ATENÇÃO: Esta página foi traduzida automaticamente pelo Google Translate. Isto pode ter consequências inesperadas no conteúdo apresentado e, portanto, não nos responsabilizamos pelo resultado dessa tradução automática.
ATTENTION: this page has been automatically translated by Google Translate. This can have unexpected consequences and, therefore, we do not take responsibility for the result of that automatic translation.
Nasceu uma máquina de intervenção que está a fazer mudar vários locais da cidade de Lisboa, até aqui, vazios de atividade. O curso de Especialização em Territórios Colaborativos: Processos, Projeto, Intervenção e Empreendedorismo lecionado no ISCTE-IUL, e que soma já uma 3ª edição, tem sido o motor de um conjunto de projetos de intervenção comunitária na sua vertente cultural, social e de reabilitação urbana.
Através desta iniciativa, desenvolvida por uma equipa de investigadores multidisciplinar, ancorada na coordenação no Vitruvius FabLab, laboratório associado ao ISTAR-IUL, está a decorrer o projeto ‘Liga-te ao Bairro’ que foi um produto da 1ª edição do curso, promovido numa parceria com outras instituições e financiado pelo programa BIPZIP da Câmara Municipal de Lisboa. Com esta iniciativa foi possível identificar a zona urbana da Quinta do Lavrado com potencial de requalificação e os alunos fizeram o mapeamento da zona na fase de diagnóstico participado do Plano Ação Local USER Lx (URBACT). O sucesso deste projeto espelha-se na proposta para uma segunda fase do mesmo.
Da 2ª edição do curso nasceu o projeto ‘Pampulha Cria Valor’, também em curso, cujo objetivo central é o de melhorar a qualidade de vida da população da Pampulha – Vale de Alcântara, em particular dos idosos, através do mapeamento coletivo dos serviços à comunidade local e da diminuição de barreiras físicas e arquitetónicas que dificultam/impedem uma maior utilização do espaço público e acesso aos bens essenciais.
Estão ainda outros dois projetos em curso, no âmbito do mesmo programa, desenvolvidos independentemente do curso referido, mas que envolve a equipa de investigadores do ISTAR-IUL em parceria com outras entidades. O projeto ‘Sai da Caida Bensaúde’ de intervenção no Bairro Alfredo Bensaúde na área do desporto e cultura de forma a promover a coesão social; e o projeto de criação do Centro Comunitário Novo Horizonte a implementar no Bairro Horizonte na Penha de França.
Deste último nasceu a ideia de realização da Escola de Verão ‘Living Earth’ que terá lugar no ISCTE-IUL de 15 a 28 de junho de 2017, promovida pelo Vitrivius FabLab, Centro da Terra e Arquitetos Sem Fronteiras, também integrado no programa BIP/ZIP - Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária.