ATENÇÃO: Esta página foi traduzida automaticamente pelo Google Translate. Isto pode ter consequências inesperadas no conteúdo apresentado e, portanto, não nos responsabilizamos pelo resultado dessa tradução automática.


ATTENTION: this page has been automatically translated by Google Translate. This can have unexpected consequences and, therefore, we do not take responsibility for the result of that automatic translation.

menu
menu close
Iscte

Alojamento Local em Lisboa tem potencial de crescimento

2017-03-01

O Alojamento Local (AL) na capital portuguesa é um setor com grande margem de desenvolvimento, mas tem de apostar na qualidade, garantir a certificação, diversificar as plataformas de comunicação e prestar uma especial atenção às opiniões dos clientes.

Estas são algumas das conclusões e recomendações de um estudo que vai ser apresentado na 6.ª feira às 10h30 no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. O estudo “Valorização e Qualificação do Alojamento Local na Região de Lisboa” foi encomendado pela AHRESP (Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal), com o apoio do Turismo de Portugal, ao Marketing FutureCast Lab do ISCTE-IUL e à Sítios – Serviços, Informação e Turismo.

Hélia Gonçalves Pereira, coordenadora do estudo e investigadora no Marketing FutureCast Lab, aponta também a necessidade de os empresários do setor alterarem regularmente a oferta e garantirem soluções agregadoras “que permitam aos turistas conhecer verdadeiramente as caraterísticas do destino que escolhem e dos habitantes locais, podendo marcar a diferença no momento da escolha”. A investigadora sugere que “através de parcerias intersetoriais, recorrendo por exemplo ao comércio de proximidade, torna-se possível abrir aos hóspedes novas perspetivas, oferecer-lhes experiências marcantes e capazes de gerar fidelização e retorno”.

O estudo assentou em 3 vertentes distintas: por um lado, a caraterização das unidades de alojamento local nesta região do país; por outro, avaliar o perfil dos empresários destas unidades de AL; por último, o desafio de caracterizar a procura e o perfil dos hóspedes das unidades de alojamento local consideradas.

Este trabalho abordou o Alojamento Local na Região de Lisboa, mas estão já a ser iniciados novos estudos semelhantes focados noutras regiões do país.

 

Apresentação

6.ª feira, 3 de março, 10h30, Auditório J.J.Laginha, ISCTE-IUL