ATENÇÃO: Esta página foi traduzida automaticamente pelo Google Translate. Isto pode ter consequências inesperadas no conteúdo apresentado e, portanto, não nos responsabilizamos pelo resultado dessa tradução automática.


ATTENTION: this page has been automatically translated by Google Translate. This can have unexpected consequences and, therefore, we do not take responsibility for the result of that automatic translation.

menu
menu close
Institucional

Iscte no ranking global do Desenvolvimento Sustentável

2020-04-24
Publicado por
Gabinete de Comunicação

O Iscte - Instituto Universitário de Lisboa assegurou mais uma vez, este ano, uma posição de destaque no ranking da Times Higher Education que pretende avaliar o desempenho das Instituições de Ensino Superior em implementar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pelas Nações Unidas.

Este ano, o Iscte entrou para o top 200 das melhores universidades do mundo nos objetivos Cidades e Comunidades Sustentáveis (101-200), Produção e Consumo Sustentáveis (101-200), Indústria, Inovação e Infraestruturas (101-200), Educação de Qualidade (101-200) e estreia-se no objetivo Erradicar a Pobreza (101-200).

Para o Iscte, 2019 foi o ano da consolidação da estratégia ambiental, marcado pela revisão ambiciosa da política de sustentabilidade e pelo desenvolvimento de diversas iniciativas de sensibilização para a redução do uso do plástico no campus e de sensibilização da comunidade académica para a correta deposição de resíduos.

Na vertente social, em 2019 foi ainda criado o Sistema de Gestão de Responsabilidade Social (SGRS), dando os primeiros passos de preparação para a certificação do seu sistema de responsabilidade social, de acordo com a Norma NP 4469-1:2019, que pretende demonstrar o seu compromisso com a sustentabilidade e a sua afirmação como Instituição de Ensino Superior socialmente responsável.

Ao nível do ranking geral, o Iscte posicionou-se no top das 400 melhores universidades no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, num ranking que integra este ano 766 instituições de ensino superior de todo o mundo.

Estes resultados demonstram a crescente preocupação e aposta estratégica do Iscte na promoção da Sustentabilidade na dimensão planeta (ambiental), pessoas (social) e prosperidade (económica).

Os resultados completos podem ser consultados aqui.

 

O Iscte e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em 2019

Para o Iscte, 2019 foi um ano marcado pela consolidação da estratégica ambiental, pelo desenvolvimento da dimensão social da sustentabilidade e pela partilha de experiências e conhecimento através das suas redes, publicações e eventos.

Na dimensão planeta (ambiental), o Iscte reviu a sua política de sustentabilidade, assim como o Plano de Ação Ambiental 2019/2021, com vista a assumir um compromisso ainda mais ambicioso. O Iscte desenvolveu, ainda, diversas iniciativas de sensibilização para a redução do uso do plástico no campus e campanhas com vista a sensibilizar a comunidade académica para a correta deposição dos resíduos, em especial as beatas de cigarro e os plásticos descartáveis.

Ao nível da dimensão pessoas (social), em 2019 foi criado e desenvolvido o Sistema de Gestão de Responsabilidade Social (SGRS), com a participação ativa do grupo alargado da dimensão pessoas (social) e da comunidade interna. O Iscte deu, ainda, os primeiros passos de preparação para a certificação do seu sistema de responsabilidade social, de acordo com a Norma NP 4469-1:2019, pretendendo demonstrar o seu compromisso com a sustentabilidade e a sua afirmação como Instituição de Ensino Superior socialmente responsável.

Em 2019, foi também o ano de promoção e partilha do projeto de Sustentabilidade do Iscte, tendo para isso dinamizado diversos eventos com por exemplo, o debate da importância das Instituições de Ensino Superior na implementação das melhores práticas de Sustentabilidade ou ainda consciencializar docentes, investigadores e pessoal técnico para a importância da promoção e integração de conteúdos de sustentabilidade no Ensino, Investigação e Gestão.

Tirando partido da sua natureza multidisciplinar, o Iscte alinha hoje as suas atividades com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, dando assim o seu contributo para que estes possam ser atingidos em 2030. Para a concretização destes objetivos foi implementado, em 2018, e de entre muitas outras iniciativas, um sistema de classificação dos trabalhos de investigação, projetos, eventos e unidades curriculares em torno dos 17 ODS.

Mais informação sobre a Sustentabilidade aqui

Consulte a nossa ferramenta para monitorizar os ODS aqui

 

Iscte nos rankings internacionais

O Iscte entrou, pela primeira vez, no ranking da Times Higher Education (THE) em 2016 e, em 2019, posicionou-se, pela primeira vez, no top 125 das melhores universidades da europa, com a entrada no Europe Teaching Ranking, que avalia a qualidade do ensino e aprendizagem das instituições de ensino superior.

Em 2019, foi também o primeiro ano que o Iscte integrou o Center for World University Rankings (CWUR) que pretende medir a qualidade do ensino e investigação de universidades em todo o mundo.

Ao nível da Sustentabilidade, o Iscte integrou, em 2019, dois novos rangkins: o GreenMetric que avalia o compromisso das Universidades com a criação de um campo sustentável e o THE Impact, que mede o desempenho das Instituições de Ensino Superior na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O Iscte integra, ainda, diversos outros rankings internacionais tais como: Scimago Institutions Ranking, Round University Ranking (RUR), University Ranking by Academic Performance (URAP) e o U-Multirank.

Mais informação sobre o posicionamento do Iscte noutros rankings internacionais aqui