Título
Estratégias comunicacionais no Instagram: um estudo de caso da Sephora Portugal: feed versus stories
Autor
Soares, Mariana Dantas
Resumo
pt
O desenvolvimento das Tecnologias de Comunicação e Informação, em particular da internet,
transformaram o mundo em que vivemos e a forma como os indivíduos se relacionam entre si. Com o
surgimento e a popularização das redes sociais online, a forma como as organizações comunicam com
os seus clientes alterou-se.
Pertencente a estas novas plataformas de comunicação, o Instagram é uma das redes sociais online
mais importantes e uma das preferidas dos utilizadores. Sendo importante estar presente onde os
consumidores estão, as marcas aderiram massivamente a esta plataforma para divulgar os seus
produtos/serviços. Esta plataforma oferece inúmeros recursos e ferramentas que estão ao dispor da
marca e dos utilizadores. Destacam-se os recursos “Feed” e “Instagram Stories” como duas das
possibilidades para partilhar conteúdo na plataforma.
Deste modo, a presente dissertação tem como principal objetivo compreender de que forma é que
as marcas utilizam as redes sociais online como parte integrante das suas estratégias de comunicação,
mais especificamente, como é a Sephora Portugal utiliza a plataforma Instagram para disseminar as suas
informações. O objetivo central passa por entender o modo como a marca utiliza os dois recursos – feed
e stories – para comunicar com a audiência. Para tal, recorreu-se à realização de uma entrevista e à
análise do conteúdo recolhido da página de Instagram da Sephora Portugal.
Da recolha efetuada, foram obtidos 675 conteúdos que por sua vez resultaram em 6911 segmentos
codificados. Com os resultados alcançados, constatou-se que existe uma estratégia bem definida da
marca para a plataforma Instagram, bem como para os recursos que esta disponibiliza, existindo
diferenças entre estes. Cerca de 80% dos conteúdos foram partilhados através dos Instagram Stories,
sendo a maior parte conteúdo estático. O mesmo se sucedeu com os segmentos codificados. Categorias
como “Eventos”, “Comunidade da Marca”, “Identidade da Marca”, e “Outras Marcas” foram as mais
codificadas.
en
The development of the Communication and Information Technologies, from internet, transformed
the world we live in and the way that individuals relate to each other. With the appearance and
popularization of the online social media, the way that organizations communicate with their clients
changed.
Belonging to this new communication platforms, Instagram is one of the most important and
favorite online social media for the users. Being important to be present where the consumers are, the
brands have adhered massively to this platform to disseminate their products/services. This platform
offers countless resources and tools that are available to the brand and users. Resources like "Feed" and
"Instagram Stories" stand out as two of the possible ways of sharing content in this platform.
This way, the current dissertation has as its main objective understand in which way the brands use
their online social media has an integral part of its communication strategies, more specifically, how
does the Sephora Portugal use the Instagram platform to spread their information. The central objective
stands on understanding the way that the brand uses the two resources - feed and stories – to
communicate with its audience. To do so, an interview was held, and a content analysis was made using
the Instagram page from Sephora Portugal.
A total of 675 resources were retrieved, which in turn added up to 6911 coded segments. With the
results achieved, it was concluded that there is a well traced strategy from the brand on the Instagram
platform, as well as to the resources it makes available, having differences between each other. About
80% of the contents where shared through Instagram Stories, where the majority was static content.
The same can be seen with the coded segments. Categories like "Eventos", "Comunidade da Marca",
"Identidade da Marca", e "Outras Marcas" were the most coded.