Notícias

Iscte • 21 mar 2011
Programa de empreendedorismo social do AUDAX-IUL promove 17 ideias de negócio
O projecto “Amadora EMPREENDE” é o primeiro programa municipal de empreendedorismo social em Portugal. Lançado em 2008, e com duas edições de sucesso, os projectos de negócios seleccionados para a 3ª edição vão ser apresentados a 24 de Março, às 14:30 no Centro Juventude/Multigeracional da Amadora, com a presença da Carla Tavares, Vice-presidente da Câmara Municipal da Amadora, e de José Paulo Esperança, Pró-Reitor do ISCTE-IUL para o Empreendedorismo e Relações internacionais e presidente do centro de empreendedorismo  AUDAX-IUL.

Na edição deste ano a Câmara Municipal da Amadora, o ISCTE-IUL, através do centro  AUDAX-IUL e a Fundação Calouste Gulbenkian, vão apresentar os 17 projectos de negócio. Durante a fase de candidatura foram apresentados 148 propostas, dos quais 51 correspondem ao projecto Quick e 97 ao Quem não Arrisca não Petisca. Estes negócios estão actualmente em fase de desenvolvimento e implementação, beneficiando de apoio especializado, de formação e sessões individuais de coaching promovidas pelo Centro de Empreendedorismo AUDAX-IUL.

Os negócios prestes a arrancar dividem-se em áreas distintas como: organização de eventos, gestão de conteúdos publicitários, fotografia, beleza, canalização, cake-design, apoio domiciliário, turismo, consultoria, entre outros. 

Nas edições anteriores foram apresentados 46 planos de negócios, que envolveram um total de 64 formandos do município da Amadora. O sucesso do programa reflectiu-se em números: foram implementados 15 negócios e outros 13 estão em fase de lançamento. 

O Audax, que operacionaliza todo este projecto, é o Centro de Investigação e Apoio ao Empreendedorismo e às Empresas Familiares constituída desde Julho de 2005, no ISCTE-IUL e tem por objecto estudar, apoiar e promover o espírito empreendedor, a inovação sistemática e o auto-emprego sustentável, bem como intervir junto de potenciais empreendedores e empresários de empresas familiares que exibam capacidade inovadora e de forte crescimento.

Leia mais em  www.amadora-empreende.net
Voltar ao topo