Notícias

Investigação • 19 set 2024
Investigador do Centro de Investigação e Intervenção Social do Iscte nomeado coordenador de estudo europeu sobre jovens em meios rurais

Francisco Simões, investigador do Centro de Investigação e Intervenção Social do Iscte (CIS-Iscte) foi nomeado coordenador de um estudo europeu focado na juventude em meios rurais. 

Após a integração de Francisco Simões na Pool of European Youth Researchers, um grupo de especialistas que contribui para o desenvolvimento de políticas europeias para a juventude, o investigador foi nomeado pelo Conselho da Europa para "realizar uma análise transnacional das políticas e dos serviços voltados para os jovens que vivem em áreas rurais". 

O estudo pretende refletir acerca das perspetivas dos jovens que habitam meios rurais relativamente a áreas como a educação, o emprego, as mobilidades e a participação social e irá envolver 20 dos 46 Estados-Membros do Conselho da Europa.

Espera-se que resultem da investigação políticas públicas relevantes para estes jovens que vivem em meios periféricos e, por isso, em contextos únicos. Segundo Francisco Simões, o estudo "contribuirá para uma visão detalhada das condições e necessidades da juventude rural em diversos países europeus", tendo o potencial de influenciar a criação de medidas e serviços mais adequados a esta população, promovendo o seu desenvolvimento e integração social e económica. 

O estudo é organizado pelo Conselho da Europa em colaboração com a União Europeia. 

Os jovens em meios rurais é uma temática sobre a qual Francisco Simões tem vindo a debruçar a sua investigação, tendo, entre 2019 e 2023, coordenado a Ação COST CA18213 Rural NEET Youth Network, da qual resultou o European Rural Youth Observatory (EURYO)

Voltar ao topo