ATENÇÃO: Esta página foi traduzida automaticamente pelo Google Translate. Isto pode ter consequências inesperadas no conteúdo apresentado e, portanto, não nos responsabilizamos pelo resultado dessa tradução automática.
ATTENTION: this page has been automatically translated by Google Translate. This can have unexpected consequences and, therefore, we do not take responsibility for the result of that automatic translation.
O Doutoramento em Políticas de Administração e Gestão Escolar teve como principal motivação para a sua apresentação na oferta formativa do Iscte a procura de formação de excelência ao nível pós-graduado na área das políticas públicas em educação e em administração escolar, associada à produção de conhecimento científico inovador.
Este doutoramento resulta ainda numa formação de continuidade do mestrado em Administração Escolar, a funcionar no Iscte desde 2011 e também noutras instituições de ensino superior, e constitui uma resposta ao prosseguimento de estudos nessa área de formação.
Encontra-se aberto o período de candidaturas a 1 Bolsa de Mérito e a 3 Bolsas para pagamento da propina anual, destinadas a estudantes do Doutoramento em Políticas de Administração e Gestão Escolar.
A Bolsa de Mérito, com um valor mensal correspondente ao montante de referência para bolsas nacionais de doutoramento atribuídas pela FCT, destina-se a novos estudantes e a estudantes inscritos no 1º ano, no ano letivo de 2024- 2025.
A Bolsa de Isenção de Propina destina-se a novos estudantes que tenham concluído o mestrado no Iscte nos dois anos letivos imediatamente anteriores ao início do doutoramento (incluindo os que tenham concluído, ou que venham a concluir em 2024 – 2025).
São elegíveis para candidatura os estudantes já matriculados, bem como os que venham a submeter candidatura ao Doutoramento na 6.ª fase, a decorrer entre 26 de junho e 27 de agosto de 2025.
Consulte mais informação aqui
Links úteis
Ciclo Internacional de Conferências Doutorais ESPP 2023/24
X Colóquio Doutoral da ESPP | 27, 28 e 29 de Maio 2024
Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte)
Normas Regulamentares dos Doutoramentos Iscte
2025/2026
O programa consiste em dois semestres de componente letiva e seis semestres para o desenvolvimento da tese com trabalho de investigação orientada.
O currículo do 1º ano terá uma orientação construída em torno dos problemas no quadro da administração e gestão das escolas e do sistema educativo, promovendo-se, em várias UC, espaços letivos seminariais de identificação de temas e objetos de pesquisa, ilustração de projetos nacionais e internacionais de investigação e diálogos com atores com intervenção em contextos concretos.
A área científica das Políticas Públicas, no quadro do Departamento de CPPP, serve de enquadramento a outras de fronteira sobre as organizações públicas e a sua administração e gestão, justificando-se esta área como central na apresentação desta proposta. No 2º, 3º e 4º anos, prevê-se o desenvolvimento da Tese, que vai ser acompanhado de um Seminário de pesquisa em administração e gestão escolar e de um Ciclo internacional de conferências, que têm por objetivo complementar e apoiar o processo de investigação, contribuindo para o enquadramento científico e abertura de perspetivas analíticas no desenvolvimento de uma tese nesta área. O seu desenvolvimento terá como acolhimento científico o CIES_Iscte, um Centro de referência, entre outras, nas áreas da Sociologia e das Políticas Públicas.
Optativas recomendadas
| Unidades curriculares | Semestre | ECTS |
|---|---|---|
| Tese em Políticas de Administração e Gestão Escolar * | 1 | 180.0 |
Optativas recomendadas
| Unidades curriculares | Semestre | ECTS |
|---|
Optativas recomendadas
| Unidades curriculares | Semestre | ECTS |
|---|
Optativas recomendadas
O1 – Formação. Conhecidos que são os persistentes défices de qualificação da sociedade portuguesa e as dificuldades de alargamento de percursos de escolarização avançada e de sucesso, este Doutoramento propõe-se ser um contributo para a dotação de agentes altamente qualificados com capacidades de reflexão e atuação no sistema educativo, através dos instrumentos da administração e gestão.
O2 – Conhecimento. Deverá promover, ainda, um esboço de pesquisa e debate sobre o sistema educativo, nas suas componentes teóricas, metodológicas e analíticas, em termos nacionais e internacionais.
O3 – Transferência para sociedade. Acompanhar as agendas nacionais e internacionais na área da educação, procurando intervir na discussão das suas principais questões de forma fundamentada, nos seus referenciais teóricos e analíticos, contribuindo para o desenvolvimento do sistema educativo e a melhoria dos resultados das escolas.
Os principais objetivos de aprendizagem a desenvolver pelos estudantes estão alinhados com o Quadro Europeu de Qualificações, tendo por referência o Quadro Nacional de Qualificações. Assim propõem-se o seguinte:
OA1-Dotar os alunos de competências analíticas e pluridisciplinares, nomeadamente na área das Políticas Públicas, Administração e Gestão, como instrumentos essenciais ao conhecimento, planeamento e intervenção avançada nas escolas ou instituições educativas;
OA2-Promover capacidades de desenho e definição de modelos operatórios que possam ser replicados em vários contextos educativos e comparados no quadro de instituições nacionais e do ponto de vista internacional;
OA3-Contribuir para o reforço da capacidade de intervenção informada na análise, avaliação e gestão de políticas e organizações escolares ou com funções educativas;
OA4-Promover capacidades para uma investigação significativa e autónoma, respeitando os princípios estabelecidos de qualidade e integridade académicas.
O corpo docente e de conferencistas integra académicos e especialistas portugueses e estrangeiros. A equipa que garante a coordenação das atividades e a lecionação das cadeiras obrigatórias integra professores de várias Escolas e Departamentos do ISCTE e professores visitantes. São membros da equipa docente e orientadores: · Luís Capucha (Diretor) · Álvaro Rosa · Francisco Nunes · Helena Carvalho · João Salis Gomes · João Sebastião · Luís Dias Martins · Maria de Lurdes Rodrigues · Maria Luísa Veloso · Patrícia Durães Ávila · Ricardo Borges Rodrigues · Susana da Cruz Martins · Teresa Patrício · Teresa Seabra lista provisória Para além dos membros da equipa docente, participam ainda nas atividades de investigação e de orientação de teses os restantes investigadores doutorados do CIES (Centro de Investigação e Estudos de Sociologia) com trabalhos realizados na área das políticas públicas e da educação.
2025/2026
a) Grau de mestre ou equivalente legal;
b) Grau de licenciado e curriculum escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização do doutoramento;
c) Curriculum escolar, científico ou profissional reconhecido como atestando capacidade para a realização do doutoramento.
Critérios específicos de seleção e seriação
Por favor, consulte a página https://www.iscte-iul.pt/contents/estudar/1013/candidaturas#.
Documentos requeridos
- Currículo vitae atualizado;
- Documento de identificação;
- Carta de motivação e de interesses de investigação (2 páginas);
- Certificados de habilitações: documentos comprovativos com a classificação final obtida para a conclusão do(s) grau(s) e a(s) respetiva(s) escala(s) positiva(s) para certificados emitidos por instituições estrangeiras;
- Transcrição de notas: documento(s) comprovativo(s) das unidades curriculares realizadas para obtenção do(s) grau(s), respetivas classificações e duração do(s) curso(s);
- Fotografia tipo passe.
Esta informação não dispensa a consulta dos critérios específicos de seleção e seriação de candidaturas e não substitui eventual informação adicional disponível no site do Iscte e no sistema Fénix.