Título
O jornalismo e os jovens num contexto informativo marcado pelas fake news
Autor
Cleto, Lara Raquel Calças
Resumo
pt
A falta de interesse dos jovens pelo mundo da informação noticiosa originou uma preocupação por parte da indústria dos meios de comunicação. Dado que as novas gerações são o futuro da nossa sociedade, importa compreender a relação que as mesmas têm com o jornalismo, para assim conseguirmos depreender o futuro do mesmo.
Os meios tradicionais, com todas as mudanças existentes na nossa sociedade, fruto da evolução das tecnologias, tiveram que sofrer uma adaptação. Esta adaptação foi assim necessária no meio tradicional, como a televisão e a rádio, para não ficarem à sombra dos novos meios de comunicação, neste caso o digital. Segundo Fiddler “cada novo media é o resultado de uma metamorfose de um media anterior, o qual evolui e se adapta à nova realidade em vez de desaparecer” (Cardoso, 2007).
Considerando os tópicos referidos anteriormente surgem assim algumas questões sobre a forma como os jovens se mantém informados e se os mesmos estão conscientes sobre a questão da desinformação. De modo a responder a estas questões de pesquisa recorri a vários autores ligados a este tema e numa fase mais avançada utilizei como recurso o inquérito por questionário online. Os questionários online foram assim aplicados a jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos.
Por fim, os resultados demonstraram que existe realmente uma preferência por parte dos mais novos para consumirem notícias através do meio digital, no entanto, os dados recolhidos sugerem também uma preocupação relativa ao fenómeno da desinformação por parte dos mesmos.
en
The lack of interest by young people in the news outlet has led to a concern by the media industry. Since the new generations are the future of our society, it is important to understand the relationship they have with journalism to be able to understand its future.
With all the changes that exist in our society caused by the evolution of technologies, traditional media had to adapt. This was necessary in traditional media, such as television and radio, so as not to remain in the shadow of the newer media, such as digital media. According to Fiddler "each new media is the result of a metamorphosis of a previous media, which evolves and adapts to the new reality instead of disappearing" (Cardoso, 2007).
It is also important to understand how young people deal with the phenomenon of misinformation. Since they use the Internet on a daily basis, it is important to analyze whether they curate all the content consumed through it. In order to answer these research questions I used several authors linked to this subject and at a more advanced stage I used the questionnaire survey as a resource. The online questionnaires were thus applied to young people between the ages of 18 and 30.
Finally, the results showed that there is indeed a preference of young people to consume news through the digital medium, however, the data collected also suggests a concern regarding the phenomenon of misinformation on their part.