Título
Is augmented reality going to bridge the gap between online and physical stores?
Autor
Nunes, Francisco de Almeida Gaspar Freixo
Resumo
pt
Realidade Aumentada (RA), uma tecnologia que mistura o mundo real com o mundo virtual através
de um dispositivo remonta a 1968. O aumento da digitalização na nossa sociedade levou a uma
mudança de muitos modelos de negócio no mercado retalhista. Retalhistas estão agora
experimentando novas formas de corresponder as necessidades do consumidor para se manterem
competitivas no mundo digital. A pressão do mercado tem levado empresas a investir em
tecnologias como a RA para melhorar as suas plataformas, como fator diferenciador.
A presente tese procura investigar o impacto da realidade aumentada, através de diferentes
dispositivos, em diminuir o fosso entre as lojas físicas e "online", uma vez que os consumidores não
podem experimentar um produto, numa loja "online", antes de o comprarem. Num questionário
"online", foi possível afirmar que a realidade aumentada é uma estratégia de sucesso "online" apesar
da propensão de compra estritamente "online" e a intenção de compra não terem sido afetadas pelo
uso da realidade aumentada.
Apenas a informação percebida do produto aumentou devido ao uso da tecnologia. Além disso, o
espelho inteligente teve a melhor aceitação por parte do utilizador na compra de produtos de moda
e na compra de mobiliário a aplicação móvel assumiu a liderança.
Assim, a RA é capaz de tapar o fosso entre as lojas físicas e "online", de acordo com o estudo, os
dados recolhidos poderão ajudar empresas a reavaliar os seus próximos passos, especialmente na
indústria de mobiliário e moda, para se manterem competitivas no mundo digital.
en
The first appearance of Augmented Reality (AR), a technology that mixes the real and virtual world
through a device, goes back to 1968. An increasingly impact of digitalization in our society lead to
the change of many business models and it has had an impact on retail. Retailers are now
experimenting new ways to meet customer needs and expectations to remain competitive in the
digital environment. Market pressure lead companies to invest more in technologies such as AR to
improve their websites and platforms and work as a differentiation.
This thesis seeks to investigate the impact of AR, through different devices, in bridging the gap
between online and physical stores, since consumers are not able to experiment a product before
buying it online. Through an online survey, it was possible to affirm that AR is a successful strategy
to increment online performances even though the willingness to buy strictly online and purchase
intention weren't directly affected by AR. Only a product's perceived informativeness increase due
to the technology usage. Also, in fashion shopping the smart mirror had the best user acceptance
and in furniture shopping the smartphone app took the lead.
Thus, AR is able to bridge the gap between online and physical stores, according to the study, and
the collected data might help companies to reevaluate their next steps, especially in the fashion and
furniture industry, to remain competitive in the digital world.