ATENÇÃO: Esta página foi traduzida automaticamente pelo Google Translate. Isto pode ter consequências inesperadas no conteúdo apresentado e, portanto, não nos responsabilizamos pelo resultado dessa tradução automática.


ATTENTION: this page has been automatically translated by Google Translate. This can have unexpected consequences and, therefore, we do not take responsibility for the result of that automatic translation.

menu
menu close

Programa Erasmus+

O Programa Erasmus+ é um programa financiado pela União Europeia, que oferece um vasto leque de oportunidades a pessoas e instituições de todos os setores da educação, formação, juventude e desporto.

O programa está estruturado em 3 ações-chave (key action KA) e ações Jean Monnet da forma seguinte:

  • Ação-chave 1: Mobilidade individual para fins de aprendizagem
  • Ação-chave 2: Cooperação entre organizações e instituições
  • Ação-chave 3: Apoio ao desenvolvimento de políticas e à cooperação
  • Ações Jean Monnet;

No ensino superior, o Programa Erasmus+ proporciona a estudantes de todos os ciclos de estudo, docentes, staff e investigadores, oportunidades de mobilidade para países da Europa (países do Programa) e do resto do mundo (países parceiros).  Ao abrigo do Programa é possível ainda a participação das universidades em parcerias transnacionais com o resto do mundo, destinadas à inovação, modernização e internacionalização do ensino superior, através do desenvolvimento de projetos de cooperação e inovação.


Países do programa

Os Estados-Membros da União Europeia: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Espanha, Eslovénia, Eslováquia, Estónia, França, Finlândia, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia e Suécia.

Estados da EFTA: Islândia, Liechtenstein e Noruega;

Estados candidatos à adesão: Antiga República Jugoslava da Macedónia, Islândia, Listenstaine, Noruega, Sérvia e Turquia.


O Programa Erasmus+ no Iscte

A participação do Iscte no Programa Erasmus+ realiza-se ao abrigo da sua Carta Erasmus para o Ensino Superior (ECHE) Erasmus Charter for Higher Education 2021-2027 - ISCTE concedida em 2014 e renovada em 2020, para o período 2021-2027.

Atualmente, no âmbito da sua Declaração de Política Erasmus  ISCTE_ErasmusPolicyStatement_Erasmus_2021_2027 o Iscte tem aprovados projetos Erasmus+, todos eles com uma oferta diversificada de oportunidades para estudantes, docentes, staff e investigadores do Iscte incluindo:

Conheça melhor o Programa neste guia Programa Erasmus+ no Iscte.