Notícias

Iscte • 14 mar 2011
Editora Mundos Sociais (CIES-IUL) lança livro Portugal Invisível



No próximo dia 15 de Março, às 18:30, terá lugar na Fundação Calouste Gulbenkian (Auditório 3), o lançamento do livro  “Portugal Invisível”, organizado por António Dornelas, Luísa Oliveira, Luísa Veloso e Maria das Dores Guerreiro e editado pela Mundos Sociais, a editora do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE-IUL.  O lançamento contará com a participação do jornalista e economista Nicolau Santos.

O livro “Portugal Invisível” constitui um ponto de partida para reflectir sobre as invisibilidades da sociedade portuguesa. O sentido da palavra «invisibilidade», que inspirou o título desta publicação, é portador de vários significados. Portugal  Invisível procura abarcar fenómenos da realidade portuguesa que são menos visíveis socialmente. Nuns casos – por exemplo, a prostituição ou a vida dos idosos – os aspectos tratados são invisíveis, porque ocorrem na esfera da privacidade dos indivíduos e das famílias; noutros casos, trata-se dos mundos ocultos do trabalho e das empresas, como as clandestinidades no trabalho ou o assédio moral; noutros casos ainda – como no caso dos mercados financeiros e das agências de rating – fazendo  parte do quotidiano e afectando fortemente a nossa vida individual e colectiva, são incompreensíveis pelo cidadão comum, dada a linguagem codificada que é usada pelos peritos que a dominam, mesmo quando o seu discurso é público.

A editora Mundos Sociais, criada pelo Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) do ISCTE-IUL, a Mundo Sociais vem preencher no mercado português um vazio que se fazia sentir na divulgação científica, assume como vocação a publicação de trabalhos científicos de alta qualidade desenvolvidos nas áreas da sociologia, ciência política e outras ciências sociais.

Leia o índice da obra  aqui.
Voltar ao topo