ATENÇÃO: Esta página foi traduzida automaticamente pelo Google Translate. Isto pode ter consequências inesperadas no conteúdo apresentado e, portanto, não nos responsabilizamos pelo resultado dessa tradução automática.
ATTENTION: this page has been automatically translated by Google Translate. This can have unexpected consequences and, therefore, we do not take responsibility for the result of that automatic translation.
No âmbito da sua atividade "Livro do Mês", a biblioteca divulga em janeiro o livro, Endangered Heritage Sites : Enhanced Representations for Informed Solutions, coorganizado por Stefania Stellacci e Serdar Aydin.
Este livro surge num contexto de instabilidade geopolítica e de profunda transformação cultural e tecnológica. Propõe uma reflexão crítica sobre os modos de representação, diagnóstico e interpretação do património cultural, enquanto fundamentos para a sua salvaguarda e para estratégias informadas de reutilização adaptativa.
As alterações climáticas, os conflitos armados e outros fenómenos contemporâneos – como as migrações forçadas ou a urbanização acelerada – intensificaram-se em frequência e impacto, afetando o património edificado, bem como as comunidades e culturas associadas. Estes desafios, de natureza transnacional, exigem respostas coletivas, interdisciplinares e colaborativas.
O livro evidencia a convergência de desafios comuns a contextos patrimoniais diversos, articulação entre métodos tradicionais e abordagens digitais avançadas, que permitem representações mais ricas, dinâmicas e inclusivas ao longo do tempo.
Dirige-se à comunidade científica e a todos os pensadores críticos, a quem cabe a responsabilidade ética de compreender, preservar e intervir sobre patrimónios em risco.
Vídeo de apresentação da obra.
O livro está exposto no 1.º piso da Biblioteca para consulta durante o mês de janeiro acompanhado de uma Brochura com informação biográfica e bibliográfica da coorganizadora Stefania Stellacci.