Título
Business model innovation of Chinese internet enterprises a stakeholder perspective of BAT (Baidu, Alibaba, Tencent)
Autor
Wang Xiyuan
Resumo
pt
Impulsionada pela tendência do desenvolvimento econômico mundial e pelo
desenvolvimento rápido da tecnologia das informações, o setor de Internet da China desenvolveu- se rápida e continuamente, e o modelo de negócios foi continuamente inovado, o que
efetivamente promoveu o desenvolvimento da economia chinesa da indústria da Internet. No
entanto, o desenvolvimento rápido levou a conflitos entre a inovação do modelo de negócios e os
stakeholders, como os interesses dos usuários, a ética corporativa e o desempenho corporativo. Este estudo combina a relação e interação entre a teoria do modelo de negócios, a da ética
corporativa e a dos stakeholders, recorda a história de desenvolvimento de empresas de Internet
chinesas, analisa as formas de inovação do modelo chinês de negócios e discute a contradição e
confusão dentro da inovação de modelo de negócios da indústria de Internet na China, construindo o "Inovação do Modelo Empresarial - Modelo de Estrutura de Desempenho". Por
meio dos estudos de caso do Baidu, Alibaba e Tencent, verifica-se a relação inevitável entre a
inovação do modelo de negócios - qualidade do relacionamento com stakeholders - desempenho
corporativo. E apresenta sugestões relevantes para os problemas na inovação do modelo de
negócios na indústria de Internet.
en
Driven by the tide of world economic development and the rapid development of
information technology, China's Internet industry has developed rapidly and continuously, and the
business model has been continuously innovated, which has effectively promoted the
development of China's Internet industry economy. However, rapid development has led to
conflicts and conflicts between business model innovation and stakeholders such as user interests, corporate ethics, and corporate performance. This study combs the relationship and interaction between business model theory, corporate
ethics theory, and stakeholder theory, reviews the development history of Chinese Internet
companies, analyzes the forms of Chinese Internet enterprise business model innovation, and
discusses the contradiction and confusion within the innovation of China's Internet business
model, and construct the "Business Model Innovation - Performance Structure Model". Through
the case studies of Baidu, Alibaba, and Tencent, it verifies the inevitable relationship among the
business model innovation - stakeholder relationship quality - corporate performance. And put
forward relevant suggestions for the problems in the Internet business model innovation.