARDING, Alan; Blokland, Talja, 2014, Urban Theory, London, Sage Publication
CULLEN, Gordon, 1990 [1971]. Paisagem Urbana: Tratado de Estética Urbanística, Lisboa: Edições 70.
ASCHER, François, 2010, Novos Princípios do Urbanismo. Seguidos dos Novos Compromissos Urbanos. Lisboa: Livros Horizonte.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: THORNS, David C., 2002, The Transformation of Cities, Nova Iorque: Palgrave.
SILVA, Carlos Nunes, 1987, Planeamento Municipal e a Organização do Espaço em Lisboa: 1926-1974, Lisboa
SOLÁ, Morales, Ignasi, 2002, Territórios, Barcelona: Gustavo Gili.
SALGUEIRO, Teresa, 1992. A Cidade em Portugal: Uma Geografia Urbana, Lisboa, Edições Afrontamento.
ROSSA, W, 2002, A urbe e o traço: uma década de estudos sobre o urbanismo português. Coimbra: Livraria Almedina
ROSSI, Aldo, 2001 [1966]. A Arquitectura da Cidade, Lisboa: Edições Cosmos.
QUATERNAIRE PORTUGAL,1997, Sistema urbano Nacional: Cidades Médias e Dinâmicas Territoriais, DGOTDU, Lisboa,
PRÉTECEILLE E., 2006, ?La ségrégation sociale a-t-elle augmenté? La métropole parisienne entre polarisation et mixité?, Sociétés Contemporaines, vol. 2- 62
PORTAS, Nuno; Domingues, Álvaro; Cabral, João, 2003, Políticas Urbanas: Tendências, Estratégias e Oportunidades, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
MOITA, Irisalva (ed.), 1994, O Livro de Lisboa; Lisboa 94, Livros Horizonte e Expo98 ; Lisboa.
MINGIONI, Enzo (ed), 1996, Urban Poverty and the Underclass, Oxford: Blackwell Publishers
LYNCH, Kevin, 1989 [1960]. A Imagem da Cidade, Lisboa: Edições 70.
LE CORBUSIER, 2000 [1924]. Por uma Arquitectura, São Paulo: Editora Perspectiva.
HARVEY, David, 2001, Spaces of Capital; Towards a Critical Geography, Edinburgh, Edinburgh University Press Ltd
GOTTDIENER, Mark; Hutchinson, Ray, 2006, The New Urban Sociology, Colorado: Westview Press
GREGOTTI, Vittorio, 2004 [1972]. Território da Arquitectura, S. Paulo: Perspectivas.
COUCH, C., Sykes, O., & Börstinghaus, W., 2011, Thirty years of urban regeneration in Britain, Germany and France: The importance of context and path dependency. Progress in Planning, 75(1), 1-52.
COELHO, C. D. (Coord.), 2013, Cadernos de Morfologia Urbana - estudos da cidade portuguesa 2. O tempo e a forma, Lisboa: Argumentum.
COELHO, C. D. (Coord.), 2013, Cadernos de Morfologia Urbana - estudos da cidade portuguesa 1. Elementos Urbanos, Lisboa: Argumentum.
CML, UNL, 2001,Lisboa em Mapas. Informação geo-referenciada, CML, Lisboa,
CARTER, Harold, 1981,The Study of Urban Geography, Londres, (El Estudio da la Geografia Urbana, 2º edição castelhana, Madrid, Instituto de Estudios de Administración Local.
CAPRON G., 2006, ?Entre ségrégation et fragmentation urbaine? in G. Capron, Quand la ville se ferme, Clamecy, Bréal
CHAMBOREDON J-C., Lemaire, M., 1970, Promité spatiale et distance sociale. Les grandes ensembles et leur peuplement?, Révue française de sociologie, Vol XI -1
BEAUJEU-GARNIER, J., 1995, Géographie Urbaine, Paris, Armand Colin, 4ª edição (Geografia Urbana, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1997.
AAVV, 2010.,Teoria e Critica de Arquitectura - Século XX. Lisboa: Caleidoscópio.
