ATENÇÃO: Esta página foi traduzida automaticamente pelo Google Translate. Isto pode ter consequências inesperadas no conteúdo apresentado e, portanto, não nos responsabilizamos pelo resultado dessa tradução automática.


ATTENTION: this page has been automatically translated by Google Translate. This can have unexpected consequences and, therefore, we do not take responsibility for the result of that automatic translation.

menu
menu close
Institucional

Iscte vai instalar a sua quinta escola em Sintra

2021-05-05
Publicado por
Gabinete de Comunicação

O Iscte – Instituto Universitário de Lisboa vai abrir em Sintra a sua quinta escola, que se irá juntar às quatro sedeadas no centro de Lisboa: Sociologia e Políticas Públicas, Business School, Ciências Sociais e Humanas, Tecnologias e Arquitetura.

Com a abertura de uma unidade no segundo concelho mais populoso do país (400 mil habitantes) – e o primeiro em número de jovens – o Iscte será a primeira universidade pública com oferta pedagógica na coroa norte da Área Metropolitana de Lisboa (AML) que inclui, além de Sintra, Mafra, Torres Vedras, Amadora, Odivelas, Loures e Vila Franca de Xira, que no seu conjunto têm mais de 1,2 milhões de residentes.

Primeira escola do país especializada em tecnologias digitais

A concretização de uma Escola universitária especializada em Tecnologias Digitais Aplicadas irá colmatar uma falha na oferta curricular de nível superior: os cursos dirigidos às novas procuras no âmbito do digital. Esta será a primeira escola do país especializada neste setor. A partir de 2026, o Iscte prevê acolher entre 2.500 a 3.000 estudantes no seu novo polo.

Protocolo com o Conselho Estratégico Empresarial de Sintra

A parceria entre a Câmara de Sintra e o Iscte já permitiu, em 2020, a formação nas instalações da StartUp Sintra de 50% dos primeiros 500 profissionais de tecnologias digitais que integraram o programa “UpSkill”, lançado pelos ministérios do Trabalho, da Economia e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, através do IEFP e a APDC. No próximo dia 19 de maio o Iscte irá apresentar a nova escola universitária ao Conselho Estratégico Empresarial de Sintra, reunião na qual assinará um protocolo com grandes empresas sedeadas no concelho que são parceiras do projeto: quando a escola começar a funcionar, os estudantes do Iscte poderão estagiar e desenvolver projetos nessas empresas no decorrer dos seus cursos. As empresas encontrarão na nova escola superior um espaço de colaboração e de formação dos seus quadros.

Sintra é o município do país com o maior número de população na faixa etária entre os 15 e os 24 anos, mas a percentagem de jovens que frequenta o ensino superior é uma das mais baixas da área metropolitana.