ATENÇÃO: Esta página foi traduzida automaticamente pelo Google Translate. Isto pode ter consequências inesperadas no conteúdo apresentado e, portanto, não nos responsabilizamos pelo resultado dessa tradução automática.
ATTENTION: this page has been automatically translated by Google Translate. This can have unexpected consequences and, therefore, we do not take responsibility for the result of that automatic translation.
O Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação proporciona formação avançada no domínio dos sistemas de informação, nas suas vertentes tecnológica e organizacional, com particular ênfase nos aspetos relacionados com a organização da informação, Business Intelligence e a gestão de projetos.
Na perspetiva organizacional, abordam-se as questões mais relacionadas com a inserção dos sistemas de informação nas empresas, tais como o planeamento estratégico, a importância de uma gestão eficaz dos sistemas e tecnologias de informação, ou a reorganização de processos e do trabalho.
O fato de o Iscte ser uma escola de referência na área da gestão organizacional tem permitido obter boas sinergias entre a componente tecnológica e a área da gestão, nomeadamente em termos das dissertações de mestrado realizadas.
Com o objetivo de reforçar o caráter aplicado do curso são incentivadas colaborações com o tecido organizacional nacional.
2025/2026
O mestrado em Gestão de Sistemas de Informação tem a duração de dois anos, correspondentes à obtenção 120 créditos ECTS, repartidos entre 42 em unidades curriculares (UC) obrigatórias, 36 em optativas e 42 na dissertação ou trabalho de projeto.
Relativamente às optativas, os mestrandos têm que escolher duas UC no 2º semestre do 1º ano, e outras duas UC no 1º semestre do 2º ano. Sendo um conjunto alargado de UC optativas vão ser disponibilizadas no horário normal do Curso (Segunda, Quarta e Quinta, em horário pós laboral).
Optativas recomendadas
| Unidades curriculares | Semestre | ECTS |
|---|---|---|
| Dissertação em Gestão de Sistemas de Informação * | 1 | 42.0 |
| Seminário em Gestão de Sistemas de Informação 2 * | 1 | 6.0 |
| Trabalho de Projecto em Gestão de Sistemas de Informação * | 1 | 42.0 |
Optativas recomendadas
O curso pretende proporcionar uma formação avançada no domínio dos sistemas de informação, nas suas vertentes tecnológica e organizacional. Na perspetiva organizacional, destaca-se a problemática da inserção dos sistemas de informação nas empresas, nomeadamente o planeamento estratégico, a importância de uma gestão eficaz dos sistemas e tecnologias de informação, ou a reorganização de processos e do trabalho. O fomento de sinergias entre a componente tecnológica e a área da gestão é o principal fator diferenciador e motivador do curso, que se relaciona com o facto de o ISCTE-IUL ser uma escola de referência de gestão organizacional. O curso destina-se essencialmente a profissionais com pelo menos dois anos de experiência em Gestão e/ou Informática, daí que seja um dos objetivos do curso dinamizar dissertações úteis às organizações de origem dos alunos.
Genericamente o mestrado tem como objetivo principal contribuir para qualificação das organizações portuguesas, nomeadamente solidificando conhecimentos na área do planeamento, desenho e gestão de sistemas de informação. Também são transmitidos conhecimentos mais específicos sobre a área de “Business Intelligence”, Análise de Dados e Comércio Eletrónico.
Pretende-se que os formandos exercitem capacidades de integração das várias matérias abordadas, aplicando-as na resolução de problemas concretos. É objetivo do curso fomentar a utilização de metodologias sólidas para que os alunos sejam capazes de autonomamente desenvolver trabalhos rigorosos aplicados a situações complexas ou não habituais.
O Plano de estudos apresentado no 1.º ano do curso privilegia o aprofundamento de competências profissionais especializadas. Os programas das disciplinas oferecidas são genericamente suportados por casos de estudo que permitem que os alunos apliquem os conhecimentos adquiridos (nas organizações onde trabalham e nas disciplinas) de uma forma integrada. Os alunos são colocados perante situações novas e são desafiados a proporem soluções inovadoras mas fundamentadas. Os alunos são também estimulados a exporem oralmente os seus trabalhos aos restantes colegas.
Através da disciplina de Desenho de Sistemas de Informação é reforçada a componente de rigor no desenho de soluções. Através das disciplinas de Metodologias de Investigação e Seminário em Gestão de Sistemas de Informação I e II pretende-se dar uma formação que facilite a aquisição de competências de investigação necessárias à elaboração da dissertação. A quase totalidade das UC do 1.º ano contém uma componente de avaliação suportada por um trabalho aplicado. Esse trabalho permite parcialmente medir até que ponto os mestrandos conseguem aplicar os conhecimentos adquiridos. Mas a verdadeira medição do desempenho dos mestrandos é efetuada através da análise da dissertação. É suposto ser através dela que os alunos mostram em que medida é que o curso lhes proporcionou uma formação avançada.
2025/2026
O Mestre em Gestão de Sistemas de Informação poderá desempenhar papéis cruciais em áreas de grande exigência e necessidade de inovação.
Os nossos mestres serão naturalmente objeto de procura por parte das empresas consultoras nas áreas da gestão, tecnologias de informação e auditoria, nacionais e multinacionais, bem como por parte de organizações não-governamentais e organismos públicos.
Podem candidatar-se a este mestrado:
Os candidatos deverão ter conhecimentos básicos de Sistemas de Informação.
Critérios de seleção e seriação:
Consulte aqui.