Notícias

Ciclo de Conferências • 30 out 2018
Programa Internacional em Ação Humanitária

O ISCTE-IUL está a organizar um ciclo de conferências relativas ao tema da Ação Humanitária, que vai decorrer entre dezembro de 2018 e junho de 2019, com a participação de personalidades de relevo nacionais e estrangeiras. A segunda conferência acontecerá no dia 30 de janeiro, pelas 17 horas, intitula-se "Direitos Humanos e Ação Humanitária" e contará com José António Pinto Ribeiro (Professor de Direito, autor de diversas obras na área do Direito e fundador do Fórum Justiça e Liberdade e Ministro da Cultura no XVII Governo constitucional).

Um dos objetivos estratégicos do ISCTE-IUL é dirigir as suas capacidades de ensino também para o desenvolvimento de programas de ação humanitária que mobilizem as diferentes valências necessárias na intervenção e apoio humanitários.

Visa assim, contribuir para a preparação dos profissionais que atuam neste campo, dotando-os de elevadas qualificações para compreensão dos principais aspetos conceptuais e operacionais da ação humanitária, e de capacidades estratégicas fundamentais para a definição e implementação de medidas de ação humanitária nos seus diferentes contextos.

Com uma orientação marcadamente pluridisciplinar, o ISCTE-IUL tem como vocação preparar profissionais altamente qualificados com competências elevadas de atuação em diferentes domínios, tais como gestão, logística, tecnologias de informação e sistemas de telecomunicações, serviço social, migrações, saúde pública, direitos humanos e relações internacionais, para exercerem atividade em instituições públicas e privadas, bem como na vida política, ao serviço do interesse público.

Através dos seus programas de mestrado Erasmus Mundus, o ISCTE-IUL recebe e ensina estudantes provenientes de todas as partes do mundo, designadamente de países em desenvolvimento, que depois de graduados regressam aos seus países de origem dotados de habilitações que lhes permitem um desempenho profissional de excelência.

Já estão abertas as candidaturas para a Pós-graduação em Ação Humanitária. Saiba mais aqui.

Voltar ao topo