ATENÇÃO: Esta página foi traduzida automaticamente pelo Google Translate. Isto pode ter consequências inesperadas no conteúdo apresentado e, portanto, não nos responsabilizamos pelo resultado dessa tradução automática.


ATTENTION: this page has been automatically translated by Google Translate. This can have unexpected consequences and, therefore, we do not take responsibility for the result of that automatic translation.

menu
menu close
Investigação

Iscte conquista 4 milhões de euros para promover a excelência vocacional nas ilhas europeias

2025-01-10
Publicado por
ISCTE

O projeto OVER-SEES: VET Excellence Leadership for the Twin Transition in European Islands, liderado por Francisco Simões, reúne um consórcio de 17 beneficiários e 14 parceiros associados de quatro territórios insulares europeus: Açores (Portugal), Região Oeste (Irlanda), Ilhas do Egeu (Grécia) e Sicília (Itália). A iniciativa, liderada pelo Iscte, centra-se no alinhamento da formação profissional com as estratégias de Especialização Inteligente, assegurando o desenvolvimento de competências de elevada qualidade nos domínios da agricultura sustentável, do turismo rural, das energias renováveis marinhas e da digitalização.


Francisco Simões
Francisco SimõesInvestigador do Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS-Iscte)


Com uma visão de crescimento inclusivo, a OVER-SEES assenta em quatro pilares fundamentais: pessoas, prestadores de ensino e formação profissional, empresas e governação. A ambição global do projeto é alcançar a excelência do ensino e formação profissional nas ilhas europeias.

“Este investimento de 4 milhões de euros reflete a confiança da Comissão Europeia no OVER-SEES, não só para transformar o ensino profissional, mas também para atuar como catalisador da inovação e da inclusão no mercado de trabalho”, afirmou Francisco Simões. “A iniciativa ilustra a forma como a colaboração regional pode resultar em soluções sustentáveis e escaláveis para os desafios enfrentados pelas ilhas europeias.”.

A promoção de iniciativas centradas na juventude em toda a Europa tem reiteradamente pautado o trabalho de Francisco Simões. Em 2024, o investigador foi nomeado coordenador de um estudo europeu sobre jovens em meios rurais e passou a ser membro da Pool of European Researchers, contribuindo para a promoção social e económica dos jovens.

Mais informação sobre o projeto no site do Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS-Iscte).