Authors:
Reference: null
Year:
Consumo, Cultura e Qualidade de Vida Urbana
- Capacidade para formular um quadro de reflexão sobre os enfoques multidisciplinares de abordagem da centralidade do consumo, cultura e qualidade de vida, na actual fase de desenvolvimento das cidades.
- Domínio de algumas ferramentas de operacionalização de conceitos e aplicações metodológicas, sobre aquelas temáticas, em contextos profissionais e/ou de prosseguimento de estudos pós-graduados.
1. Cidades e Consumo
1.1. Consumo como eixo estruturador das economias e da vida urbana
1.2. Crescimento urbano e ?retail apparatus?: processos, fases, espaços e práticas
1.3. Mudança urbana e padrões de consumo: aspetos metodológicos e estudos de caso
2. Cultura, consumo urbano e desenvolvimento
2.1. Cidade, cultura, criatividade: questões conceptuais e metodológicas;
2.2. Actividades culturais e território
2.3. Cultura, dinâmicas criativas e espaço urbano;
2.4. Actividades culturais e revitalização urbana
2.5. Formas de governança e governação: políticas culturais, desenvolvimento territorial e criatividade urbana.
3.Qualidade de vida e desenvolvimento urbano
3.1. Contexto do surgimento da temática da qualidade de vida e da qualidade de vida urbana
3.2. As várias abordagens da qualidade de vida
3.3. Metodologias de diagnóstico e avaliação da qualidade de vida.
Elaboração de 3 ensaios individuais, um por módulo, associado a um dos temas abordados no módulo (e acordado com o docente), no qual será requerida a aplicação dos conhecimentos mobilizados no módulo (e na bibliografia de suporte respetiva) ao estudo de um caso empírico concreto. Cada ensaio terá no mínimo 3 páginas e no máximo 4, excluindo bibliografia, fontes, imagens, etc. Cada ensaio terá um peso de 1/3 na avaliação final.
BibliografiaTitle: - Zukin, Sharon(1995) The Cultures of Cities,Oxford: Blackwell.
-Sirgy,Joseph et al, (2003), Advances in Quality of life: theory and research, Klumer Academic Publishers
-Scott,A. J.(2000) The Cultural Economy of Cities,London :age.
-Rodrigues, Walter (2010) Cidade em Transição,Lisboa: Celta Editora.
-Miles, Steven e Malcolm Miles (2004) Consuming Cities, Nova Iorque: Palgrave Macmillan.
-Jaine, Mark; (2005) Cities and Consumption,Londres: Routledge.
-Craglia,Max,(2000)Evaluating the Quality of life in European Regions and Cities: theoretical conceptualization, classical and innovative indicators, COR Studies, European Comission
de Ciências Sociais.
-Costa, P. (2007) A Cultura em Lisboa: competitividade e desenvolvimento territorial, Lisboa: Imprensa
Cheltenham: Edward Elgar.
-Cooke, P. and L. Lazzeretti (orgs.) (2007) Creative Cities, Cultural Clusters and Local Development,
-Clarke, David B. (2003) The Consumer Society and the Postmodern City, Londres: Routledge.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: - Ransome, Paul (2005), Work, consumption and culture - affluence and social change in the twenty-first century, London: Sage.
- OECD (2005), ?Culture and Local Development?, Paris: OECD
- Landry, Charles (2000), The Creative City ? A toolkit for urban innovators, Comedia, EarthScan, London.
- Camagni, R., Mailat, D., Matteaccolli, A. (Eds.) (2004), Ressources naturelles et culturelles, milieux et développement local. Neuchatel: EDES
- Bauman, Zigmunt (2007), Consuming life, Cambridge: Polity Press.
- Bauman, Zigmunt (1998), Work, comsumerism and the new poor, Buckingham: Open University Press.
Authors:
Reference: null
Year:
Laboratório em Estudos Urbanos
No final da UC, os estudantes deverão ser capazes de:
OA1) explicar a relação entre teoria e metodologia em estudos urbanos;
OA2) identificar e distinguir os diferentes modos de recolha, de tratamento e análise de dados, os seus princípios e os seus efeitos na pesquisa;
OA3) articular conceitos e observações, elaborar uma problemática e escolher métodos e técnicas de pesquisa tendo um objeto empírico de investigação por referência;
OA4) utilizar técnicas de análise, interpretação e apresentação de resultados empíricos no âmbito de uma investigação em Estudos Urbanos
OA5) refletir sobre as capacidades e as limitações de uma investigação empírica em Estudos Urbanos;
OA6) desenhar, apresentar e discutir o seu projeto de dissertação, estágio ou trabalho de projeto em Estudos Urbanos.
