ATENÇÃO: Esta página foi traduzida automaticamente pelo Google Translate. Isto pode ter consequências inesperadas no conteúdo apresentado e, portanto, não nos responsabilizamos pelo resultado dessa tradução automática.


ATTENTION: this page has been automatically translated by Google Translate. This can have unexpected consequences and, therefore, we do not take responsibility for the result of that automatic translation.

menu
menu close

Investigação

A investigação científica é uma componente chave do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa. Uma das estratégias centrais do Instituto é, precisamente, tornar-se uma universidade de investigação com um desempenho científico internacionalizado e de elevada qualidade. A investigação desenvolvida no Iscte visa o avanço do conhecimento nas suas principais áreas – Gestão e Economia; Sociologia e Políticas Públicas; Ciências Sociais e Humanidades; Tecnologias de Informação e Comunicação e Arquitetura – e a aplicação desse conhecimento às instituições, à economia e à sociedade.

O Iscte dispõe de uma vasta rede de parcerias científicas com universidades e institutos de investigação de topo, a nível nacional e internacional, bem como com organizações públicas, privadas e do terceiro setor.

Integram o Iscte oito unidades de investigação de elevada qualidade, reconhecida pelas avaliações externas internacionais a que são sujeitas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

O trabalho de excelência desenvolvido nas unidades de investigação do Iscte é anualmente reconhecido pela Reitoria através da atribuição de Prémios Científicos aos docentes e investigadores que publicam nas revistas mais bem classificadas a nível internacional.

Unidades de Investigação
Conhecimento e Inovação

O Iscte – Conhecimento e Inovação é um Centro de Valorização e Transferência de Tecnologias assente na combinação de duas áreas de referência de investigação no Iscte – as ciências sociais e humanas e as tecnologias digitais –, com o objetivo de fornecer soluções integradas de transferência de conhecimento sobre a sociedade, as organizações, as empresas e a administração pública.

Partindo do potencial já demonstrado em termos de transferência de conhecimento pelas unidades de investigação e laboratórios do Iscte, reconhecido pelo número elevado de empresas e instituições já envolvidas e pela massa muito relevante de projetos e redes europeias e internacionais em que a valia destas unidades de investigação é reconhecida, o Iscte-Conhecimento e Inovação, através do novo estádio de organização colaborativa que irá desenvolver, implicará um novo estádio de transferência de conhecimento, particularmente através do foco na interação entre ciências sociais e tecnologias, cuja presença no Sistema Científico e Tecnológico Nacional é reconhecidamente débil.

O Centro tem como objetivo contribuir para fazer do país e da região em que se insere uma referência europeia nas áreas tecnológicas estratégicas em que o Iscte exerce a sua atividade, favorecendo o desenvolvimento de setores emergentes e a incorporação de tecnologias de uso geral em setores tradicionais, para a diversificação e melhoria da competitividade do tecido empresarial.

O Centro deve atuar com base no compromisso de colaboração e coordenação com os restantes agentes para otimizar as capacidades existentes no território e, conjuntamente, formar uma oferta científico-tecnológica integral e de excelência que impulsione a evolução da economia, incrementando o seu valor acrescentado.

Veja o site do Conhecimento e Inovação:

Conhecimento e Inovação
Sociodigital Lab for Public Policy

O Laboratório Associado Sociodigital Lab for Public Policy é uma aliança de seis centros de investigação da Iscte, que trabalham em ciências sociais e tecnologias digitais com relevância para as políticas públicas.

A nossa estratégia consiste em promover a colaboração interdisciplinar, encontrar novas soluções para os desafios de políticas públicas, envolvermo-nos com novos parceiros, desenvolver novos modelos, criar uma carreira de investigação e encontrar novas fontes de financiamento.

Veja o site do Sociodigital Lab for Public Policy:

Sociodigital Lab for Public Policy