ATENÇÃO: Esta página foi traduzida automaticamente pelo Google Translate. Isto pode ter consequências inesperadas no conteúdo apresentado e, portanto, não nos responsabilizamos pelo resultado dessa tradução automática.


ATTENTION: this page has been automatically translated by Google Translate. This can have unexpected consequences and, therefore, we do not take responsibility for the result of that automatic translation.

menu
menu close
Investigação

A Realidade Virtual ao serviço da população

2017-07-03
Publicado por
Gabinete de Apoio à Investigação e Projetos

O novo Mercado da cidade de Ponte de Sôr, que vai criar uma área para startups e empresas criativas, foi apresentado através de uma experiência de Realidade Virtual Imersiva desenvolvida pelo grupo D.L.S. do ISTAR-IUL.

 Usando um Head Mounted Display (HDM) foi possível a todos os que se deslocaram à Feira dos Sabores navegar virtualmente no futuro edifício do mercado da cidade e nas áreas envolventes. Esta tecnologia garante uma imersividade plena e uma sensação de presença inalcançável com qualquer outra ferramenta de representação e visualização em arquitetura. Segundo o Arquiteto João Monteiro, autor do projeto de arquitetura “Este método de ver um espaço futuro tem enorme potencial para a comunicação com clientes e leigos nos códigos de arquitetura”. A realidade virtual imersiva dá ao utilizador a experiência de estar no espaço real. O utilizador pode caminhar virtualmente ao seu gosto optando pelo percurso que entender e olhando em todas as direções.

“Constatei mais uma vez que plantas, cortes e alçados e mesmo maquetes não são compreendidos pela maioria das pessoas, mas neste ambiente apreendem perfeitamente os espaços” declarou Sara Eloy, que liderou a equipa de investigadores que adaptou o modelo de arquitetura para realidade virtual e acompanhou a demonstração.

Esta parceria entre o ISCTE-IUL, o atelier João Correia Monteiro arquitetos e a Câmara Municipal de Ponte de Sôr possibilitou a todos os seus munícipes um conhecimento profundo do novo espaço que resultará da renovação do mercado da cidade.