ATENÇÃO: Esta página foi traduzida automaticamente pelo Google Translate. Isto pode ter consequências inesperadas no conteúdo apresentado e, portanto, não nos responsabilizamos pelo resultado dessa tradução automática.


ATTENTION: this page has been automatically translated by Google Translate. This can have unexpected consequences and, therefore, we do not take responsibility for the result of that automatic translation.

menu
menu close
Prémios

Prémio Científico IBM distingue doutorada do ISCTE-IUL

2017-06-29
Publicado por
Gabinete de Comunicação e Multimédia

O Prémio Científico IBM referente ao ano de 2016 distinguiu um trabalho de investigação do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE - IUL), pela primeira vez na história do prémio. A vencedora da 27ª edição é Caroline Conti, de 31 anos, de nacionalidade brasileira, recentemente doutorada em Ciências e Tecnologias da Informação pela mesma universidade. 

Clique aqui para ver a entrevista da premiada.


"É uma honra muito grande receber este prémio e ter o nosso trabalho reconhecido neste grupo seleto de investigadores de prestígio internacional que foram premiados nestes últimos 27 anos", afirma Caroline Conti, vencedora deste ano. "É também de salientar a importância do prémio IBM como um incentivo para nós, jovens cientistas, continuarmos a desenvolver investigação de qualidade em Portugal."

Este trabalho aborda alguns dos desafios e requisitos essenciais para introduzir futuros serviços e aplicações baseados na tecnologia de campo de luz (ou light field) e desenvolve três soluções para a codificação eficiente do campo de luz, a fim de lidar eficientemente com a enorme quantidade de dados envolvidos nestes sistemas e suportar as novas funcionalidades mais poderosas de visualização e interação. Este mesmo trabalho contribui também para a discussão iniciada recentemente pelos organismos de normalização JPEG (Joint Photographic Experts Group) e MPEG (Moving Picture Experts Group), que através das iniciativas mundiais JPEG Pleno e MPEG-I visam especificar uma norma para a representação e codificação do conteúdo de campo de luz.

O Júri deste ano reconheceu este trabalho pela “sua qualidade, clareza de exposição e oportunidade tecnológica.” O Prémio será entregue à investigadora, que também está ligada ao Instituto de Telecomunicações, numa sessão solene a decorrer em setembro.