Título
Factors that impact the willingness to stay in organizations
Autor
Cruz, Mariana Sofia das Neves
Resumo
pt
O contexto competitivo da globalização está a gerar questões complexas para as empresas. Um
dos principais problemas são as taxas de rotatividade altas, que estão a afetar negativamente os
resultados das organizações. A intenção de permanecer numa empresa pode ser afetada por
inúmeras variáveis e entender essas variáveis pode ser crucial para a sustentabilidade de
qualquer negócio.
Esta pesquisa tem como objetivo analisar e medir a Intenção de Permanecer numa organização,
entender se e o quanto esta intenção é influenciada pela cultura organizacional, especificamente
por compromisso, felicidade, justiça e lealdade. Neste caso, o estudo foi realizado através da
formulação e testagem de sete hipóteses de pesquisa.
Para o efeito aplicou-se um questionário, precedido de um pré-teste, a uma amostra composta
por qualquer pessoa, atualmente empregada ou não, tendo-se obtido um total de 284 respostas
válidas.
Os nossos resultados revelaram que a Intenção de Permanecer numa organização é
positivamente afetada por Compromisso Organizacional, Felicidade Organizacional e Lealdade
Organizacional.
Os resultados obtidos também indicam que, embora a Justiça Organizacional não afete
diretamente a Intenção de Permanecer, atua como agente mediador nas outras três variáveis em
estudo. Os resultados apontam para uma relação indireta entre Justiça Organizacional e
Intenção de Permanecer numa organização, estabelecida através de Compromisso
Organizacional, Felicidade Organizacional e Lealdade Organizacional.
en
The competitive context of globalization is arising some complex issues for companies. One of
the main problems is high turnover rates, that are affecting negatively organizations’ results.
The willingness to stay in a company can be affected by numerous variables and, understanding
these variables can be crucial for the sustainability of any business.
This research aims to address and measure willingness to stay within a company, understand if
and how much it is influenced by organizational culture, specifically by commitment,
happiness, justice and loyalty. That is accomplished through formulating and testing of seven
research hypothesis.
For that purpose we applied a questionnaire, preceded by a pre-test procedure, to a sample
composed by any person, currently employed or not, having received a total of 284 valid
answers.
Our results reveal that Willingness to Stay is positively affected by Organizational
Commitment, Organizational Happiness and, Organizational Loyalty.
The results obtained also indicate that, although Organizational Justice doesn’t affect directly
Willingness to Stay, it acts has a mediator in the other three variables. These results point
towards an indirect relationship between Organizational Justice and Willingness to Stay
established through Organizational Commitment, Organizational Happiness and,
Organizational Loyalty.