CP1. Como desenhar um projeto de investigação
1. A pesquisa como produtora de conhecimento: condições, procedimentos e diferentes tipos
2. Formulação do problema e definição de objetivos: a questão de partida
3. Conceptualização: da fase exploratória ao modelo de análise
4. Operacionalização e observação: estratégias metodológicas e objetivos da pesquisa; pesquisa extensiva e intensiva; metodologias quantitativas e qualitativas de recolha e análise de informação
CP2. Problemas e práticas de pesquisa em Estudos Urbanos
1. Teoria e metodologia em Estudos Urbanos. Disciplinas e problemáticas, perspetivas e conceitos
2. Pesquisa de Terreno em Estudos Urbanos. Observação direta, participante e situação de entrevista. Cartografia e estatística. Fontes históricas e documentais.
3. Pesquisa Participativa e Colaborativa. Discussão teórico-epistemológica. Estudos de caso e aplicações
4. Métodos de análise visual
5. A ética da investigação nos diferentes tipos de pesquisa
CP3. Redação do Projeto
A avaliação na UC será de avaliação ao longo do semestre.
Os instrumentos de avaliação consistem em: uma apresentação oral individual do projeto de investigação, que vai sendo preparado ao longo do semestre, em sala de aula, cuja classificação contribui com 30% da avaliação final; um relatório escrito individual, a apresentar no final do semestre, cuja classificação contribui com 70% para a avaliação final.
Os docentes coordenadores da UC comentam o trabalho com o/a estudante, em contexto de sala de aula, que tem a possibilidade de incorporar melhorias e sugestões no trabalho escrito.
A UC não prevê a modalidade de avaliação por exame.
Title: Ragin, Charles (1994), Constructing Social Research. The Unity and Diversity
Quivy, R.,L. Champenhoud,(2003), Manual de Investigação em Ciências Sociais, Gradiva.
Ocejo, Richard (ed.) (2013) Ethnography and the City: readings on doing urban fieldwork, Routldge.
King,G., Keohane, R., Verba, S. (1994) Designing Social Inquiry, Princeton University Press;
Harding, A. & T. Blokland (2014) Urban theory: a cirtical introduction to power cities and urbanism in the 21st century: Sage.
Della Porta, Donatella e M. Keating (eds.) (2008) Approaches and Methodologies in the Social Sciences. A Pluralist Perspective, Cambridge University Press;
Creswell, J. W. (2003) Research design: qualitative, quantitative,and mixed methods approaches, Sage;
Bryman, A. (2012)Social Research Methods, OUP;
Babbie, E.(1989),The Practice of Social Research, California Wadsworth Publishing
Abrahamson, Mark (2017) Studying Cities and City Life: na introduction to methods of research. London: Routledge.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: Wilson, Kate e al.). (2008), Social Work. An introduction to contemporary practice. Harlow, Pearson Longman, (p. 235-295).
Whyte, William Foote (ed.) (1991), Participatory Action Research, Sage.
Turner, Jonathan (2005) "A new approach for theoretically integrating micro and macro analysis", in Craig Calhoun, C.
Turner, Francis J. (2005). Social Work Diagnosis in Contemporary Practice. New York , Oxford. University Press.
Thompson, Neil (2009) Understanding social work, 3rd ed. Basingstoke, Palgrave Macmillan.
Silva, Augusto Santos e J. Madureira Pinto, (1986) (Org), Metodologia das Ciências Sociais, Porto, Edições Afrontamento;
Ragin, Charles C. (1987) The Comparative Method: Moving Beyond Qualitative and Quantitative Strategies, Berkeley/Los Angeles/London, University of California Press.
Giddens, Anthony (2004),"Métodos de Investigação em Sociologia", em Sociologia (4ª edição, revista e actualizada), Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, pp. 2-19; pp. 641-663.
