ATENÇÃO: Esta página foi traduzida automaticamente pelo Google Translate. Isto pode ter consequências inesperadas no conteúdo apresentado e, portanto, não nos responsabilizamos pelo resultado dessa tradução automática.


ATTENTION: this page has been automatically translated by Google Translate. This can have unexpected consequences and, therefore, we do not take responsibility for the result of that automatic translation.

menu
menu close
Institucional

Governo e CIP debatem no Iscte boas práticas para a Economia

2020-06-29
Publicado por
Gabinete de Comunicação

O caráter imprescindível do Ensino e da Ciência

Numa manhã dedicada à retoma da economia portuguesa, a Reitora do Iscte reforçou a motivação da instituição em desenvolver investigação que fomente a busca de soluções para a crise que atravessamos. E, para que tal se verifique, Maria de Lurdes Rodrigues considera que “foi imprescindível o papel do Ensino e da Ciência” na primeira resposta mas, também, nas políticas públicas que podem agora surgir como consequência da investigação realizada. É através da apresentação de casos de sucesso de empresas portuguesas, que desenvolveram soluções de negócio, como resposta a contextos de dificuldade extrema, que conseguimos perspetivar os Sinais Vitais existentes e um futuro menos incerto, considera a Reitora do Iscte.

O Projeto Sinais Vitais é uma iniciativa do Marketing FutureCast Lab, em parceria com a CIP, cujo objetivo é recolher informação credível e atualizada sobre o que pensam os empresários e gestores de topo das empresas portuguesas, e avaliar informação quantitativa fornecida pelas empresas sobre temas específicos.

A importância de juntar forças

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, não tem dúvidas: "Foi admirável a adaptação ao ensino à distância por parte das instituições de ensino portuguesas". E, mencionando o exemplo do Iscte, o governante relembrou o progresso alcançado nos últimos anos em matéria de inovação e de alargamento do número de jovens que frequentam o Ensino Superior em Portugal, afirmando que “é o momento de reforçar ainda mais uma aposta que tem sido de exemplar sucesso”

Também convidado desta sessão, o Presidente da CIP, António Saraiva, considera que “são tempos como este que nos obrigam a juntar forças. O projeto Sinais Vitais é um exemplo de proximidade entre as empresas e as instituições. Entre a CIP e o Iscte – Instituto Universitário de Lisboa”.

O líder da CIP considera que, à exceção do lay-off simplificado, as medidas do Governo de apoio às empresas, face aos efeitos da pandemia de covid-19 na economia, "ou aumentam o endividamento ou acarretam encargos pesados" num futuro próximo.

Projetar a Economia

Destacando o papel da inovação e digitalização e, paralelamente, comparando a crise atual com a de 2008, coube ao Ministro de Estado, Economia e Transição Digital, Pedro Siza Vieira, encerrar a conferência, deixando um agradecimento ao Iscte pela organização deste debate que, certamente, “contribui para uma maior dinamização da nossa Economia