Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Novos Media
Título

Estratégias comunicacionais no Instagram: um estudo de caso da Sephora Portugal: feed versus stories

Autor
Soares, Mariana Dantas
Resumo
pt
O desenvolvimento das Tecnologias de Comunicação e Informação, em particular da internet, transformaram o mundo em que vivemos e a forma como os indivíduos se relacionam entre si. Com o surgimento e a popularização das redes sociais online, a forma como as organizações comunicam com os seus clientes alterou-se. Pertencente a estas novas plataformas de comunicação, o Instagram é uma das redes sociais online mais importantes e uma das preferidas dos utilizadores. Sendo importante estar presente onde os consumidores estão, as marcas aderiram massivamente a esta plataforma para divulgar os seus produtos/serviços. Esta plataforma oferece inúmeros recursos e ferramentas que estão ao dispor da marca e dos utilizadores. Destacam-se os recursos “Feed” e “Instagram Stories” como duas das possibilidades para partilhar conteúdo na plataforma. Deste modo, a presente dissertação tem como principal objetivo compreender de que forma é que as marcas utilizam as redes sociais online como parte integrante das suas estratégias de comunicação, mais especificamente, como é a Sephora Portugal utiliza a plataforma Instagram para disseminar as suas informações. O objetivo central passa por entender o modo como a marca utiliza os dois recursos – feed e stories – para comunicar com a audiência. Para tal, recorreu-se à realização de uma entrevista e à análise do conteúdo recolhido da página de Instagram da Sephora Portugal. Da recolha efetuada, foram obtidos 675 conteúdos que por sua vez resultaram em 6911 segmentos codificados. Com os resultados alcançados, constatou-se que existe uma estratégia bem definida da marca para a plataforma Instagram, bem como para os recursos que esta disponibiliza, existindo diferenças entre estes. Cerca de 80% dos conteúdos foram partilhados através dos Instagram Stories, sendo a maior parte conteúdo estático. O mesmo se sucedeu com os segmentos codificados. Categorias como “Eventos”, “Comunidade da Marca”, “Identidade da Marca”, e “Outras Marcas” foram as mais codificadas.
en
The development of the Communication and Information Technologies, from internet, transformed the world we live in and the way that individuals relate to each other. With the appearance and popularization of the online social media, the way that organizations communicate with their clients changed. Belonging to this new communication platforms, Instagram is one of the most important and favorite online social media for the users. Being important to be present where the consumers are, the brands have adhered massively to this platform to disseminate their products/services. This platform offers countless resources and tools that are available to the brand and users. Resources like "Feed" and "Instagram Stories" stand out as two of the possible ways of sharing content in this platform. This way, the current dissertation has as its main objective understand in which way the brands use their online social media has an integral part of its communication strategies, more specifically, how does the Sephora Portugal use the Instagram platform to spread their information. The central objective stands on understanding the way that the brand uses the two resources - feed and stories – to communicate with its audience. To do so, an interview was held, and a content analysis was made using the Instagram page from Sephora Portugal. A total of 675 resources were retrieved, which in turn added up to 6911 coded segments. With the results achieved, it was concluded that there is a well traced strategy from the brand on the Instagram platform, as well as to the resources it makes available, having differences between each other. About 80% of the contents where shared through Instagram Stories, where the majority was static content. The same can be seen with the coded segments. Categories like "Eventos", "Comunidade da Marca", "Identidade da Marca", e "Outras Marcas" were the most coded.

Data

27-jan-2021

Palavras-chave

Marcas
Brands
Redes sociais online
Instagram
Social media networks
Conteúdo potencialmente efémero
Conteúdo permanente
Ephemeral content
Permanent content

Acesso

Acesso livre

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