ATENÇÃO: Esta página foi traduzida automaticamente pelo Google Translate. Isto pode ter consequências inesperadas no conteúdo apresentado e, portanto, não nos responsabilizamos pelo resultado dessa tradução automática.


ATTENTION: this page has been automatically translated by Google Translate. This can have unexpected consequences and, therefore, we do not take responsibility for the result of that automatic translation.

menu
menu close
Investigação

A investigação científica exige o envolvimento de todos

2017-03-16

A importância da participação das mulheres e a sua conquista no mercado de trabalho, espelha uma necessidade do envolvimento de públicos mais alargados na investigação científica. A investigadora Marta Entradas, do DINÂMIA’CET-IUL, coordena o projeto internacional ‘MORE_PE – Mobilization of Resources for Public Engagement’ que tem como objetivo mapear a cultura de comunicação em instituições científicas em dez países, e que reconhece a necessidade de uma maior interseção entre a sociedade e a ciência, os cientistas, os decisores políticos e o público.

Esta ideia de suporte surge no programa H2020 “Science with and for society” da Comissão Europeia, que reconhece a necessidade de “apoiar a mudança estrutural nas organizações para a promoção de investigação e inovação responsáveis (IIR)”.

Investigar é ‘uma curiosidade em perceber e explicar o mundo, uma paixão e entusiasmo pela investigação, e uma enorme perseverança e confiança no seu trabalho.

… é essa dedicação que faz avançar o conhecimento científico, e com ele a qualidade de vida dos cidadãos; mas é também nossa responsabilidade como cientistas comunicar a ciência que fazemos e envolver os cidadãos nos avanços científicos e tecnológicos; pois é esse envolvimento que nos ajuda a perceber e a responder às necessidades da sociedade, sem nunca nos esquecermos que a ciência é de todos e para todos.’

Estas são algumas das ideias expostas pela investigadora Marta Entradas, num encontro que reuniu – a propósito dos 40 anos da CIG – algumas personalidades femininas da comunidade científica nacional.

Com a notória ausência de estratégias organizacionais, académicas, sociais e políticas neste sentido, os objetivos centrais desta investigação inovadora passam por acrescentar conhecimento na área, criar estratégias de envolvimento público promovendo soluções apoiadas na investigação e inovação, bem como – num sentido mais amplo – fornecer a base para a criação de ações políticas de promoção do envolvimento público nacional e internacional, e desta forma, melhorar o entendimento do público face à ciência, envolvendo cidadãos na conceção de políticas de Ciência e Tecnologia.

Para mais informações contacte dinamia@iscte.pt