Ghiglione, Rodolphe e Benjamin Matalon (1992) O Inquérito. Teoria e Prática, Oeiras, Celta Editora.;
Costa, António Firmino da (1986), "Pesquisa de terreno em sociologia" in, J.Madureira Pinto e A. S. Silva (orgs.), Metodologia das Ciências Sociais, Porto, Edições Afrontamento.
Comissão Europeia (1993), Gestão do ciclo de projecto: abordagem integrada e quadro lógico, Métodos e instrumentos para a gestão do ciclo de projecto, n.º 1, Luxemburgo.
Carvalho, Helena (2004), Análise Multivariada de Dados Qualitativos, Lisboa, Sílabo.
Capucha, Luís e Paulo Pedroso (1996) (orgs.), Sociologia Problemas e Práticas, nº 22 (Número especial sobre metodologias de avaliação).
Burgess, Robert, (2001) A pesquisa de terreno, Oeiras, Celta Editora
Bryman Alan (2007), "Barriers to integrating quantitative and qualitative research" Journal of Mixed Methods Research, 1, pp.8-22.
Brannen, Julia (2005), Mixed methods research: a discussion paper, Economic & Social Research Council, National Centre for Research Methods. URL: http://eprints.ncrm.ac.uk/89/1/MethodsReviewPaperNCRM-005.pdf
Authors:
Reference: null
Year:
Dissertação em Estudos Urbanos
Prosseguindo aquele objectivo, pretende-se que os alunos adquiram as seguintes competências:
1.Competências de formulação de um problema de investigação
2. Competências de relacionamento entre teoria, conceitos e situação concreta de uma determinada realidade empírica.
3.Competências de desenvolvimento de métodos e materiais de pesquisa adequados à operacionalização de um objecto de estudo
4.Competências de análise de resultados e capacidade interpretativa e explicativa
5.Competências de redacção científica.
Em articulação com o orientador, cada aluno deverá desenvolver, a partir de uma programação inicial dos trabalhos, os seguintes pontos:
1.Identificar e escolher um problema de investigação
2.Formular o objecto de estudo de modo elaborado e analiticamente problematizado.
3.Recolher e analisar a bibliografia relevante.
4.Elaborar as questões de partida ou hipóteses de trabalho.
5.Definir e aplicar as metodologias adequadas para a investigação
6.Analisar e interpretar os resultados
7. Escrever a Dissertação.
O orientador avaliará o percurso de elaboração da dissertação e a aprendizagem e progressão efectuada ao longo da mesma e ponderará essa avaliação na avaliação final da dissertação.
BibliografiaTitle: - Reis, Filipa Lopes (2010), Como Elaborar uma Dissertação de Mestrado segundo Bolonha, Lisboa, Pactor
- Junior, Joaquim Martins (2008), Como Escrever Trabalhos de Conclusão de Curso, Petrópolis, Editora Vozes
- Brandão, Mª Lucia (2009), Manual Para Publicação Científica. Elaborando manuscritos, teses e dissertações, Rio de Janeiro, Elsevier Ed.
Authors:
Reference: null
Year:
Title: - Oliveira, Mª Marly (2008), Como Fazer Projetos, Relatórios, Monografias, Dissertações e Teses, Rio de Janeiro, Elsevier Ed.
- Martins, Gilberto; Lintz, Alexandre (2007), Guia para Elaboração de Monografias e Trabalhos de Conclusão de Curso, S. Paulo, Editora Atlas
Authors:
Reference: null
Year:
Estágio em Estudos Urbanos
Em articulação com o supervisor de estágio, cada aluno deverá desenvolver, a partir de uma programação inicial dos trabalhos, os seguintes pontos:
- Identificar e escolher uma situação problemática passível de intervenção no contexto profissional escolhido.
- Formular o objecto do estágio de modo elaborado e analiticamente problematizado.
- Recolher e analisar a bibliografia relevante.
- Definir as metodologias adequadas para o trabalho.
- Elaborar o plano de estágio e adequar o trabalho de estágio a este plano
- Elaborar o relatório de estágio.
Cabe ao supervisor do estágio acompanhar a evolução do estágio, assegurando a prossecução dos objectivos e do programa de estágio, bem como a avaliação do Relatório de Estágio que contemplará a avaliação do percurso feito pelo aluno no que diz respeito às competências assinaladas no ponto 3.3.4.
BibliografiaTitle: - Mayer, Robert et al. (2000), Méthodes de Recherche en Intervention Sociale, Quebec: Editeur Gaetan Morin.
- Junior, Joaquim Martins (2008), Como Escrever Trabalhos de Conclusão de Curso, Petrópolis, Editora Vozes
- Guerra Isabel (2002), Fundamentos e Processos de uma Sociologia de Acção – o planeamento em ciências sociais, Cascais,: Principia.
- Creswell, John W. (1994), Research Design – Qualitative and Quantitative Approaches, Londres: Sage.
- Barbier, René (1996), La recherche-action, Paris: Antrophos.
- Barbier, Jean-Marie (1996), Elaboração de projectos de acção e de planificação, Porto: Porto Editora.
Authors:
Reference: null
Year:
Trabalho de Projecto em Estudos Urbanos
Em articulação com o orientador, cada aluno deverá desenvolver, a partir de uma programação inicial dos trabalhos, os seguintes pontos:
- Identificar e escolher um problema social ou situação problemática passível de intervenção.
- Formular o objecto de intervenção de modo elaborado e analiticamente problematizado.
- Recolher e analisar a bibliografia relevante.
- Elaborar as questões de partida ou hipóteses de trabalho.
- Definir as metodologias adequadas para o trabalho.
- Elaborar o diagnóstico do problema ou da situação a partir do trabalho de campo.
- Desenhar um Pano de acção.
- Desenhar o Plano de avaliação.
- Escrever um relatório do Trabalho de Projecto.
O orientador avaliará o percurso de elaboração do projecto e a aprendizagem e progressão efectuada ao longo do mesmo e ponderará essa avaliação na avaliação final do relatório de Trabalho de Projecto.
BibliografiaTitle: - Mayer, Robert et al. (2000), Méthodes de Recherche en Intervention Sociale, Quebec: Editeur Gaetan Morin.
- Guerra Isabel (2002), Fundamentos e Processos de uma Sociologia de Acção – o planeamento em ciências sociais, Cascais,: Principia.
- Creswell, John W. (1994), Research Design – Qualitative and Quantitative Approaches, Londres: Sage.
- Cohen, Ernesto e Rolando Franco, (2000), Avaliação de Projectos Sociais, 4ª ed., Petrópolis: Editorial Vozes,.
- Barbier, René (1996), La recherche-action, Paris: Antrophos.
- Barbier, Jean-Marie (1996), Elaboração de projectos de acção e de planificação, Porto: Porto Editora.
Authors:
Reference: null
Year:
Objetivos
- Fornecer um aparelho teórico-metodológico de análise das novas dinâmicas de mudança socioeconómica e urbana e das novas formas espaciais delas decorrentes;
- Desenvolver a capacidade de compreensão da atual complexidade e diversidade sociocultural e de estilos de vida; fomentar o domínio dos instrumentos de planeamento e gestão que permitam acrescentar eficácia e inovação às políticas urbanas.
Pretende-se ainda que os alunos adquiram competências reflexivas e operativas aos seguintes níveis:
- Capacidade de interpretar e utilizar conceitos e metodologias de análise sobre as novas dinâmicas de mudança socioeconómica e urbana e de problematizar a complexidade dos territórios urbanos da contemporaneidade;
- Capacidade de construir projetos originais de pesquisa científica, bem como de criação e aplicação de instrumentos diversificados de intervenção nos contextos urbanos;
- Capacidade de comunicar informação, perspetivas, problemas e soluções, tanto entre especialistas como face à diversidade de atores envolvidos;
- Capacidade de desenhar e executar diagnósticos, planos e projetos de intervenção cientificamente informados e baseados numa abordagem multidisciplinar;
- Capacidade de processar de forma crítica o conhecimento técnico-científico da área dos estudos urbanos, permitindo a transição para um 3º ciclo de estudos universitários e a formação continuada ao longo da vida.
Acreditações